Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jefferson Soffer

    O que o entrevistado quis dizer com "bets saudáveis"? Quando que bets são saudáveis? Só se for as que ele tem participação societária via SAF.

    Responda
  2. José Luis Oliveira

    Viva ao Lul@ petismo, afinal são 2 ½ mandatos e mas o período DilmANT@, ou seja quase duas décadas e Brasil patina. Só tem um alento graças a pessoas (loucas) q empreendem em um país dos impostos, sabendo q este dinheiro só sera usado para garantir a mordomia da classe política

    Responda
  3. JAQUES BRAND

    O Sr Rubens Menin faz uma boa análise do estrago que os juros astronômicos acabam produzindo até mesmo no sistema de financiamentos protegidos. Tbm parece sensata a solução que propõe, a saber, uma concertação das forças construtivas do País em torno de um programa mínimo para a reforma da economia. Este é o caminho!

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Que reforma da economia, o retorno da escravatura? Esse senhor está chantagendo o governo para obter financiamento de seus empreendimentos de qualidade medíocre. Só agora ele acordou, nunca notou que os juros do Brasil são altos, ou notou as pedaladas do inelegível e seu ministro que queria transformar o litoral numa grande Cancun? Claro, ele queria construir resorts com o patrimônio nacional.

  4. João Leite Leite

    Os economistas precisam procurar outro método para fazer baixar a inflação. Castigar os trabalhadores arroxando o salario mínimo e aumentar juros é imoral e e não resolve porque o consumo já está abaixo do normal. Sempre acaba jogando mais trabalhadores na pobreza e aumentando os gastos com bolsa família e outros programas assistencialistas. deveriam convencer o governo a cortar os gastos desnecessário do governo e dos parlamentares que são muitos.

    Responda
  5. Rodrigo Flexa

    Um jornal inimigo do país.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Inocente. Acorda!

  6. Rodrigo Flexa

    Um jornal de banqueiros, a serviço dos muito ricos, e, para vocês, o povo que se lasque.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Afinal, foi o povo que acreditou na promessa da picanha.

  7. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Um reclama daqui, outro reclama dali, toda essa alta de juros só é boa pra quem tem muito, mas o povo é quem paga o pato. Temos um monte de bilionários que só reclama de barriga cheia.

    Responda
  8. Adalberto Otaviano Luciano

    O presidente do Banco Central é amigo do governo, então, sem problemas!

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Inocente. Não existe amigos neste meio

  9. Paulo Oliveira

    Abestado! Ou Abastardo?

    Responda
  10. jose vanzo

    Os bancos e as famílias que os comandam a financeirização da nossa economia, que só serve para concentrar renda e poder político nas mãos de poucos. Mas representam bem o papel de preocupados.

    Responda
  11. Guilherme Ferreira

    A economia do pais simplesmente afundando e a culpa é de todos, menos do próprio governo. lamentável.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Cuidado porque cloroquina provoca alucinações.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Bolsonaro, Paulo Guedes e RCN. Sucessores ...

  12. REINALDO ZATONI

    Os robôs da canja estão muito ativos aqui kkk, ela anda gastando além da conta isso contribui pra ruína da economia nacional .

    Responda
    1. Eduardo Elói

      Já tá faltando dinheiro pros especuladores e pros rentistas improdutivos? Quando essa gente enche o jornal de noticias ruins é porque a coisa tá ficando boa pro povo.

  13. REINALDO ZATONI

    Ele foi muito melindroso o governo é ruim , cria dívida além do possível, não administra o controle da inflação , não consegue proteger o valor do real , e vai terminar isso numa gigantesca recessão por falta de credibilidade , já deu o q tinha q dar agora é ladeira abaixo

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Tome cuidado com o excesso de cloroquina, ela provoca alucinações terríveis.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Enquanto o pobre estiver comendo picanha e bebendo cervejas, tudo bem. Ruim será, quando comer pé de galinha.

    3. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEVIA 40 bilhões de dólares ao FMI('presente' dado ao Lula por aquele em quem você votou duas vezes para ser presidente do Brasil e não no Lula. Lembra-se?), era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em *65% `(Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixarem os ''governos'', o Decorativo e o Inominável deixaram a relação ´dívida bruta/PIB` abaixo ou acima dos *65%?

    4. Ricardo Lobo

      Muito interessante Reinaldo, mas deixa sua ira de lado e veja os fatos: Economia crescendo, PIB em alta, desemprego nos níveis mais baixos da história. Essa é a verdade, acredite nela, você, sua família, são os grandes beneficiados disso. Esqueça o triste passado, quando o governo foi totalmente irresponsável com nossa sociedade.

    5. Alvaro Almeida

      O sr é economista? Ou detesta o partido dos trabalhadores...

  14. Ricardo Knudsen

    O ultraliberalismo no Brasil é tão forte, q o entrevistado acha normal dizer q a única função do BC é se ocupar da inflação. Nos USA, o mais capitalista dos países capitalistas, o BC monitora de forma equilibrada inflação e nível de emprego. Aqui, o cidadão q se lixe. Se não tem pão, que coma brioche.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Brioche é mais caro, peça pão velho na padaria ou o que o senhor Menin joga no lixo.

  15. Ricardo Knudsen

    Mais um seguidor da seita da mão invisível sendo entrevistado, o único perfil q a FSP busca. Acho q o objetivo é divulgar o catastrofismo dessa gente contrariada, para sabotar o governo. E de quebra, afundar o paìs.

    Responda
  16. Marcos Correia

    O remédio está matando o paciente.

    Responda
  17. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Vendo tantas matérias pagas: "Abre aspas" lá naquela empresa de comunicação; agora na FSP e apoio a candidaturas duvidosas de políticos profissionais da comunicação da sua própria empresa, só posso imaginar que existe um grande projeto de poder. Triste é saber que já não tenho o Galo para torcer, pois torcer para o meu time, significará torcer para este projeto de poder. Não sobrou nem o futebol para a gente distrair. Tenho duas opções: Vou para Finlândia ou vou só dormir.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Inclui nos apoios, as bets, que antes eram condenadas pela imprensa, e agora, além financiá-la, cada veículo tem uma bet pra chamar de sua, até os clubes entraram na jogada. Se já desconfio das competições, agora então, só não tenho provas como o dirigente do Botafogo.

    2. João Francisco dos Santos

      Verdade Rafael, torcer para times atualmente é torcer para o sucesso de gananciosos, incluindo atletas.

  18. Rodrigo Flexa

    Perversos são os banqueiros, que fazem fortuna explorando o povo, e a Folha adora.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Ricardo, vocês precisam decidir o que querem da vida. Essa sua sugestão é impossível de ser adotada. Acha realmente que banqueiro se sujeitaria a isso?

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Chama o galipolo.

    3. Ricardo Knudsen

      Neves fazendo terrorismo? Mas não interessa a ninguém quebrar bancos privados, q tem seu papel na sociedade. O q não se quer é a farra pra q vive de juros e especulação cambial.

    4. SERGIO NEVES

      Agora a culpa é do banqueiro que empresta dinheiro a juros estratosféricos mas tem gente que vai lá pegar. Vocês não sabem o poder que tem o consumidor. A coisa mais fácil que tem é quebrar um banco. Vai lá, pega o seu dinheiro e coloca em um banco público. Incentive todo mundo a fazer isso que o banco quebra.

  19. Rodrigo Flexa

    A Folha é porta-voz da extrema direita, vocês são escravocratas e inimigos do povo brasileiro.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      E na época do Bolsonaro a folha era o que?

  20. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Contra o "ciclo perverso" e à favor de "uma agenda comum", para ir além do discurso, demonstre na prática não majorando os preços dos imóveis, não praticando juros extorsivos em seu banco, não usando seus veículos de comunicação para apoiar candidaturas de políticos perversos, oportunistas e demagogos. Isso já vai ser "bacana demais"! Mas isso é sonhar demais. Diante desse ciclo vicioso, temos que nos conformar com a perversão de 2025.

    Responda
  21. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O "problema" segundo muitos economistas que adoram se sentir aceitos e ficar numa posição confortável, é o fato de aumentar o salário mínimo pouco acima da inflação para tentar ir diminuindo a desigualdade e não pagamento de IR até R$5.000. Toda vez que tem políticas para as camadas mais pobres o governo é massacrado. Por isso, tão boa a matéria da FSP do dia 02 do Renato Terra "Feliz 2025: prá quem?

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Jânio, não foi lenda, ele realmente falou.

    2. JANIO DAS NEVES CAMARA

      Eu só me lembro daquela frase dita sugundo a lenda, por Delfim Neto: Primeiro fazer o bolo crescer, para depois dividir. Até hoje essa divisão não saiu. Sorte daquele que já nasceu privilegiado.

  22. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Gostaria de saber do Sr. Menin se é possível ele apresentar junto com a previsão perversa, tabela de preços dos imóveis padrão Minha Casa Minha Vida dos últimos 3 anos. É importante saber se além da queixa dos juros altos (q afeta frontalmente os mais pobres), sua empresa (MRV) também deu sua contribuição, não inflacionando artificialmente preços de imóveis. Percebi q nos últimos 2 anos os preços subiram perversamente "devorando" assim o subsídio q o governo oferece às famílias de baixa renda.

    Responda
  23. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Estamos entrando em um ciclo perverso [...] em q os atores têm q arrumar uma agenda comum." Pois bem, gostaria de saber se este ator q atua nas áreas da construção civil, bancária, futebol, comunicação está disposto a ir muito além do discurso e dar a sua contribuição Real para "uma agenda comum" q não vislumbre só lucros exorbitantes em detrimento do povo e do país. Sugiro: quem sabe adequando os preços dos imóveis ou não apoiando políticos oportunistas e pouco comprometidos com a sociedade.

    Responda
  24. flavio pedrett

    Este senhor estava onde quando a CNN batia bumbo junto com a Faria Lima criando panico no mercado? Temos e teremos um aumento da inflação causado pela pressão do dólar e juros, artificialmente puxados pela Faria Lima. Entretanto, a inflação não vai explodir porque as famílias estão endividadas e sem capacidade de expansão do consumo. As empresas sofrerão e os trabalhadores também. Belo trabalho das nossas "elites".

    Responda
  25. MARCIO Gionco

    Vamos dar nome aos bois, a culpa é do Lula e do PT, que têm a caneta na mão e não controlam os gastos. Colocaram o Haddad, que não é do ramo, para dizer amém, e o resultado está aí.

    Responda
    1. vitor da Silva

      A culpa é dos juros altos, isto é, do bc e do mercado. O gov gasta um trilhão de reais em 12 meses só com o pagamento dos juros da dívida.

    2. Rodrigo Flexa

      Pensamento de escravocrata.

    3. Marcelo Magalhães

      Que a elite de rapina não permite é que o ajuste fiscal seja feito sobre o bolsa empresário. Esse entrevistado tem a desoneração da folha de pagamento. Financiamento barato para as suas construções, não paga impostos como SAF e ainda tem a cara de pau de exigir o corte do BPC.

    4. Rodrigo Flexa

      Quanta maldade, intoxicação de cloroquina dá nisso.

  26. Elcio Simielli

    Juros altos atraem investimento especulativo de fora que valoriza o Real e segura a inflação. O especulador ganha duas vezes. Com os juros e com a valorização cambial.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Adalberto, faz parte do jogo. Saída em massa, desvaloriza o Real, os juros sobem e eles voltam. Experimente olhar a história económica dos últimos 20 anos.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Capital estrangeiro em fuga acelerada. Não sabe?

  27. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Diante dos rumos que o câmbio tomou vejo o valor do dólar atual como seu novo patamar. Talvez com algum ajuste de redução não muito. Não há outra saída ao BC que não seja aumentar a Selic para que a inflação pelo realinhamento de preços não se realimente sucessivamente. Ganha o agronegócio pela competitividade de seus produtos de exportação. Dificulta a redução da dívida cuja tendência será aumentar, e a tomada de capital para investir do setor industrial que ficará mais caro.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Melhor "jogar a toalha".

  28. Marcelo Magalhães

    Assim como a Folha, a CNN também se beneficia da desoneração da folha de pagamento. Ou seja, somando às vantagens que ele próprio citou dos financiamentos dos imóveis, esse sujeito vive de dinheiro público. Ele se refere a um problema de comunicação, quando ele, junto com toda a mídia corporativa, são os maiores mentirosos e vivem como lobistas do mercado. Não sei como a Folha tem coragem de fazer uma exposição dessas? Não sei como o sujeito tem a cara de pau de se expor assim?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Vamos lá Rodrigo, cite o nome do seu político, que tem condições de ganhar uma eleição, de um sujeito que gastou 800 bilhões comprando votos, que circula pelo mundo todo, que tenha no seu currículo 380 bilhões de dólares acumulados como reservas internacionais, que acabou com a fome, que implementou várias políticas públicas que reforçaram o SUS, a educação e por aí vai. Chamar os outros m de incompetentes sem ter a capacidade de avaliação da grandeza e das realizações do político não é correto.

    2. Bento Brito Teixeira

      As desosonerações, mesmo que tenham sido implantadas no governo Dilma; foram promovidas pelos representantes do "centrão", assim como outros penduricalhos subsequentes nas administrações posteriores e na atual. Para haver mudanças, só com muito apoio popular a ser demonstrado nas ruas e nas urnas.

    3. Rodrigo Andrade

      Marcelo, praticamente todas as desonerações que temos hoje nasceram em governos petistas. Esse é só mais um exemplo de renúncias permanentes pra momentos pontuais, ou seja, equívocos pra dizer o mínimo. De equívoco em equívoco (pra não usar as palavras incompetência ou amadorismo) vamos aumentando os buracos e desequilíbrios. Essa é a realidade, o resto é narrativa.

  29. RAULAND BORBA BATISTA

    Esse sujeito não tomar conta do próprio quintal, imagine dar opinião , a CNN contratou uma Plêiades de jornalista , depois de um ano dispensou a maioria, jogando os mesmo no ostracismo , hoje CNN perdeu espaço ate para jovem pan , amargando o terceiro lugar, ainda bem que reportem curta, fechado com fracasso do empresário .

    Responda
  30. Evandro Loes

    Outra coisa. A CNN está realizando um excelente trabalho e hoje é minha referência na TV.

    Responda
  31. MATEUS VAZ DE S Sá

    Sendo assim, certamente teremos um futuro ótimo, pois o quando é pereverso para a burguesia para a grande maioria é alegria, satisfação.e justiça social.

    Responda
  32. Clinério Vieira

    CNN que apoia os artífices do 8 de janeiro, não se recorda do rombo do Paulo Guedes, não explica pq o Campos Neto, herdeiro da ditadura, se encontrava com o Bozo...

    Responda
  33. Antônio João da da Silva

    Só que Menin não explica porque a CNN faz coro a bateção de espuma que os agentes do mercado financeiro vêm fazendo há um ano contra a política econômica do governo. Se os fundamentos da economia são sólidos, a inflação atual provém do dólar alto e da própria taxa de juros muito alta, que no curtssimo prazo é inflacionária, dado que, na economia real, não existem pressões inflacionárias, nos alimentos, energia e emprego..

    Responda
  34. Evandro Loes

    Está faltando seriedade e "honestidade" dos agentes econômicos (diga-se Governo) quanto a realidade da inflação e gastos, As receitas do governo nunca foram tão altas, chegando a superar 10% acima da inflação, ano após ano, sem contar que o PIB está crescendo. Duas saídas menos traumáticas seriam possíveis, sendo uma delas admitir que o Brasil tem que conviver com uma inflação em torno de 5% ao ano e o governo usar o excesso de arrecadação para abater a dívida, criando uma DRU.

    Responda
  35. José Fernando Marques

    Li hoje em artigo de Luís Nassif a previsão ou a estimativa de que os juros muito altos logo afetarão, se já não estão afetando, o desempenho das empresas, o que vai bater no emprego. Ele acredita que o governo Lula pode enfrentar e vencer os agentes de mercado interessados no caos. Essa entrevista é sinal de que o incômodo já se manifesta entre os empresários.

    Responda
  36. alberto carvalho

    Senhor, bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Dentro do capitalismo não existe bom.

    Responda
  37. alberto carvalho

    Se alguem quer resolver o problema dos gastos no Brasil, crie uma única previdência social para todos, com limites até o teto do inss. Trabalhadores rurais e afins, cadastrados como mei rural.

    Responda
  38. maria cristina dellatorre

    para reduzir o custo da moradia basta o governo so fazer o infrestrutura e ntregar o lote ao beneficário, elimina a especulação do terreno, e o custo da mão de obra da construção. Um arquiteto fornece as plantas , o sistema S cursos de instalações eletricas e hidráulicas domiciliares. O csto vai cair muito.

    Responda
  39. Rodrigo Flexa

    A Folha é inimiga do povo brasileiro.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Coitado!

    2. SERGIO NEVES

      E onde fica a imprensa livre? Só é livre aquela que fala bem do governo?

  40. maria cristina dellatorre

    é necessário reduzir os fatores inflacionários, já apontados pelos indicadores e relatórios do Banco Central, custo de energia, fretes, preços dos alimentos, reconstruindo as ferrovias brasileiras, instalando energia solar nas instalações públicas, banco do brasil , caixa economica federal, ministerios , hospitais, universidades, escolas etc, e programa de produção de agricultura organica nos 5400 municipios com participação dos beneficiarios do bolsa familia.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Bela utopia. Quem iria organizar e administrar essa organização?

  41. Carlos Eduardo Cunha

    Respeito o empresário. CNN hoje é a melhor fonte saudável de informações com grandes jornalistas como Willian Waack , Lourival Santana e outros. Banco Inter também é um desafio aos grandes bancos. A construtora especializada no segmento mais carente da população também é bola dentro.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Dos jornalistas citados, um é racista assumido e o outro apóia o extermínio de um povo.

  42. maria cristina dellatorre

    O que é necessário é verificar se essa taxa de inflação de 3 % pode ser alcançada pelo aumento dos juros, ou pela substituição das importações, o que os governos militares fizeram, mais as privatizações frustaram todo o esforço e poupança dos brasileiros entregando a multinacionais que exportam os lucros e não reinvestem na atividade fim e além disso mantem os preços dos produtos em paridade com o mercado internacional, com o dolar aumentando os preços aumentam.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Maria, o aumento dos juros, neste patamar de inflação (4,8% INPC) e taxa de desemprego (6%) só serve para atrair dólar de investimento especulativo. Ajuda a segurar a desvalorização mas acaba com as empresas. No curto prazo teremos demissões e recessão e, queda da inflação.

  43. Valter Luiz Peluque

    Nota-se bom senso nas opiniões do empresário, no que se refere à taxa de juros Selic e na cobrança aos empresários participarem do controle inflacionário. Pode parecer banal e óbvio, mas é uma brisa fresca no abafado mundo do mercado financeiro que se esforça por deteriorar ações governamentais culpabilizando o governo pelo próprio desvario. Também serve a crítica ao agronegócio e à mídia corrosiva que parece querer ver o circo pegar fogo.

    Responda
    1. Clinério Vieira

      O jornalismo da CNN não é isento! Uma coisa é dar uma entrevista outra coisa são atitudes!

  44. Carlos Amorim

    Quando o empresário fala que os juros afetam menos o setor da construção, omite que isso ocorre porque para esse setor, o governo cobra juros menores do que paga no mercado, aumentando o deficit. Esse é só mais um exemplo das milhares de intervenções que tornam o mercado disfuncional e o governo uma máquina imensa e perdulária.

    Responda
  45. Tiago Roberto de Freitas

    O homem ganhou rios de dinheiro ° com o Programa Minha Casa Minha Vida e agora começa a dar chilique, quando surfava na crista da onda nem dava entrevista direito, agora para criticar o homem é bom.

    Responda
  46. fernando borja

    No passado não tão distante achava a Folha, o jornal mais completo do país,por várias razões,mas hoje,chega ao fim minha caminhada com esse jornal.A folha atualmente é nociva à nossa sociedade.Uma pena!

    Responda
  47. JOSE DONIZETE FRAGA

    Eu pensei que ele ia falar de uma outra economia em perigo: os USA! Que possuem uma dívida pública em 126% do PIB, um descalabro orçamentário incontrolável e só não quebraram (ainda) porque as rotativas de Omaha rodam dólares sem lastro a todo vapor!

    Responda
  48. Raymundo Itareru

    está com saudade dos trinta e quatro milhões deixados para o programa minha casa minha vida, não é minha filha?

    Responda
  49. DERLAN TROMBETTA

    O mercado virou instrumento do terrorismo bolsonarista!

    Responda
    1. JOSE DONIZETE FRAGA

      Será que o Galípolo, menino sabido que é, já sabe disso?

  50. Marcos Araujo

    Os agentes econômicos, fora do mercado financeiro, percebem os bons fundamentos da economia brasileira, com crescimento do pib, baixo desemprego e inflação ainda dentro da meta, apesar do viés de alta. Ontem a Folha alardeou a drenagem de dólares do pais. A terceira pior da série histórica. Quando foram as 2 piores? Sob o Guedes, o queridinho do mercado. Ridículo esta perseguição ao pais

    Responda