Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joabe Souza

    Quando mencionou a Previdência, achei que ela fosse falar dos militares, mas sobrou mesmo foi pra quem se aponsenta aos sessenta e cinco. Não há cavalo de pau nenhum em fazer reforma pra tirar ainda mais de quem nada tem, é só mais do mesmo.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Sim. Pra ela voder o pobre resolve tudo. Os militares, o pessoal do judiciário e os politicos com suas aposentadorias imorais não existem para ela. Kanalia sem verg onha

    2. Joabe Souza

      *aposenta

  2. Carlos Gastal

    Se Lula trabalha até os 80 anos um pedreiro que carrega saco de cimento e pilha de tijolos também pode fazer...E por aí vai. Mas não deixa de ser esclarecedor o ponto de vista dela , é o que pensa o "mercado". Concordo quando fala que o estado precisa cortar na própria carne seus super salários, mas é a esquerda que não quer ? De resto é o ponto de vista neoliberal e convenhamos, muito melhor que Paulo Guedes. Embora concorde com algumas coisas e discorde de outras respeito a opinião dela.

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Também conhecida como Paulo Guedes de saias, ou rainha da privataria tucana, não disse nada do que era esperado. Neoliberal de carteirinha, vendida para a Faria Lima, tinha que criticar os presidentes Lula e Dilma por se recusarem a fazer o ajuste fiscal pelos pobres trabalhadores, que criam riqueza e pagam impostos. Figurinha carimbada.

    Responda
  4. Camila Falcão Almeida

    muda pra Buenos Aires, gata

    Responda
  5. Davi Ferraz

    E mesmo?

    Responda
  6. Miro Costa

    Desculpas, que seria decente, nada, né, Landau? E ainda achando que o l é um liberal...

    Responda
  7. carlos alberto lima barrocas

    É uma falta total de entendimento da situação, ficam polarizaddo esquerda e Dieita, bobagem lá em cima é td interesse.

    Responda
  8. neli faria

    Parabéns, Folha pela grande entrevistada. A Doutora Elena Landau só tem um gravíssimo defeito: é botafoguense. Se fosse Santista seria perfeita. O Red gado discorda porque acha feio quem aponta verdades em relação ao boiadeiro.

    Responda
    1. jose eduardo serrao

      O red gado sabe ler e compreender as entrelinhas, BLUE gado.

  9. Tereza Oliveira

    O Brasil virou vergonha internacional com Bolsonaro. Administração zero. Deixou o país quebrado e dezenas de processos contra ele por corrupção. Lula aos poucos vem nos tirando do caos, diminuindo a miséria e a fome, melhorando SUS e melhorando a Educação. A educação está dando mais acessos à crianças, jovens e universitários mas o empresariado, políticos e militares estão loucos para abocanhar mais e mais o dinheiro pago por nós aos cofres públicos.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Tereza no país das maravilhas! O Bolsonaro foi mal, mas não tem tem a corrupção como marca de seu governo, e você sabe quem tem. O SUS está com as tabelas de valores de 2014 e não teve nenhum reajuste nesse governo. A Educação estava mal e continua pior, como demonstram todas as avaliações. A paixão política torna nosso olhar enviesado. Todo e qualquer político é empregado do povo e deve ser criticado.

  10. Thiago Santos Costa

    Governo tenta cortar os privilégios da elite, exemplo, reirtada da desoneração da folha para alguns setores, aí começa o chororo, é públi editorial disfarçado de notícia e blá blá blá .. governo quer taxar aqueles q tem como rendimentos mensais de 50 mil reais.. mais uma vez.. o mercado fica louco..

    Responda
  11. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Ai chega Folha...não adianta: vcs não fazem nossa cabeça...

    Responda
  12. jose camargo

    "Ele voltou outro. É um Lula diferente..." É inacreditável como certas pessoas nunca aprendem nada com a realidade da vida. Elena Landau é uma pessoa preparada,inteligente,experiente.Então, o que explicaria tanta ingenuidade assim? Ou não seria ingenuidade...

    Responda
  13. jose prado

    Com a elite econômica que temos nem Jesus Cristo dá jeito!

    Responda
  14. Ricardo Knudsen

    Landau finge q Haddad não é o candidato ideal para as próximas eleições, pelo menos pra quem é democrata. Um político q já foi votado por 45% da população, mesmo no auge do engodo bolsonarista, e q conduz a econômia com competência. Acho q ela diz isso pq os partidos do centro e da direita tradicionais, q ela sempre apoiou, não tem candidato decente, todos se jogaram no colo do neofascismo. Mesmo não chegando tão longe na direita, ela não dá o braço a torcer, endoçando Haddad.

    Responda
  15. IZABEL SIQUEIRA

    De que lado vocês estão (folha)? Dos golpistas ou da democracia? Só sabem escolhambar com a economia e o governo Lula.

    Responda
    1. neli faria

      Ainda falando em golpe? O marqueteiro do pt nem para ser original. Collor falava que era golpe. Confira a manchete da Folha de nove de novembro de noventa e dois. Ou o do Collor não vale porque o lula apoiou o suposto golpe? Golpe quem deu foi lula no ParTido ao ungir a ex-PeDeTista invés de alguém fundador do ParTido como Marta, Olívio., tarso, Vianna, Benedita .

  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sessenta e seies. Então tô com oitenta.

    Responda
    1. neli faria

      Mário Sérgio: ela é bonitona parece muito menos. Uma gracinha. Ops, me aposentei também nisso. Agora meu coração é só da Madonna, não a cantora, mas a Virgem.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Seis

  17. Elisabete S

    Lula 3 está diferente porque a situação mudou muito, mas fora isso, mudou para pior sim. Agora tem o fator idade e as idéias medievais ainda permanecem na desgovernãncia petista. E o cara não está preocupado não, o suicídio economico não vai acontecer, porém, ele pode ir até o fim de uma régua ¨quase insuportável¨, para se manter no poder e os companheiros empregados.

    Responda
  18. JORGE CESAR BRUNO

    Achei a análise econômica exageradamente pessimista, mas é uma economista, compreensível! Mas no geral o alerta e válido é a situação do dólar e inflação são preocupantes a curto prazo, além da expectativa de piora pelos agentes econômicos! Como a colunista disse, o Presidente Lula e um dos maiores políticos brasileiros, deveria dar apoio decisivo e inquestionável a sua equipe econômica!!

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Ricardo, o momento atual requer prudência e acertos nas ações do governo!! Vivemos uma situação ambígua, com PIB crescendo e desemprego em baixa, mas inflação e dólar alto! Portanto, cabe a equipe econômica agir com celeridade e apoio total nas suas ações! O presidente Lula precisa apoiar incondicionalmente, e escutar menos sua ala política! Reeleição e consequência é não.um fim! Mas eu tenho firme confiança na competência e faro político do presidente Lula!

    2. Ricardo Knudsen

      Putz, ela te enrolou direitinho. Ela é da turma q está do lado dos problemas, não das soluções. Da sabotagem, não da solidariedade. Do qto pior, melhor.

  19. Edno Oliveira

    Não vai haver cavalo de pau, nada vai mudar. Toda a política econômica que aí está é ditada pelo DNA do partido do governo e é bem conhecida pelo desprezo aos fundamentos da economia. Resta torcer para que a taxa de câmbio e a inflação não explodam, a governabilidade se mantenha e em 2027 tenhamos uma verdadeira renovação no executivo e legislativo.

    Responda
  20. Ricardo Knudsen

    Landau precisa voltar pra escola pra estudar estatística, acho q não tinha no currículo que ela seguiu. Regras previdenciárias são baseadas na população, olhando-se médias, desvios padrão etc. Pegar como parâmetro um indivíduo, q por ser presidente tem assistência médica 24 hs por dia, para sugerir o q quer q seja sobre a Previdência, é de uma exxtupidez colossal. Hoje anunciaram q a mulher mais velha do mundo é brasileira, coisa pós-secular. Landau vai propor q seja O parâmetro pra previdência?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E essa é a coordenadora acadêmica do Livres, o clubinho de neoliberais q se acha a nata da intelligentsia nacional. Eu fico imaginando q absurdos ensinam lá, mas ciência não é. Contráriamente ao q a Atuária e a Estatística ensinam, ela acha q a idade de aposentadoria deve ser definida pelas características de um único indivíduo, escolhido a dedo por ela! Gostaria q a acadêmica me informasse a estatística de trabalhadores braçais com mais de 65 anos q tem emprego formal, ou saúde para tanto.

  21. Ataualpa Sousa Borges

    Esta senhora é uma lobista do setor elétrico brasileiro. Vive pra dar grana para especuladores

    Responda
    1. neli faria

      Quem Jogou mais de quatorze bilhões nas costas dos Brasileiros , por quinze anos, foi lula, através de uma Medida Provisória. Pesquise.

    2. Romero Lima

      Não perdi meu tempo lendo, mas até onde sei , os indicadores econômicos são muito bons!

  22. Raymundo Itareru

    a opinião da rainha da privataria de fhc, é muito 'importante' e é para se preocupar kkkk a fsp só procura opinião de urubus agourentos

    Responda
  23. Raymundo Itareru

    a fsp não dá espaço para quem não faz parte dessa patota da extrema direita, também quem patrocina o jornal (Faria Lima) não permite

    Responda
    1. Caco De Paula

      Farinha às linhas

  24. Raymundo Itareru

    a fsp não dá espaço para quem não faz parte dessa patota da extrema direita, também quem patrocina o jornal (Faria Lima) não permite

    Responda
  25. Ricardo Knudsen

    Ninguém confia no amanhã, diz a entrevistada, com sua arrogância pseudo-científica. Será q ela poderia mostrar um estudo q demonstre isso? Eu posso mencionar estudo q diz o oposto: a pesquisa Radar Febraban/Ipesp detectou q 80% dos brasileiros estão esperançosos, alegres E confiantes (confiantes!), acreditando q este ano será melhor q o anterior. Landau confunde seu desejos com a realidade. Ou então deve achar q a Febraban aderiu ao comunismo e resolveu apoiar o Lula.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      pergunta pra quem ela trabalha, hihi

  26. Raymundo Itareru

    a opinião da rainha da privataria de fhc, é muito 'importante' e é para se preocupar kkkk a fsp só procura opinião de urubus agourentos

    Responda
  27. Ricardo Knudsen

    Ao contrário do mito disseminado, o governo FHC não buscou o ajuste fiscal principalmente pelo corte de gastos, mas por um dos maiores aumentos decarga tributária em relação ao PIB da nossa história, ao passo q o aumento de carga neste governo foi irrisório (sempre sobre o PIB). Mas na época, Landau, q trabalhava para o BNDES de FHC, defendia o q hoje critica.

    Responda
  28. José Fernando Marques

    Sugiro que façam uma entrevista com Luís Nassif. Ou seja, com alguém que tenha uma visão diversa da lenga-lenga de todos os dias. Ainda que a entrevistada tenha razão em alguns pontos, é necessário relativizá-los ouvindo outras vozes. Ou a Folha vai ser o jornal do partido único?

    Responda
    1. Vital Romaneli Penha

      É o Luiz Nassif só se for para falar de música,seu blog era patrocinado por empresas estatais nos governos do PT.

    2. Raymundo Itareru

      vixi, aí você quer de mais, aqui só dá opinião quem faz parte do clubinho

    3. Raymundo Itareru

      vixi, aí você quer de mais, aqui só dá opinião quem faz parte do clubinho

  29. Tersio Gorrasi

    Ole,ole ola, lu lá lu lá, o todo poderoso e honestissimo salvador da pátria vai dar esse cavalo de pau, e o Brasil será o país das maravilhas

    Responda
  30. José Fernando Marques

    Não se deve negar que ela tenha alguns acertos no que diz. Mas a visão de mundo não é das mais generosas. Comparar o presidente da República, saudável aos 79 anos, com o cidadão comum que trabalhou duro a vida toda ganhando salário baixo, isso quanto tem salário, é de uma ingenuidade atroz. É uma lógica de Maria Antonieta: se o povo não tem pão, porque não come bolo? Forte candidata a redigir os editoriais da Folha.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      *por que não come bolo? (corrigindo)

  31. José Fernando Marques

    Landau se queixa da reação de alguns a sua coluna no Estado. Mas esquece que mantém um tom invariavelmente azedo para falar do governo Lula, e o governo é seu único assunto. Aqui ela reconheceu que os tribunais gastam demais e errado (supersalários, nepotismo); que o Congresso tem uma ética de punguistas; que os ricos não querem pagar impostos. Só aí já são três setores a culpar pela "crise". Essa gente não quer entender é que o governo se ocupa do interesse dos mais pobres. Elejam outro.

    Responda
  32. marcio jose albino

    Ela poderia ir procurar emprego com 70 anos na porta de fábrica para ver se conseguiria entrar. É um crime querer penalizar o pobre para manter privilégios dos outros poderes.

    Responda
  33. marcio jose albino

    Mais uma que quer ver pobre aposentando com 80 anos, quanta maldade.

    Responda
  34. Ricardo Knudsen

    Menos arrogância, Landau, vai ficar chato se ao fim do governo vc tiver q engolir tudo o q disse. É fato, porém, q seu grupo ideológico não apenas torce contra, mas sabota, como vc faz nessa entrevista. O q vcs sempre tentam é, na verdade, provocar a crise q anunciam, semeando incerteza e pânico. Se ela ocorre, partem para o “Eu não disse?”. Se não ocorre (como vcs vem prevendo há dois anos), silenciam sobre o passado e partem pra novas sabotagens.

    Responda
  35. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Landau, tem lógica termos a segunda maior taxa de juros do mundo?

    Responda
  36. ANDRE BARRETO

    Existem os golpistas políticos e existem os golpistas econômicos. Ambos os grupos são criminosos. Apostam contra o país, pois é um país em que seus privilégios não têm mais espaço ou em que suas ideias não prevalecem.

    Responda
  37. Ricardo Knudsen

    Landau é uma das sacerdotizas da seita da mão invisível. Se fosse capaz de fazer análises isentas, diria q o país sofre um ataque especulativo. E q a crise de confiança tem pouco a ver com Lula. Há é o pânico de uma extrema-direita histérica, q domina a Faria Lima, e q produz crises por suas próprias psicoses. E q são provavelmente manipulados por gente q vem lucrando muito com o dólar. A frase em tom de chantagem “Estamos de olho etc.” diz muito sobre as intenções e o caráter dela.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A colunista precisa explicar o plural na frase “Estamos de olho etc.” e o q pretedeM (quem mesmo?) fazer se o govêrno não seguir seus “conselhos”. Quem é o seu grupo q “adverte” o govêrno?

  38. Nilson Gabriel

    "Cavalo de pau" significa dificultar mais ainda a vida do pobre cortando investimentos com saúde e educação, aumentando impostos e tirando benefícios sociais. Enquanto isso, Congresso gastando a rodo, sem controle. Avisa a dona economista que quem elegeu Lula foi o povo, não o mercado, e que especulação não tem que determinar ações do governo. Fórmula velha, conhecida e ineficiente.

    Responda
  39. Mario Garcia

    Comentário amplo e preciso sobre a realidade do momento. Há uma balbúrdia institucional a ser controlada para que se possa ajustar a Administração e a economia. No jogo institucional de quem parte e reparte e não fica com a melhor parte quem perde sempre é a sociedade.

    Responda
  40. Antonio Mauricio F Oliveira

    Mais uma economista neoliberal para reforçar a cantilena repetida diariamente por este e outros jornalões que tentam criar uma crise onde a economia vai bem. Querem impor sua agenda neoliberal a um governo que não se pauta por esta visão de mundo que nem as sedes do imperialismo seguem à risca. Cavalo de pau? Só ganhando uma eleição. Vcs conseguem?

    Responda
  41. JOSE DONIZETE FRAGA

    Que tal uma entrevista com o Prof. Luiz Gonzaga Belluzzo, sobre o mesmo tema?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Improvável, a FSP só prestigia os gurus da seita da mão invisível.

  42. WAGNER NEGREIROS

    A Folha não faz uma entrevista com economistas que possuem outros olhares. Laura de Carvalho, Mônica de Boille, Beluzzo.. discurso sem variações.

    Responda
  43. MARIA STELA C MORATO

    Certíssima.

    Responda
  44. JOSE DONIZETE FRAGA

    Mais uma farialimer, boquejando o oráculo de sempre: tem que cortar gastos! Mas o rico não pode pagar mais imposto, aí não!

    Responda
  45. leonardo oliveira

    Fora Lula.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vcs não aprendem? O golpe falhou. Perdeu, mané!

  46. Gilberto Peressin

    Herdeira da massa falida dos despojos do PSDB.

    Responda
  47. Thiago dos Molina

    vôo de galinha? Com economistas desse porte, com certeza! Uma coisa é ser crítico do governo, outra é trabalhar para derrubá-lo.

    Responda