Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Rosa

    Basta o STF entrar em rota de colisão com os interesses de nossa bilionária elite do atraso, começam a aparecer críticas na garnde mídia. Parabéns ao Stf ao se posicionar contra os interesses parasitários de nosso bilionários, hoje bem representados por dois terços do congresso e imprensa.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    O STF pode até ter algumas decisões questionadas, mas é inegável seu papel na proteção à democracia no Brasil, nestes tempos mais recentes! Alexandre de Moraes vai ficar na história, por seus atos em defesa dos princípios democráticos! OrasilDemocrático!

    Responda
  3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Além disso, os ministros precisam ser exemplos de moralidade e parar de concorrer ao prêmio máximo do JusPorn Awards, do professor Conrado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente lembrança: quão menos laureados do STF houver, mió!

  4. josé SOARES

    Mais uma repito: caro Helio respeito seus artigos sobre filosofia, literatura e cultura, mas, sobre politica e, especial sobre o STF, segues a linha tendenciosa do jor nal em macular essa instituição , que , apesar de alguns membros dignos de critica, vem garantindo o Estado de Direito.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Ôôô, meu caro, acerca dessa polêmica, mas minha reflexão ainda é bem precária. Não me pareceria mau se os votos dos novos integrantes da corte fossem somados aos processos, que seriam então decididos em número de 13ministros, p ex. Todavia, isso é só um pitaco sem maior densidade. Em relação ao casuísmo, apenas contraponho, a este, o continuado casuísmo legislabóstico, sempre reiterado nas decisões do congresso: parece-me que é a instituição que mais opera nesse modo auto-protetor/auto-vantajoso

    Responda
  6. roberto barbosa de castro

    Depois de tanto casuísmo que o STF praticou nos últimos anos, esse será fichinha...

    Responda
  7. Fernando Alves

    Ou seja, o que o Hélio defende é que se o PL e o gabinete da família rachadinha entupirem o zap dos pelegos com as maiores mentiras do mundo e eles encherem as redes sociais de besteiras, o STF tem de desrespeitar as leis para agradar a extrema direita.

    Responda
  8. José Cardoso

    Se não é necessário modificar, é necessário não modificar.

    Responda
  9. RAULAND BORBA BATISTA

    Corroborando, o STF tem que distinguir o que é provocação do que é desafio, isso só se faz com muita competência e discernimento , se não um tremor vira um terremoto . Quem avisa amigo é.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Capanga de bilionário adora usar o termo polarização, como fossem dois lados equivalentes, a esquerda não polariza, a extrema direita sim, com seu apoio a interesses bilionários contra o povo, como privatizações fraudulentas, juros, corte gastos sociais e não taxação mega ricos, é justo aí que entra o capanga de bilionário, não quer que força qualquer interfira nas ações seu lado polarizado. A direita é a representante dos mega ricos, a extrema direita é a extrema representante dos mega ricos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Neli, esqueceste que o Pt se aliou desde o Psol até o Alkmin para combater Bolsoguedes, em quem votaste na primeira eleição, depois de acreditar no ministro Moro do União Brasil dos corruptos. Descobriste ter sido enganada, pena sempre descubra depois de ser enganada, não há qualquer reflexão da origem dos erros, falta sabedoria, sempre pronta para comprar o que o bilionário banqueiro da Folha e seus calunistas amestrados vendem, com um antipetismo barato.

    2. neli faria

      A esquerda sempre polarizou. Aprenda a história do pt e perceberá: quem começou o nós contra eles foi o pt do lula. Expulsou os deputados que votaram em tancredo; convidou a sair a deputada Erundina,ser Ministra do Itamar; elegeu jânio em São Paulo ao não apoiar FHC. Foi contra todas as reformas da Previdência; no poder lula fez a draconiana reforma, expulsou ou convidou a sair os deputados do pt que votaram contra: origem do psol. Votou contra o plano real. Dizia que a bolsa esmola...

  11. FRANCISCO PUCCI

    Análise perfeita.

    Responda
  12. Carlos Victor Muzzi Filho

    Não é apenas “casuísmo”. É ilegalidade (mais uma), porque contraria a regra do par. 1º do art. 941 do Código de Processo Civil: “Proferidos os votos, o presidente anunciará o resultado do julgamento, (…). § 1º O voto poderá ser alterado até o momento da proclamação do resultado pelo presidente, salvo aquele já proferido por juiz afastado ou substituído”.

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    O STF debe evitar as cascas de banana, como os clamores populares, o apoio, como ocorreu no passado, aos crimes cometidos durante a operação Lava Jato.

    Responda
  14. Marcos Serra

    Estranha, muito estranha essa coluna do Hélio, quase uma defesa do espúrio STF. Fala da falta de medo que esse projeto de tribunal para tomar decisões impopulares mas sequer cita a falta de pudor praticada em atos que vão de encontro à Constituição que, presumidamente, estão lá para defender. Um bando de egocêntricos, muitos sem a menor condição técnica e ética de lá estarem governando, sem um voto sequer, nosso país tudo em nome de uma ditadura da toga. Mais uma aberração nativa.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Correção: "muitos sem a menor condição técnica e ética de lá estarem, governando, sem um voto sequer ".

  15. Nilton Silva

    Casuísmo no STF? Nunca existiu. Rarará! Em homenagem ao Zé Simão.

    Responda
  16. adenor Dias

    O homem não é e nunca será perfeito, e o STF, é formado por homens! Quando se trata de homens, recorremos a lâmpada do filósofo Diógenes.

    Responda
  17. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Alexandre precisa se livrar urgente desse inquérito fora da Constituição, daí reverem decisões individuais para que sejam ratificadas pelo plenário, e investir nas investigações de corrupção nas mãos de Dino. É o caminho para restaurarem a imagem que não deveria estar sofrendo arranhões.

    Responda
  18. Alberto A Neto

    Ruy Barbosa definiu a importância do STF; instituição da qual é patrono. Quando senador, Ruy Barbosa aparteou o senador Pinheiro Machado que maldizia, e reprochava, uma decisão da Corte Suprema. Foi quando pronunciou a frase que passou à história: "O STF é tão importante, que se pode dar ao luxo de errar por último". Daí resultou ilação que passou a senso comum: "Quem erra por último, erra melhor".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mais uma excelente lembrança, caro Alberto.

    2. Paulo César de Oliveira

      Ultimamente o STF está abusando da prerrogativa de errar por último.

  19. sergio tamer

    Excelente e oportuno artigo. Parabéns!

    Responda
  20. Carlos Amorim

    O STF não tá só escorregando na banana. Eles tão dando duplos twistes carpados, sim, por interesses pequenos e momentâneos. Cedo ou tarde vamos ter juízes conservadores... e aí, o voto dado no passado, podendo ser mudado, vai pegar

    Responda
  21. BERNARDINO COELHO SILVA

    E são muitas as mudanças por oportunismo e interesses escusos ou mesquinhos.

    Responda
  22. Joaquim Rosa

    "Cair na casca da banana" é diferente de "escorregar na casca da banana". Que fique bem claro!

    Responda
  23. PAULO Andrade

    Em suma: não há respeito se não se dão ao respeito. A trilha sonora dessa justiça é La donna e mobile...

    Responda
  24. Florentino Fernandes Junior

    Gastou esse portugues todo seo helio pra chegar na palavra obvia, casuismo ativista

    Responda
  25. Juliano Camargo

    Mal podemos imaginar o peso da responsabilidade sobre as togas que salvaram a nossa pujante democracia! Vida longa ao tribunal supremo

    Responda
    1. josé SOARES

      Caro Paulo Cesar, não podemos perder de vista que por trás de uma pichação de estatua, havia a clara intenção de crime de golpe à Demo cracia.

    2. Paulo César de Oliveira

      Considerando que muitos casos de homicídio intencional recebem penas iguais ou menores do que quatorze anos de prisão, você acha justa que uma mulher que pichou uma estátua seja pegue esses mesmos catorze anos? Se Moro era claramente um juiz parcial ao julgar Lula, você considera que Moraes não é um juiz parcial quando se trata de julgar bolsonaristas?

  26. PAULO CURY

    Pior vai ser conhecer o porque do casuísmo

    Responda
  27. neli faria

    O Ministro que se aposentou é tão capaz quanto os que estão em atividade.Que país os senhores querem deixar para os seus netos?O odioso país do jeitinho?Da lei do Gérson? Da cadeia ser apenas para os três Ps?O País que existe apenas para sustentar os Políticos e Poderosos?Construam um País,excelências! Construam uma Nação, excelências!Hoje o Brasil existe só para sustentar políticos e poderosos.Que Brasil: sem segurança, sem saúde, sem respeito ao próximo.Destruíram o País!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Infelizmente geraçõa Neli fracassou. Acho até saiu na rua com plínio Salgado pelo TFP, apoiou o golpes, como Dilma, apoiou prisão de Lula, votou no Bolsoguedes na primeira, acreditou no Moro do União Brasil dos corruptos. Por causa de pessoas sem sabedoria que se deixam levar pela grande imprensa de bilionários, é que o Brasil não consegue evoluir, sempre que um governo voltado ao povo aparece as máquinas do caos levam pessoas pouco sábias a se posicionar contra seus próprios interesses.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Verdade, existe para sustentar políticos, poderosos, funcionários da elite do judiciário, do legislativo, do executivo e por último e não menos grotesco, militares.

  28. Marco A Moreira

    O STF se perde através do deslumbramento pelo poder, ativismo político e eventos privados - conspirando , assim, contra o estado democrático de direito. São muitos os desvios nestes últimos 05 anos. Assuntos de suma importância são decididos monocraticamente, qualquer crítica torna-se motivo para inclusão no inquérito que nunca acaba, coerção e censura são aplicados rotineiramente. A quem serve tudo isso?

    Responda
  29. neli faria

    Estão exercendo uma Função relevante na República, têm apenas uma responsabilidade: interpretar a Constituição Nacional em com comunhão com as leis derivadas.Tem que revogar,com urgência, o odioso princípio: O Brasil existe apenas para sustentar Políticos e Poderosos.Teve um ministro que julgou constitucional a redução de pensão para viúvos do inss sob a falácia: não atingiu os direitos e garantias individuais: mas, atingiu o Odioso princípio apontado,Excelência.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Verdade, reduziu a pensão p viúvos do INSS, mas continua defendendo as mamatas e penduricalhos do judiciário. Lembrando que ainda temos uma geração de filhas de militares para sustentar. Vergonha total.

  30. Alexandre Pereira

    Não se preocupe, pois logo logo muda de idéia. Segurança jurídica há tempos não passa parto da corte.

    Responda
  31. neli faria

    O Voto de Ministro que se aposentou, tem tanta validade quanto quem está em atividade. Ah, mas, eu Ministro não votaria como aquele que se aposentou.E daí? O voto de quem se aposentou tem tanta validade quanto quem está ingressando na corte. Mas, ele, ela, votou para o Santos cair em vinte e três. E daí? Não era um Juiz apto a votar? E se tivesse alguma insanidade ou votou,embriagado de felicidade pelo Santos ser campeão. E daí? O voto foi perfeito.Respeitem a Constituição, Excelências.

    Responda
  32. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    O STF começou a ruir quando os eminentes se esqueceram que eram juízes a passaram a atuar como sensores da sociedade, como senhores do bem e do mal. E pior, quando se sucumbiram às vaidades e passaram a serem Youtubers.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sempre que o STF entra na rota de colizão com os interesses de nossa bilionária elite do atraso, começam a aparecer críticas na garnde mídia. Parabéns ao Stf ao se posicionar contra os interesses parasitários de nosso bilionários, hoje bem representados por dois terços do congresso e imprensa.

  33. Giovani Ferreira Vargas

    Bêbedo tropica nos próprios pés... E cai. kkkk

    Responda
  34. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna. Outra tremenda casca de banana é esse inquérito das fake news que foi aberto em 2019 e perdura até hoje, ou seja, um inquérito com prazo infinito que se propõe a acabar com as mentiras, um propósito espartano para dizer o mínimo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se quer conhecer o caráter de uma instituição, dê poder a ela. Pelo visto, mesmo como paródia, o adágio continua atual.

    2. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Na verdade não se trata de um inquérito, mas sim, um instrumento ilegal de repressão.