Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    AINDA BEM QUE OUTRO MIN DO STF APONTA O CUMPRIMENTO À CONSTITUIÇÃO DESTE PAÍS, TERRIVELMENTE CONTURBADO E DESPEDAÇADO pela politicagem praticada pela classe política com o "toma lá dá cá das Emendas Parlamentares", transformando as verbas públicas em pura mercantilização de balcão de negócios privados, entre deputados e senadores e prefeitos, com a grana do povo que deveria voltar em forma de obras à população brasileira!!!

    Responda
  2. josé SOARES

    Não entendi.Elogiei o artigo , bem como o trabalho do Ministro e fui censurado.

    Responda
  3. josé SOARES

    Não entendi.Elogiei o artigo , bem como o trabalho do Ministro e fui censurado.

    Responda
  4. josé SOARES

    Boa e corajosa matéria.Tambèm excelente e corajoso o trabalho do ministro, que precisa ter o apoio de toda socie dade, em especial da im pren sa.

    Responda
  5. Markus Ferranty Ferranty

    Só para ficar ligado : reforça tua segurança pessoal e de sua familia , dia e noite ! A precaução é pertinente e, sabe por que !

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Nosso apoio ao Ministro Dino nesta questão das emendas parlamentares, é preciso rigorosa fiscalização na aplicação destes recursos, que são arrecadados na população! Temos que lembrar o óbvio, que recursos públicos existem para a manutenção de pontes públicas e outros bens para evitar desnecessárias perdas de vidas! OrasilSertanejo! Do Bem!

    Responda
  7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Muito bem, Dora! Agora só falta dar os nomes dos deputados e senadores que roubam o dinheiro público por meio dessas emendas despudoradas. O Lira, já sabemos ser o líder das maracutais, mas queremos saber da arraia miúda.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Dona Dora este seu texto está de mãos dadas com o de seu colega Vinícius Torres Freire, escrito agora há pouco, tratando também desse tema e em termos semelhantes. Eu somente divirjo de sua conclusão final, o Executivo já tem posição tomada. A micareta das emendas picaretas é um estorvo, que mina sua capacidade de deliberação orçamentária. É fato que "joga o jogo", uma vez que não tem escolha. Mas certamente tem lado escolhido, e não é o legislabóstico.

    Responda
  9. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O Dino mostra que tem vergonha, dignidade e responsabilidade com seu cargo, acima de tudo, daí porque mexeu no "vespeiro" como diz a colunista. Mantenha-se firme Dino.

    Responda
  10. Wil Prado

    Flávio Dino: o homem certo, no local certo e na hora certa. Pra cima deles, Dinão!

    Responda
  11. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    enviando novamente- Não se doura a pílula num caso escandaloso como este. Dino sabe que mexeu em vespeiro e não se acovardou. A opinião pública também deve manifestar de que lado está. Não enfiar a cabeça embaixo do tapete para ser só ruidosa nas redes sociais junto aos seus pares com o celular ao lado travesseiro.

    Responda
  12. Fernando Alves

    Mexeu num vespeiro que a imprensa sempre soube ser um antro de ilegalidade, mas finge ser tudo normal porque precisa endeusar o Lira. O motivo desse endeusamento, basta acompanhar o que ele faz e fala.

    Responda
  13. LUIZ MENDES

    Já poderia ter estourado se não fosse a edição do Gilmarpaloosa de 23, onde o inquérito dos kits robótica foram para o vinagre, mas caba lembrar que a situação chegou a isso em razão da falta de empenho da grande imprensa que só pode estar relacionada as ligações do menino das alagoas com o mercado financeiro.

    Responda
  14. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Não se doura a pílula num situação tão escandalosa como esta. Dino sabe que mexeu em vespeiro e não se acovardou. A opinião pública também deve manifestar de que lado está. Não enfiar a cabeça embaixo do tapete, para ser só ruidosa nas redes sociais junto aos seus pares com o celular ao lado do travesseiro. O jornalismo também não pode fugir da reta.

    Responda
  15. José Cardoso

    Está certo dessa vez o STF. É como se cada conselheiro de um condomínio pudesse gastar parte do orçamento do prédio a seu bel prazer, e sem dar satisfação à ninguém. Tudo isso com as contas no vermelho, a dívida crescendo junto aos moradores mais ricos.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Dívida crescendo também junto aos moradores mais pobres, justamente os que têm menos recursos para pagar a conta e que formam a maioria da população.

  16. Josenildo Nogueira

    A jornalista foi brilhante! Dessa vez, a Dora não dourou a pílula e foi cirúrgica em toda reportagem. Como ela frisou, preciso não esquecer o assunto e tem que continuar a martelar.

    Responda
  17. antonio brito

    Na última semana o Planalto criou uma portaria para abrir um rombo de cinco bilhões através das emendas, boa parte para Alagoas. Está do lado da corrupção por conivência e conveniência .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Faltou só dar nome aos corruptores.

  18. JO O LINO NETO

    Tudo é tão claro, imensamente cristalino, tem corrupção a olhos vistos. Um só é o problema: tem força a justiça para justiçar?

    Responda
  19. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Vivemos o chamado presidencialismo de chantagem, ou parlamentarismo invisivel, onde o parlamento mete a mão no orçamento mas não possui qualquer obrigação de prestar cintas de nada à população. Assim fica fácil. O parlamento é formado pela união de várias quadrilhas que se juntam para sequestrar o orçamento, mas é o poder executivo que fica com o ônus do julgamento público.

    Responda
    1. Patricia Cypriano

      Falou tudo!!

  20. Maria Bethania Malato

    Em um País onde impera a norma Me Engana que eu Gosto é difícil acreditar nas boas intenções de Dino quanto a correção do orçamento público. Vamos aguardar quanto tempo ele levará para se curvar ao pragmatismo malsão de Lula e revelar-se como mais um daqueles que frustram a esperança dos brasileiros honestos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmmm... Dá a impressão daquele que saiu de um resfriado intenso, dizendo "da próxima vez, vai ser covid!". Não consegue nem desfrutar do enorme prazer de recuperar a saúde.

    2. Fernando Alves

      Síndrome de Estocolmo em relação ao Lira. Dá até pena de uma pessoa que chegou a esse nível...

  21. renato soares

    kkkkkkk! A Dora Kramer levantou só a "orelhinha" do tapetão. Se virar esse tapete muitas sujeiras mais vão aparecer. Ninguém tem a menor dúvida disso. Esse país é como um pântano, a calma das águas esconde muita sujeira.

    Responda
  22. Anete Araujo Guedes

    Pela necessidade de governar, e necessitando do apoio dos parlamentares para que seus projetos sejam aprovados, Lula se tornou refém do Lira e do Centrão, já que não possui maioria no parlamento. Um orçamento secreto que foi se tornando cada vez mais impositivo, abusivo e sem nenhuma transparência, graças ao Temer, que devia favor a eles, e Bolsonaro, que entregou tudo, para não sofrer um impeachment.

    Responda
  23. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    É necessário por os pingos nos "is", tratando passado, presente e futuro. Alguns parlamentares tratam o erário público como deles. Dinheiro público deve ser revertido em serviços públicos. Dino está colocando luz nesse abismo.

    Responda
  24. Carlos Alberto Komora Vieira

    Que bom, Kramer. Está dando um exemplo para outros jornalistas, ao colocar as coisas como devem ser. Parabéns, desta vez, FSP. E, sim, concordamos em gênero, número e grau.

    Responda
  25. Rodrigo Jofré de Camargo

    Ótimo e pertinente artigo. Mas peca por desvincular a atuação do ministro Dino da atuação cautelosa do Planalto. Imaginar que não há coordenação entre Lula e Dino é muita inocência. Porém, inocência não faz parte do fazer jornalístico, como sabemos.

    Responda
    1. C CERO BATISTA DINIZ DINIZ

      Mas se a concordância é por transparência, que continue. Não podemos é continuar pagando tanto imposto para o dinheiro ser gasto sem critério.

    2. Carlos Alberto Komora Vieira

      Mas há que elogiar a FSP e adora Kramer por este artigo. Certamente vai desagradar “fontes” habituais, e deu um grande passo atrás no seu conservadorismo radical.

  26. Iraia Galindo

    Dora Kramer, num raro momento de lucidez.

    Responda
    1. Elizabeth O Costa

      Me desculpe, mas não é raro.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      De muita lucidez, aliás.

  27. Sergio Moraes

    Essa prática danosa tem raízes no governo Temer, que a colunista e a Folha apoiaram. E se tornou mais despudorada no governo Bolsonaro, que a colunista e Folha facilitaram a vitória em 2018. Sem novidades.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Dalmo, pode-se recuar quanto quiser, esse toma lá dá cá é bem antigo. Collor quis tudo pra si, Dilma defenestrou ministros no primeiro mandato, acabaram impedidos. Inaugurou-se a moda no congresso de ocultar-se sob a bandeira. Fhc comprou a todos para passar a privataria, sob aplausos desta fsp, busque os números da época e descobrirá quanto custou esse *por fora*. Dora está certíssima, a opinião da Fsp deveria estudar o artigo.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Na verdade a liberdade consentida começou com o mensalão. Incluir Temer e Bolsonaro e excluir Dilma e sobretudo Luís Inácio revela a imparcialidade do leitor que comentou acima.

  28. Anete Araujo Guedes

    Para fugir da gravidade quanto ao destino dessas emendas abusivas e criminosas, e de quão poderoso se tornou o legislativo, ao praticar, a luz do dia, o que pode se tornar um dos maiores casos de corrupção já visto no país, muitos jornalistas tentam amenizar a gravidade ou ilegalidade da situação, afirmando que se trata de uma disputa entre poderes, ou que Dino vem tomando decisões de modo a provocar a ira do coronel Lira, alimentando ainda mais a rixa entre os poderes.

    Responda
  29. Franco Oliveira

    Dora, nem uma palavra sobre quais partidos estão sendo mais beneficiados? Planalto? Por que desfocar o assunto para o planalto se o problema é fortemente ligado ao legislativo? Você não era assim! A experiencia não está te fazendo bem.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Poderia citar os partidos mas na verdade tanto faz. Trata-se de desvio de verba, de função e de finalidade.

    2. Anete Araujo Guedes

      Sejamos Francos, são parlamentares que estão agindo na contramão do poder executivo. Queremos saber do rumo dado a estas verbas bilionárias.

    3. Anete Araujo Guedes

      A maioria dos congressistas pertencem a extrema direita neofascista, ao Centrão, são eles, que seguem abocanhado o orçamento e as funções do poder executivo.

  30. Alberto Rubens Botti

    Parabens ao ministro Dino;mas para aqueles que vem nesta nova posiçao uma redençao das esquerdas no que tange a corrupçao,bom lembrar que emendas parlamentares foram uma criaçao da dna, Dilma quando presidente...

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Errou feio.

    2. Milton Fagundes

      Desculpa amigo Alberto, creio que houve equívoco no teu raciocínio, pois a Dilma não "criou" (nem teria poderes para tal) nenhuma Lei sobre Emendas parlamentares. O que ocorreu foi que o Centrão se aproveitou da fragilidade da Dilma, em 2014, e aprovou as chamadas emendas impositovas.

    3. Mauricio Soares

      Do Eduardo Cunha. Que não era exatamente "amiguinho" da dona Dilma.

  31. Luís Cláudio Marchesi

    A roubalheira é histórica. A ganância dos parlamentares gerou as emendas secretas e por pix. Nós escolhemos e elegemos esses canalhas. Historicamente, somos vítimas desses marginais!

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Na verdade a liberdade consentida começou com o mensalão. Incluir Temer e Bolsonaro e excluir Dilma e sobretudo Luís Inácio revela a imparcialidade do leitor que comentou acima.

  32. JOÃ O MUCCI

    Sim, Dino mexeu no vespeiro, mas essas "vespas" não estão acima da lei. Ferro neles, Ministro Flávio Dino, sem dó e sem piedade.

    Responda
  33. Olavo Cardoso Jr

    Esse Dino não é aquele q negava liberar as imagens do oito de janeiro, dizendo q era a Justiça q não deixava??? E qd a Justiça disse q podia mostrar, ele declarou q as imagens tinham sumido? É esse???

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Alguém traga um paninho, um paninho kkk

  34. Olavo Cardoso Jr

    Esse Dino não governou o Maranhão oitos anos, e deixou a pobreza por lá igual ou maior d q encontrou? E esse???

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Chorando por quem?

    2. Wilson Luiz Antonio

      choro impresso, please

  35. ANIBAL CARRION

    O povo virou no centrão, direita, cristãos e lobbys e na tal "família" . O presente é esse. Não adianta ajoelhar, pois esses bilhões, bilhões, bilhões, bilhões, deixam de ser investidos na saúde, segurança, educação, habitação e tudo o mais que importa de verdade. E a iniciativa privada só quer vender tudo, capitou???

    Responda
  36. Rodolfo Smaran

    Orçamento secreto uns 44 bi, renúncias fiscais e isenções mais 650 bi. Certamente o povão pagará a conta.

    Responda
  37. João Leite Leite

    O povo que trabalhador e empresários que sempre pagamos a conta pelos desvios bilionários dos políticos deveria se organizar e ir junto as ruas em todo o Brasil para apoiar o ministro Flavio Dino. Se deixar os políticos sair ganhando o país e o povo trabalhador vai pagar muito caro a sua acomodação.

    Responda
  38. Luciano Napoleão de Souza

    Tem-se ou não irregularidades nas emendas, esta não é uma função de ministro do STF. Dino agiu como líder de Lula no STF. Tem método. Achou-se algo errado, foi acaso.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      Isso é para passar vergonha.

    2. Iraia Galindo

      Napoleão, acorda.

    3. Aparecido Celso Pelosi

      Caro Luciano: é uma questão de fazer cumprir a Constituição. Portanto, de competência de ministros do STF, sim, senhor! Goste ou não dele, é a lei. E, nesse caso, em favor da transparência. Ou querias tudo no escurinho, como tem sido?

    4. niemeyer franco

      Cada país tem seu Napoleão. O daqui quando leu que Dino foi provocado, entende que xin gara m a mãe do ministro.

    5. Leonardo Trindade

      Dizem que sou pouco por pensar assim...

  39. Wil Prado

    O homem certo, no local certo e na hora certa. Só Flávio Dino reúne todas as qualidades para acabar com a farra das emendas. Pra cima deles, Dinão!

    Responda
  40. jane Ventury Leal

    Essa bandalheira,chamada Orçamento Secreto,emendas parlamentares,e outros chavões que amenizam o termo mais claro e grosseiro de Mau uso do erário público ,sem pudor ou qualquer compromisso de transparência e limites ,extrapolou tudo que sabíamos de ruim dos bastidores de Brasília.Onde estão os legisladores honestos para gritar nos microfones das suas respectivas casas?Ficam vendidos no grande mercado de compra e venda de votos?É escancaradamente nocivo .É um câncer ,sem quimioterapia eficaz .

    Responda
  41. joseildo ferreira inacio

    O rolo é bem grande e pesado. Até mesmo para o grande Flávio Dino.

    Responda
  42. Vital Romaneli Penha

    Agora vem o dilema ,todos serão investigados indistintamente ou as investigações serão direcionadas? Com a palavra o ministro e a PF.

    Responda
    1. niemeyer franco

      Aguardar pra ver. Que não coloquem as PF e PRF a serviço do com and o presidencial, como foi nos anos 2019/2022.

  43. jose vanzo

    Onde ficou o jornalismo investigativo?O que os jornais ganham com este silencio sobre esta forma perversa de corrupção?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Isso por acaso é novidade secreta ? os jornais abordam isso e outras coisas o tempo todo.

  44. Marcus Guedes

    Antes, era a imprensa que mexia em vespeiro.

    Responda
  45. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Tudo indo bem , graças a lula. Dino , escolha de lula. Cada um na sua área, fazendo o melhor.

    Responda
  46. Christian Feitosa

    O Executivo previsa, infelizmente, de muitas aprovações do Congresso. Foram criados muitos Ministério para Lula dar aos centrista e apadrinhados, para conseguir ter Governança. Alguma Governança. Esta certa Dora, é um vespeiro e o Executivo vai ter de se posicionar. Fora com orçamentos secretos e contratos excusos. A ponte de Maranhão já caiu e provou isso. Muitas obras fantasmas ou de 'amiguinhos'.O Brasil atolado nisso. Não tem como crescer diante dessa boca faminta do Congresso. Valeu D

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      .." foram criados muitos ministérios para conseguir ter governanca" , você tem razão em um ponto, a governanca foi possível distribuindo cargos, inclusive para as classes que o apoiaram!

    2. Christian Feitosa

      Estamos juntos! Valeu Dino!

  47. Fabio Almeida

    Novamente a esquerda atuando firme contra a corrupção!

    Responda
    1. Fernando Alves

      Os direitistas aplaudem o Lira (que é de direita, diga-se de passagem) e depois vêm falar mal da esquerda. A esquerda não é isenta de corrupção, mas é unânime que onde a direita está no poder, há mais corrupção.

    2. Cesar Costa

      Sério? Vc acha que a corrupção é combatida pela esquerda? Em qual realidade paralela?

    3. Sérgio Fogel

      Você deve estar se referindo a outro país, não?

    4. Marconi Rezende

      Esquerda contra corrupção, eterna piada pronta!

  48. Fabrício Schweitzer

    Acho que o Ministro mexeu num covil. Deixemos as vespas em paz.

    Responda
  49. Arides Quintanilha

    Vai em frente Ministro! Vamos acabar com a farra das emendas!

    Responda
  50. MAURO WOSNIK

    Cadê o Povo para ir para frente do Congresso.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Qual povo ? Aquele das picaretas arrebentando tudo ?