-
Alexandre Marcos Pereira
Bianconi, grato pelo comentário. O populismo de esquerda frequentemente se diferencia do de direita em sua proposta ideológica. O da direita prioriza um nacionalismo excludente e discursos anti-imigrantes. O da esquerda tende a enfatizar a inclusão social, os direitos das minorias e o combate às desigualdades. Nos dias de hoje, a esquerda enfrenta o dilema de adotar ou não estratégias populistas revisadas. A desconfiança em relação às instituições tem levado amplos segmentos ao populismo.
-
MARCIO OLIVEIRA
O texto deu muita volta e não saiu do lugar. A esquerda precisa ir mais fundo do que apenas "se reconectar com a classe trabalhadora". Enquanto continuarem com esse discurso mofado de demonizar o empreendedorismo, entre diversos outro anacronismos, vai ser difícil achar o caminho de vencer nas urnas.
-
elcio matos
Sou de esquerda, então, creio que posso ser crítico à minha ideologia. Hoje, a esquerda brasileira assume unicamente as bandeiras das causas identitárias, não que essas causas não mereçam ser defendidas, mas não creio que devam ser prioritárias. No passado, a esquerda era ligada às lutas trabalhistas e aos menos favorecidos através de sindicatos, das ligas católicas, das artes; hoje, está longe dessa parcela da população. E foi nesse vácuo que a extrema-direita penetrou nesse território.
-
Nilton Silva
Perfeito. Salário maior e jornada de trabalho menor. Quem for contra que mostre a cara e apresente seus argumentos. Se os trabalhadores se unissem numa greve geral e pacífica, a tal elite econômica ia tremer.
-
Felipe Araújo Braga
O ponto em que talvez eu discorde de você, Matheus, seja no fato de que cristãos praticaram e continuam praticando atrocidades, como membros de qualquer religião. A Igreja Católica protegeu os indígenas mas aprovou sim durante a colonização a escravidão africana e sim, os protestantes foram piores nos EUA, pois exterminaram os indígenas. Há muito religioso fazendo coisas perversas é Bolsonaro usou dos evangélicos para tal fim.
-
Felipe Araújo Braga
Matheus Reis Mattos, creio que você seja um católico religioso. Eu sou de esquerda e como boa parte da esquerda sou católico. A esquerda brasileira sempre foi ligada à doutrina social da igreja. Ocorre que a esquerda atual defende sim inclusão das minorias e isso não é satanismo e não ameaça em nada o cristianismo. Já o cristianismo tem sim sido usado pela extrema direita para praticar coisas que Jesus Cristo jamais apoiaria.
-
Matheus Reis Mattos
Sobre o satanismo, eu disse para a esquerda maneirar. Por exemplo, a esquerda poderia explicar a Anita como um produto da indústria da cultura, mas prefere usá-la como exemplo de mulher. Quando o RS sofreu a tragédia com as chuvas, estava acontecendo um show da Madona no RJ. Uma mulher de mais de 60 anos cujo nome significa Nossa Senhora fazendo movimentos sexuais com uma travesti em um palco pago com dinheiro público, e a esquerda trata isso como sendo a verdadeira virtude. Sério mesmo?
-
Felipe Araújo Braga
Matheus, nós podemos até não concordar em tudo, mas eu respeito a sinceridade da sua fé. Eu acredito em Deus, sou cristão e católico e justamente por isso eu sou de esquerda: a esquerda brasileira é sim ligada ao Catolicismo e eu acredito em uma sociedade justa, onde todos sejam incluídos e respeitados e onde todos tenham igualdade. Acho muito difícil de conciliar com o Cristianismo esse capitalismo desenfreado que mantém a desigualdade, a destruição do meio ambiente e defende armas e guerras.
-
Matheus Reis Mattos
É um pouco ingênuo da sua parte associar a esquerda brasileira ao catolicismo quando uma boa parte da esquerda é marxista e, portanto, ateia e materialista. Os marxistas soviéticos fizeram, esses sim, um verdadeiro genocídio de cristãos em todos os lugares onde estenderam seus tentáculos, e sobre isso nada se fala, esse é o genocídio permitido porque os cristãos são um obstáculo ao progressismo em todo mundo.
-
Matheus Reis Mattos
A teologia do cristianismo que defende a superioridade ontológica do bem sobre o mal e a santidade perfeita de Deus contrasta com tantas outras que ensinam a equivalência entre o bem e o mal e um Deus que se confunde com a totalidade do universo e é, portanto, indiferente ao bem e ao mal. O cristianismo é a religião mais nobre que existe na sua defesa de que o bem deve prevalecer sobre o mal.
-
Matheus Reis Mattos
Felipe, eu (ainda) não sou católico, mas eu tenho uma opinião muito favorável do cristianismo na história depois de ter estudado muito o processo de cristianização dos povos, o que eles se tornaram depois da conversão, e todas as distorções anticristãs sobre esse assunto que não são honestas.
-
-
José Cardoso
Nada de novo sob o sol. Os democratas sempre foram intervencionistas. A atual novidade é os republicanos também o serem. Por exemplo: a bandeira protecionista sempre foi democrata. Hoje é identificada com o Trump.
-
Alberto Melis Bianconi
Pois é, o colunista parece querer fazer um paralelismo que não existe. Não foi a esquerda, ou os democratas, que virarou as costas aos Neandertais do meio-oeste americano... aliás, nem sei com certeza se esse é o problem social a que o colunista se refere, nada aqui se diz com clareza. Quem deixou aquele público para traz foi a globalização, a qual republicanos e o establishment democrata julgavam positiva. E se for isso, continua sendo a economia estu(autocensura).
-
-
Alberto Melis Bianconi
Populista é o termo que as zelites gosta de usar para qualificar os políticos programas de que não gostam. Um dos maiores méritos da democracia, essa coisa surpreendente que é o voto universal, é manter uma distância de segurança entre as zelites e o poder. Vez ou outra, é eleito um príncipe da sociologia, p.e., mas nada agarante. E o das zelites aqui inclui todas as panelinhas que a compõe. Daí Carville aceitar ser populista, manda o eleitor.
-
Alexandre Marcos Pereira
Historicamente, a esquerda tem, em certos contextos, utilizado estratégias populistas. Exemplos incluem os movimentos de libertação nacional na América Latina, como o peronismo na Argentina, o chavismo na Venezuela e, mais recentemente, governos como os de Lula e Evo Morales. Esses líderes frequentemente combinaram políticas redistributivas e discursos que dividem as sociedades entre o povo trabalhador e as elites exploradoras. Contudo, o populismo de esquerda termina em falência estatal.
-
Alberto Melis Bianconi
E o populismo de direita, leva inevitavelmente à ditadura?
-
-
marcio jose albino
Com tantos economistas e historiadores nos comentários, era para o Brasil ser a Finlândia.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Só que os que estamos aqui só podemos fazer isso comentar. Eu não sou do Copom por exemplo, aliás ainda bem.
-
Alberto Melis Bianconi
Não vi ninguém reivindicar qualquer título acadêmico. E, na Finlândia, até onde eu sei, o voto não está restrito a historiadores ou economistas. Se o sr. Marcio não sente estar preparado para opinar, não precisa chegar atirando. E sugiro que anule seu voto em todas as eleições, para não correr o risco de errar.
-
-
Marenildes Pacheco da Silva
Vejo, ouço e leio muitas opiniões aparentemente fáceis e convincentes de como vencer a direita,me pergunto se a solução parece fácil, porque a esquerda parece está diminuindo? Conivência? Medo? Alguns entrvistados e entrevistadores, apontam até como vencer os paulos marçais, dão ideias de pautas. Os pensantes, precisam chegar nos líderes de esquerda.
-
Alberto Melis Bianconi
Sua avaliação do tamanho da esquerda vem dos cometários na Folha, acredito que sua métrica está enviesada. A política editorial do jornal vem buscando claramente m público de direita.
-
Felipe Araújo Braga
Posso discordar? A esquerda não está diminuindo, apesar dos desafios. A direita fez de tudo: impeachment, tentativa de golpe e mesmo assim Lula está eleito pela terceira vez. Já me disseram que o Brasil hoje é um país de direita, não é! A direita tem força sim, mas nós estamos de esquerda estamos aqui lutando a favor de um projeto social e democrático.
-
-
Jorge Severo
A direita é o câncer da sociedade e a esquerda retrógada a enxaqueca crônica e permanente. A saúde é a social democracia verdadeira.
-
Felipe Araújo Braga
Matheus Reis, eu não sei de qual cristianismo você fala: porque EUA e Brasil são dois países que praticaram abertamente escravidão, genocídio indígena, desigualdade social alarmante, violência com armas sem precedentes, etc. No Brasil temos pastores envolvidos com tráfico e tirando dinheiro de famílias pobres e nos EUA, o que mais se praticou foram guerras (eles explodiram cidades inteiras com bombas atômicas). O pai de família vai no culto de manhã e no bordel à noite. Até Satã fica besta!
-
Matheus Reis Mattos
Marcio, claro. Porque aí você desqualifica a crítica, me condena à morte ou à censura, se fecha na sua lavagem cerebral, e continua acreditando em um monte de distorções.
-
marcio jose albino
Matheus, quanta baboseira, fala que é bolsonarista e de extrema direita e pronto.
-
Matheus Reis Mattos
Nós estamos falando aqui sobre a capacidade da esquerda ganhar eleições e fazer governos bem-sucedidos, e anticristianismo, satanismo, distorção do passado, manipulação de dados sociais para radicalização, educação para a revolução e não para a excelência, censura, perseguição de perspectivas não-esquerdistas, uma elite que se diz esquerdista mas que é mais arrogante que a aristocracia francesa guilhotinada, e engenharia social com esse nível de imposição e megalomania não são o caminho.
-
Matheus Reis Mattos
A última vez que o Brasil teve uma elite cristã no poder foi com a Princesa Isabel, então é projeção de responsabilidade responsabilizar o cristianismo pela desigualdade social do Brasil enquanto desresponsabiliza as pessoas que efetivamente estiveram no poder desde a proclamação da república. São muitas imprecisões históricas espalhadas pela esquerda que impedem uma compreensão realista do Brasil e do Ocidente no geral.
-
Matheus Reis Mattos
Sobre a desigualdade social, violência e as guerras que fizeram e alimentam o império americano, inclusive a 2ª GM, tudo isso foi feito por uma elite ateia e secular. Culpar os cristãos por guerras que os EUA fazem e que beneficiam uma elite materialista e, muitas vezes, anticristã, não faz o menor sentido, porque os cristãos estão na base da sociedade e não no topo.
-
Matheus Reis Mattos
Sobre o genocídio indígena, é possível falar isso sobre o que aconteceu nos EUA, mas na América espanhola e portuguesa é uma interpretação bem enviesada. Os povos indígenas foram conquistados, sim, e você pode ter críticas em relação a qualquer forma de conquista, mas extermínio racial não é a mesma coisa.
-
Felipe Araújo Braga
Outra coisa: tanto no Brasil quanto nos EUA, o discurso conservador quase reacionário não vem da Igreja Católica Romana, e sim do pentecostalismo.
-
Felipe Araújo Braga
Ok Matheus, mas o que estou querendo lhe dizer é que os EUA e em especial o Brasil não se pautam tanto assim pelo Cristianismo como se diz. É muito um uso de fachada. Realmente alguém acha que Trump ou Bolsonaro são religiosos? Hobsbawn mesmo disse que o Brasil Colonial se definia mais pela escravidão e extração de riquezas do que pela religiosidade. Esse discurso conservador contra mulheres e LGBTs, ignora toda estrutura social bastante permissiva: homens que têm mais de uma família por exemplo
-
Matheus Reis Mattos
Por mais que o cristianismo tenha sido usado como justificativa para a escravidão em alguns contextos, essa nunca foi a posição da igreja, sobretudo enquanto ela teve poder político efetivo, coisa que já não era real quando do desenvolvimento ultramarinos dos impérios europeus, governados por monarcas absolutistas que mandavam no clero como bem queriam.
-
Matheus Reis Mattos
A questão da escravidão é demagógica porque não foram apenas cristãos que praticaram a escravidão, todas as outras religiões, culturas e cores de pele também praticaram. No início e durante a idade medieval, o cristianismo era contra a escravidão e o modo de trabalho nos reinos era o da servidão. A escravidão voltou ser praticada na Europa com o desenvolvimento do capitalismo, após a perda da influência política da igreja e a concentração do poder nas mãos dos monarcas absolutistas.
-
Marenildes Pacheco da Silva
Praticaram? Pra mim, praticam.
-
-
Matheus Reis Mattos
Exato. Vocês conseguem governar para a classe média e média baixa? Ou só conseguem deixar os ricos mais ricos enquanto dão migalhas aos miseráveis? E sobre as pautas identitárias, vocês precisam maneirar no satanismo, porque estamos falando sobre os 2 maiores países cristãos do mundo.
-
Matheus Reis Mattos
É claro que não dá pra pedir para a esquerda deixar de ser satanista nesse sentido, mas dá para maneirar nas exibições públicas.
-
Matheus Reis Mattos
O Richard Dawkins, o ateu mais importante do neo-ateísmo, declarou recentemente ser um "cristão cultural". Ele não acredita que o cristianismo seja verdadeiro (ou seja, Jesus não é próprio Deus encarnado do Verbum caro factum est), mas ele quer continuar vivendo em uma sociedade cuja base é cristã por motivos práticos. Não estou falando de satanismo de adoração de Lúcifer, pacto com entidades ou Baphomet como princípio da magia ocidental, mas sim de satanismo cultural.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Mas como maneirar no satanismo? Se alguém é satanista, (brinco com Bakunin que declarou satanaz o primeiro anarquista, pois como o homem criou Deus onepotente precisou criar seu adversário),não é possível maneirar no satanismo. Vai ser satanista hasta la muerte.
-
-
Felipe Araújo Braga
Concordo com o autor. Quem dá vitória para a direita não são as classes abastadas - elas são muito pequenas em número - e sim, as massas do povão pobre de direita. Está cheio de gente aqui em São Paulo que é manicure, trabalhador de app, super precarizado e vota na direita (e ainda fala mal do Nordeste). Precisamos defender melhora nas condições de vida do povo e brigar feio com a direita por isso (dentro da arena institucional), afinal, a direita é contra até que o povo estude!
-
Marenildes Pacheco da Silva
Às vezes penso que quem dá a vitória à direita, é a própria esquerda, porque como aponta a coluna, a esquerda tem que defender pautas, que se a direita quiser questionar, o ônus fica com ela. Acorda esquerda!
-
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Sempre ensino em minha sala de aula que os demonizados populistas foram os que implantaram o pouco que temos de democracia social no continente. Vargas, Peron, Cárdenas, Velasco Alvarado do Peru, ou tentaram como João Goulart.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
De fato a história não é neutra. Discordo de teu ponto devista, pois em nosso continente liberalismo econômico e exclusão social sempre andariam abraçadinhos. Costumo dizer que liberal latino-americano é aquele que diz:"Sou liberal, mas se minha filha engravidasse antes do casamento ou meu filho fosse gay eu não sei o que faria."
-
José Cardoso
A história nunca é neutra. Considerando que continuamos subdesenvolvidos, poderíamos também dizer que as políticas intervencionistas desses líderes atrapalharam nosso desenvolvimento econômico e social.
-
-
Nestor Bercovich
É provável que a contradição entre "a economia vai bem mas as expectativas económicas vão mal", presente nos USA e também no Brasil, se explique em alguma medida pela persistência dos altos preços herdados da pandemia. Mas os dilemas aqui são um pouco diferentes que os que enfrentam os democratas USA, porque as políticas do Lula tem muito mais a ver com as sugeridas pelo Bernie Sanders, no sentido que visam muito claramente uma melhora nas condições de vida populares.
-
Ettore Fellini
Para finalizar Citar esta frase" é a economia blá blá blá" é clichê demais .Já vi umas mil vezes nesta FSP. Émuita pobreza destes jornalistas além de imediatistas tem um repertório muito pobre .Mas enfim estamos no "triste tropico"
-
Ettore Fellini
Quarto argumento...biden travou expensive wars contra o Irã e a Russia .Sim são guerras tercerizadas .Israel é ponta de lança no O.Medio para o dominio americano lá.E a ucrania está tercerizando a guerra contra a Russia ( nem precisa explicar potencias nuclerares não guerreiam entre si).Isto tem causado revolta .Não é a toa que um dos mantras do agente laranja (trump) é acabar a guerra na ucrania em 1 dia e ele tbm não aprova a gastança com israel
-
Marcos Benassi
Poi Zé, caro Bruno, tô achando que a reflexão é por aí mesmo. Até porque a zesquerda tem como "meta geral" a melhoria das condições de vida populares, mas caiu no conto do vigário reaça: a destra, por um lado pautando questões comportamentais muito próprias do conservadorismo, por outro reforçando o blá neolibereba - "neoescravismo uberizado" como empreendedorismo, "gastança do Governo" etc. - tem conseguido obter apoio de um público que acaba por energizar posições contrárias a ele mesmo.
-
Ivo Mutzenberg
A dinâmica social impõe escolhas, às vezes difíceis, mas necessárias e que devem ser tomadas no tempo certo. A redução da jornada de trabalho e o aumento do salário mínimo são as pautas mais visíveis, mas a melhoria do ensino público, em todas as suas variáveis, quer investindo em salários dignos, quer disponibilizando estruturas físicas compatíveis, é a que mais urge e a que tem potencial transformador gigantesco.
-
Felipe Araújo Braga
Justamente é a falta de uma educação pública de qualidade para todos que causa dois grandes problemas: nossa economia improdutiva, sem inovação e a baixa qualidade da mão de obra e a manipulação do povo nas mãos de fundamentalistas religiosos.
-
-
Ettore Fellini
Terceiro que os manés ( osrednecks ,os loosers ..nem nem, os white trash ,como as elites chamam seus pobres ) estão revoltados com o sistema e a face do sistema agora são os democratas .Como foi o agente laranja (trump) na eleição do biden.É uma versão do "Hay governo soy contra". Se jornalistas não fossem tão imediatistas e recuassem suas análises um pouco não cometeriam tantos erros .
-
Ettore Fellini
Segundo os EUA sáo uma plutocracia neoliberal e a alternância de poder entre os 2 partidos não resulta em grandes diferenças na vida diária para a maioria da população . Há melhorias mais expressivas para a população pobre que é na sua maioria imigrante ou descendente de imigrantes recentes.O sistema ,seja qual dos 2 partidos no poder , é uma maquina de produzir bilionários que empregam os "americanos raiz" e são de extrema direita.
-
Ettore Fellini
Primeiro que o partido Democrata em sua maioria não representa a esquerda.Segundo que desta vez não foi a economia , estúpido.Foi xenofobia, foi revolta de manés, foi religião , foi mais do mesmo ( nixon , reagan , g.w. bush ) com roupagem nova, foi aumento de desigualdade apesar de diminuição da pobreza, foram mídias tradicionais e digitais aumentado o sentimento anti sistema que a direita soube aproveitar .A economia esta melhor , a inflação lá sob controle , desemprego caindo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.