Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ivan goncalves

    Folha, matéria sordida, civis do funcionalismo público recebem FGTS, algumas áreas 14 salario, auxilio desemprego se precisar. E ainda podem fazer corpo mole e tirar inúmeras licenças para não trabalhar, no militarismo pode isso? Não va para o quartel para ver se não é preso para você ver.

    Responda
    1. Rives Passos

      Oxi! Você já viu picanha, Haineken, viagra, whisky e próteses penianas pagas com dinheiro público para civis? Até hj só para militares! Apesar disso ter acontecido sabemos que não é pra ser assim. Desculpe a ironia! Mas, o custo de aposentadoria de um militar equivaler a dezessete civis é um absurdo. Não temos guerra há cento e cinquenta anos. O que esse povo todo faz no RJ com tanta fronteira abandonada? Fique bem!

    2. Alaor Magno

      Onde mora o civismo dos militares? Talvez em privilégios e em canudinhos espetados na aorta do estado.

    3. ivan goncalves

      Nem disciplina os civis têm, como pode falar oque não pratica.

  2. Hercilio Silva

    Eu também não queria, e estou pagando quase 5 anos de pedágio. E não é sair com 50, é quase 65. Muita gente apoiou e hoje não quer medida na sua.

    Responda
  3. Alberto Henrique

    São os chupins do Brasil, deixam os políticos no chinelo.

    Responda
  4. José Antônio

    Ouvi falar que há uma empresa de serviço militar privado interessada na privatização da Marinha, Exército, Aeronáutica, PMs e Bombeiros. Se for verdade, o(a)s camisas amarelas irão adorar. Afinal, ele(a)s amam o Estado mínimo.

    Responda
  5. José Cardoso

    Outro privilégio importante. Eles recebem ao se aposentar o último salário. Para os funcionários civis (a não ser os que entraram há mais de 20 anos), a regra é a média da carreira. E para os celetistas há além disso o teto do INSS. Os militares são a nata da nata.

    Responda
  6. ricardo magno dos santos

    Galera, os militares que de fato trabalham, são os do corpo subalterno, sabem soldades, cabos e sargentos, o resto, fazem porra nenhuma! Privilegiados sim. Não à toa que, o comandante da Marinha no governo Bozo, topou dar um golpe de Estado. Lula deve deixar de "passar pano" no atual e demiti-lo do cargo.!!

    Responda
  7. Wil Leon

    Tem de mudar. Todos são iguais e tem de contribuir. Se não gostam, deixem a Marinha e arrumem um emprego na iniciativa privada.

    Responda
  8. ALEXANDRE DE CASTRO

    Enquanto o Mi to ge no cida colocou uma reforma a goela abaixo em cima do povão tudo bem, agora que começaram a fazer uma reforma tímida em cima de quem nada gera de positivo para a nação veio os esperneios!!!

    Responda
  9. adenor Dias

    Só resta ao Haddad, cortar os gastos na economia brasileira, no salario mínimo e nos programas sociais. No salário dos dono do país, nesse ninguém pode tocar. Farinha pouca, meu pirão primeiro. Fazer filhos neste Brasil, é colocar eternos escravos, para sustentar nossos poderosos.

    Responda
  10. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Os intocáveis. Aff!

    Responda
  11. Luiz Sergio

    Muitos não queriam a previdência do Minto. Alguns vão trabalhar até 10 anos a mais e não tiveram privilégio nenhum. Agora a Marinha não quer entrar no sacrifício que tivemos que encarar?

    Responda
  12. Rives Passos

    Eu também não queria e Bolsonaro fez, a mando da Faria Lima de Guedes, Campos Neto e Folha de São Paulo. Agora, esses, estão mandando fazer para os marinheiros também. Ora, vocês não se pautam pela disciplina e hierarquia? Então, ponto final!

    Responda
  13. Joao Cellos

    Ora, ora. Quem diria, não é mesmo?

    Responda
  14. Airton Costa

    Os privilégios dos militares acontecem desde a proclamação da república. Vale dizer, do golpe militar de 1889.

    Responda
  15. Ivan Bastos

    Existem mais privilégios que o artigo não citou: promoção na aposentadoria, recursos para mudança frequente em que o militar vai e a a mudança fica, etc etc. Não existe serviço administrativo nos quartéis em que o sujeito possa trabalhar até os 65 anos?

    Responda
  16. Raymundo Itareru

    se acham uma casta superior, o que essa gente produz? só trazem despesas

    Responda
  17. JOS ALBERTO LAKATOS

    Caso um dia o Brasil seja atacado, é melhor pedir ajuda ao Chapolim Colorado porque se depender das Forças Armadas....

    Responda
  18. PAULO Andrade

    Vista a questão sob o ângulo da produtividade (utilidade social), fica pior ainda. Antes da ditadura se escamotear, em 1985, sob uma pseudo anistia - eis que nunca terminou, de fato -, um militar nos respondeu em sala de aula ao ser questionado sobre o que as FFAA produzem para a Nação. SEGURANÇA, disse ele. Ainda estou perplexo, 40 anos depois. Qual, pergunto?

    Responda
  19. Itamar Perenha

    Penso que um soldado, depois dos 55 anos, não tem aptidão para o combate. Velhos e pré-adolescentes só são convocados em casos de guerra. E não há, ainda, o que substitua o homem no campo de batalha. Drones são operados das suas bases de lançamento por homens, morteiros, obuses, munição pesada e outros apetrechos tb exigem capacidade intelectual e física. As funções de comando exigem mais capacidade intelectual mas o funil é grande. Pode até mudar, mas, sem demagogia.

    Responda
    1. José Cardoso

      Um jogador de futebol, depois dos 40 anos, não tem aptidão para o esporte. Nem por isso tem aposentadoria especial. E não me venha com salários gigantescos de uma minoria. A grande maioria das séries B, C e D não ganha mais que um militar.

    2. Ivan Bastos

      Após 55 anos, se não for oficial superior, que vá trabalhar numa seção administrativa.

  20. Maria Antonia Di Felippo

    Esse almirante não seria golpista? Toda a sua ridícula arrogância me parece de golpista. Alguém poderia me explicar o que é que a Marinha faz, além de menosprezar os civis? Afinal quem colocou a farda neles, e paga todos os privilégios deles somos nós, os civis. As forças armadas precisam ser repensadas.

    Responda
  21. PAULO CURY

    São artigos como este, sem nenhuma profundidade, parecendo que recortou e colou artigos publicados por outros que tb são rasos no conhecimento. Primeiro a comoração tem que ser com carreiras do estado, banco central, Itamaraty , policia federal, entre outros. A careira militar eh a unica que tem um escalonamento salarial, o sujeito inicia com metade ou menos do valor máximo e depois de 30 anos atinge o máximo. Comparar com INSS ta ok, mas tem que levar todo mundo

    Responda
    1. José Cardoso

      Concordo que tem que levar todo mundo. Principalmente promotores e juízes.

  22. PAULO CURY

    São artigos como este, sem nenhuma profundidade, parecendo que recortou e colou artigos publicados por outros que tb são rasos no conhecimento. Primeiro a comoração tem que ser com carreiras do estado, banco central, Itamaraty , policia federal, entre outros. A careira militar eh a unica que tem um escalonamento salarial, o sujeito inicia com metade ou menos do valor máximo e depois de 30 anos atinge o máximo. Comparar com INSS ta ok, mas tem que levar todo mundo

    Responda
  23. marcio jose albino

    Chega de privilégios, militar parece um mundo a parte, somente querem tirar direitos de quem realmente trabalha neste país que são os contribuintes do INSS.

    Responda
  24. Artur Neto

    Deve ser muito ruim ser das forças armadas? Por isso é uma casta? Hi po cri tas.

    Responda
  25. Nelson Maria de França

    O colunista sugere medir quem precisa passar boa parte da vida envolto em estudo para ter uma vida um pouco melhor com a mesma régua dos que ganham salário mínimo. Só pode ser piada. (Esperimenta sugerir isso pra ele)

    Responda
    1. Rives Passos

      Você não se refere a soldados e marinheiros, né? Se sim, você é engraçado. Kk

    2. Joaquim Rocha

      Envoltos em estudos a vida inteira ? É pra rir? Ba ndo de ilet rados ignor antes, com raras exceções.

    3. marcio jose albino

      Tem que medir sim, na vida real as pessoas também estudam meu chapa, todos os dias as pessoas pegam inúmeros transportes para chegarem no trabalho e estudam ao retornar. A vida dos militares é muito mais branda e reclamam de barriga cheia.

    4. Ricardo Ferreira

      É que vcs vivem em uma bolha, desconhecendo completamente a ralação de milhões de brasileiros que não tem os privilégios de vcs, e muitas vezes trabalham em condições piores e até mais perigosas. Profissionais da educação, da saúde, aeronautas, pessoal do agro, siderurgia, construção civil etc ralam muito mais, até porque uma minoria de militares são realmente combatentes.

  26. ANIBAL CARRION

    Chega de privilégios, os mesmos direitos dos relés civis e mortais!

    Responda
  27. ANIBAL CARRION

    É um direito que precisa acabar. Essa casta tem aposentadoria aos 55 anos, reversão de pensão, pensão filha solteira, pensão morte ficta e os economistas, mercadores, farinha lima, centrão, bancada da bala, cristãos SILENCIAM, não pode atingir somente os pobres e miseráveis. Basta!!!

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Concordo com vc. Mas precisa buscar os juízes, diplomatas e congressistas também.