Cotidiano > Umbanda resolveu essa culpa católica, diz convertida ao terreiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ed L

    Sou Catolica e nao faço ideia do que significa "culpa católica" ou "distância de Deus". Tudo o que essa senhora diz do catolicismo vem do desconhecimento ou da caricatura. Vê-se que renunciou a uma fé que jamais lhe pertenceu e pôde vir na Folha falar barbaridades em nome de uma suposta liberdade religisosa. Agora, experimenta um cristão dizer que abandonou a umbanda porque "descobriu" que exu, tranca rua et caterva não passam de demônios... aí a grita é geral...

    Responda
  2. Luciano Napoleão de Souza

    Converteu-se coisa nenhuma. Não passa de modismo woke.

    Responda
  3. João Vítor Matiola

    Uma diferença é que no catolicismo, ao invés de celebrar nosso corpo, a esperança é que o sacrifício de Cristo leve a novo céu e nova terra, dessa vez na proximidade de Deus e livre do mal que permeia esta existência.

    Responda
  4. neli faria

    Respeito todas as religiões. Sou Católica e a culpa que fala desconheço.No mais, minhas homenagens a Dona Zilda, no passado remoto, que jogava búzios. Era do Candomblé e sempre gostei dela. Imagino que quem saí de uma religião é porque nunca se dedicou a ela. Leio as Sagradas Escrituras diariamente, frequento a Santa Missa e procuro seguir os ensinamentos deixados por Cristo.

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    O importante é haver o respeito entre as pessoas . Esse papo que que "somente meu deus é bom " é a desgraça do mundo .

    Responda
  6. Marcelo Barbosa

    Nossa, que maravilhoso! É tão tabu falar sobre espiritismo e religiões de matriz africana em uma sociedade cristã, estar mais a aberto a falar sobre o assunto é sinal de que a nossa sociedade está evoluindo, diversificando e se tornando mais democrática.

    Responda
  7. REGINA MARIA BARATHO

    Adorei o depoimento Já frequentei em Curitiba levada por uma grande mãe D. Lúcia falecida. Tudo o que me foi falado lá há 40 anos ocorreu Respeito todas as religiões inclusive a Ubanda Quando vejo Caetano e Betânia a valorizando sinto muito grata a eles

    Responda
  8. Flavio Barros

    A Umbanda é libertadora mesmo e permite que a gente encontre todas as nossa potencialidades, respeitando a si mesmo e aos outros, sem a culpa cristã e com autorresponsabilidades, afinal na Umbanda não existe o diabo ou o demônio para colocar a culpa de nossas próprias frustrações. Fui evangélico por décadas, mas nunca tinha sido realmente feliz. E hoje sou muito feliz nessa religião que me reconecta à minha própria ancestralidade.

    Responda
  9. Joaquim Rosa

    Eu me converti, ainda em tenra idade. à religião nenhuma.

    Responda
  10. Felipe Araújo Braga

    Sou espírita kardecista e respeito todas as religiões.

    Responda
  11. Valdir Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. marcos fernando dauner

      isso valia até cinquenta anos atrás . Hoje os supermercados da fé são maioria

  12. Vicente de Oliveira Sampaio

    Se ela tivesse deixado de lado o catolicismo ou qualquer outra religião e se pautasse no estudo dos textos bíblicos, tenho quase certeza que a decisão seria outra. No entanto, o livre arbítrio existe e deve ser respeitado.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Quem realmente estuda a bíblia, volta a ser ateu.

    2. marcos fernando dauner

      A Bíblia foi traduzidas, no século dezesseis, do latim (que poucos entendiam) para o idioma do povo por um monge petista alemão, , ML , para que o povo pudesse ter acesso á Palavra . .

    3. Felipe Araújo Braga

      A Bíblia foi selecionada pela Igreja Católica nos primeiros séculos da Era Cristã. O Cristianismo Primitivo é bastante próximo do Catolicismo e das Igrejas Ortodoxas Orientais. Até o século XVI, boa parte da população era analfabeta, não tinha como se pautar pela Bíblia - que nem existia - nos primeiros séculos do Cristianismo, mas sim pela tradição.

  13. marcos fernando dauner

    Diferentemente de muitos abaixo, cujos depoimentos respeito, e que já perambularam por experiências as mais diversas, eu sempre me senti em casa no templo onde fui batizado, confirmado e casei e onde nossos filhos foram batizados e confirmados e nossa filha casou . - Igreja da Paz, templo luterano no centro de Joinville .

    Responda
  14. Cesar Costa

    Jorge Oliveira, me desculpe mas eu não entendi o que você quis dizer.

    Responda
  15. Rai Giovanni

    O que me estranha é que apesar do imenso público católico não se vê um matéria retratando a boa experiência na fé católica. Só se dá espaço na imprensa pra religião de matriz africana. É no meu ver um modo de tentar constranger as outras religiões. Jornalismo que tenta moldar o pensamento do leitor.

    Responda
  16. mizael dias

    Sai fora !

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Por quê?

  17. Rai Giovanni

    Pra mim não tem nada mais purificador e calmante que entrar numa igreja no meio da tarde, sentar num banco e contemplar o altar, o sacrário e a santaria.... Cada um se acha. É uma experiência pessoal.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Concordo contigo . Eu não sou católico .(sou luterano) mas nunca me furto em entrar numa igreja católica aberta, fora do horário das missas, para usufruir a paz que lá emana .

  18. ranilson saraiva

    Nasci em família católica, no final da adolescência conheci o kardecismo, e já coroa fui a um centro de umbanda. As religiões de um modo geral operam a partir do medo das pessoas. O cristão tem medo do inferno, o espírita tem medo do carma e o catimbozeiro tem medo do trabalho feito. Li bastante a respeito de cada uma delas e hoje sou ateu.

    Responda
  19. jose camargo

    Abandone-se nas mãos de Deus e não precisarás de doutrina.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Abandone-se na mão de Deus e atravesse a Av. Brasil de olhos fechados.

  20. josé maria silva

    Viagei por várias religiões fui do cristianismo,estudei o alcorão ,fiz o curso de umbanda,frequentei por 20 uma casa espírita kardecista,fui da igreja presbiteriana,mas adoro um altar com a imagem de maria e seu filho , muitos passaram por isso e pra mim foi válido.

    Responda
  21. edilson borges

    é uma tremenda falta de sacanagem enfiar religião em cabeça de criança. aí fica o resto da vida procurando sentido prá vida e cultuando visões mágicas do mundo. só devia poder aplicar essas coisas prá quem já tem capacidade de reagir e argumentar.

    Responda
  22. marcio jose albino

    Cada um com sua fé, eu sou evangélico.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      eu parto do pressuposto que todo cristão é evangélico , afinal de contas, ser cristão é aceitar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo . Não creio que o termo "evangélico" seja privativo de um determinado segmento da população .

    2. Jorge Oliveira

      Marcio Jose Albino qual é sua cor OU RAÇA?

  23. marcio jose albino

    A Paz do Senhor Jesus é única, sem está de incorporar nada .

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A paz do Saci-Pererê é única, sem essa de Jesus Cristo.

  24. Antonio Araújo

    Que bom. Cada um segue o caminho que achar melhor. Agora, se a conversão fosse no sentido inverso, acho que essa mulher estaria sendo atacada de todos os lados. Só acho.

    Responda
  25. Cesar Costa

    Qual foi o critério para escolha das religiões? A Umbanda tem aproximadamente 400 mil praticantes no Brasil, o Islamismo 35 mil e os Espíritas 4 milhões. Outra curiosidade da Umbanda, 63% dos seus seguidores são brancos. E o Estado brasileiro com mais urbanistas é o Rio Grande do Sul. Coisas do Brasil...

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Cesar Costa, critério que critério Cesar Costa foi o milagre de Jesus Cristo que o Brasil virou cristã ou o genocídio indígena e ha escravidão negra por quase 4 séculos de crueldade e perversidades do homens brancos e derivados destes que, colonizaram indígenas, escravos e miscigenados destes a miséria pobreza e efeitos colaterais malignos que dominados alienados são mais de 200 milhões dominados por minoria perversa e anti Cristo e seus ensinamentos!? Jorge Oba Oliveira

  26. Claudio Messias

    Nasci e fui batizado na igreja católica. Mas, meus pais "converteram" para o protestantismo por influência (pressão) de minha avó paterna, e aos 9 anos fui batizado novamente, mas na igreja Batista. Após a morte da avó parei de ir à igreja aos 16 e, depois, experimentei o espiritismo, sem pertencimento. Casei na igreja católica e meus 2 filhos foram do batismo à catequese lá. Hoje, somos todos agnósticos na família. Eu conheci o candomblé, mas minha esposa conheceu a umbanda. E somos felizes.

    Responda
  27. DANIEL BRANDAO

    Para quem vive o catolicismo de forma intensa e alheia a querelas pessoais, a sensação de paz de alma é inevitável. Provavelmente ela foi espantada do catolicismo pela burocracia eclesiástica e pelo conhecimento que deixaram de repassar a ela.

    Responda
  28. marcos fernando dauner

    batizada duas vezes ? que absurdo, Isso não existe . . leiam Efésios, cap. quatro, verso cinco

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Uai! E se ela quis mudar? Eu nunca fui batizado, graças a deus.

    2. Paulo José da Costa

      Você não entendeu nada. Uma pena.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.