Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Não tem mesmo nenhum motivo para sorrir a classe trabalhadora que o apoiou na última eleição". Trump só não ganhou no voto popular entre mulheres negras. Todo mundo sabia no que estava votando e, se não sabiam, não exime os eleitores de arcarem com as suas escolhas.

    Responda
  2. José Cardoso

    Pelo que li desse tal projeto, seus principais pontos são: "restaurar a família como centro da vida americana; desmantelar o Estado intervencionista; defender a soberania e as fronteiras da nação; e assegurar o direito divino dos indivíduos de poderem viver livremente." Não vejo nada de teocrático ou totalitário, muito pelo contrário. O ponto sobre o Estado intervencionista é o mais polêmico por se opor a um hábito enraizado, mas é correto no meu entender.

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Esse capitalismo predatório provoca um desamparo, um desânimo e uma descrença na população. Devido à precariedade do ensino público e privado, procuram alento e acolhimento nas promessas propagadas pelos líderes religiosos. Além de um retrocesso aos tempos obscurantistas, onde vigora os regimes autocráticos, efetuam um corte nos avanços sociais, e instalam um moralismo imoral implacável.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Orasil, não me recordo desse texto. Passei pelo serviço público federal, mas, nos dias atuais, exerço um outro ofício. Agradeço pela lembrança, ficarei muito grata em receber um CD que você gravou. Você tem meu endereço? Sou do mundo, sou minasgerais.

    2. Orasil coelho pina

      Estimada Anete, leio sempre suas observações e por curiosidade encontrei um artigo em seu nome chamado " Reflexões e Canções" Achei muito lindo e como sou médico e fui servidor federal, como você, gostaria lhe enviar um CD que gravei com os clássicos caipiras brasileiros! Nosso colega Marcos Benassi já o recebeu! OrasilCaipira!

  4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Hoje seu Muniz está inspirado: god-gold; Mané-manés.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E ainda por cima, compadre, tá dando margem a uma prosa divertida à beça. Vou até me obrigar a vazar, senão não leio o jorná!

  5. Marcos Benassi

    Justa Lerda, sêo Muniz, mais um texto-tabefe de primeiríssima, hein? O engambelamento ecôno-espiritual como base, o controle comportamental como meta, a apropriação dos corpos e da riqueza como fruto. Rapá, esse povo não dá ponto sem nó. Essa rápida historiografia do reacionarismo faz todo sentido, mas é no presente TrAmpistão que se elevará ao estado da arte: com técnica digital e aprimorada, vai ser difícil segurar esses tarados. Quero só ver como a gente se desvencilha ("desencilha") disso...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, minha cara Anete, tamos no paroxismo daquelas proposições filosóficas no estilo de "o mundo só existe quando o percebo", ignorando sua existência independente de ser observado por quaisquer organismos. "O mundo é aquilo que meu discurso determina", dizem os picaretas do blá blá blá. Vamo que vamo, uai, objetividade é um luxo do qual uma boa teocracia não tem a menor vontade de desfrutar.

    2. Anete Araujo Guedes

      O controle já vigora, basta ver esses milhões de fanáticos, que preferem as inundações, a falta de luz, a perda de tudo, a serem confrontados ou atacados por um hipotético comunismo, que, na maioria das vezes, nem sabem do que se trata. Não apoiam o governo federal, que socorreu com presteza e verbas o RGS, durante as enchentes.

  6. Arnaldo Facciotti

    Professor emérito de escola pública.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu também.

    2. Marcos Benassi

      E isso quer dizer...?

  7. Suely Lopes

    Cada dia mais brasileiros são laçados pelos cabrestos de pastores, apóstolos, coachs, e, a partir daí, são aprisionados mental e psicologicamente com técnicas de neurolinguística. Difícil escapar dessas rédeas, pois, uma vez capturado, o indivíduo tem sua vida manipulada e controlada.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Quem resiste às manipulações, a lavagem cerebral praticada diariamente pela mídia corporativista, Rede Globo e do Mercado Financeiro?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim, é verdade. Contudo há outro aspecto: muitos desejam ser capturados. Entender que você tem que levar a vida sozinho sendo o principal responsável por você mesmo numa sociedade onde os espaços coletivos se esgotam é pesado demais prá muita gente. Daí acreditar-se em quaisquer picaretas, que saibam falar meia dúzia de palavras.

  8. jose marcatto

    Excelente análise, professor Muniz Sodré.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    A derrocada do império americano, que será lenta, gradual e implacável.

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Após serem fanatizados, não resta mais nada a fazer. Seguem religiosamente oMito, o Pastor e quem mais se apresentar como infalível, bem sucedido, potente e macho pra valer; são os que cultuam grana, poder, mercado, moralismo, retrocesso e obscurantismo. São fiéis seguidores, não passam de uns masoquistas em grau elevado. Além de possuirem um fetiche irresistível pelo autoritarismo, pelos fardados, com seus coturnos e fuzis. Farei tudo o que o mestre mandar! Deus é o meu senhor!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Marcos, trata-se do sonho confesso de Michele Bolsonaro, Malafaias e tantos outros políticos da extrema direita neofascista, a teocracia. Em um regime teocrático, a primeira coisa a se fazer é retirar os direitos das mulheres, para que não ameacem o poder dos machos. Teremos o retorno das inquisições, fogueiras, queima de livros, uso obrigatório das burcas, extermínio dos opositores, dos ateus, dos gays. Não teremos mais necessidade da justiça, de leis, basta apedrejar o suspeito nas ruas.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, adorei o "potente e macho pra valer"! Hahahahah! Sei não, minha cara, capaz disso só resultar no esfarelamento imperial porque há outros em contraposição, não por conta das incongruências do próprio modelo. Aparentemente, por vias ideologicamente um pouquinho distintas, o Império do Czar segue o rumo semelhante; haverá, no Reino Xing-Ming, a contradita, também autoritária, da perspectiva populista asiática. Tudo cheirando meio mal, mas não faltará perfume pra desbaratinar.

  11. Ettore Fellini

    O emprendedorismo pentecostal (eu compro de vc ...vc compra de mim e todos ajudamos o pastor - igreja.Profecia que se auto- realiza.Clube de ajuda mútua)tem muita a ver com o aumento da extrema direita porque no pacote além de dinheiro , deus( promessa de vida melhor para iludidos) , família vai moralismo hipócrita de manés.

    Responda
  12. Ettore Fellini

    Ótimo artigo .Este autor consegue captar o que acontece no Brasil e na potência dominante .Este avanço da direta em ambos países tem muita a ver com o crescimento de manés empreendedores via pentecostal , via uberização e instagramação.Aliado a isto doutrinação evangélica, verdadeiras lavagens cerebrais , com promessas de prosperidade para manés e looooosers

    Responda
  13. Joaquim Rosa

    O futuro? Acho que vai ser fu é da viver lá!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Joaquim do Céu, Virgem Santa, fueda já tá. Nóis, quando lá chegá. Vamo mêmo é mudernizá. Fueda já tá, certêro é piorá. Hoje nóis sifú com KY. Amanhã o fiofó vai secá! Hahahahah, nada como a desgraça em versinhos destemidos!

  14. Adenilson peneli

    Esse é o mesmo projeto do autocrata Bolsonaro, apoiados por evangélicos cujos líderes só enxergam dinheiro e poder, onde os ensinamentos de Jesus é o que menos importa, nunca vi um evangélico da preferência aos pobres, é o mesmo projeto, voltamos para a idade média, onde um grupo de fanáticos religiosos querem mandar nos outros, obrigando-os a serem tão ignorantes quanto eles.

    Responda
  15. Dionisio DeBarros

    O talibã cristão monetarista eh a opção do ocidente pela ignorância que dará a China o domínio tecnológico e político do mundo dentro em breve.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Curtegrosso, hein, caro Dionísio? Com uma clareza de dar inveja à Pitonisa, nada de augúrios herméticos, vamos direto ao ponto. Grécia Objetiva na veia.

  16. Valdir Teixeira da Silva

    O problema é que vesses grupos de empresários têm muito dinheiro, são anunciantes da mídia. Desse modo, a mídia não os ataca. Para a mídia, golpista, pedófilo, estuprador e corruptos viraram extrema direita conservadora.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Bento, o Valdir colocou uma vírgula antes de golpista, que dá um sentido progressista ao comentário dele.

    2. Bento Brito Teixeira

      ???. Não dá pra entender essa mistura contraditória. A mídia golpista é, simplesmente, aliada da direita conservadora e da extrema direita.

  17. Raymundo Itareru

    a Sra m! cheque falou com todas as letras na avenida Paulista o que pretende para o Brasil, a imprensa que se faz de surda. como essa bizarrice é de interesse do mercado, aí não se importam que o Brasil vire uma teocracia, o talibã está rodeando

    Responda
  18. Zeno Fonseca

    Simplesmente brilhante Professor. Tolos aqueles que acreditam em tendência espontânea, tudo é orquestrado. Parabéns. Bom ano. Saúde e paz.

    Responda
  19. Felipe Araújo Braga

    José Camargo, não compare os Grandes Habsburgo da Áustria e os Turcos Otomanos com os wasp incautos dos EUA liderados por Trump. Se essas previsões se confirmam, teremos uma Europa Islâmica, os EUA com supremacia branca protestante e o Brasil como um ditadura militar pentecostal. Eu prefiro acreditar em um futuro social e democrático para todos os lugares do mundo: os muçulmanos já lideraram a ciência e a esquerda brasileira é católica e humanista. Eu mesmo sou espírita e sonho com ciência!

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Infelizmente Felipe, tem grande chance de isso acontecer, uma ditadura pentecostal no Brasil, seria um holocausto cultura e uma perda enormes de direito. Aliás se não houvesse religião, grande parte das guerras não existiria, nada mais tosco e cruel do que um fanático religioso.

  20. Carlos Ernesto de Oliveira

    ...Maná pastoral para a extorsão predatória de manés....frase lapidar.....o maior grupo humano do mundo é composto por manés, idiotizados pela educação técnica e moral deficiente......massa de manobra.....

    Responda
  21. jose camargo

    Há previsões sinistras de que a Europa, e até os EUA, se não fizer o dever de casa,em menos de 30 anos, será uma teocracia islâmica. Em lugar do Tratado da União Europeia a temida Sharia do Profeta. Seria Trump um visionário a exemplo de João de Áustria? Teremos uma nova batalha de Lepanto?

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    Pior aqui: um país latino, de tradição católica, sendo arrastado ao pentecostalismo fundamentalista - que está misturando inclusive fenômenos das religiões africanas que eles tanto discriminam - se fosse para surgir uma fé inclusiva, legal, mas não: está justificando a estrutura social brasileira. Terrível, a direita avança com seus trabalhadores de app, pastores dizimistas e militares golpistas. Pra não falar no fim da indústria e na reafirmação da nossa vocação agrária. O funk e o sertanejo.

    Responda
  23. RAULAND BORBA BATISTA

    O próximo decreto de Trump vai ser, acabar com Disney, com sétima avenida e deportar todos os irlandeses, quem viver verá.

    Responda
  24. Luiz Paulo Barreto

    Imaginem como será o pós “América teocrática” com China; Rússia e nações Islâmicas em conflito comercial teocrático.

    Responda
  25. Fabrício Schweitzer

    Esses puritanos não abrem mão do espírito do capitalismo protestante - weber na veia.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      W*

  26. CARLOS Alberto Corteletti

    Simplesmente perfeito! Parabéns!

    Responda
  27. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Assustador. No futuro, arqueólogos encontrarão sinais de um culto que pregava fazer ao outro o que se deseja para si.

    Responda
  28. José Antônio

    Valeu, professor! O seu artigo é muito bom! Saúde, prosperidade e boa sorte!

    Responda