Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Muito triste a falta de respeito ao próximo. A Constituição Nacional por quem a interpreta, protege mais a Liberdade de quem não deveria ser protegida do que a vida humana. Jânio Quadros que o pt ajudou a eleger , quando criou a GCM para cuidar dos próprios, prédios, municipais. Hoje a prefeitura,imagino, gasta muito com terceirizados e a guarda em função que deveria ser do Estado e da União:vigiar as fronteiras.

    Responda
  2. João Melo

    Reflexo de como os gestores municipais são populistas. As guardas municipais foram idealizadas para cuidar do patrimônio público. Armar esses funcionários foi um erro. A população aprovou ao eleger o hipócrita que os armou, com a desculpa batida de combate a violência. Como se a PM não bastasse.

    Responda
  3. ADILSON RIBEIRO

    A pergunta que se faz é a seguinte: Até que ponto o ser humano que tinha emprego, estabilidade, salário razoavel, e família, se dobra à corrupcão do poder, a ponto de tirar a vida de outro, apenas pelo descontentamento de ser remanejado para outra area por superior hierarquico? Longos anos de prisão talvez refresquem sua memoria e ego!

    Responda
  4. JOSE RADA NETO

    Esse é o resultado da criação da GCM com vários guardas que não deveriam portar armas. Aqui em Floripa, a GCM já teve várias atuações toscas e mal feitas. E armas na mão desses guardinhas está longe de ser eficiente (salvo pra fazer besteiras).

    Responda
  5. Alfredo Azevedo

    Esses episódios de brutalidade extrema, trazem esculpida a face que Bolsonaro e sua turma, propagaram pelo Brasil, banalizando a estupidez com as "arminhas" como símbolos de sua ignóbil gestão. Agora, os frutos amadurecem.

    Responda
  6. Valdeci Prado de Oliveira

    Caso isolado que requer investigação e pelos comentäios o Bolsonaro e Tarcísio såo os maiores culpados.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Acho que quando "casos isolados" se acumulam às pencas, eles deixam de ser isolados. Não é?

  7. Celso Caramori

    Espero que o prefeito do Rio não arme a sua guarda municipal, exemplos negativos não faltam

    Responda
  8. Celso Caramori

    Erro atrás de erro, reunião isolada com sujeito armado que não vai com sua cara. Negociação de duas horas após o tiro. Ao ouvir o primeiro tiro tem que invadir o local, cessar toda Negociação

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Se dois guardas-civis de uma cidade não podem ser deixados sozinhos numa mesma sala, acho que o problema é com a instituição inteira. Espera-se que agentes de segurança sejam especialistas em desescalar situações de tensão. É uma das partes principais do trabalho deles (ou deveria ser!).

  9. Domingos Sávio Oliveira

    Todo tipo de desequilibrado armado andando solto pelas ruas, imagina o que esse sujeito faria nas ruas. Arma às guardas municipais com poder de polícia é mais um grave equívoco que o congresso nacional vai cometer, colocando naa ruas profissionais totalmente desqualificados e despreparados.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Agentes de segurança podem se comportar como neandertais armados com porretes ou fuzis, não importa. Os problemas principais estão nos critérios de seleção (e de exclusão) nos concursos, no treinamento policial e na cultura institucional.

  10. ANDRE BARRETO

    Isso é o que acontece quando vc coloca arma na mão de pessoas sem preparo. Nossas polícias são mal treinadas. Já os cidadãos de bem (sic), nem se fale...

    Responda
  11. Ricardo Achilles

    Era segurança do prefeito no mandato anterior? Foi uma fatalidade ou existem falhas estruturais na gestão de pessoas que permitam que indivíduos perigosos ingressem na Se retaria de Segurança do Município?

    Responda
  12. João Batista de Junior

    Um desequilibrado. Não deveria fazer parte da guarda-civil.

    Responda
  13. Marcus Guedes

    E se o Secretário tivesse sinais vitais? Demoraram para entrar.

    Responda
  14. Wil Leon

    Briga por influencia e beneficios, parece. Mas demorar duas horas para deixar socorro atender o baleado foi fatal.

    Responda
  15. Luis Nascentes

    Matou por não querer ir para a rua trabalhar. Conseguiu o que queria: vai ficar interno pelos melhores anos da sua vida. Parabéns.

    Responda
  16. Romeu Chaves

    GCM não foi criada, muito menos preparada, pra esse fim de segurança pessoal, segurança de rondas e muito menos se armar, foi criada pra cuidar dos próprios públicos, mudaram totalmente a função, se armaram dos pés à cabeça, sem se prepararem, sentindo-se autoridades, voltamos à época do coronelismo, desavenças pessoais resolvidas a bala!!!

    Responda
  17. Marcos Roberto Banhara

    Subsecretário estava certo, em não mantê-lo na equipe de guarda do Prefeito...

    Responda
  18. NASCIMENTO FERNANDES MOTA

    Estragou a vida dele, da família dele e da vítima Um despreparado e covarde usando armas, sem condições psicológicas para usá-las. As guardas foram criadas para protegerem os patrimônio municipais e resolveram ampliar as atuações para a seguranca publica. O resultado foi negativo. Nem segurança pública é nem proteção patrimonial. É normal ver guadas agredindo doentes nos postos médicos e alunos nas escolas. Despreparo total. Única genialidade é aplicarem multas de trânsito. Só vaidades.

    Responda
  19. Eder Cunha

    Primeiro: GCM não tem preparo para ter armas; segundo: era pra polícia derrubar esse cara, assim que tomou conhecimento dos tiros, pra ver se tinha possibilidade de salvar a vítima. Sinceramente, nem psicoteste e treino sério de tiro esses GCMs devem ter, vide os casos envolvendo os PMs. Muitos erros!

    Responda
  20. Jose Roberto X de Oliveira

    Antes eu era contra o porte e a posse de armas. Depois de ver que todo apoiador do golpista- mor e conservador reacionário comprando armas tô achando péssima ideia deixar somente esse pessoal livre com potencial para fazer uso dessas armas contra pessoas normais. Melhor desarmar esse pessoal ou ter uma corrida armamentista?

    Responda
  21. Paulo Franco

    Guarda municipal NÂO pode usar armas. São para cuidar do patrimônio. Desde que foram liberadas armas para essa classe, totalmente sem preparo, são inúmeros os crimes cometidos pela GCM da grande São Paulo. Herança do (des) governo inelegível. E as autoridades competentes, incluindo aí o "capitão do mato", vulgo, governador de São Paulo, é o primeiro a autorizar e compactuar com essa violência, que sempre esteve em comunidades, agora adentra aos gabinetes... quem será o próximo? BETS!!!!

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      Ótimo e oportuno comentário

  22. DANIEL BRANDAO

    Tirou a vida alheia e destruiu também a própria vida e carreira. Tudo porque perdeu uma boquinha.

    Responda
  23. LUCIANA SADDI

    Resultado da política de segurança do desgoverno de Bolsonaro. Cada um com uma arma pra atirar em quem bem entender. O governador atual e seu secretário de segurança deram continuidade ao projeto de carnificina de Bozo em prol da indústria armamentista.

    Responda
    1. Celia Moura

      É inegável que a política do (des)governo anterior fomentou e alimentou a posse de armas. E muitas dessas foram parar nas mãos da bandidagem.

    2. NASCIMENTO FERNANDES MOTA

      Associar um fato isolado com com Bolsonaro, demonstra sua total ignorância. Violência se combate é com educação, é com a presença do estado cumprindo seu papel. Modelos ideológicos de esquerda ou direita não resolvem sem esses itens. Desculpe!, mas, pode ser o seu problema. A violência sempre existiu no Brasil e vem crescendo ano a ano, independentes dos governos de direita ou esquerda.

  24. ERC LIA MARIA BRASIL DA SILVEIRA

    Bolsonarismo fede à morte e violência. Prefeito bolsonarista começa mal o seu mandato.

    Responda
  25. José bello

    Só precisa mudar o nome para GCM Osasquerosa.

    Responda
  26. tereza cunha

    Lendo os comentários… quanta demagogia…

    Responda
  27. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Imaginem se um cidadão ou cidadã causam descontentanento ao assassino...

    Responda
  28. Marco Medeiros

    As forças policiais viraram um imã de desequilibrados

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      Sempre foi assim, eu se precisar, prefiro ligar para o Batman. Qdo vejo essa gente na rua, procuro nem olhar, nem em hospital q cuida de saúde mental deve ter tantos desequilibrados qto nas forças policiais brasileiras.

  29. Carlos Oliveira

    Essa morte é o resultado de dar arma para quem deveria ser apenas um guarda de jardim. Assim são as GCM's, guardas de jardim com armas.

    Responda
  30. André Tadeu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. Wenderson Fernandes de Brito

    A corrida armamentista.

    Responda
  32. Genésio Marcelino

    Eita que agora lascou! Os caras começaram a se duelar. Arminha versus arminha.

    Responda
  33. Silvio Leite

    Estado de São Paulo idêntico ao velho oeste.

    Responda
  34. Gilmar Maghenzani

    Está parecendo queima de testemunha

    Responda
  35. Fabrício Schweitzer

    Tá feia a coisa.

    Responda
  36. Antonio Alencar

    Abundância em armas resulta nisso ! Oxalá, poderemos ter bonança de bons livros !

    Responda
  37. Flavio Leal Rodrigues

    Gente mal treinada andando armada. Agora o Eduardo Paes desiste de armar a Guarda do Rio.

    Responda
  38. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    No Rio de Janeiro, está entre as promessas do prefeito a criação de uma “força armada” municipal. Mas essa promessa não deve ser cumprida, em vista do risco de vir a se repetir esse episódio de Osasco. O nível das pessoas que se candidatam a guarda municipal em uma e outra cidade é o mesmo.

    Responda
  39. elcio matos

    O prêmio de Fernanda Torres trouxe a todos a lembrança do tempo despótico da ditadura e ao mesmo tempo o alívio de vivermos numa democracia; no entanto, embora vivemos em liberdade, estamos hoje a mercê de agentes de segurança que pensam e agem da mesma forma dos tempos de chumbo, como senhores sobre quem vive ou não. Eu pergunto: Quantos Rubens Paivas desaparecem diariamente nos tempos atuais?

    Responda
    1. ADILSON RIBEIRO

      Elcio! Verdades verdadeiras: O amor venceu o ódio, a democracia, a ditadura, os Livros, a ignorancia, e agora com um tapa de luvas de pelica, a Arte mais uma vez, venceu o obscurantismo dos patriotas fakes.

  40. roberto silva

    Nenhum outro estava armado para reagir ao assassinato, se estavam isso prova que não adianta estarem armados.

    Responda
    1. Alexandre Batista da Silva

      Pelo que entendi, eles estavam sozinhos numa sala.

  41. valdonir estivalet teixeira

    É assustador o despreparo das forças de segurança armadas, neste país. Estamos no caminho do México. De antes do AMLO, se nada for feito logo, o caos já está estabelecido , por exemplo no Rio. NO Rio só zerando , mudando a capital para o interior, extinguindo e cadeia para alguns milhares. Nao há solução, imóveis não valem mais nada em algumas regiões...turistas abandonaram o estado que já foi referência

    Responda
  42. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Se havia um mal estar entre o secretário adjunto e o guarda civil, jamais poderiam deixá-lo ir para a reunião armado. É um detalhe, mas interferiu, infelizmente.

    Responda
  43. Jurandir Sousa Ferreira

    Querem saber qual é a causa! Arma letal nas mãos de quem não está preparado e com perfil psicológico agressivo, os quais, são abraçados pelo Sr. Governador do Estado de São Paulo conjuntamente com o seu Secretário de Segurança, ex policial do "BOPE". Só pode dar nisto.

    Responda
    1. Alexandre Batista da Silva

      Éssa é a questão.

  44. Anderson Pereira de Souza

    Armas de fogo foram feitas para matar. Infelizmente elas estão cumprindo sua função.

    Responda
  45. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Prefeito do "pHodemos" , podemos matar. o governador narcisio e sua política policial no estado desconjuntaram o que já era desirganizado

    Responda
  46. Jane Medeiros

    É a entronização da violência, logo no maior Estado da nação! Até há pouco mais restrita à pobres e pretos, agora, são lobos devorando lobos!

    Responda
  47. Ricardo Lobo

    Esse é o legado do traste inelegível, ódio e destruição, esperamos que logo seja condenado pelos seus inúmeros crimes e pelo mal que causou ao Brasil. Impressionante como uma pessoa podre como ele pode causar tanto prejuízo a um país.

    Responda
    1. tereza cunha

      Verdade. Antes do inelegível, não existia ódio e destruição, vivíamos em um Paraíso. Ninguém matava, ninguém morria. O atual governo é indiscutivelmente o homem mais honesto, o homem que pela terceira vez está levando o país onde deveríamos sempre estar.

    2. jose camargo

      Só falta vc dizer que Bolsonaro também é o responsável pela morte do Celso Daniel e do Toninho do PT.Me poupe.Não fale besteira.

  48. Adriano Souza

    Parem e pensem: os homens das cavernas tinham desavenças entre seus pares a ponto de explodir? Sim, ainda mais naquela época. Só não tinham tecnologia para matar. O ser humano e suas aberrações...

    Responda
  49. Julio Shiogi Honjo

    O diabo veio nominado Messias, de dois mil e dezenove a dois mil e vinte e dois, e abriu as portas do inferno. Os que foram liberados estão por aí, em todos os cantos. Como diz a Palavra: "Vigiai!"

    Responda
  50. Samuel Ribeiro Giordano

    São esses malucos armados que “cuidam” da nossa segurança? Estamos perdidos e mal pagos né governador?

    Responda