Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Tosta

    Tempos difíceis! A esquerda, de tão incompetente, dá espaço para essas aberrações como Trump, Bozo e Marçal. Estamos fritos pois nenhum dos lados tem capacidade para governar o povo. Onde o mundo vai parar desse jeito?

    Responda
  2. Armando Moura

    Elegeu um por ra quebrado, mantido por dinheiro ru so, ven deu pa ra quebra dos que nao se encaixa ram no mundo tecnologico. Gente pre sa num lap so de tempo. Consumi do res de opioides. EUA correm para onde?

    Responda
  3. jose prado

    Fomos governados por um motoqueiro praticante de tiro ao alvo comerciante de joias5! Em breve seremos governados por um gigolô!

    Responda
  4. Alessandro Medeiros

    Pq mesmo a esquerda começa a sofrer revés atrás de revés em sua agenda cultural totalitária??? Talvez pq não encontre eco no meio do povo, mas entre militantes de Universidades Públicas e os ditos "Movimentos Sociais" (PCC, CV, MST, MTST e outras facções da esquerda organizada.)

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Olha, Alessandro, a sua crítica à Esquerda até poderia ser razoável, não fosse esse "totalitária" absolutamente forçado. Totalitário é quem faz a apologia da tortura, planeja a "eliminação" de eleitos e juízes, e tenta um golpe de estado. Você alguma vez escreveu algum comentário indignado tratando destes assuntos?

    2. Ronaldo Almeida

      Ca na lha! Você não passa de um ca na lha, co var de. Li xo na zi fas cis ta.

    3. Sidney Costa

      PERFEITO !!

    4. Nelson Franco Jobim

      Não seja ridículo! Agenda anticultural totalitária é a da extrema direita, que não quer que as pessoas pensem. PCC e CV não são movimentos sociais. São máfias do tráfico de drogas. Cresceram por causa da ausência do Estado nas periferias durante 500 anos de governos de direita.

  5. Antonio Araújo

    Acho que muitos progressistas estão preocupados com a perda da exclusividade da violência.

    Responda
  6. Sérgio Sayeg

    Spyer conseguiu prestígio entre a intelectualidade ao dar um olhar 'antropológico' ao neopentecostalismo. Com o tempo, provou ser um difusor do pensamento evangélico dourando-o com os aspectos positivos do empreendedorismo que deu motivação existencial para os mais pobres que assim viam uma chance de fugir da miséria através da religião. Agora escancara essa tendência ao tratar com simpatia figuras abjetas da extrema direita como Marçal e Nicolas, por serem afeitas ao neopentecostalimo.

    Responda
  7. Rodrigo à vora

    MMA não é esporte mesmo. É, no máximo, entretenimento. Pão e circo. Coliseum.

    Responda
  8. Matheus Reis Mattos

    A esquerda só está tentando entender por que está perdendo a guerra cultural.

    Responda
    1. Matheus Reis Mattos

      Cada comentário bovino como esse é menos 10 votos pra esquerda.

    2. Nelson Franco Jobim

      Cultural? A extrema direita é anticultural. UFC é cultura? Dá um tempo.

  9. Milton Fumagalli Scariot Scariot

    A civilização contemporânea (mundo atual) está perdida. A ignorância vencendo a razão.

    Responda
  10. César A C Sanchez

    Detesto MMA. Agora, escrever que o NYT "se rende" ao chefão do UFC por ter analisado a influência desse pseudo esporte num Podcast...aí viajou na maionese, meu caro. O times é a maior oposição do jornalismo norte-americano ao trumpismo, ao negacionismo, ao populismo, ao negacionismo. É um jornal para a elite intelectual norte-americana e mundial.

    Responda
  11. GUSTAVO TORRES MOURE

    Juliano Spyer mostra desleixo ao praticamente reproduzir podcast pró MMA. Ao fazê-lo, corrobora o que foi dito. Juliano, portanto, considera que o MMA reflete a identidade das classes trabalhadora e empreendedora para quem “a sobrevivência é uma luta corporal contra as dificuldades cotidianas”. Entretanto, não comenta a selvageria que é o MMA, onde praticamente não há golpes proibidos e os lutadores são impedidos de usar qualquer tipo de proteção. O MMA me faz lembrar dos gladiadores.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Bem condizente com os dias atuais. Não acham?.

    2. Luiz Candido Borges

      Gustavo, o retorno dos gladiadores não tarda... E por que não? "Pessoas livres, donas do próprio corpo não podem travar uma luta até a morte, se devidamente renumeradas, conforme acordo prévio firmado entre partes legítimas?". Este é a retórica "liberal"... É claro que depois de um tempo, um cara seriamente endividado vai recorrer a esta "saída". Mais um tempo, os devedores poderão ser escravizados. Como em Roma...

  12. Luiz Candido Borges

    Da mesma forma que o Marcos, abaixo, eu também estranhei a falta de uma relação direta do texto com os evangélicos, cuja promoção é o foco do Spyer. Mas esta foi mais sutil: ele fala da (suposta) relação do UFC com o "empreendedorismo", que é um dos pontos da proposta evangélica e, pior, lembra da quase vitória do Marçal, que é apresentado como um "empreendedor macho". O Spyer faz seu trabalho de destruição do arcabouço democrático direitinho, normalizando gente como Trump, Marçal etc.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Em tempo: eu concordo que nos textos do Spyer podemos encontrar chaves explicativas do, vá lá, pensamento pentecostal. Ressalto apenas que ele não faz uma análise crítica, ele o apresenta com um viés de apoio e fica todo entusiasmado quando um personagem "importante" demonstra alguma afinidade, mesmo quando esta é claramente oportunista ou o cara é altamente nocivo.

    2. Luiz Candido Borges

      Olha, Marcos, eu acho que você tem um coração grande demais, uma expectativa de boa-fé da parte de pessoas que mais do que provaram qual o seu propósito, se aproximando da ingenuidade. O Spyer já provou inúmeras vezes que, longe de ser um antropólogo estudioso de um fenômeno social, ele é um promotor do (neo) pentecostalismo sem nenhum critério, apoiando qualquer um que se diga "cristão", inclusive este enorme perigo chamado Pablo Marçal, cuja derrota ele lamenta profundamente. Seja mais cético!

    3. Marcos Benassi

      Luiz, meu caro, nosso estranhamento foi o mesmo, mas a percepção sobre a atuação do articulista é bastante distinto: não me parece que ele os "promova" - pelo contrário, há críticas; podemos também encontrar preciosas Chaves explicativas para o pensamento e comportamento evangelical contemporâneo. Eu acho isso um servição, sabe?

  13. Marcos Benassi

    Eita caríssimo que alívio: sendo o texto em uma coluna sua, temi que você fosse explicitar um relacionamento direto entre o UFC e o evangelismo Brazuca. Ufa! Meno male se os Mano do Tabefe sentir-se-ão empoderados com a assunção dos bárbaros ao Trono de Sam: o Bozo já teve o condão de nos trazer a violência à matéria de capa; sua eventual potencialização, agora, ao menos não será novidade, senão extensão da barbárie existente.

    Responda
  14. José Cardoso

    Só assistia no tempo do Anderson Silva. Aquela fratura feia da perna dele numa luta me afastou. Acho que estou "muito suave".

    Responda
  15. LEONARDO LEITE DE CASTRO

    "Os Estados Unidos está" foi de dar "calo no olho"...

    Responda
    1. fabiana santos

      Não genio, está incorreto, só caberia verbo no singular se não ouvesse o artigo antes, a folha rasgou, há tempos, o manual de redação.

    2. Nelson de Paula

      "Os Estados Unidos estão de dar calo no olho", para ajustar melhor a frase.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      As duas formas estão certas, Gênio. Os Estados Unidos estão, ou os Estados Unidos está. Eu cansei de avisar prá nós lutar UFC se capacete, não avisei?

  16. jose camargo

    Vou ser censurado,mas não dá pra perder a piada,depois dessa levantada do Dana White: "Os Estados Unidos está tão suave que, se você tem alguma coisa de selvagem em você, tudo o que existe hoje está ao seu alcance". Traduzindo: Os EUA desmunhecou.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sabe que isso me pareceu somente uma Ode à barbárie? "Neste país que agora se tornou DumBão, chegue Servage, chegue chegando, com o pé na porta: vai se dar bem." Não creio que seja mentira e nem que seja de hoje, infelizmente, pras duas coisas. Tudo do mais admirável destro-TrAmpo-Bozismo.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Redpill detected. Vade retro.

    3. Victor Henriques

      E para o português, traduz como?

    4. jose camargo

      Naturalmente,é uma crítica que ele faz aos democratas,responsáveis pela proliferação do politicamente correto e pela malfadada cultura Woke que vem transformando os homens em... deixa pra lá..

  17. Rodrigo Flexa

    Uma apologia do neofascismo, que horror.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Kkkkkkkkk...vá se tratar, senhor.

  18. Rodrigo Flexa

    O articulista e fundamentalista adora e se identifica com o fascismo, mas como a Folha decaiu, o jornal é porta-voz da extrema direita

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Mimimimimi...

  19. Leonardo Trindade

    Não entendi a frase do Dana no final porque não sou fluente em jeguês.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Leonardo, prezado, permita-me discordar veementemente: se marofa transformasse bípede em quadrúpede, eu já era um hexápode. Principalmente agora, depois de véio: tenho a Graça e o Condão de, de uns anos pra cá, ganhar de um amigo marofa de altíssima qualidade, coisa que pra mim era um treco Marciano,e que se tornou concreto.

    2. Leonardo Trindade

      José, pode ter sido a tradução ou o fato do Dana ser um grande maconheiro. Posso ter entendido os sentido, mas a construção é tosca.

    3. jose camargo

      Entendeu sim. Só que não quer admitir que ele está certo.

  20. Marcelo Bondioli

    Os red pills estão empodeirados e lacrando como nunca.

    Responda
  21. Marcos Barbosa

    Por traz da coluna, onde está a ombudsman, quase repetida, deu contra c e v, o antropólogo "terrivelmente evangélico" hoje o rosto da folha de jesus, antiga de Sp, já começa sua campanha por Pablo Marçal, mesmo sendo um condenado pela justiça, ele é de Jesus, e ai vale tudo.

    Responda
  22. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Entendi nada desse texto. Talvez o Cláudio Manoel possa ajudar pois ele sabe como 'vai dar....porrada!'

    Responda