Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diego Ribeiro

    o Pondé tá jogando umas expressões soltas no meio texto. Texto cheio do vazio.

    Responda
  2. Carlos Victor Muzzi Filho

    Até tu, Pondé?! “A Descrição da Infelicidade— se trata de uma coletânea de ensaios sobre autores austríacos e austro-húngaros”. Partícula “se” para tornar o sujeito indeterminado não soa bem, além de estar errado, quando é usada na presença do sujeito. Logo, “a Descrição da Infelicidade É uma coletânea de ensaios”…

    Responda
  3. Gabo Franca

    Excelente texto!

    Responda
  4. José Cardoso

    "enquanto existisse a morte não se poderia falar em esperança". Enquanto temos saúde, ou pelo menos enquanto não temos uma doença terminal, é artificial se fixar na ideia do fim. Modificando a frase do Joaozinho Trinta: o povo gosta de vida, quem gosta de morte é intelectual.

    Responda
  5. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Sim, as forças que animam o desespero são as mesmas que animam a cognição, daí os monoteísmos e demais religiões abominarem a busca por conhecimento, a dúvida e o questionamento sadios. A estupidez humana se manifesta de forma mais clara na crença numa força sobrenatural que promova o bem maior. Que religião não manipulou e manipula seus seguidores por meio da ignorância, do desespero e do medo?

    Responda
    1. E Tavares

      Há registros de desenvolvimento cultural ligado à história da Igreja, na música, na literatura e nas artes em geral; social em abrigos, orfanatos, escolas, creches, casas de saúde; serviços assistenciais/enfermagem.

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Nenhuma instituição foi mais perniciosa à Humanidade que a Igreja Católica, ao retardar o desenvolvimento da Ciência com as suas sanções em resposta a violação de seus desígnios obscurantistas. Causa indignação, vermos o Papa Francisco reafirmar existência do diabo nas seus discursos e audiências em pleno século XXI, bem como as frequentes tentativas do Vaticano em desestimular as famílias de vulneráveis abusados por padres/colaboradores, alegando que as vítimas estavam endemoniadas.

    3. Carlos Eduardo Gomes

      E também os governos e corporações.

  6. João A Silva

    O último parágrafo fecha bem a ideia. Inclusive o que chamamos de transcendência talvez nada mais seja do que um estado de excitação (frequência) dos neurotransmissores, assim como ocorre durante os sentimentos de amor e ódio. Mas fica mais confortável atribuirmos à "transcendência" uma emanação de forças divinas.

    Responda
  7. adenor Dias

    O homem é inteligente, mas lhe falta modéstia.

    Responda
  8. Luiz Candido Borges

    Hoje foi o dia do Pondé tirar a poeira do seu diplominha de filósofo e exibi-lo para todo mundo: "Tão vendo? Eu sou capaz de escrever textos eruditos sobre filósofos que só os eleitos conhecem. Até citei um título em alemão! Não me venham contestar quando eu soltar meus recalques numa apologia ao bozismo!". Então tá...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Johnny, creio que você não prestou atenção ou a "sutileza" do Pondé o enrolou. É claro que ele não defendeu o Bozo diretamente, na verdade algumas raras vezes até o condenou, mais pela forma do que pelo conteúdo, mas tudo que ele tem escrito e deixado de escrever desde os tempos do Bozo, demonstra plena convergência com suas propostas. Em tempo: eu não faço parte de nenhuma manada, aliás, o uso desse termo denota que você já foi incluído numa destas diversas vezes.

    2. Johnny DRESCHER

      Ô Luiz, eu não vi ainda o Pondé fazendo elogios ao Bozo. Pode ser que, no teu mundo simples, você entenda que toda crítica à tua é uma apologia à outra manada?

  9. Nelson de Paula

    Texto instigante, manda pensar. O conceito de Deus por um triz é a cara das religiões.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      E que reflexões esse texto te suscitou, além de frases de efeito?

  10. Felipe Vasconcelos

    Uma pessoa, que é um ser limitado, não pode emitir um julgamento confiável de uma entidade supostamente ilimitada e onisciente, pois ela julgaria o ilimitado tendo como base a sua limitação. Além do mais, se uma Inteligência Artificial pode apreender os avanços da física e da química, além também pode assimilar reflexões filosóficas a respeito da bomba atômica. Essa lado pessimista do Pondé me parece mais uma percepção enviesada e marqueteira, para provocar otimistas ingênuos. Não me convence.

    Responda
  11. Henrique Marinho

    Outro alemão, anterior ao biografado, explicou melhor a cognição: Às vezes, as pessoas não querem ouvir a verdade porque não querem que suas ilusões sejam destruídas (Nietzsche).

    Responda
  12. Ramiro Grivot

    Sim. São as mesmas as linhas de fratura.

    Responda
  13. José Eduardo Fernandes Garcia

    Iniciei minha carreira trabalhando com tecnologia. Naquele tempo acreditava que tecnologia, progresso e bem estar estavam intimamente relacionados e que um levava ao outro. Hoje, um pouco mais maduro, tornei-me cético, pessimista até. Está difícil acreditar em quase tudo que há (política, tecnologia, progresso, bem estar). Me questiono sobre o que vale a pena (progresso), se realmente existe (bem estar) e onde chegaremos (tecnologia, política) com o que temos e o fazemos atualmente.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      A tecnologia em si mesma não é boa nem má. Ela é ambivalente, e pode ser utilizada conforme os desígnios de seus detentores, sejam eles altruístas ou não. As redes sociais podem enfraquecer a qualidade da democracia. Câmeras nos celulares podem filmar abusos de policiais, o que pode ser usado como meio de fiscalização da sociedade. Supervalorizar certos dados da realidade e menosprezar outros trai a percepção enviesada que age por trás do raciocínio.

  14. Emerson César de Campos

    Rolando lero essa coluna de variedades vai de mal a pior. Vamos a crítica do que está sendo dito e não para um argumento ad hominem como é sempre acusado quem crítica Luizinho. Palavras do senhor “ Pergunto-me como alguém pode acreditar na possibilidade de construirmos uma gigantesca inteligência artificial?” eu pergunto me como alguém pode elogiar pensamento tão ra so. Luizinho, larga de bancar o intelectual pensando em condenar o pensamento acadêmico do qual supostamente fazes parte.

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    Há muito tempo que não tínhamos um texto magnífico. O autor consegue uma sequência de citações que questionam dogmas da ciência e da política que parecem nos aprisionar. Exalta a ignorância e a força da natureza, trazida pelo desespero, que também anima a cognição. Talvez esteja aí a explicação por termos o maior líder político vivo do planeta, oriundo da seca, portanto do desespero, que mostrou capacidade de percepção de um país. Conquistou o povo, ganhou eleições deu dignidade à nação.

    Responda
    1. Fábio Salvador

      Dignidade? Calma, Marcelo.