Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Alves

    A seção de comentários encheu de gente que não leu o artigo e aparece para escrever bobagens bolsonaristas a mando do PL. Pena que eles não seguiram o conselho do mito deles, para sair na rua e se infectar. Sobre a Butanvac, era esperado que, por ser uma vacina de proteína Spike, tivesse resposta mais baixa que as de RNA. O problema todo foi a lentidão, já que outros países aproveitaram a vacina e o Brasil não. Agora não é mais necessário.

    Responda
  2. SA amoULO L FARIA

    Ele politizou a vacina. Queria ser presidente e foi varrido do mapa político. Dessa vez o povo soube votar e ele não se elege nem para vereador.

    Responda
  3. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Essa coronavac me deixou com a pulga atrás da orelha, pois meu irmão tomou as duas doses dela em fevereiro de 2021, mas 15 dias depois adoeceu, foi entubado e, infelizmente, não resistiu. Creio que se tivesse tomado a vacina da pfizer, poderia escapar.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Tudo porque Doria queria fazer política....

  4. jose camargo

    Fracasso anunciado. Surpresa zero. Alô Alesp,que tal uma CPI para apurar responsabilidades sobre mais esse desperdício de dinheiro público?

    Responda
  5. PAULO CURY

    Só os neófitos acreditaram em alguma coisa cujo patrono era o doriana

    Responda
  6. Raul de Jesus Duarte

    Puro suco de Brasil, mais uma horda de incompetentes que não conseguiram entregar o que se propuseram, simples assim. Mais uma na conta do pagador de iimpostos, mais uma vez a iniciativa privada (pfizer) mostrou o caminho. Pra q serve o butantã?

    Responda
  7. Jorge Alberto Wolpert

    Erros não são fracassos, são estágios de aprendizado. Agradeço imensamente a João Dória por ter se movimentado em favor das vacinas. Em minha opinião, seu erro após isso, foi não ter tentado a reeleição. Certamente não deixaria as pesquisas saírem dos trilhos. Mas entendo seu deslumbre com a política. Já deu entrevistas reconhecendo erros e acertos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ele reconheceu que publicou inicialmente dados falsos manipulados sobre eficácia da Coronavac?

  8. Miro Costa

    Além dos milhões jogados fora, cabe a pergunta compatível com a "cultura"nacional: quem levou, e quanto? Mas isso não importa - só se fosse o bozo o autor da ideia. Já estaria condenado em milhões - e quiça preso.

    Responda
  9. Antonio Ivair Arrais

    Essa é a vacina que o Dória inventou e que Bolsonaro disse que não daria certo por que não passava de uma jogada de marketing do Dória para se promover politicamente e se cacifar a disputar a presidência. Aí a esquerda caiu de pau no Bolsonaro, chamando-o de genocida e negacionista! Bom, nada como um dia após o outro!!

    Responda
  10. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    E onde foi parar a vacina contra Covid que a Fiocruz iria produzir a partir de transferência de tecnologia de Oxford? Tb teve muito anuncio, muita patriotada, mas me parece que vacina mesmo não teve.

    Responda
  11. lenise de souza ferreira

    Que bom , e a compra de vacinas contra covid pelo MS não ocorrem mais . Brasil…

    Responda
  12. Fabio Almeida

    Fracasso por conta do sequestro político que o então governador fez do Butantan

    Responda
  13. Ricardo Achilles

    Excelente matéria. Técnica e informativa. Parabéns.

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    A ciencia brasileira tem q ser apoiada, mas tambem tem q se dedicar mais e fazer menos politica partidaria

    Responda
    1. ANGELA BUENO

      Se dedicar mais? Como ser inteligente, fazer ciência, e não ser político? E um ser politico, nas sociedades humanas, costuma estar associado a um certo grupo de ideias, que alguém, inclusive cientistas, professores, etc. , com base em suas convicções, de boa fé, acreditam serem as melhores para a coletividade, e não só para si mesmo e sua descendência.

  15. Florentino Fernandes Junior

    É uma noticia triste, assim como a da leishmaniose q a ufmg prometia desde q eu estudava la, anos oitenta

    Responda
  16. Hipolito Lima do Carmo

    Matéria totalmente tendenciosa em ciências nunca é fracasso tentar fazer as coisas na vida e assim na ciência não é diferente e tentando que conseguimos aa coisas não tem.assunto vai procurar

    Responda
  17. Benedito Claudio Pacifico

    Se houvesse foco em desenvolvimento de pesquisas no Brasil com certeza não faltaria verbas , para mim e quase incompreensível como Cuba criou soro contra covid e também vacinas e o Brasil com não sei quantas vezes capacidade econômica não conseguem desenvolver uma vacina 5 anos após as primeiras terem sido criadas.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Benedito vc ainda acredita nessas conquistas cubanas na area da saude, quantos anos vc tem?

  18. Vital Romaneli Penha

    Depois dessa mistura de política e ciência com o fracasso da Butantavac, será que é confiável a vacina do Butantã contra a dengue que substitui 2 doses de outras vacinas por dose única?

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      A vacina da dengue do Butantã é da Merck. Eles compraram o direito de fazê- lá no Brasil. A vacina não é do Butantã q ainda está naquela de esconder a origem da vacina.

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Leia o texto, Coronavac em fase de testes, não superou a fase 3, isso é normal no desenvolvimento farmacêutico, já a vacina contra a Dengue, chegou a todas as fases e aprovações.

  19. Sidmar Garcia

    Muito triste que tenha acontecido isso, espero que com a tentativa do desenvolvimento os cientistas brasileiros possam ter aprendido mais, para que um dia consigam ajudar de outra maneira. Fica o alerta de que nossa ciência precisa de muito investimento e comer muito feijão com arroz para conseguir chegar aos pés da ciência dos países desenvolvidos.

    Responda
  20. Eduardo Freitas

    Ninguém acreditou na vacina do astronauta. Somente para inglês ver.

    Responda
  21. daniel Rodrigues Santos

    A Índia se tornou a farmácia do mundo. Mas o Brasil, com sua lei de patentes do democrata FHC, defende as multinacionais bilionárias, algo sem precedentes no mundo.

    Responda
  22. Gil Vicente Fonseca Ricardi

    Se ocorrer outra pandemia por infecção viral, qualquer que seja, todas as tecnologias de produção de vacinas serão necessárias para contê-la. Já ficou claramente demonstrado, na última, que um só laboratório ou uma única vacina não são suficientes para atender a tal demanda. O Instituto Butantã e Biomanguinhos devem ter todo apoio dos governos e sociedade civil para que consigam, proximamente, desenvolver e produzir todas as vacinas necessárias, até com excedente a ser vendido e/ou doado.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Não é apoio moral, é dinheiro. A Farmanguinhos já passou por situações de falha de qualidade na produção de medicamentos, enquanto as redes sociais divulgam supostas mamadeiras de (vocês sabem o que) e linguagem neutra.

  23. JOSE CAMPOS

    O fracasso pode ser atribuído a sabotagem dos bolsonaristas e a disputa de egos dos membros do governo Dória.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Corr; desmenti-lo ou concordar com ele.

    2. Peter Janos Wechsler

      Fernando. A última vez que votei foi no FHC. Jamais votaria no Bolsonaro. Sempre o achei um boç al, mas isto não torna o Lula mais atrativo. Por outro lado, isto nada tem a ver com o conteúdo do meu comentário. Você pode desmenti-la ou concordar com ela.

    3. Fernando Alves

      Peter falar que não é bolsonarista é a mesma coisa que o Braga Neto falar que não é bolsonarista

    4. Peter Janos Wechsler

      Não sou bolsonarista e muitíssimo menos petista. Mas, é inegável que o governo Dória publicou primeiro dados totalmente errados e manipulados sobre a eficácia da Coronavac. É também inegável que Dória mentiu descaradamente sobre a vacina cem por cento brasileira. Tudo isso com o apoio do Covas.

    5. Marisa Coan

      Que comentário extra ordinário.

  24. Joao Pinheiro

    Enquanto nossos políticos forem do tipo Odorico Paraguaçú, revezes como esses serão sempre corriqueiros.

    Responda
  25. José Tarcísio Aguilar

    Caso a butanvac fosse a única vacina no mundo, ela seria suficiente para interromper a pandemia no mundo. Basta atentar para o fator de retransmissão comparado a eficácia no indivíduo, e projetar a efetividade na população. Por isso a vacinação tem que ser obrigatória, pois não se trata do indivíduo e sim do coletivo.

    Responda
  26. Monica da Silva Nunes

    O prezado colega esqueceu de comentar sobre os efeitos colaterais graves das demais vacinas, algo que não ocorreu com a Coronavac.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Que efeitos colaterais graves foram esses ? Alguém adoeceu, virou jacaré ?

    2. jose prado

      Quais efeitos são esses? Divulgando fake até hoje? Sai fora jacaré!

    3. Paulo César de Oliveira

      O problema da Coronavac era a baixa eficácia e não os efeitos colaterais.

    4. Regina Tavares

      Leu sobre isso em qual ou quais revistas científicas, Monica?

    5. Tiago Gomes

      E quais seriam eles, Mônica?