Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Glenn, prezado, não me parece que você tenha qualquer motivação para ficar lendo cá as contraditas de seus leitores. Enfim, caso exista e seja posta em prática, há um ditado de preciosa valia a ser considerado: "não seja mais realista do que o rei". Não há porque defender, de modo tão rigorosamente democrático, o combate à contra-democracia. Esta, para muito além do seu ritual eleitoral, mantém-se ativa e surpreendentemente forte; é necessário o cuidado de não abrir as pernas.

    Responda
  2. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Gringo, vai cuidar da tua Suprema Corte! Principalmente em face da pusilanimidade e condescendência para com o biltre que abocanhou, de novo, a presidência por lá, apesar de já ostentar a condição de criminoso condenado! No que concerne ao fortalecimento da Democracia, você não está somando nem lá, muito menos aqui!

    Responda
  3. MATEUS RAMOS BRUNO

    A questão aqui é que a grave ameaça, q vc descreve no 2o parág como algo usado maldosamente para obter poder, realmente aconteceu. A tentativa de auto-golpe está mais do que escancarada. Vc está cego pela busca indiscriminada de free speech q não ve o risco. Veja o q Musk tem feito ultimamente na política britanica. Já treasure com o Farage!!!

    Responda
  4. ARRUDA LIMA E SILVA

    Gleen, você ainda tem marca na cara das bofetadas aplicadas pelo teu amigo democrata, Augusto Nunes, em plana bancada da jovem panos ? Tempos difíceis aqueles heim ?

    Responda
  5. Bruno Sebastião Neto

    Quando voçê estiver na cad eia também !

    Responda
  6. roberto cardoso

    O STF deveria concluir o inquérito do jeito que está. Caso surjam nós indícios, fazer outras investigações. Sim. É o único erro não encerrar esse inquérito.

    Responda
  7. elcio matos

    Pois é, mesmo o Xandão sendo o "ditador" atacado por tantos, inclusive o articulista dessa matéria, contra a "liberdade de expressão", as fakenews continuam a pleno vapor.

    Responda
  8. Fernando Alves

    Tem que ser quando desmontar o esquema das fake news, prendendo os chefes. O esquema continua a todo vapor, basta ver a turminha apoiando o Glenn, pois são todos bolsonaristas que fazem parte do esquema de repetir diariamente fake news distribuídas nos grupos de zap comandados por partidos, que eles fazem parte. Nunca se viu em qualquer lugar do mundo a solução proposta pelo Glenn: encerrar um inquérito porque os acusados cansaram dele e querem cometer crimes sem serem investigados.

    Responda
  9. Antonio Carlos Zava

    Enquanto as decisões de Alexandre de Moraes estiverem sendo referendadas pelo pleno do STF, segue o jogo. Os caras que reclamam de censura são os mesmos que planejaram MATAR adversários e membros do tribunal. Que liberdade é essa que se deseja?

    Responda
  10. João Silva

    Acho que vai até prender o mandante do golpe.

    Responda
  11. Geraldo Soares

    E você nem mencionou a instabilidade política e social que esse cenário provoca, a qual é utilizada como desculpa para a perpetração da repressão... É um vórtice destrutivo que se retroalimenta, e a verdade é que, a despeito de todas as promessas quebradas, não sabemos como poderá ser parado.

    Responda
  12. Domingos dos Santos

    Muito bem, colunista! Direto e certeiro!

    Responda
  13. George Cunha

    O senador Papatine tornou-se imperador por meio de uma situação de emergência, com poderes especiais. Nesta história estou curioso para saber: que é o Jar Jar Binks da República Brasileira?

    Responda
  14. Rodrigo Jacobauskas

    Entre o tiroteio de direita esquerda, apareceu alguém lúcido que consegue enxergar.

    Responda
  15. José Pedrosa

    Glenn, entenda: a constituição americana é diferente da brasileira. Não adianta querer aplicar as leis de lá aqui, igual você e o seu amigo Elon Musk querem.

    Responda
  16. ANTONIO CAMARAO

    Esse daí virou a casaca, por que será?

    Responda
  17. Marco A Moreira

    Excelente artigo, aguardamos o restante das mensagens entre os assessores do ministro Moraes. Cada vez mais o STF afunda em direção ao abismo - perante a opinião pública perde a consideração que já teve enquanto a constituição é deixada de lado! O STF é motivo de artigos em importantes publicações internacionais , onde o autoritarismo e a censura são escancaradas ao mundo e somado a tentativa de golpe voltamos a ser vistos como uma republiqueta das bananas.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Lula condenado por 09 juízes, Dilma crime de responsabilidade. Juiz Moraes: relator de processo onde é vítima, censura prévia, uso criativo de provas ao censurar uma publicação, acusação e prisão de réu acusando-o de ter se ausentado do País -sem ter sido, punição de empresa indevidamente, coerção de acusado de ter vazado mensagens comprometedoras - em vez de verificar a veracidade, prisão preventiva de réu sem base etc.

    2. manuel rodrigues

      mú... kmm...

    3. Ernesto Pichler

      Cite algum caso em que o STF feriu a Constituição. Quando permitiu a prisão ilegal de Lula, por algum tempo? Quando permitiu o golpe contra Dilma? Quando permitiu a extradição de Olga Benario?

  18. Gino Ribas Meneghitti

    O título deveria ser: por quê os responsáveis pelas fakenews não foram, ainda, devidanente julgados e punidos? Super poderes é você se utilizar de um veículo de comunicação para ludibriar, iludir e distorcer os fatos e acontecimentos que culminaram na vitoria presidencial da mentira e da leviandade.

    Responda
  19. MARIA F LUPORINI

    Por que o STF deveria encerrar o inquérito das fake news, se estas continuam a todo vapor? O STF só deve promessas à sociedade e à democracia. Não deve promessas a mais ninguém. Após ter salvado o Brasil da farsa da Lava-jato, Glenn se rendeu à Trump e à Musk e passou a lutar para deixar o mundo um lugar pior. Pense nos seus dois filhos, Glenn.

    Responda
  20. Sérgio Sayeg

    Glenn, outrora um jornalista de respeito, rendeu-se ao canto do cisne da "liberdade de expressão irrestrita", pauta dos extremistas, os mesmos que paradoxalmente defendem a ditadura e o fim das liberdades democráticas. Glenn, vá lamber as botas do Trump e do Musk.

    Responda
  21. Tito Bernardi

    Glenn prometeu publicar uma série inteira de reportagens sobre diálogos de juízes e funcionários do TSE ("seja criativo"). Por motivos desconhecidos, depois da publicação da primeira reportagem, o assunto sumiu das páginas desse importante diário paulistano. O que teria acontecido?

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Ou foi silenciado.

    2. Fernando Alves

      O que aconteceu é que ele não tinha nada

    3. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Fogo de palha?

  22. Ivo Broeing

    Somente quando o toffoli tiver liberado todos os corruptos confessos petralhas os quais sao defendidos pelo escritorio de sua propria esposa srsrsr , ai o xandao nao vai mais precisar censurar e calar todas as criticas como fez com a reportagem do amigo do amigo de meu pai sobre o tofoli da revista cruzoe , que foi o motivo da criação do inquérito no passado.

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A tentativa de golpe nos EUA completou quatro anos. Quem foi preso vai ser anistiado dia vinte e um.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Da mesma forma como os corruptos da Lava Jato, graças ao espúrio STF, estão todos soltos, felizes e com o dinheiro obtido dos crimes praticados.

  24. Wellington da Silva

    Tenho crise de risos com as patacoadas do jornalismo da FSP. Mesmo que os colunistas sejam ferrenho militante na defesa dos interesses burgueses, se disfarçam sob a égide do "jornalismo imparcial" - como se a "imparcialidade" fosse algo inofensivo e não o discurso usado para manter a alienação social.

    Responda
  25. Wellington da Silva

    volta pro eua

    Responda
  26. manuel rodrigues

    matéria bom ao gôsto da h da iada. eles até conseguem ler e entender, pois o texto foi feito para eles mesmo.

    Responda
  27. Gustavo Michelin

    Passou da hora de investigar o STF. Os cidadãos querem saber o que está por trás da anistia à corruptos, traficantes e criminosos endinheirados

    Responda
  28. Marcos Correia

    O inquérito de Mariele demorou 7 anos. Foi muito? Acho que não. A obstrução impediu a conclusão. O mesmo ocorre com o inquérito das fakenews. Aínda há muito a descobrir. Quem financia o esquema? A quem benefícia? Quem comanda? Qual a ligação com a tentativa de golpe?

    Responda
    1. José Cardoso

      O inquérito da Mariele não foi conduzido por um juiz do STF, mas pela PF. Aliás, assim como o inquérito sobre a tentativa de golpe. A crítica do colunista é sobre o inquérito sem fim das fake-news.

  29. bagdassar minassian

    ... as expectativas dos prós e dos contras, bem estruturados e apoiados, somente podem ser 'enfrentados' por 'provas robustas'. Qualquer fissura é desmanchar a pirâmide de latas de ervilhas tirando uma da base. E por que e para que tanta pressa na decisão? Fornecer argumentos para o debate seria uma boa.

    Responda
  30. Diego Rodrigues

    Nem li, confesso, peguei ranço do Glenn e seu teclado de uma tecla só. Só queria perguntar isso: Gleen, já se manifestou sobre a censura privada do sr. Elon musk que anda banindo a torto e à direito seus críticos no X? Alguma defesa à "liberdade de expressão" nesses casos?

    Responda
  31. alonso barros

    Glen , Que um dia foi um repórter investigativo com relevância, se tornou esta figura patética que é hoje. Parece que ele esqueceu o país em que morou, onde dividiu uma vida com um legítimo democrata que nos deixou tragicamente. Triste .

    Responda
  32. DANIEL BRANDAO

    Como dizia Hannah Arendt, nenhum poder, ainda que tirânico, subsiste sem uma rede de apoio. A rede de apoio desse regime de exceção se consolidou com os signatários daquela ridícula Carta em Defesa da Democracia, feita no Largo de São Franciso.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Regime de exceção foi a ditadura dos milicos de 64. Hoje a Constituição é defendida por um STF democrata contra o bozofachismo.

  33. Djan Zanchi da Silva

    O que esse jornalista queria? Que fizéssemos que nem na terra dele, onde o homem laranja incentivou algo nunca imaginado por lá e ainda saiu impune?

    Responda
  34. José Cardoso

    O Glenn prestou um desserviço à lei quando ajudou a enfraquecer a lava jato. Mas deve-se reconhecer sua coerência no ideário liberal de exigir sempre o respeito à formalidade jurídica. O inquérito das fake news é uma excrecência nesse aspecto. Mas a existência de inimigos reais ou imaginários sempre pode ser usado para justificar medidas desse tipo.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Devia ter escondido as conversas do desmoronado e caterva ?

    2. Marcos Correia

      O inquérito das fakenews impediu a proliferação de notícias falsas. Excrescência é alguém usar o termo "excrecência", sem saber o que significa. Aprenda a escrever para criticar.

  35. Vital Romaneli Penha

    Excelente artigo. Defesa de democracia é isto,Reinaldo Azevedo.

    Responda
  36. Hamilton Octavio de Souza

    Desde que Toffoli nomeou Moraes relator do inquérito ilegal das fakenews, há mais de 5 anos, com base no regulamento interno do STF, para impedir veiculação de críticas e denúncias contra ministros, ficou claro que Moraes não teve constrangimento nem escrúpulos para assumir o papel de cão de guarda da corte, usar a truculência verbal e jurídica para combater os fantasmas dos ministros. Daí concentrar o “trabalho sujo” que os outros ministros evitam colocar as mãos. O STF é vergonha nacional.

    Responda
    1. Hamilton Octavio de Souza

      Neli, sinto informar que nesse caso o ex-presidente do STF não fez sorteio, fez indicação pessoal do Moraes para relator. Já completou cinco anos e o "inquérito" continua em andamento, sem conclusão. Era para apurar as críticas aos ministros do STF. Pesquisa e verás que a anomalia existiu sim. Os demais ministros do STF fazem parte do "pacto" entre eles de não agressão e não revelão dos absurdos processuais. Até parece tribunal de exceção ou de autoproteção.

    2. neli faria

      Nenhum ministro nomeia o outro! É por sorteio! Vergonha nacional foram as mais de setecentas mil mortes por Covid, enquanto o velhote adolescente instigava o povo a se aglomerar e andar sem máscaras. Graças ao trabalho do Governador Dória e do STF não morreram mais brasileiros! E a Dória se vê vacina porque se dependesse das Autoridades omissas outra teria sido a sina.

  37. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha joga pipoca e os zumbis do circo de horrores da bozorreia saem lepidos das tocas para guinchar

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Sim, todo domingo toca o apito de cachor ro aqui na fsp e a ma tilha bolsominion não perde a oportunidade de sair do esgoto.

  38. NACIB HETTI

    O Xandão entende de Política mais do que do Direito. Enquanto em aberto o inquérito das fake news mantém a oposição na defesa.

    Responda
  39. Edson José Neves Júnior

    A máxima segundo a qual todo liberal se converte em fascista encontra amparo em Glenn Greenwald. Aqui temos mais uma prova do moralismo libertário que, gradualmente, passa a condenar governos e instituições que combatem o autoritarismo. Lamentável.

    Responda
  40. César A C Sanchez

    Estou sem entender, lulopetistas criticando Glenn??? Logo ele, herói dos sabujos que, com o site "The Intercept" e ajudado por hackers e escutas ilegais praticamente sacramentou a "descondenação" do regente do Mensalão e do Petrolão? Moro e procuradores foram amadores na abordagem, considerando o sistema judiciário capenga que temos. O que é um apartamentinho e um sitiozinho comparado aos bilhões surrupiados nos esquemas lulopetistas com o centrão e empresários corruptos?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Pessoas livres de pensamento não têm amarras mentais e sujeitos X ou y. Glenn votou no Trump, esqueceu de sua luta por um mundo melhor.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entenda que o lulopetismo se movimenta, invariavelmente, sob astuta conveniência. Já o bozoplanismo, por chucro que é, late ao vento.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Normal vc não entender, pobre de direita não foi feito pra isso.

  41. Franco Oliveira

    Pois é Glenn, a situação não é das melhores, mas muitos brasileiros acham mais aceitável os poderes ilimitados de Moraes no que se refere ao inquérito das fake news do que os poderes ilimitados em todas as dimensões da vida de uma ditadura imposta por extremista como Bolsonaro, por exemplo. Escolher suscita renúncias e nesse caso me parece aceitável!

    Responda
  42. Ismael de Carvalho

    Ainda bem que existem pessoas como o Verdevaldo que saem da capital do império como verdadeiros missionários para levar o narcisista "evangelho" da belica democracia ianque aos povos pagãos de línguas estranhas nos longínquos da terra..

    Responda
  43. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Excelente artigo. Creio que o melhor do ano até agora.

    Responda
  44. max ribas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. renan cepeda

      Aqui também é terra dele. Foi casado e tem filhos, paga impostos, dá emprego e colaborou com suas denúncias para que a justiça prevalecesse em diversos casos de interesse nacional.

    2. paul constantinides

      No seja xenófabo.

  45. Carlos Victor Muzzi Filho

    O “bolsonarista” do Glenn não entende como é difícil defender a democracia… Também, não estava por aqui em 1968, nem conhece bem a história do Brasil. Se conhecesse, saberia que a democracia não consegue se defender sozinha. Ela sempre precisa de um AI-5, ou um Inquérito “Erga Omnes” e “Sine Die”, para ser protegida…

    Responda
  46. Wil Leon

    Lawfare. O STF fazendo uso da 'Lei' para finalidades politicas e para perseguição pessoal.

    Responda
  47. Djalma de Almeida

    Prendam o inelegível,causador do caos e tentativa de golpe no país!

    Responda
  48. jose luiz de castro

    STF virou a casa da Suprema Inquisição Brasileira. E o Inquisidor-Mor todos sabem quem é. Obs.: Não esperem que os canhoteiros saibam o que foi a Inquisição....

    Responda
  49. jose camargo

    Tudo vai depender do fator Mike Benz.Na entrevista dada a Joe Rogan,ele não deixa pedra sobre pedra.E graças a ela,hoje sabemos quem esteve,durante todo esse tempo, dando suporte ao autoritarismo do STF/TSE.Segundo a denúncia tudo começou 15 dias após a eleição de Bolsonaro em 2018.A entrevista é demolidora e tão assustadora que,no final dela,mereceu até uma espécie de "Minha Nossa" do entrevistador.As revelações são gravíssimas e,no contexto,o STF é apenas um pau mandado de algo muito maior.

    Responda
  50. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Concordo. Passou da hora de finalizar, com respostas eficientes, o inquérito das Mentiras (fake news é estrangeirismo não necessário)! Precisamos de ações reais que coíbam essa prática. Chega de mentiras!!!

    Responda