Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    São cidadãos brasileiros e tem os mesmos direitos de todos os outros. Cadê o governo Lula que não os protege desses criminosos?

    Responda
  2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Parabéns, Txai, pela luta constante. Aposto em você como futura presidenta da Funai.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia que é idéia luminosa minha cara? É idéia com acento agudo!

  3. Homero Feijó

    Força para vocês em sua luta! E que um dia a sociedade brasileira acorde para sua responsabilidade quanto aos povos originários.

    Responda
  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Infelizmente o nosso Congresso é dominado por políticos de viés ruralista, contra os povos originários.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Txai, querida, só posso torcer pela compreensão. Pelo reconhecimento da imensa riqueza cultural e humana que vocês carregam consigo, e que o invasor tem muita dificuldade em botar no mesmo nível de sua acanhada visão do que seja o mundo natural, a floresta

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, escapou antes da hora... Acanhada visão do que seja o mundo natural, a floresta, uma relação harmônica entre uma civilização e esta natureza; enfim, do que seja uma postura simétrica e não predatória de uma espécie que é, tão somente, uma entre milhares. Quem sabe um dia esta ficha caia generalizadamente, e convivamos com o respeito que os Povos da Terra merecem. Um excelente ano pra você e prós seus, caríssima!

  6. Henrique Marinho

    Estou lendo The Wide Wide Sea, sobre a última viagem do navegador James Cook às ilhas do Pacífico. Além do aspecto histórico da colonização, há a diferenças de visão de mundo e de filosofia entre os viajantes e nativos. Cook, como o nosso Rondon, com os Cinta Larga, inicialmente respeitou os valores dos ilhéus, mas no final sua intransigência sobre a propriedade material o levou à morte. Ao fim e ao cabo, o choque de civilizações, como diria Huntington, é inevitável. Google it.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, que falta faz o Rondon e sua integridade, humildade e Humanidade... Características que fariam de nosso exército uma instituição de proa no país, e não de popa (suja).