Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Justa Lerda, caríssimo, que regozijo! Que gggoozo, que deleite, que balbúrdia possível! Óia, Ronaldo, que aviso fantástico esse seu: algumas, lerei; outras, revisitarei; tantas, múltiplas, nem assim botarei para dentro dos meus miolos. Mas só posso dar pulinhos de alegria com as novas, alvissareiras pra Baralho. É com gosto imenso que fuçarei no domíniopublico. qualquercoisa: nada como desfrutar da riqueza pública que representa uma cultura. Êba, ôpa, upa!

    Responda
  2. José Cardoso

    No caso do Oswald eu entendo. Morreu em 54, portando já passaram os 70 anos regulamentares. Toda a obra cai de uma vez só em domínio público. Nos outros casos é confuso. Porque só algumas obras dos autores e não todas?

    Responda
  3. Wellington da Silva

    Finalmente uma coisa boa!

    Responda
  4. edilson borges

    só tem que tomar cuidado com o que chamamos de direitos conexos. a obra do falkner foi prá domínio público, mas a tradução que tb gera direito autoral, pode não ter ido. assim como as execuções de obras de gershwin continuam protegidas para aqueles que as tocaram. vc pode reproduzir textos originais ou tocar a música, mas executar algo que outro gravou ou usar trecho de tradução pode esbarrar em direito conexo. o colunista é devogado, tinha obrigação de informar direito.

    Responda
  5. Marenildes Pacheco da Silva

    É, sendo assim, antes não muito tarde do que nunca.

    Responda
  6. bagdassar minassian

    Boa!

    Responda
  7. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Só a ANTROPOFAGIA nos une. ... Perguntei a um homem o que era o Direito. Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Comi-o"." Grande Oswald. Enquanto isto, pessoas medíocres defendem "apropriação cultural". Se isto fosse para ser levado a sério, somente uma cultura poderia ter teatro (pobre Shakespeare e o resto de nós), somente os gregos poderiam praticar filosofia, ainda usaríamos numerais romanos ... Como diria Raul, Antropofagia, "esta será tua lei".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Apenas lembrando, caro Roberto, a título de advocacia diabólica, que o Raul e o (não é que me esqueci do nome do sujeito, tão famoso?) miravam-se no Aleister Crowley e seu discutibilíssimo libertarianismo ao enunciar o "é tudo da lei". Dá pano para 14mangas essa discussão...