Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Dionísio, grato pelo comentário. A civilização grega tinha um padrão semelhante das cidades-estados da Mesopotâmia. Essa descentralização política da Mesopotâmia, porém, não significava ausência de organização ou caos; pelo contrário, refletia uma estratégia adaptada às peculiaridades geográficas, econômicas e culturais das regiões. A Mesopotâmia, situada entre os rios Tigres e Eufrates, era um mosaico de territórios férteis separados por desertos e áreas montanhosas. Isso explica muita coisa.

    Responda
  2. José da Silva

    Essa descentralização aconteceu porque Deus embaralhou o idioma desse povo antigo de modo que não se entendiam mais e precisaram se separar, dando origem a diversos povos de nações culturalmente diferentes.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Haveria alguma explicação para as representações artísticas encontradas em cavernas pré históricas mostrarem com riqueza de detalhes os animais da época e apenas silhuetas infantis de seres humanos, e depois da escrita representações humanas apenas de perfil?

    Responda
  4. José Cardoso

    Esse despovoamento das cidades também ocorreu nos séculos finais do império romano do ocidente. Pelo que sei, os imperadores reduziam o teor de metal preciosos nas moedas (a inflação da época), mantendo o valor nominal para dar conta dos gastos públicos. A alta de preço dos produtos agrícolas era combatida com tabelamentos e penas severas. O resultado foi o decréscimo da produção e fome nas cidades. A população teve que ir para o campo, dando início ao que chamamos de idade média.

    Responda
  5. Carla C Oliveira

    Muito interessante. Deveríamos fazer o mesmo com nossas megalópoles.

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Também acho, mas é perturbador pensar um porvir aberto. Mais reconfortante imaginar que o ser humano era o objetivo da evolução, que o sistema liberal democrático realizava o fim da história ou que o capital levaria inevitavelmente ao socialismo. Se o mundo não está parado que hajam profetas predizendo sua conclusão, revelando seu sentido oculto.

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    Olhando para a história da Mesopotâmia, berço das primeiras civilizações, percebemos que, ao contrário de impérios centralizados como o Egito ou a China, essa região construiu sua identidade em torno de uma miríade de cidades-estado independentes. Ur, Uruk, Lagash, Nipur e Babilônia, apenas para citar algumas, eram centros urbanos que, em sua maior parte, operavam de forma autônoma, governadas por seus próprios reis ou conselho de anciãos.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Mais tarde a Grecia tambem fez o mesmo.

  8. Gabo Franca

    Excelente texto, embora breve. O ponto central esta resumido no final: não há nada de inevitável na "marcha da civilização". Ou no progresso.

    Responda
    1. Laurenio Sombra

      Houve um excelente livro recente, "O despertar de tudo", de David Graeber e David Wengrow, que discute esse e outros casos com detalhes, questionando todas as teses evolutivas.

  9. Antônio Augusto Soares

    Muito abstrato, não é possível concluir coisa alguma.

    Responda
  10. MARCOS CESAR MORAES

    Crise de confiança no templo, por pestes, invasões ou dissidências era comum.

    Responda
  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    Precisa ver se houve regressão do modo de produção, ou diversificação de modelos numa geografia não monolítico.

    Responda