Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cesar Costa

    A avaliação desse cenário precisa de comparações. O editorial disse que é a maior saída de dólares desde 1995. Também diz que o ano de 2024 teve um PIB maior e possivelmente com maiores lucros das multinacionais, outro dado para levarmos em consideração. Não existe comparação com o fluxo cambial de outras nações emergentes. Assim não considero o editorial " catastrófico" como muitos disseram aqui, mas sim que o governo precisa sinalizar mais apreço fiscal.

    Responda
  2. Franciso Rodrigues Nogueira

    Na contramão do PIB e do crescimento do emprego. Errou o tal Mercado. Pq ele está certo em atribuir a factores internos a crise de saída de dólares?

    Responda
  3. Laerte luiz Nascimento

    Desisto . O Brasil não tem jeito , nem nunca terá . Estou este debate há 60 anos. E o pior è neste momento da historia não tem para fugir. Não estou falando direita ou esquerda . Estou da classe politica sem vontade para resolver nada

    Responda
  4. Gil Carlos Dias

    Tá muito difícil ler os editoriais da Folha. Irracionalidade pura.

    Responda
  5. Monica Damous Duailibe

    Esse editorial, caso fosse uma reflexão bem informada, deveria analisar a retirada de recursos financeiro vis a vis o fato do Brasil ter recebido o segundo maior volume de recursos diretos diretos para investimentos (dados da OCDE).

    Responda
  6. SA amoULO L FARIA

    O Posto Ipiranga resolveria tudo em 3 meses. De imediato, a volta da credibilidade. Não querem? Que tal Meireles? Também resolve. Mas entrega a área econômica de porteira fechada. Infelizmente o PT não tem quadros a altura do desafio. Um que pensa (Dirceu) está afastado. Lula se consultava com Delfim Neto, vejam só. Mas DELFIM não há mais, Campos Neto se foi. Estamos perdidos?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Tem sempre o Mantega e o Mercadante.

    2. Joaquim Branco

      Tanto o texto da Folha, quanto alguns dos comentários parecem originados em quem têm memória curta ou não viveram antes do primeiro governo do Lula. Ora, naquela época, o Brasil era a Argentina hoje. Várias vezes teve que pedir socorro ao FMI, câmbio paralelo valendo o dobro do oficial, controle de importações, etc. Os que hoje criticam o Lula podem ter dois motivos: vivem uma realidade paralela ou representam parte das elites que querem empurrar os ajustes para a maioria da população.

  7. Valter Luiz Peluque

    Só para dizer que a Folha se esforça muito, muitíssimo para desacreditar a politica econômica, cujos resultados são absolutamente satisfatórios com alguns senões patrocinados pela especulação que se favorece dessas análises apocalípticas dos editoriais porta vozes do Sr. Mercado.

    Responda
  8. Marcelo Masiero

    Ok, Folha, ok. Haddad, Galipolo e Tebet, após lerem esse editorial, vão se reunir pra ver o que é possível fazer para os seus patrocinadores. Aguarde 72h.

    Responda
  9. SA amoULO L FARIA

    A crise de confiança é grave. E a fuga de dólares pode ser intensificar, pressionando o câmbio. A Bolsa de Valores derrete. E o pior é que temos um governo inerte, incapaz de responder a altura dessa crise. Se entramos em dominância fiscal, já está esse governo.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      À espera do Posto Ipiranga!

  10. ALEXANDRE BARRETO

    No grupo de torcedores do PT muitos pensam que se ganham e gastam em reais, porq se preocupar com o dólar?

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Talvez, você não saiba, mas todas as reservas cambiais foram amealhadas nos governos do PT. Na primeira vez que o PT chegou ao poder , elas eram praticamente zero e ainda havia dívidas com o FMI. Quanto as saídas em dezembro, lógico que o governo deve monitorar a situação e ver se serão necessárias medidas adicionais. A questão que precisa de resposta é o porquê da Folha estar tão obcecada com isso. Ficou assim, depois que o Lula não aceitou colocar todas as cargas no lombo da base da pirâmide.

  11. Anete Araujo Guedes

    Com anos a fio do neoliberalismo, a esquerda perdeu a capacidade de pensar estrategicamente, pensa apenas em curto prazo. Não mais em desenvolvimento, industrialização, tecnologia, educação, produtividade, pesquisas, meio ambiente etc.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Não seja ingênua, destrói-se muito mais rápido do que se constrói. Lula rema desesperadamente contra uma corrente de dejetos liberais, sob auspícios da folha. A esquerda eh minoritária no congresso. Estratégia e tática não funcionam bem, como se gostaria, num campo de batalha destruído, desorganizado. Até que a esquerda conseguiu não perder a batalha principal em vinte e dois.

    2. Anete Araujo Guedes

      *aproximar da China, visando a industrialização.

    3. Anete Araujo Guedes

      * pensar estrategicamente como Nação.

  12. Henry Galbiatti

    Análise correta da conjuntura econômica. Os dados comprovam o desequilíbrio do governo L3.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Leia várias vezes, talvez vc consiga enxergar. Tá disfarçado pelo editor, mas dá pra pescar porque da saída de dólares nessa fase

    2. Anete Araujo Guedes

      Consulte outras fontes, não embarque em qualquer canoa.

    3. Anete Araujo Guedes

      Quem sabe você não consulta outras fontes de informações, que não sejam as propagadas pela sua turma da Faria Lima?

  13. Marcelo Magalhães

    A Folha consome muito dinheiro público devido a incentivos fiscais recebidos através da desoneração da folha de pagamento. Em contrapartida ela deveria melhorar os salários e contratar mais gente. No entanto, a empresa nunca comprovou que seguiu as metas e fez lobby pela manutenção das benesses, que provavelmente se transformaram em dividendos. Se o governo cortasse o bolsa empresário da elite parasita, não precisaria cortar o mínimo que dá aos idosos e doentes, através do BPC. Uma vergonha.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Dalton, você tem razão. Essas pessoas não entram para perder. Deve ter algum mecanismo que dê segurança a uma especulação sobre a moeda. Por exemplo, as medidas que serão tomadas pelo Trump, que irão valorizar o dólar, pelo menos no início. Ou o movimento do JP Morgan que resolveu priorizar o México. Não sei. Só não acredito que tenha alguém tirando dinheiro do Brasil porque o governo não confiscou o BPC. Se isso estiver realmente acontecendo, vão todos pro inferno de mãos dadas.

    2. Olavo Cardoso Jr

      Ora, e porquê não corta?

    3. Anete Araujo Guedes

      Daltônico, e a realidade paralela, colada com os interesses do MF?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      E o comportamento do câmbio ?

  14. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. francisco e c viola

      Marcelo, esse termo ' fuga ' a folha usou pra excitar o gado. Nem se trata de fuga. Como a atividade econômica cresceu bastante com lula, eh natural que se importe mais máquinas e serviços, pagos em dólares. Principalmente depois da destruição q o estrupicio facista provocou no país, que não prima pra desenvolver tecnologia, mas quer ter toda modernidade.

    2. Marcelo Magalhães

      Até o momento saiu metade do que saiu no primeiro ano do Bolsonaro e um terço do que saiu no segundo ano. Depôs foi a pandemia. Portanto não há fuga de capitais.

    3. Anete Araujo Guedes

      Dalton, pense na sua fulga para o andar de cima da pirâmide, quando houver possibilidade.

    4. Anete Araujo Guedes

      Dalton, e a fuga da realidade dos fatos, em prol dos ganhos com a especulação? São os que propagam tempestade em meio a qualquer ventinho. Trata-se da elite financeira,, que busca salvaguardar apenas seus próprios interesses. 2026!

    5. francisco e c viola

      Esse eh o nível do leitor que vem se manifestando em apoio a falta de escrúpulos do editor. Sequer conseguem interpretar uma frase. Eh exatamente o tipo de leitor que interessa a folha liberal, que precisa desse apoio para um dia ter sucesso em mais um golpe liberal. Que vira como dois e dois são quatro. Está em nosso DNA , vem desde a colonização. Nunca avançou.

    6. Olavo Cardoso Jr

      Mas quem está nanico é o PT. Só elegeu um prefeito de capital. Fora a bancada no Congresso, q tende a ser menor ainda ano q vem.

    7. Dalton Matzenbacher Chicon

      Então não é verdadeira a informação sobre a fuga de capital ?

  15. Anete Araujo Guedes

    E os que lucram com a especulação, com o plantio do pânico, do terrorismo, da desinformação?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se da nossa elite do atraso, que não avalia um projeto de Nação visando o desenvolvimento, a industrialização. São os que pensam apenas em seguir com suas ganâncias, com seus lucros e privilégios exorbitantes.

    2. Marcelo Magalhães

      No caso, Dalton, o pânico e a iminência de crise são ferramentas do capitalismo. Você pode ver que ele nunca executa nada em favor dos pobres, pois tem que se preparar para a crise, assim vão acumulando, enquanto os pobres passam fome por um futuro promissor. Aquela história da estabilização, crescimento e distribuição que nunca aconteceu, pois sempre depois de um crescimento vem outra crise. O mercado alega necessitar de estabilidade para investir, mas ele ganha com a especulação na crise.

    3. Anete Araujo Guedes

      Dalton, tudo é uma questão de lógica, de raciocínio, de buscar outras fontes de informações. O que o governo ganha em propagar o pânico, o terrorismo e a insegurança? Quem está por trás disso? Quem lucra, especula e investe nessa turbulência? O dia em que você descer do andar de cima da pirâmide social, que seja apenas para dar um giro, você entenderá o que se passa aqui no andar de embaixo.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Concordo plenamente!! A proliferação de notícias com origem duvidosas, tenso sempre fonte que não quer se identificar, ou especialistas que ninguém conhece, tendo o objetivo de manipular o mercado financeiro! Sempre que o dólar da uma trégua, vem manchetes sensacionalistas! Lamentável!

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      O governo cultiva pânico.

  16. Anete Araujo Guedes

    Ainda bem que Lula conta com as boas intenções da Folha para alertá-lo, para apontar o caminho correto e os desacertos. Trata-se de uma parceria incrível, transparente, honesta, justa, sem maiores pretensões. Uma colaboração, pensando apenas no país, na população.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Kkk

  17. Deborah Teixeira

    Essa inversão espetacular no fluxo cambial é q reforça a desconfiança de o q há é um ataque especulativo contra a moeda brasileira.

    Responda
    1. Arnaldo Facciotti

      Especulativo sim, quando não se vê possibilidade de ganho não se aplica retira-se e aplica onde se ganha,

  18. vicente machado

    Me parece que saidas elevadas de dólares ocorrem todo o final de ano. Teria que comparar com anos anteriores para fazer alguma afirmação mais consistente..

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo se foi uma mobilização do mercado em resposta ao pacote, então é especulação. Ninguém sabe o resultado desse pacote, portanto as respostas são especulativas e não racionais. Não sabemos se o pacote fosse muito mais abrangente teríamos uma resposta diferente por parte do mercado. Acho que não, pois me parece que o drive é a instabilização do governo Lula.

    2. Jorge Fernandes

      Queira V. Exa. comparar antes de botar faladura.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Leia de novo, eh isso q o editor explica, ainda q de relance, pois o objetivo da folha eh bater em lula. Vc não entendeu porque o artigo envolve essa frase num monte de ataques, com outro objetivo.

    4. Paulo César de Oliveira

      O pãnico começou no dia, hora e minuto do anúncio do pacote de corte de gastos que saiu muito mais fraco do que o necessário.