Opinião > Êxodo paulistano mostra nova dinâmica urbana Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Todo dia tem editorial contra o governo federal, e nada contra a prefeitura e o governo paulista. E aÃ, Folha?
Quem quiser virar caipira que vire.Vá e não volte mais.
A diminuição da população das metrópoles é uma boa notÃcia. Uma cidade desse porte é praticamente ingovernável, além de afastar as pessoas. O caos urbano nelas existentes provocam baixa qualidade de vida. Só espero que a sua violência não espalhe pelas cidades do interior, o que já está ocorrendo em algumas delas.
Apesar de todos os problemas, ainda prefiro morar em São Paulo justamente por ser uma grande metrópole com a diversidade inerente aos grandes centros. Claro que seria muito melhor se não existisse a cracolandia, o centro fosse definitivamente restaurado e os imóveis abandonados destinados ao que termina a lei. Há muito o que melhorar por certo, sobretudo nas periferias, a lista é longa. Todavia, resisto.
Se São Paulo tem menos moradores não dá para perceber quando se olha o trânsito cada vez mais congestionado e os espigões subindo como cogumelos no bosque. A sensação do morador mais velho é o de sufocamento, inclusive porque a educação e urbanidade deixaram de existir.
Tenho sérias dúvidas que São Paulo esteja perdendo população. Basta andar pelas ruas de bairros como Perdizes, Pinheiros, Pompeia, Lapa, Vila Mariana entre outros e o número de edifÃcios cada vez mais altos estão tomando lugar dos sobradinhos e casas e tornando as ruas mais congestionadas e causando desconforto para quem desloca de veÃculos. Lembram do ex-prefeito José Carlos Figueiredo Ferraz que dizia:" São Paulo precisa parar."? Nunca parou, e estes dados considero subestimados.
O custo de moradia cairia muito em SP se os imóveis irregulares e vazios do centro expandido fossem destinados conforme a Constituição. Para piorar, o atual prefeito é sócio do cartel de construtoras.
Sou um paulistano orgulhoso, nascido na antiga Materninadade de São Paulo. Cresci na periferia, longe do centro. Na minha opinião São Paulo como cidade deu errado. Trânsito impossÃvel, custo de vida incompatÃvel com a realidade, violência, serviços públicos de saúde e educação sucateados por sucessivos governos incompetentes. Saà de São Paulo com minha famÃlia há 3 anos e não nos arrependemos. Vivemos numa cidade há 60km da capital e não nos arrependemos.
CSP é poluÃda, altamente perigosa, tem transito horrÃvel, aglomerada a extremo, sem segurança, sem sáude, etc. Quem consegue tem que sair desta loucura. Ó, mas é a capital da cultura, do emprego, tem vida social. Balela. Qualidade de vida em CSP somente tem a classe média (>20SM) ou ricos. O resto é escravo do trabalho. Tá cheio de lugares bons para se viver melhor.
Acho natural que o interior tenha mais ocupação, isto trás benefÃcios para o desenvolvimento de pequenas cidades. A concentração de riqueza na capital não está trazendo benefÃcios a sociedade. Seria muito mais viável que as pequenas cidades pudessem ter a oportunidade de contribuir mais com o desenvolvimento de São Paulo. Existem cidades paulistanas que são locais quase que abandonados e sem perspectiva alguma em termos de ascensão social. O custo vida elevadÃssimo em SP reflete isto.
Quem quiser que vá!
São Paulo já perdeu suas indústrias. Agora, perde sua população. Uma nova Detroit nascendo. Depois não digam que não foram avisados.
Quem conhece Detroit (MI) impressiona com os bairros da periferia e parte da área central deteriorada e abandonada, dando a falsa impressão que Windsor (ON) no Canadá, separadas pelo Rio Detroit, seja mais rica, muito mais bem cuidada que Detroit.
É nada. São Paulo é centro financeiro e de serviços. Já deixou de ser industrial há muito tempo. Esse êxodo vai acabar melhorando os preços do imóveis e aluguéis paulistanos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Êxodo paulistano mostra nova dinâmica urbana Voltar
Comente este texto