Ana Cristina Rosa > Tapa na cara Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O prefeito defendeu o direito de liberdade de expressão. E vocês , democratas, questionam…. Mundo estranho..
O que é direito de liberdade de expressão? É falar de tudo e sobre tudo em qualquer lugar ou deve ter alguma restrição?
Esta é clássica: os autoritários liberticidas usam seu direito à liberdade de expressão para acabar com a Democracia e, em seguida, acabar com tal liberdade, junto com todas as demais. Este é o tipo de golpe "moderno", sem tanques nas ruas. Cabe aos regimes democráticos se protegerem. Este é o assunto deste artigo.
O prefeito apenas defendeu a liberdade de expressão ampla,geral e irrestrita,como é na maior democradia do mundo, onde é permitido até a existência do partido nazista. Ou abraçamos essa tão sonhada liberdade de expressão ou instaure-se logo a censura.Numa democracia de verdade não há outro caminho.
Ana, querida articulista, minha tênue paciência acabou por ser esgotar. Não é que parece haver mais esgoto vazando da Fossa de Pandora do que eu inicialmente imaginei? Havemos de avançar, contudo, nada começa ou termina em um único texto publicado, como você e seus leitores fiéis já sabem.
Os estados do Sul e Sudeste, infelizmente, foram tomados por onda autocrática mentirosa, que a usa a tática da desinformação como tônica, tentando fazer crer que a ditadura foi eficiente e necessária, negando as mortes por tortura e desaparecimentos até hoje não explicados. O MDB esquece que já abrigou Ulisses, que afirmou na promulgação da Constituição "Tenho nojo da ditadura"
Uai, minha cara Ana, tô vendo que o debate aqui cresceu como um pé de feijão de contos de fadas: abaixo de mim, centena e tanto de comentários. Intuo que, em sua maior parte, em prol da da civilidade e da democracia; engulo que, em menor, energizando a barbárie autoritária e violenta. "Nada de novo no front", evidente - e, pra fazer jus ao adágio, demarquemos claramente a questão: é front de luta, da qual não se arreda o pé.
A tirania da esquerdopatia.., vale. Isso mesmo. Não arredamos pé.
..tapa na cara também foi ter que conviver, durante anos, com assassino confesso e terrorista , asilado com com dinheiro público pago com impostos que eu pago, Onde estava a escriba que não viu e não quis ver isso?
Ok meu caro, se não existe sutileza em crimes envolvendo mortes, o assassino asilado e protegido pelo governo da época nunca deveria ter tido a proteção do estado, e então considero que o protetor foi cúmplice do ato realizado pelo assassino asilado.
Não há sutileza no crime, Ary, senão nos processos que levam à extradição. Os crimes, inclusive envolvendo morte, não têm sutileza alguma.
Filho brasileiro ele teve depois de ter sido acolhido pelo presidente porque nem o STF quis saber dessa decisão. Sutileza nós crimes que ele cometeu? Foram crimes contra os opressores ou adversários polÃticos, me esclareça prezado Benassi, por favor!
Ary, prezado, o Batisti foi um sujeito, um caso, que tem suas complexidades - estrangeiro, com filho brasileiro, cujos crimes foram cometidos fora, com extradição dependente de sutilezas. Ditadura, preconceito, opressão, tivemos em abundância, a granel: já basta de tê-las, mas não de combatê-las.
...ditadura nunca mais, assim como nunca devemos ter terroristas e assassinos asilados aqui. Ditadura nunca mais, Césare Batiste nunca mais!
...ditadura nunca mais, assim como nunca devemos ter
Baita paradoxo: Liberdade de expressão para defender o fim da Liberdade de Expressão.
Liberdade de expressão ou existe ou é relativa. Para vocês, parece ser relativa ….
O perÃodo revolucionário teve qualidades e defeitos. Não acho correto, até do ponto de vista de verdade histórica, obrigar as pessoas a só falarem mal dele, se concentrando nos defeitos. Projeto de lei que criminaliza elogiar esse perÃodo? Sério isso?
Claro... tem que ver também que Hitler gostava de crianças, e Stalin de flores.
Poi Zé, Cardoso, prezado colega de folha: eu, como cristão novo (há um "de Toledo" entre o Marcos e o Benassi), admito tanto a fuga quanto o abaixar do rabo como soluções pro conflito. Pode-se perfeitamente dizer "adorava aquele tempo" e as derivações decorrentes desta frase. Buscar trazer novamente, em tempos de democracia constitucional, a barbárie da violência ditatorial, é isso que não dá pé. Encontramos-nos em outro patamar civilizacional, do qual não há, em termos republicanos, retorno.
Marcos, se o cara acha que o perÃodo revolucionário foi melhor para o Brasil que o regime constitucional que o sucedeu, não adianta ele fingir que não acredita nisso. Ele tem o direito de expressar suas convicções. Senão voltamos à lógica dos cristãos novos de Portugal.
Pode elogiar, prezado Zé, não pode fazer apologia ditatorial. Pode até chamar de as "revolução" aquilo que foi uma eixscrota tomada de poder por quem já estava por cima da carne seca, com o fim precÃpuo de sobre ela permanecer. Torturando e matando em nome do estado, aliás. "Ah, eu adorava a época da ditadura", "sentia-me muito bem repleto de milico ao meu lado", "dá-me uma imensa saudade da época em que preto pobre ficava só no seu cantinho, porque se saÃsse de lá levava um paw", pode falar.
Ditadura além das perseguições foi um grande atraso na indústria quando as reservas de mercado dificultando aa importações daquilo que não tÃnhamos qualidade
"Periodo revolucionário"? Fala serio. Periodo golpista de uma infame ditadura militar assassina e atrasada sob todos os aspectos, uma vergonha!
Por normalizarem este tipo de discurso e de gente, como o inelegÃvel que dedicou seu voto de impeachment ao maior torturador da nossa história, é que quase vivenciamos mais um golpe! #semanistia, #ditaduranuncamais
Cara ACR, sobre seu artigo "Tapa na Cara", uma questão me deixa surpreso: A cada dia mais e mais pessoas moram em condomÃnios. Ora bolas, algum desses moradores aceitariam a chegada repentina de alguém que assumisse de forma ditatorial o controle da sua e das demais moradias? O curioso é que muitas e muitas delas desejam uma ditadura no paÃs, na qual um grupo de pessoas ao se vestirem de verde incorporam uma moral irretocável. Já vi isso no Superman, que curiosamente
Tapa na cara também é o reconhecimento da ditadura da Venezuela. Vai mandar representante. Finalmente mostrando o flerte com tiranias.
Há sutilezas que podem ser difÃceis de reconhecer, prezado Alexandre: quem representará um paÃs vizinho, é a diplomata que já se encontra estabelecida por lá. E o paÃs no qual você vive não reconheceu a ditadura venezuelana, apenas mantém um comportamento minimamente civilizado de vizinhança continental.
O prefeito é ruim. Estava "vendido" com a enchente. Teve que fazer uma aliança com o PL e entregou tudo e mais um pouco. O grande problema atual da cidade são os aliados do prefeito. O PL no RS é muito, mas muito, ruim e f@sc IS t@ !!!
Esse discursinho do Melo de defender o direito de apoiar ditadura foi sob encomenda. Encomenda do PL que tem a vice-prefeita e, devido às investigações sobre desvio de recursos na gestão anterior do Melo, está forçando o prefeito a dançar conforme a música f@sc IS t@ do PL !!!
Para mim, o pior é as pessoas reelegerem esse prefeito q, além de defender a ditadura, foi, em partes, responsável pela inundação da cidade qdo desviou a verba q era para manutenção dos diques.
Dedo no'zóio - e não digo nada se não atingiu o Terceiro, aquele que se esconde dos olhares, por um pudor que não se aplica às ideias distorcidas que seu dono tranquilamente explicita. Hahahahah!
Quem vota num sujeito assim, pensa como ele! O prefeito foi eleito, porque sabia que com essa mentalidade, teria votos para se eleger! O meu medo não é de um elefante, é de uma manada.
Perfeito! Melo fez esse discurso direcionado aos que o elegeram e as forças que o apoiaram… Vergonha assumir o cargo em uma cidade com tantos problemas e partir pra defesa de extremismos!
Tiranos usam a palavra democracia para enganar
As redes sociais dão o direito de falar a uma legião de idiotas que antes só falavam em um bar depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a humanidade. Então, eram rapidamente silenciados, mas, agora, têm o mesmo direito de falar que um prêmio Nobel. É a invasão dos imbecis" Umberto Eco
Melo demonstrou pela enésima vez ser uma das figuras mais abjetas da história polÃtica brasileira. É a vergonha eterna de Porto Alegre. É a morte da cidade. Não há palavras para os atos desse indivÃduo.
Hahahahah, touché!
Tamo junto, Ana. Obrigado pela nobre companhia.
Como esse povo consegue atingir a irracionalidade de forma implacável.
Alexandre, num dá vergonha, não? Pergunta evidentemente retórica, Claro.
Seguiram o comentário da jornalista. Esquerdopata que não sabe ler
Nossa jovem democracia, reconquistada com penúria, está a mercê de considerável fração alienada do povo, vide muitos ruÃdos vindos de canais desinformativos. Estamos numa situação que qualquer agente público conivente com ditadura ou golpismo deve ser vedado, via PL que seja. Não deveria ser preciso, mas nossa cognição como povo está cada vez deficitária.
???! Como assim! Sem punição?
Neste mesmo tom , também devemos recriminar os que defendem as ditaduras da esquerda que não são menos violentas do que foi vivenciada no nosso paÃs. Ei-las algumas:Coreia do Norte, Venezuela, Cuba etc.
Ah, Adenor, não se perca pelo nome! Então se amanhã uma maioria circunstancial apoiar um regime que prenda opositores, suprima a liberdade de expressão e acabe com partidos polÃticos de correntes rivais, vamos chamar esse regime de Democracia?
Eu não conheço Cuba, Venezuela, muito menos Creia do Norte, como posso fazer comparação com o Brasil? Nesses paÃses vivem gente, será que todo odeia seu regime? Será que a maioria quer mudar de regime? Descontes há em todo lugar, aqui por exemplo, a turma do 08/01/ 2023, estava buscando uma ditadura militar! Lembremos que ditaduras não deve satisfação ao povo!
A chamada democracia, para seu conhecimento, não é e nunca foi considerada um valor sagrado. Na verdade a democracia é um fenômeno recente na história. Muita gente pode não gostar, e tem o direito de não gostar da democracia, preferindo em vez disso uma ditadura. Qual o problema? E o prefeito não defendeu a ditadura: apenas falou o óbvio - que justamente numa democracia todos devem ter o direito de dizer que não gostam dela. Se não fosse assim, não seia democracia.
Miro, prezado, não creio haver problema em se dizer, com clareza, "não gosto da Democracia", "sentia-me melhor na ditadura", ou qualquer coisa correlata. Todavia, defender ditadura como método de condução do Estado, defender as violências que se praticou - e que se praticaria, no presente - defender que não haja eleições, sejam majoritárias, sejam mais próximas do rés-do-chão cotidiano, é isso que não dá pé. De um ponto de vista civilizacional, avançamos para além do método ditatorial.
Para instaurar uma ditadura, deve-se, por meios diversos, atentar contra o Estado Democrático de Direito. Isso é crime. Defender isso é, pelo menos, moralmente criminoso.
E, não, a democracia não é de fato um valor "sagrado", mas, segundo nossa Constituição, é um dos princÃpios fundamentais do Estado. Logo, não se pode agir legalmente contra o regime democrático no Brasil.
É absolutamente imoral que alguém que chega ao poder por meio do voto defenda a ditadura. Na democracia, todo mandatário é um agente do povo soberano, ao passo que a ditadura é a negação da soberania popular. Quem defende a ditadura no exercÃcio de um mandato eletivo deslegitima o próprio poder.
Verdadeiro tapa na cara em nossa democracia e em seus defensores. Lamentável!!!
Tapa na cara é você não poder criticar. Tirania
Na democracia posso criticar tudo. Se não puder….
Tu evidentemente és um democrata. Um democrata que não aceita a liberdade de opinião. O prefeito deu uma opinião, óbvia por sinal. Não elogiou nenhum ditador em particular. Muito menos disse que gosta de ditaduras. Nada mais democrático que a fala dele. Democracia não é vaca sagrada. Liberdade de expressão sim, deveria ser em qualquer democracia. Mas não nesta aÃ.
Esse prefeito sempre foi golpista, incompetente e inepto. Por isso que Porto Alegre ficou sob as águas da chuva. O fato é que a mÃdia chama esse tipo de gente de "conservador e membro da extrema direita" e não com os nomes e adjetivos adequados.
Os toscos que votaram democraticamente devem assumir todos os prejuÃzos decorrentes da inépcia do alcaide, sobretudo em relação à s enchentes.
Deve ser por isso que os toscos portalegrenses votaram nele. Ou não: ele deve ser um ditador, está assumindo o mandato pela força.
Por culpa desse prefeito bozoloide a cidade de Porto Alegre ficou inundada, onerando todo o paÃs, devido aos recursos jogados na recuperação da cidade. Os moradores da cidade retribuem o apoio nacional reelegendo esse monturo golpista que deveria estar na cadeia.
São Pedro é o prefeito de PA pela segunda vez?
Esse tipo de discurso tem ficado cada vez mais comum, pois o paÃs não tem coragem de discutir reformas institucionais que fortaleçam as instituições - e não os agentes de cúpula da República que as ocupa. Mas como não temos imprensa, apenas fofoqueiros para publicar o que algumas figuras polÃticas disseram, o problema é ignorado. Desde que alguém disse: "façamos a revolução antes que o povo a faça", esse tipo de coisa passou a ser parte da paisagem brasileira.
Os anos 70 foram os melhores que eu e minha famÃlia vivemos. Meu pai saia de casa para trabalhar e no final de tarde estava de volta, em paz. Nunca teve problema algum com polÃcia ou com quem quer que seja. Eu estudava em uma escola que os professores eram respeitados. Não ouvia falar em traficantes, sequestrador, estuprador. Se o que falei aqui é crime, esse jornal está desde agora autorizado a passar todos os meus dados para a polÃcia vir a minha casa amanhã me prender. Irei com alegria!!!
Se tudo foi tão bom assim, por que o regime não permaneceu? Se não permaneceu , é porque não foi tão bom assim.
O que você falou não é crime, só alienação.
´´Grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —de 16% (no perÃodo dos comunistas João Goulart e Leonel Brizola. Aqueles que comiam criancinhas assadas, fritas, ensopadas etc) do PIB em 1963 para 26% (PerÃodo da Ditadura Militar), em 1970 (´Sobre memes e justiça tributária`. Aqui na Folha). Ah! A inflação que deixaram foi de 225,9% a.a e uma dÃvida pública estratosférica. Hoje, o pagamento da dÃvida com juroschega a levar quase 50% de todo o orçamento da Governo federal.
Vocês eram provavelmente brancos, católicos, heterossexuais e de classe média. Nada contra, mas não foram vocês que sofreram as piores consequências do regime assassino e entre 64 e 85.
Esse é o discursinho.padrão em defesa da ditadura. Pode-se ler milhares de "testemunhos" como esse na internet e com pouquÃssimas variações. É pura propaganda! Vivi meus primeiros anos na ditadura e posso afirmar o seguinte: o regime não perdia a cada eleição e não era obrigado a recorrer à repressão à toa. Ninguém vive bem com taxas inflacionárias acima de 20% ao ano, exceto a elite endinheirada.
E ainda tem pessoas que acham que os esquerdistas com terrorismo, mortes etc lutavam a favor da democracia! Nunca foi,lutavam a favor de outra ditadura, está sim pior,a da tomada do poder! Aà hoje serÃamos um Cuba, uma Venezuela ou coisa pior! Valeu militares, mesmo com todos os exageros assim foi melhor...
Pra maioria das pessoas aqui…, de esquerda..; a minha tirania, pode. Eu concordo com a minha tirania. A dos outros não. Caras de pau . Nem se dão conta das mentiras que sustentam.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É aquela visão mÃope: se eu não vi, então não existiu.
Você pode mudar para um paÃs com ditadura e voltar a ser feliz. Temos El Salvador para a direita e Venezuela para quem pende para a esquerda, você escolhe.
Democracia é isso! O cidadão tem todo o direito de ser asshole
O bozolino manteve as comportas abertas e bombas quebradas quando da tragédia em Porto Alegre e a galera vota no fascista, merecem!
Marita. Êsse corretor de texto?
Comparação perfeita, Marina.
Minha bochecha ainda está vermelha do tapa que recebeu. Gente, como um povo que viveu as últimas enchentes no RS reelege um prefeito como este? Duvido que o cavalo Caramelo fizesse uma coisa dessas!
A ação deveria partir da Câmara de P.A. e remeter ao Ministério Público. Mas isso já é sonho. Enquanto isso, ameaças de mais enchentes vislumbram no horizonte.
*vai
Aà vão ser carma, quem votou que assuma os prejuÃzos. Sem ajuda!
Betina worm é me dá vice-prefeita. "Worm" é o que ela e o tal prefeito ditador têm na cabeça. Por que uma boa parte da população vota em gente estúpida que só tem minhoca na cabeça? Andamos muito para traz. Mas, havemos de retomar a marcha para adiante.
O sobrenome da vice prefeita é bem sugestivo, na tradução para o inglês....
Sim, o maior problema é a aliança do prefeito com o PL
Eu não fico mais com raiva de quem elogia a ditadura. São muitos. Aqui no Rio muitos postulantes a cargo de vereador, deputados, governador surfam no discurso violento porque dá voto. Muito voto. São muitos. Eu me recolho a minha insignificância e preservação da minha sanidade mental
E, por esse mesmo comportamento, o povo da Alemanha concedeu permissão para que um regime nefasto pudesse dar fim à milhões de vidas.
Aos Porto-alegrenses, desejo sinceramente boa sorte e que não aconteça outra tragédia como a do ano passado, pois com esse prefeito as coisas poderão ser bem piores.
Por que? Ele faz chover?
Como votaram, que assumam os prejuÃzos.
com esse prefeito , mas, principalmente, com seus aliados do PL . Estão pressionando e manipulando o Melo
1933 a vista... Aqui, não cansamos de repetir o passado. Estamos condenados ao fracasso, enquanto Nação democrática, admitindo comportamento polÃtico como esse, tão representativo da extrema-direita.
Como convencer quem idolatra a ignorância e que nunca estudou História a respeito?
Este prefeito está no mesmo nÃvel deplorável do governador, senadores, deputados e vereadores eleitos polos meus conterrâneos Acho que erva mate adulterada foi a causa dessa dissonância cognitiva.
O problema não é só o prefeito. O Melo estava "vendido" com a enchente. Tem que fazer uma aliança com o PL. Uma aliança em que ele entregou tudo e mais um pouco!!!
Nada disso. Essa persistência, só comprova tratar-se de questões muito mais profundamente enraizadas.
Como porto-alegrense, afirmo que o que vier para o eleitorado que reelegeu esse prefeito é pouco, muito pouco. Pena que os demais sofram juntos.
Muito pior é esse prefeito continuar deixando Porto Alegre alagado. Incompetente.
PaÃses da América do sul como a Argentina, Chile e Uruguai, diferentemente do Brasil,, julgaram e condenaram os respectivos militares os quais promoveram a ditadura. Face ao exposto, estamos colhendo resultado de uma anistia equivocada. Portanto, defender a democracia é uma questão de honra e sobrevivência.
O prefeito não fez nenhuma apologia a ditadura. O que o prefeito fez foi defender que a pessoa que quiser achar que a ditadura foi boa para o paÃs ou para ela em particular, que ela possa dizer isso, que isso é liberdade de expressão! A pessoa pensar qualquer coisa, não é crime. Crime seria querer por em prática!
Ditaduras não podem ser relativizadas de maneira alguma, principalmente sob a falácia da liberdade de expressão. Para mim, isso é cinismo ou inocência demais.
Como dizia o sr. da Constituição, Ulisses Guimarães: "Tenho ódio da ditadura".
Discurso absurdo e abominável. Em um paÃs "civilizado":quem defende a ditadura e aplaude Ustra deveria perder o cargo e ser punido. Afinal foram eleitos para transformar e desenvolver o paÃs, não para o retrocesso civilizatorio.
O tosco,o bizarro ,o grotesco hoje é o novo normal. Por exemplo na economia vivemos a narrativa do caos, quando o ex presidente não tem números pra mostrar. É a teria da cloroquina se espalhando através das redes sociais. Mentiras, mentiras,mentiras. A direita é um pastel de vento. Se tirar o recheio da mentira o que sobra é mais mentira. E pasmem, há quem goste de pastel de vento.
Só não concordo quanto ao pastel de vento. Têm uns aqui na feira próximo. São dados como brinde na compra de um pastel ou vendidos caso queira em maior quantidade.
Não é "fala": é declaração, discurso, pronunciamento, entrevista, qualquer coisa. Fala é o sentido, como visão, audição, etc. Quando é que a imprensa vai retornar à semântica correta? As pessoas falam, mas as autoridades, por estúpidas que sejam, dão declarações, pronunciam-se, dão entrevistas, discursam, etc. Uma fala não existe, a não ser a primeira de um bebê.
A jornalista não entendeu ou não leu o discurso do Prefeito reeleito. Julgou com o fÃgado. Sem entrar no mérito de gostar ou não de Sebastião Melo, o que entendi foi que o prefeito fez um discurso enfático de defesa da liberdade de expressão, tal como ocorre nos EUA, onde até mesmo o nazismo não é ilegal (pasmem). Coisa difÃcil de aceitar para a nossa cultura.
Nossa constituição não é a dos EUA. Nazismo aqui é crime. Racismo é crime. Tentativa de golpe é terrorismo são crimes.
Não é a cultura, é a legislação pátria que sanciona a apologia a determinados regimes, como no caso do nazismo, cujo conteúdo ideológico envolve ideias discrimina tórias e pre conceituosas. No Brasil, o direito à liberdade de expressão não engloba a apologia do naz ismo.
Bom ter vozes crÃticas. Precisamos de mais.
Esse é o caso mais emblemático: o povo não bate bem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > Tapa na cara Voltar
Comente este texto