Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. leonardo oliveira

    Lula é um risco numa superfície líquida.

    Responda
  2. jose luiz de castro

    Na Argentina o cara pega o país quebrado pela esquerda há mais de 20 anos e está consertando o país. A população entende as dificuldades e aprova. No Brasil o Lule vai estragando o que presta e para os canhoteiros está tudo bem...

    Responda
    1. Nestor Bercovich

      Na Argentina dos último 20 anos teve governos de centro esquerda e também de direita (Macri). Milei não está consertando nenhum dos fatores que levaram à decadência da economia argentina, apenas conseguiu baixar a inflação com um violento corte nos gastos públicos e na renda dos aposentados como eu. O presente é de terror e o final do film será ainda pior.

    2. Paulo César de Oliveira

      De fato. A bolsa argentina subiu mais de cem por cento no ano passado. Em dólar.

    3. julio alves

      Vá lá para ver o maior índice de desemprego e pobreza dos últimos vinte e cinco anos!

    4. Felipe Macedo

      Vai pra lá, patriota. Já que é tudo uma maravilha. Viralatismo reina heim?!

  3. Felipe Macedo

    Pessimismo criado artificialmente, seja com as fake news do gabinete da extrema direita, seja com a grande mídia errando suas previsões com os "especialistas". Na prática a economia está indo muito bem. Lula só faz um governo pior se comparado com ele mesmo. Contra os outros dá show

    Responda
    1. José Sovierzoski

      Não quis dizer Fake News do IBGE do Pochmann? Será que a greve dos servidores do IBGE, não era por não poderem divulgar os números?

  4. Rives Passos

    VTF, a pena de André Esteves é caterva.

    Responda
  5. Olavo Cardoso Jr

    É inacreditável q num Estado desse tamanho, não haja despesa pra cortar sem atingir programa social. Isso é impossível. Quem não aceita cortes são setores privilegiados do Estado: funcionalismo e grupos q recebem benefícios fiscais os mais variados. Cortar gastos sociais é covardia política desse governo q está aí desde dois mil e três, e só faz o Estado inchar e estatais darem prejuízo.

    Responda
  6. Rives Passos

    É a velha udn de volta. A República Velha de volta. Vocês vão fazer ressurgir algo como o tenentismo novamente.

    Responda
  7. Rives Passos

    Tanto lá como aqui a mídia mantida pelo rentismo nacional e internacional tenta induzir a população a.. Vle a ser pago de juros em vinte e cinco. Hum trilhão de reais. É tirado do prato, da educação, saúde e remédios dos aposentados. Tem vergonha de bancar essa bandeira, não, VTF?

    Responda
  8. SA amoULO L FARIA

    E quanto a Argentina, não é difícil entender. Após ser um dos países mais ricos e prósperos do mundo no início do século passado, foram lentamente, com o populismo de vários governos corruptos, caminhando para a miséria de grande parte da população. Então, chega um louco, com sua motosserra e faz o que prometeu, um corte abrupto nas despesas estatais. Ele disse que o custo social do ajuste seria grande, mas que ao final, o país emergiria novamente. Acreditaram e apoiam.

    Responda
  9. Celia Regina Resende

    O mercado gosta da população na miséria e alguns privilegiados de bolso cheio, a mídia ajuda a percepção negativa. É notícia o crescimento da venda de carros nos últimos meses, mas a FSP quer miséria e Melei de herói!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Nosso consolo é ver que o pobre brasileiro está comendo picanha argentina.

  10. Nelson Maria de França

    Ih, o colunista será massacrado pela esquerda-posto-9.

    Responda
  11. SA amoULO L FARIA

    Nada como uma estatística para contar uma meia verdade, não é. Sim, vemos que há um deslocamento entre os índices oficiais e que o povo sofrido desse Brasil vê nas ruas. Pleno emprego? Pode ser, mas qual emprego? Qual salário? Inflação controlada? Mas toda semana o supermercado me surpreende. E nas ruas vemos o aumento da miséria e violência. Tivemos nesse ano o recorde histórico de pessoas em favelas. Eu queria muito ver esse mundo cor de rosa, mas está difícil.

    Responda
  12. Bruno Sebastião Neto

    Acho que esse sujeito escreve certos artigos só para prov ocar ,porque o Brasil que ele vive não é o Brasil que eu vivo ,os números da economia são fantásticos "incontestes" Lógico precisa ajustes ,mais dizer que o Brasil estar no fundo do poço , é coisa de Bolsona rista psic opata ,daqueles que só um mani cômio resolve, e olhe lá ?

    Responda
    1. Cesar Costa

      Acho que você se confundiu, ele não disse que o Brasil esta6 no fundo do poço, pelo contrário, se diz surpreso por haver pessoas pessimistas diante de bons números. Ou eu perdi alguma coisa?

  13. Paulo Augusto

    PIB crescendo continuamente, superávit na conta, inflação controlada, desemprego no mínimo e investimentos chegando. Saiam do fantástico mundo de bozo do zap e veja a realidade.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Não adianta, Paulo. Negacionistas irão negar. Grande mídia e extrema direita servem aos interesses dos mesmos senhores e não da maioria do povo brasileiro. Com as crises que eles mesmos fabricam eles lucram mais, cada um a sua forma.

  14. Donizete Martins

    Aqui em baixo,nas ruas,curticos e vielas, ninguém ver esse percimismo assim como diz a matéria.

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      Espere mudar o gov e cortarem o bolsa fam. para ver se o otimismo continua.

  15. Luiz Gustavo Amorim

    Ora: o que o articulista fez foi destrinchar criticamente e com dados os paradoxos de aprovações lá e cá - e a turma achou que ele o fez endossando essas contradições? Interpretação de texto, um estudo de caso.

    Responda
  16. EDMUNDO NASCIMENTO

    lula e sua trupe amestrada segue afundando o Brasil, enquanto isto o gado petista segue aplaudindo os malfeitos como fez nos ultimos 30 anos !

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Quer de volta o teu minto bozogenocida? Quer ter o prazer de ver o país afundando de verdade, não é mesmo?

    2. Rodrigo Flexa

      Anda tomando muita cloroquina, tenha cuidado, ela provoca alucinações.

    3. Paulo Augusto

      PIB crescendo continuamente, superávit na conta, inflação controlada, desemprego no mínimo e investimentos chegando. Saia do fantástico mundo de bozo do zap e veja a realidade.

  17. João Leite Leite

    A pobreza reduziu no Brasil? O que se vê é que aumentou muito. Por onde se anda encontra pessoas dormindo nas ruas. Os empregos que estão surgindo o salario não passa de R$1.800,00. Insuficiente para o trabalhador viver. A cada ano que passa milhares de trabalhadores cai na pobreza. Pobreza não se combate com distribuição de merrecas. Combate com investimento em projetos de desenvolvimentos econômicos para gerar riquezas e empregos com bons salários.

    Responda
    1. Francisco Filho

      Meu amigo, uma percepção pessoal não pode ser maior que os indicadores econômicos. Melhor voltar a assistir à novela das 8. É o que cabe aí nesse córtex.

  18. Fernando Alves

    Economia em frangalhos na Argentina, mas os parasitas do mercado vivem elogiando ele, que nem o bon-vivant que tinha ressuscitado o Manhattan Connection, era fã do Milei, só fala nele apaixonado. É isso que eles querem no Brasil, acabar com o orçamento, direcionar todo o dinheiro para bancos e transformar o país novamente em capitanias hereditárias, mas dessa vez sob comando dos banqueiros, que vão morar nos EUA ou Europa e sugam tudo do país.

    Responda
  19. MARCO ANTONIO POLISELI

    Vini deve ser vegano e só anda de bike

    Responda
  20. jose camargo

    Mais um comentário censurado pelos "democratas" da FSP. Por que será que a verdade incomoda tanto?

    Responda
  21. frederico barbosa

    Inveja do Milei

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Não exagere na cloroquina, ela provoca alucinações.

    2. Rives Passos

      Cruza a fronteira

    3. Marcelo Fernandes

      Inveja de um sociopata?

  22. WAGNER MARQUES

    Não é só ir no supermercado para entender o pessimismo ?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Supermercado lotado em fim de ano. Os soldadinhos do PL foram instruídos a falar do supermercado.

  23. Gilberto Rosa

    As pessoas vivem em bolhas da internet, onde as percepções são distorcidas ao extremo, essas manipulações diárias da golpista folha contra o governo Lula, são fichinha perto do que ocorre no mundo das fake news. Os tolos não são todos, mas o suficiente para decidir eleições. Sem regulação da internet e seus Musks e Zukembergs, fica difícil.

    Responda
  24. Ivo Ferreira

    O pessoal que comenta não sabe interpretar texto. O cidadão falou que a coisa no Brasil tá melhor e na Argentina tá um tremendo arrocho. No entanto, segundo as pesquisas, o pessoal de lá tá mais animado do que o daqui. Vá entender...

    Responda
    1. Francisco Filho

      Nem toda pesquisa corresponde à realidade. Ainda mais desse tipo, mais comportamental que de opinião de eleitor.

    2. Bento Brito Teixeira

      Animado ou resignado?

  25. carlos campos

    Este é um colunista de opinião, tem a opinião de seus patrões, para os quais faz até malabarismo pra fazer crer q a economia sob millei é um sucesso ,mesmo com tantos miseráveis surgindo e a de Lula, reprovável, mesmo c/taxa de desemprego baixa, nivel de pobreza ínfima, PIB elevado e o país se tornando a 8a economia do mundo. Nada + fez do q passar a visão do mercado, como se fosse da maioria da população brasileira e a do mercado como se fosse da maioria do povo argentino.

    Responda
  26. Rodrigo Flexa

    E o pior, o colunista, do alto do seu elevado padrão de vida, achando lindo o povo da Argentina passar por um arrocho brutal, com tudo para dar errado. É a mentalidade escravocrata da Folha e de seus jornalistas comprados para falar o que os Frias mandam.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Isso . Arrocho salarial para os pobres sempre foi o remédio , segundo a visão do colunista e sua turma !!!

  27. JORGE CESAR BRUNO

    Parece que a FSP tirou o dia para atacar o governo, estou errado? A orquestração das matérias me dão essa nítida impressão! Enfim...

    Responda
    1. alonso barros

      O dia ? Tirou os dois últimos anos e continuara nos próximos seis . E o que a Folha faz desde a eleição de Lula , principalmente na Economia .

    2. carlos campos

      Discordo Jorge, a folha não tirou o dia para atacar o governo, tirou os últimos dois anos, saudosa da política econômica do (des)governo bozo e seu crush, pauloguedes, aquele q falou q filho de porteiro não pode ir pra universidade e doméstica não pode ir pra Disney.

  28. Rodrigo Flexa

    Cara, do que esse senhor fala, a própria grande mídia registrou o forte movimento de Natal, acima do esperado, explosão de venda de carros, PIB em alta, desemprego em baixa, e mais de 50 milhões viajando - vocês são inimigos do povo brasileiro.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O novo mantra é que economia movimentada é ruim. Daqui a pouco vão pedir prow governadores da direita fecharem os comércios para ver se o consumo cai.

  29. José Nilson Gregolis

    Esse jornal não pública a verdadeira opinião do assinante, pública aquilo que favorece a esse governo , pensando na fatura no mês.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Zé Nilson. Se êsse jornal publicasse a verdadeira opinião da maioria dos seus assinantes, apoiaria os programas de defesa social e não a defesa ferrenha dos rentistas "farilimers".

  30. Bruno vasconcelos

    Lula vencerá 10 vezes, se 10 vezes se candidatar. Lula elege quem ele quiser. Por favor não se ofendam, podem bater, chiar…Lula é uma Lenda viva. Como Lula fala muito e fala bem a guerra de fakes não pega, então vamos falar todo dia que a economia vai mal, que o Brasil vai quebrar que uma hora pega!

    Responda
  31. alonso barros

    Não passa vergonha Vinícius . Coluna mandada já é o seu repertório . Só a Faria Lima acredita .

    Responda
  32. José Nilson Gregolis

    Pensa bem. Um governo que só pensa em arrecadar. O trabalhador com seu suor que ganha aproximadamente 6500 reais paga 27.5% na fonte de imposto de renda, agora não contente vão vasculhar as contas através da receita o Pix e o cartão de crédito. Esperar o que desse desgoverno. Não entendo ainda como tem fanáticos que ainda defendem

    Responda
    1. Francisco Filho

      Ué, o não fanático aí acha ruim não ter controle sobre gastos na Receita? Bonito é sonegar e se gabar? Francamente, melhor parar de se informar no grupo de zap das titias da família.

  33. José Nilson Gregolis

    Pensa bem. Um governo que só pensa em arrecadar. O trabalhador com seu suor que ganha aproximadamente 6500 reais paga 27.5% na fonte de imposto de renda, agora não contente vão vasculhar as contas através da receita o Pix e o cartão de crédito. Esperar o que desse desgoverno. Não entendo ainda como tem fanáticos que ainda defendem

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas, se como o governo quer, o Congresso elevar o valor isento de IR para 5 mil esse indivíduo que ganha seis mil e quinhentos reais será muito beneficiado. Ou não? Já pensou nisso?

  34. Josefina A Martins

    O brasileiro está empregado , com dinheiro no bolso, comendo melhor , indo à praia , mas infelizmente está mentalmente contaminado pelo ódio , pelas fake news , pela distopia pregada diariamente pelos grupos saudosos da ditadura, do patriarcado , da senzala ...não tente entender do ponto de vista econômico, é necessário ter visão sociólogica e psicossocial para entender o atual momento que vivemos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Verdade. Sofremos uma guerra híbrida, com distorções da percepção da realidade pelas redes sociais, cada vez mais eficientes.

  35. Raymundo Itareru

    o mercado poderia se unir a imprensa e lançar um candidato com as mesmas propostas desse su jeito da Argentina, mas tem que falar no palanque, não sejam covardes para fazer depois de eleito

    Responda
  36. José Davi

    No jogo político é sempre bom saber que hoje os inimigos do Brasil estão na Faria Lima, especuladores, aplicadores e rentista, gente que ganha com os juros abusivos e sempre aposta contra o desenvolvimento social do país. O trio Tebet, Haddad, Alckmin deu certo, vamos de que barro é feito o Galipolo. A imprensa neoliberal vai continuar com sua campanha tosca e ideológica.

    Responda
  37. Ricardo dos Reis Silveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Raymundo Itareru

      cala a boca muuuu

  38. TIAGO SILVA

    Sim...todo dia a imprensa paulista consegue transformar uma notícia boa da economia em negativa... cria narrativas pra enfraquecer e favorecer um outsider... favorecer o Tarcísio. Lula deu isenção do IR o mercado e folha veio abaixo. Tarcísio deu isenção do IPVA para carro de rico...não li nenhuma manchete ou editorial revoltado... ou mesmo o mercado. A questão aqui é partidária, é a ideologia mesmo... fazem campanha mascarada de notícias.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      O problema é exatamente esse. O Taxad que deveria anunciar o esperado ajuste fiscal, apenas anunciou a isenção do IR para 2026 (ano eleitoral) e sequer mandou a MP para o congresso, onde se sabe, essa medida não passa, pois o governo de coalizão com centrão nos ministérios, não tem articulação política e perde a credibilidade rapidamente. Temos uma crise de confiança fabricada por esse governo.

    2. Bento Brito Teixeira

      A campanha nem é mascarada, é descarada.

  39. TIAGO SILVA

    Sim...todo dia a imprensa paulista consegue transformar uma notícia boa da economia em negativa... cria narrativas pra enfraquecer e favorecer um outsider... favorecer o Tarcísio. Lula deu isenção do IR o mercado e folha veio abaixo. Tarcísio deu isenção do IPVA para carro de rico...não li nenhuma manchete ou editorial revoltado... ou o mercado transtornado. A questão aqui é a perseguição partidária, é a ideologia mesmo...

    Responda
  40. Ricardo bento terres

    COMPARAR O BRASIL À ARGENTINA HOJE EM DIA É VER VIRTUDES NA ARGENTINA MOSTRA O GOLPISMO DA FALHA DE SP

    Responda
  41. Ettore Fellini

    Ler esta FSP é um exercício ,uma forma de saber o quanto há de falta de noção , tanto em quem escreve ,quanto nas várias postagens . Não leio o que respondem para mim .

    Responda
  42. Vera Queiroz

    Essa elite grotesca está meio histérica e descontrolada com os bons ventos do governo Lula 3, quer que dê errado na marra, mas vai ter que nos engolir - ou chamar o trump.

    Responda
  43. Fernando Palhares

    Não acredito nas propostas do Milei. Porém, se tem uma coisa que não se pode critca-lo é de ser verdadeiro durante o processo eleitoral: arUocho e pobreza. Se tivermos no país pessoas com a sinceridade do Milei como o mercado quer, que se apresentem, quero ver é ter o respaldo das urnas...

    Responda
  44. Ettore Fellini

    O país é muito conservador , religioso , atrasado em todos os campos que se olhe .Ciência , artes, mídias, infraestrutura, Ensino , esportes , etc .Talvez por sermos tão ridiculamente pobres que se tem o sonho de um Brasil grande. Se compararmos esta FSP com qualquer jornal americano ou europeu dá tristeza de tanta pobreza.

    Responda
  45. Ettore Fellini

    Por um lado mídias bombardeando diariamente que o governo é gastador e o dólar e a inflação sobem por isto.De outro lado pastores reacionários bombardeando suas manadas com críticas ao governo E por outro lado um governo que quer agradar pobres , remediados , elites , políticos corruptos (estes para conseguir governabilidade) .É uma maquina de insatisfação .Apesar de nas pesquisas os indivíduos acharem que suas vidas melhoraram mas quando avaliam o governo são pessimistas.

    Responda
  46. jose prado

    A militâncias bolsanaristas nas redes sociais conseguem apagar a base de comparação! A incompetência petista nesse setor ajuda! Os velhinhos do pt não largam o osso! Vão perder a próxima eleição!

    Responda
  47. Ettore Fellini

    Outro paradoxo ,e talvez o mais importante ,é que quanto mais se melhora as condições de vida da população pobre e classes médias mais elas votam nas direitas .Isto está acontecendo no mundo todo e principalmente no Brasil .A economia brasileira está muito bem . O índice de desemprego diminuiu.O dólar subiu no final do ano e uma das razões é o ótimo resultados das multi.Levando moeda para fora.Governos distributivistas melhoram a pobreza mas não a desigualdade.

    Responda
  48. jose prado

    A militâncias bolsanaristas bnas redes sociais conseguem apagar a base de comparação! A incompetência petista besse setor ajuda! Os velhinhos do pt não lasrgam o osso! Vão perder a próxima eleição!

    Responda
  49. Antônio João da da Silva

    Os analistas bateram tanto espuma que elevaram a taxa de câmbio e a Selic, artificialmente, sem amparo na economia real. Com absoluta normalidade da demanda agregada, alimentos, energia e emprego sem pressões, a inflação provém do câmbio elevado e da taxa de juros, esta altamente inflacionária no curtíssimo prazo. E agora, Torres?

    Responda
  50. Ettore Fellini

    Existem vários paradoxos que mentes lineares não conseguem captar . O primeiro é porque a situação na argentina está piorando para os pobres e a avaliação do governo melhora? .A pobreza na argentina tem aumentado e a riqueza das elites também ,e são estas que fazem prevalecer suas opiniões,portanto as avaliações do governo melhoram.Sergundo pq os pobres estão doutrinados por religiões que os culpam por suas desgraças.

    Responda