Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Walter Da Mota Matos

    O minha casa minha vida é o único programa habitacional popular pra atender pessoas de baixa renda. Esse mérito, nenhuma matéria tendenciosa vai tirar. Nunca.

    Responda
  2. Jose Walter Da Mota Matos

    O objetivo da série de matérias tendenciosas dessa FSP é apenas tentar, sem sucesso desqualificar o único programa habitacional de um governo para moradias populares que atenda a faixa da população de menor renda, mais não vão conseguir, porque o povo sempre soube quem está ao lado dele. Basta olhar os programas habitacionais de outros governos. Tem ? Não? Pois é.....

    Responda
  3. Larissa Fernandes da Fonseca

    E a responsabilidade de quem constrói??? E a responsabilidade das prefeituras que aprovam essas obras na fiscalização??? Construtoras se beneficiaram, e muito, do programa. No ABC paulista venderam inúmeros apartamentos pelo programa, dizendo que os clientes poderiam financiar depois pela Caixa. Só que muitas obras estavam irregulares e a Caixa não aprovava os financiamentos dos clientes. Construtoras com dinheiro em caixa e clientes prejudicados nos destratos. Culpar a Caixa é fácil.

    Responda
  4. ROSANGELA SILVESTRIN

    Pelo que me consta, a CAIXA não é, ou não possui uma construtora. Ela simplesmente repassa o dinheiro. Quem faz a obra é a iniciativa privada. Melhor ver quem são as PJ.

    Responda
  5. mario de jesus sumioni

    Com a palavra a esquerda! Sempre enganando o povo!

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    o que dizer do apertamentos de cinquenta m2 vendidos atualmente por quinhentos mil reais , com financiamento ?:

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    nenhuma novidade. Eu já vi ACP há anos, onde nos quadros das janelas havia folgas de quase dez cm ,entre a janela e a alvenaria onde chovia dentro . .

    Responda
  8. Paulo Sales

    Devia chamar, "Minha Casa Feita de Qualquer Jeito". As queixas são antigas!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      exato. Há mais de dez anos já bi barbaridades em ACP . prédios colados um no outro, onde Bombeiros não passava .. ligações clandestinas de gás .

  9. jane Ventury Leal

    A matéria não aponta os nomes das empresas envolvidas ,quem construiu ?Laudo técnico de construção ,não é discussão filosófica, é pautado por avaliações concretas ,quase ou totalmente matemáticas,as perícias podem ser várias e imparciais ,comparadas.O dinheiro público não pode aceitar licitações que não tenham responsabilidade e garantia de segurança e qualidade .Lembram do viaduto de Belo Horizonte,com concreto e areia que caiu na cabeça dos outros ,matando quem estava por acaso passando ?

    Responda
  10. ricardo caselli moni

    Minha casa meu terror ! Engrupimento !

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... se hávdefeitos em supraestruturas no sistemaxrstrutural como um Todo pode eu não vi,, mas tem muitas pendências nos sistemas hidrosanitários e infiltracoes e rachaduras nos tetos e Nas paredes das habitações. Os moradores recebem os imóveis e ficam com o ônus da obra!!!...

    Responda
  12. Paulo César do Nascimento

    O gráfico apresentado na matéria mostra a evolução dos valores de indenizações por falhas nas construções. Porém, para se saber se há efetivamente uma piora nos últimos anos, seria necessário mostrar a evolução dos valores totais investidos no programa, ou, principalmente, o número de habitações entregues por anos. Aí seria possível saber o percentual de construções e de valores aplicados que estão tendo que ser reparados.

    Responda
  13. AILTON GUTEMBERG CARVALHO LIMA

    Caberia a Caixa realizar a fiscalização de forma adequada, pois o que se percebe são falhas injustificadas e o uso de material de péssima qualidade visando apenas o lucro. Essa é a verdade.

    Responda
  14. Felipe Gonçalves

    Precisamos de mais projetos com arquitetura e urbanismo no Minha Casa, Minha Vida. Urbanismo, árvores e uma arquitetura mais atraente. Não dá mais pra se fazer projetos vazios, sem pensar no cidadão e na cidade daqui alguns anos.

    Responda
  15. jayme terra

    Esses advogados em concluio comi juizes é uma industria milionaria. Existe o mesmo nos processos do INSS.. É muita grana de honorarios e cobran 50 a 60pc dos beneficiarios. Parabéns Barroso

    Responda
  16. Priscila Helena Franco

    Além dos vícios construtivos existe algo ainda mais perverso. Investidores e construtoras que utilizam os recursos e benefícios de estímulo para moradia popular, trocam um grande quantidade de unidades/apartamentos sociais a serem construídos como pagamento do terreno. Isso torna o vendedor do terreno em investidores que não se encaixam no perfil social. Uma vez construídos os apartamentos esses ex-proprietários do terreno vendem ou alugam unidades que foram dedicadas como pagamento do terreno

    Responda
  17. Yuli Aparecida Conceição Dias

    As indenizações deveriam ser realizadas sob condição de usar o dinheiro para realizar as reformas.

    Responda
  18. MAURICIO FLEURY DA SILVEIRA MESTIERI

    Rápido, chamem o Sakamoto ele descubriurá uma maneira de culpa o Bolsonaro.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Não precisa do Skamoto ou de mais ninguém pra responsabilizar o bozo. Ele mesmo o faz e com complacência de sua claque.

  19. Julio Shiogi Honjo

    Conforme legislação, a construtora é responsável pelos vícios construtivos pelo prazo de 5 anos, porém consoante decisão do Supremo esse prazo pode ir até 20 anos. Será que a empresa agiria propositadamente? Provavelmente são problemas pontuais e a má fé as generaliza.

    Responda
  20. Divino Eterno Pereira

    As maioria das construtoras dessas casas populares alegando que o valor é baixo e pra salvar o lucro agem com irresponsabilidade total "economizando" no cimento inclusive na fundação e usando material de baixa qualidade e não tem fiscalização.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Continuando aviltantes, além de aproveitarem o subterfúgio de contratarem como assuistentes os jovens profissionais com intuito de burlar o piso da categoria.

    2. LUIZ MENDES

      Divino, diria que não é só isso, temos um grande problema na elaboração de projetos e na execução das obras, fruto da péssiame formação de engenheiros e técnicos, escolas privadas de engenharia criaram cursos EAD vários, como o profissional poderá executar um trabalho em que ele não conhece a prática da execução, isso geralmente a mídia não toca no assunto visto algumas das mantenedoras serem grandes a nun ci an tes. outro fator é a selvageria das empresas de engeharia que pagam salários.

  21. DANIEL BRANDAO

    Não há santinhos nessa história. Os imóveis muitas vezes são pessimamente construídos, mas eu também duvido que apenas um advogado ou escritório consiga reunir quatro mil pessoas lesadas. Hoje em dia isso virou uma indústria de indenizações.

    Responda
  22. assis furuno

    Mais um grande feito do p.a.c. q visa o baixo custo e ñ a qualidade. Esse programa foi criado também para grandes obras de infraestrutura mas alguém pode citar-me alguma. Pelo visto as grandes obras de infraestrutura do governo lula foram a construção do metro na Venezuela e o porto em Cuba q eu saiba ñ foram pagos ateh agora.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      que estavem perdendo seus contratos nos nas Américas e na África, grande serviço prestado pela 13 vara de Curitiba. Velameu comentário acima que falo da outra frente de problemas.

    2. CARLOS OLIVEIRA

      Assis, que mais notícias você traz de Ratanabá?

    3. assis furuno

      Típica reação de esquerdista q no muito falar ou escrever pensa q assim terá razão. Como ñ tenho tempo para ler bobagens, encerro por aqui.

    4. assis furuno

      Em tempo, sr Arrais ,acabei de tomar cloroquina mas de forma natural não sintetizada no meu gim-tonica.

    5. Marcos Arrais

      E por falar em subserviência, parece que seu ídolo empunhou inúmeras vezes a bandeira dos EUA. Basta o Trump bater o pé que o Bozo entrega litoral, riquezas minerais e tudo mais que pedirem. Uma vergonha. Não me venha falar de Venezuela e Cuba.

    6. Marcos Arrais

      Atribuição de PAC coisa alguma. Anda lendo jornal chapa branca. Vc deve ser daqueles que acha que o Brasil se tornou uma Venezuela. Argumentação fraquíssima.

    7. assis furuno

      Sr. Arrais demonstra enorme ignorância, desconhece q a construção de casas populares eh atribuição do pac, e sim Bolsonaro teve q terminar muitas obras inacabadas por lula e q foram paralisadas na sua gestão. Mas quem confunde abobora com picanha são os lulus petistas e obrigado por ñ responder a pergunta sobre as grandes obras do lula. Significa q elas ñ existiram.

    8. Marcos Arrais

      Ou seja, o governo federal estabelece uma política de financiamento para famílias de baixa renda finalmente terem suas casas próprias e vem o elemento aqui falar de PAC. O cara mistura abacate com melancia e fala cheio de propriedade. Coisa de gente que tomou muita coloquina mesmo.

    9. Marcos Arrais

      Grandes obras foram realizadas pelo Bozo e pelo inaugurador de obra pronta eleito governador de SP.

  23. Marcelo Magalhães

    A Folha entrevistou ontem o dono de uma construtora que vive do minha casa minha vida. Ela já sabia dessa litigância, mas foi incapaz de perguntar sobre o assunto ao bilionário. Esse artigo é mais uma pressão do panfleto lobista para derrubar o presidente Lula.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Ainda referente a jornalistas, acho que esquecem que estão de passagem no jornal, no primeiro aperto são dispensados, e estão repetindo o mesmo roteiro que deu no bozo, vão esperar acontecer tudo de novo? Não aprenderam nada?

    2. LUIZ MENDES

      Não sei se vcs lembram do que ocorreu com o jornal Zero Hora de Porto Alegre, eles seguiam a mesma linha e os assinantes iciarm um movimento de cancelamento das assinaturas do jornal, no final os donos tiveram de se retratar, se bem que atualmente o jornal deve ser mentido com ganos de tesouraria, ou seja vive de renda, acho que está na hora de começar uma história dessa.

    3. Marcos Arrais

      Não vai perguntar nunca. É esse mesmo empresário que financia o jornal com propaganda.

  24. Valter Iwai

    Se tivéssemos uma estatal para construir os imóveis do Minha Casa, Minha Vida, ela faria melhor do que as atuais terceirizadas privadas?

    Responda
    1. Divino Eterno Pereira

      Com certeza.

  25. Marcos Arrais

    A culpa é do Lula. Empreiteiras privadas não tem culpa de nada.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Luiz, acho que o Marcos foi irônico.

    2. LUIZ MENDES

      Marcos, me responda, 123 milhas, Americanas, Vale, Samarco, BHP Billinton, VOGBR, Enel, Light rio, elas seriam estatais??? Essa aura de eficiência e honestidade existente na iniciativa privada é um conto de fadas, experimente sondar como é a rotatividade da áreas de compras de várias empresas privadas.

    3. Marcelo Pires Santana

      Estudar faz bem a todos nós humanos. Ler, pesquisar, estas coisas

  26. Rubens Ventura

    Como pode isso acontecer se é a Caixa que fiscaliza e paga?

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      gerenciamento das obras. A reportagem tem a profundidade um pires, já que a questão tem a vertente educacional, na formação de técnicos, tecnólogos e engenheiros. A vertente trabalhista, que já tratei e a forma de contratação e o controle de qualidade dos materiais empregados. Mas a função da reportagem é criar para desgaste co governo federal e não discutir e buscar um debate que encontre caminhos e soluções.

    2. LUIZ MENDES

      Rubens, como a obra é um serviço não contínuo, a CAixa, como várias outras empresas públicas e privadas, contratam Empresas Gerenciadoras das Obras, o fiscal da caixa fica responsável por uma s´érie de obras e faz reunião periódicas com essas gerenciadoras. Ai caímos na questão da mão de obras, geralmente os técnicos são contratados como Pessoas Jurídicas e lógico o compromisso existe até o momento em aparece uma melhor oportunidade, acarretando ums troca constante de resposáveis pelo

    3. Divino Eterno Pereira

      Pelo visto os fiscais só focaram no prazo de entrega da obra e não na qualidade do material e do serviço. Normas técnicas nem se fala.

  27. ANIBAL CARRION

    Nenhuma linha ou menção as empresas construtoras que a folha, mercadores etc tanto valorizam. Infelizmente esses empreendores só querem a moeda, até imóveis de alto padrão tem falhas grotescas, mas a campanha é vamos começar dia sim e outro também a falar mal, mal mesmo do governo federal, só quero saber qual o nome este periódico está defendendo, curioso!!!

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Está muitoo difícil ler a folha diariamente sem sentir náuseas

  28. PAULO CURY

    É o que da dar esmola, se tivesse investido em educação, geração de empregos, controle de natalidade, o proprio povo buscaria suas soluções, mas preferiram a esmola, agora vão pagar os custos ( vão somos nos) , sem contar a promiscuidade entre governo e construtoras que faturaram bilhões com este programa .

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Paulo, você já esteve do outro lado, o que recebe a esmola? Se não, pare de escrever e pensar assim, por favor. Só um pedido para que não se amplie o leque de seres com esse pensamento s tão ruins com necessita. Quem tem de tudoo e pouco se importa com o proximo da uma tristeza...

    2. Adriano Souza Gonçalves

      O que você considera como esmola, e a garantia de uma barriga cheia para muitas pessoas. A essência do capitalismo e essa ganhar o máximo de dinheiro possível com o menor esforço possível.

    3. Marcos Arrais

      Só lembrar de uma coisa básica: para estudar e trabalhar é preciso antes comer. A esmola a qual vc se refere e a extrema direita insiste em dizer que se trata de compra de votos é importante para muita gente que vive em isolamento no interior do Brasil. Com comida na mesa, o resto vem na sequência. E quem deveria mais pagar imposto nesse país, não paga e não quer pagar. Vc sabe disso muito bem.

  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quem deu entrevista ontem aqui ?

    Responda
  30. Marcelo Pires Santana

    Sempre um asco toda vez que abro o aplicativo da Folha e lá vem mais do mesmo. Olha a manchete de O Globo, um jornal considerado super reaça: "Ganho de renda e ascensão social, Brasil volta a ser um país de Classe Media". Quanta diferença!

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Marcos, talvez seja escrito pela Braga Nero, do cárcere.

    2. LUIZ MENDES

      Precisamos fazer um movimento tipo o feito contra o jornal zero hora de Porto Alegre, um dia o Slogam aqui era de ra bo preso com o Leitor, hj podemos dizer que estão com o ra bo pre so com o mer ca do fi nan cei ro, Tar ci sio martelada e tudo que representar uma chance de ganho pa ra a classe do mi nan te.

    3. Marcos Arrais

      A Folha a cada dia que passa perde um pouco mais de credibilidade. Um jornal a serviço da extrema direita. Aguardando o editorial no dia 08/01. Será que vão passar pano?

  31. Eduardo Freitas

    Contrataram empreiteiras desqualificadas e corruptas para construir os imóveis e enriquecer. Não existe fiscalização alguma e segue o problema.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Quem escolhe a construtora é a prefeitura e o banco verifica se ela possui as qualificações técnicas, financeiras e de idoneidade previstas. E conforme a lei, é responsável pelos vícios de construção até 5 anos, porém extensivos a 20 anos, conforme decisão do Supremo.

    2. RICARDO Moreira

      Excesso se faculdsdes de direito fazem mal ao país. Ha obcmviamdnte razão em muitas açoes, mas litigancia predatoria tambem há, invdntando fatos ondd não ha visando só reparação financeira. Como os autores tem justiça gratuita pela baixa renda, a aventura sai de graça e nem pericia pagam.