-
Antonio Mauricio
Esse dito aumento nada mais é do que um arremedo de recomposição dos salários corroídos pela inflação. Poder Público paga muitos muito mal e poucos muito bem. Há injustiças internas que precisam ser corrigidas (carreiras com funções similares e salários absurdamente destoantes). Há ranços burocráticos que precisam ser superados em prol da produtividade, da flexibilidade, da eficiência e da qualidade de vida dos funcionários. O editorial expressa uma visão unilateral: demitir e cortar.
-
José Roberto Franco Reis
Só lembrar do servidor público que enfrentou a turma bolsonarista que queria se apropriar de jóias recebidas n De presente no exterior ( passando elas por baixo dos panos). Figuras do alto escalão do governo mobilizadas para tal. Como esse servidor, sem estabilidade, resistiria e defenderia a lisura do processo?
-
Paola Gomes
É isso! E alem disso a estabilidade é necessária. É por causa dela que entra e sai governo e os serviços públicos mais importantes continuam sendo prestados, independente da vontade de governo eleito. Vontade essa que algumas vezes pode ser ilegal, ilegítima e ou imoral. A definição dessa produtividade é relativa.
-
-
Luciano Mina
Me impressiona a torcida deste ex- jornal pra que venha mesmo uma crise fiscal, fazendo coro a banca do qual faz parte o banco que dirige esta Folha....cinismo pouco é bobagem...
-
Milton Nauata
Servidor público não é imune a inflação, portanto reajuste salarial é de justiça. Não vamos entrar no mérito da necessidade, dos privilégios e outros descalabros q em sã consciência ninguém de bom senso pode desmentir, entretanto, diferente daqueles q querem generalizar, há sim, mas em setores distintos, cabe ao poder público a correção e a moralização do Estado.
-
Walter Iriondo
Gostaria de ver o mesmo entusiasmo do editorial defendendo o fim das desonerações fiscais e a taxação dos super ricos.
-
ANIBAL CARRION
A Folha com sua campanha implacável rumo ao próximo presidente. Parabéns aos servidores públicos que votaram nessa turma de mercadores da praga do Egito, mercadores, farinha lima, cristãos, centrão. Eles querem acabar com tudo. O Estado só pro topo, acabar com tudo, bom é em SP, MG, PR, SC que fizeram suas reformas imaginárias né? A pergunta os funcionários do topo, topo, tipo juízes, promotores, procuradores, fiscais, não tem reajuste desde quando?
-
Graça Almeida
Um governo injusto. Trata o funcionalismo federal e inativos de forma diferente do trabalhador privado e aposentados. Que régua é essa? Aposentados do INSS que recebem um pouco a mais que o mínimo, segundo pior da América do Sul, se quer recebem o reajuste capenga do mínimo, enquanto os inativos do serviço público são privilegiados. O que nos cabe? Revolta.
-
Raimundo Carvalho
Você sabia que o funcionário público federal continua contribuindo com a previdência mesmo depois de aposentado? De 12 a 16% de sua aposentadoria volta aos cofres do governo., isso sem falar no desconto na fonte do imposto de renda. Revoltante é a Folha defender a desvinculação do reajuste das aposentadorias do INSS, pensões e bpc do reajuste do salário mínimo.
-
-
José Roberto Franco Reis
Turma da Faria Lima, do rentismo, da renúncia fiscal, do dólar nas alturas, do fiscalismo austericida, do mercado deus ex machina, do equilíbrio das contas públicas a custa do BPC, do salário mínimo, do bolsa família, aplaudindo o editorial da Folha, jornal velho inimigo do servidor público e dos serviços e politicas públicas.
-
Ricardo Carvalho
Perfeito esse editorial da Folha, vai direto num dos pontos mais fracos das administrações do PT, ao lado do fomento à corrupção: a priorização dos interesses sindicalistas em detrimento das necessidades do país, incluindo dos mais necessitados. Parabéns à Folha pelo equilíbrio da análise.
-
gerson tavernari
és terraplanista?
-
-
José Cardoso
Ou seja, as despesas federais com o funcionalismo não só aumentam em termos reais, como também em proporção ao PIB. E o Haddad veio com fakenews há alguns dias em artigo na FSP, escrevendo: "o gasto público vem se aquietando".
-
Rodrigo Andrade
Qualquer governo com interesse na sustentabilidade do orçamento deveria fazer um raio X completo do serviço público e comparar as remunerações do estado com funções comparáveis na iniciativa privada. Muitos aqui gritando a favor do direito à recomposição salarial e esquecendo convenientemente o quanto os salários aumentaram acima da inflação nos governos anteriores do PT. Ainda usam outras despesas do governo pra justificar o injustificável, como se não fizessem parte do problema e distorções.
-
Rodrigo Andrade
Marcelo, como é bom eleger uma só categoria responsável por todos os males do país, não? Isso tira a responsabilidade de todas as outras que, aos poucos, fazem seus buracos no orçamento. O tal do rentista é aquele que financia o governo? Que precisa ser financiado porque não cabe dentro da sua arrecadação? Seria interessante ter sua opinião do motivo do governo gerar déficit primário, ou seja, gastar mais do que recebe antes de pagar sequer 1 Real de juro da dívida...
-
Marcelo Magalhães
Exato! O mesmo deveria fazer com a dívida pública. Uma auditoria de alto nível seria esclarecedora para o país saber quem são os agitas que vivem do trabalho da população pobre. Não há país que cresça sobre uma classe de rentistas que nada fazem em favor da economia, só sugam. Nenhum país se desenvolve através da usura e da agiotagem. Funcionários públicos carregam o país nas costas. Rentista é parasita, destrói o país.
-
-
Luís Laércio Gerônimo Pereira Gerônimo
O reajuste salarial aos servidores públicos é muito merecido, diante do poder de compra que sofreram em governos anteriores. Os servidores são os braços e as mãos na funcionalidade desse imenso Brasil. O que é desmerecido é essa visão unilateral da folha no tocante aos servidores, e esquece o reajuste muito maior do alto escalão dos outros poderes
-
Bento Brito Teixeira
Douglas. Vá tomar no Tobias.
-
DOUGLAS TOBIAS
Além de muito caro é também muito incompetente. É uma máquina que custa muito para o país manter, não funciona na saúde, na educação, todos têm problemas sérios de administração e competência. Não merecem aumento algum. Já ganham acima da média em comparação a ramo privado.
-
-
José Roberto Franco Reis
Perdeu Folha! O Guedes não é mais ministro! Se liga! Além de desinformar ignora todo um processo looongo de negociações do MGI com as diversas categorias pra ter esse aumento, aliás muito aquém do necessário ( se consideradas as perdas de anos passados), mas o possível nos limites das contas públicas. Servidor público é importante, estabilidade algo valioso, inativo um cidadão que trabalhou muito até se aposentar, ainda contribui pra previdência e tem contas a pagar. Perdeu Folha!
-
José Roberto Franco Reis
Esse trabalhador da CLT que vc se refere, do ônibus lotado e da labuta desde a madrugada certamente não é o seu caso nem o meu. Esse tem que pagar as contas e não dá pra assinar a Folha. Discurso de vitimizado com chapéu alheio não vale Sr. Rodrigo! Esse país é muito desigual e certamente não são os servidores públicos do executivo que são os responsáveis. 90 % vagabu ndos e mamad ores , só mostra quem ideologicamente vc é!
-
José Roberto Franco Reis
Vc é da turma dos ressentidos, com saudade do Guedes e cia, que considera servidor público a praga do país. Seis anos sem aumento (Temer e bolsonazi) e uma recomposição básica ( 9 % em 2023, zero 2024 e 9% agora) e isso gera um verdadeiro Deus nos acuda. CLT rala sem dúvida, fui durante 22 anos como professor de universidade e escola privada e servidor público há 20, sem poder me aposentar porque receio não pagar as contas. Mas pra vc nós somos mamadores e vilões do país. Fazer o quê? Passe bem!
-
Rodrigo Andrade
"Contribuir para o fortalecimento do país?" kkkkkkk. Você está de verdade falando de 90% dos servidores que encontramos por aí, gente que ganha demais e trabalha de menos? Nada como viver nesse mundo de ilusão de vocês. Quer conhecer gente que contribui pro fortalecimento do país, acompanhe a jornada de qualquer CLT que, por poucos salários mínimos, trabalha 8 ou mais horas por dia, enfrenta o transporte público e paga impostos altos pra sustentar a turma da mamatinha...
-
José Roberto Franco Reis
Não sei se vc é um mamador compulsivo das tetas públicas através de renúncias fiscais, subsídios diversos, emendas parlamentares e outras sinecuras. Se for, não me meça pela sua régua Sr. Rodrigo!
-
José Roberto Franco Reis
Tetinha gorda pra mamar? Recomposição de perdas salarias depois de anos sem aumento nenhum? Como é isso pra vc? Servidor que atua na prestação de serviços públicos não merece ser considerado? Se estudar bastante, passar num concurso puxado e disputado, é possível virar servidor público e contribuir para o fortalecimento do país. Ressentimento corrói a alma!
-
Rodrigo Andrade
Nossa, isso tudo é medo de perder a tetinha gorda pra mamar?
-
-
Marcelo Zottis
Reposição da inflação é direito Constitucional. A Folha quer o fim do serviço público que atende os pobres.
-
Rodrigo Andrade
Topa fazermos uma análise de cada carreira desde 2002 pra vermos se o reajuste acumulado superou ou não a inflação do período? Minha estimativa é que tenha superado em muitas vezes, considerando o quanto os governos petistas aumentaram salários de forma completamente irresponsável e sem paralelo com o trabalho desempenhado
-
Romero Lima
Curioso: não falam do Judiciário nem do Lesgislativo. Dois pesos e duas medidas. Nos poupem!
-
-
Vital Romaneli Penha
Aumento do funcionalismo já faz parte do projeto de reeleição de 2026.
-
Luis Nascentes
Vou seguir o conselho e cortar cortar minha assinatura da folha. Já que não devo ter recomposição salarial nem menor que a do salário mínimo, da aposentadoria e até do bolsa família. Só me resta gastar menos mesmo.
-
Jorge Rodrigues
O PT é corporativista e precisa muito do apoio de certos setores da sociedade. Entre tais setores se destacam o funcionalismo público, MST, diversos sindicatos (principalmente os ligados à CUT), professores de universidades públicas, empregados de estatais e artistas. Assim, os governos petistas fazem de tudo para beneficiar tais setores em detrimento dos interesses da sociedade e da boa gestão da economia.
-
Romero Lima
Precisam das universidades, escolas pública, dos hospitais públicos etc direta ou indiretamente mas não querem pagar os profissionais.
-
antonio brito
Correto. Excelente síntese
-
jose eduardo serrao
Quer dizer que universidade e cultura não são de interesse da sua sociedade. Ainda bem que não faço parte dela. Fico imaginando as conversas dentro da sua sociedade.
-
antonio brito
Correto. Análise lúcida. Atender aos interesses de uma minoria afundando na crise fiscal significa +inflação e -popularidade
-
-
Décio Ceballos
"Mais"?
-
Domingos Sávio Oliveira
Editorial é pura desonestidade intelectual! A folha na verdade que o aparelhamento do serviço público a serviço da promiscuidade público/privado com a transferência de recursos públicos para empresários que não sobrevivem cinco minutos sem dinheiro público.
-
Rodrigo Andrade
Marcelo Magalhães, seus comentários, aos poucos, me impressionam cada vez mais. Ou não, considerando o limite do debate por aqui. Então vamos nos livrar completamente dos empresários exploradores e escravocratas? Só de curiosidade, quem vai investir em inovação, quem vai gerar os empregos nas cidades, que vai resultar em arrecadação pra sustentar o Estado que vocês tanto amam? O que você propõe foi testado em níveis diferentes em Cuba, Venezuela, Coréia do Norte. Lugares muito prósperos, SQN...
-
Marcelo Magalhães
Prezado Rodrigo, a literatura demonstra que os empresários exploram a mais valia, são herdeiros dos donos de escravos. Seus critérios são absolutamente precários e bem valorizados na revista Oeste e semelhantes, aqui não.
-
Rodrigo Andrade
Empresários esses que geram os empregos e, consequentemente, praticamente toda a arrecadação de impostos que banca o funcionalismo?
-
-
EDUARDO GUIMARAES COUTO
O editorial da Folha expõe apenas sua adesão cega aos ideais liberais, atacando servidores enquanto ignora questões estruturais mais graves. O jornal prefere criticar reajustes legítimos em vez de cobrar o fim dos subsídios ou defender a taxação dos super-ricos, incluindo os que sustentam suas páginas. O discurso contra o funcionalismo é conveniente, mas desvia do verdadeiro debate sobre justiça fiscal e eficiência estatal.
-
Vinicius Chaves
Que editorial no mínimo infeliz
-
Renato Vieira
Rombo das Lojas Americanas foi de 40 bi e até hoje ficou por isso mesmo.
-
Nelson de Paula
O peso relativo da folha de pagamento do governo federal vem diminuindo há mais de dez anos, o que foi conseguido com o encolhimento salarial de vasta maioria dos servidores.
-
Rodrigo Andrade
Marcelo Magalhães, traga aqui números embasados sobre remuneração dos funcionários vs remuneração da iniciativa privada aqui e nos EUA, até lá, sua fonte são "vozes da cabeça". Diversos estudos mostram que o nosso número de funcionários até não é enorme na comparação com outros países, mas seu peso sobre o PIB é significativamente maior. A única conclusão possível é que há um grande desequilíbrio que vocês fazem questão de varrer pra baixo do tapete.
-
Marcelo Magalhães
Prezado Rodrigo, não existe país desenvolvido sem funcionários públicos bem preparados e bem remunerados. Até os EUA tem muito mais funcionários públicos que o Brasil é muito melhor remunerados. Essa pregação vira lata contra os funcionários é coisa de bolsonarista.
-
Rodrigo Andrade
Conveniente análise dos últimos dez anos, vamos expandir para os últimos 25, desde que o PT chegou ao poder?
-
-
Ricardo Andrade
A Folha quer acabar com os serviços e com os servidores públicos, quer que o dinheiro fique disponível para o mercado corrupto e que o povo morra, mas o contrário é que precisa acontecer.
-
Alfredo Placido Delatti
Lamentavel o texto desse "editorial" mostra visão estreita e mesquinha das funções públicas de servidores concursados e ativos. Prega a retorica do quanto menor o salario menor os problemas do pais, quando estes já sabemos de sobra quem os causa. DEsconhece o fundamento precípuo da estabilidade funcional e sua segurança para as instituilçoes de estado. Resumindo, visão cruel de uma classe abnegada sempre confundida pela mídia facciosa com politicos eleitos e dissociados do progresso do pais.
-
Marcelo Magalhães
O Brasil passou a ser considerado país de classe média, ocupava a condição de pobre até recentemente. Isso tem um grande significado em todos os aspectos, mas os maiores serão na saúde e educação. O servidor público é uma classe qualificada que representa a capacidade do país em ter por exemplo, o maior serviço de saúde pública do planeta. Não se pode dizer que seja o melhor, pois não há outros para serem comparados. A Folha demonstra seu racismo ao exigir a insegurança do trabalhador.
-
eduardo silva
Reforma administrativa nesta balbúrdia ? O editor da folha é ingênuo ou só está medindo a temperatura?
-
Nilton Silva
E os seguidores do Bozo ainda chamam este jornal de foice de spaulo. Pobrezinhos, não sabem o que falam.
-
Ronald Bicca
Desinforma, afirmando como se fosse uma opcão, não se estender reajuste aos inativos nos casos descritos. Muitas medidas ilegais já tomadas anteriormente, por exemplo. criando-se aumentos disfarçados somente para ativos, vai contra a paridade já garantida a muitos antes das reformas. No caso, a Folha está defendendo medidas ilegais ou inconstitucionais? Inaceitável isso é inacreditável. E repito, ainda desinformando. Claro que se consegue fazer mas ferindo a lei e a Constituição.
-
Nelson de Paula
A lembrar que servidores mais antigos continuam contribuindo para a previdência depois de aposentados.
-
-
Anete Araujo Guedes
Com ou sem reforma, isenções, desonerações, juros elevados, privilégios, auxílios vêm sempre em boa hora para os que residem no cume da pirâmide social.
-
Gabriel Yazbeck
Mas uma auditoria profunda da dívida ou cortar supersalários da casta superior, nada. Mas para folha está OK "renegociar" a dívida dos que devem bilhões ao fisco. Velha canção da sereia.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
O que a Folha Pensa dos quatrocentos bilhões para o Plano Safra, grande parte destinada ao Agronegócio?
-
Nelson de Paula
Lembrando que alguns dos beneficiados conseguem comprar à vista apartamentos em Camboriú.
-
-
Joel Pedt Silvestre
A Folha sempre libertaria e pró mercado . Principalmente quando diz respeito a cortar despesas de interesse do povo. Só não disse que é reposição salarial . Todo dia a mesma ladainha de criticas contra o governo . Está ficando cada vez pior acordar pela manhã e ler esses editoriais maniqueístas , haja vista às opiniões dos leitores.
-
Liane Schneider
Realmente dá vontade de cancelar hoje esse mau serviço, na verdade, grave desinformação prestada. Ser conservador no discurso é uma coisa - bem outra é distorcer, destilar recalque em um edital de jornal que se diz representativo!
-
-
Hélder Seixas Lima
A Folha não foi justa ao chamar recomposição das perdas inflacionárias de aumento salarial. A Folha omitiu em seu editorial que os servidores federais passaram os governos Temer e Bolsonaro sem recomposição das perdas inflacionárias. A inflação do período Temer-Bolsonaro foi de 35%. O governo Lula realizou recomposição salarial de 27%, ou seja, o servidor continua com perdas. Mas enquanto o governo não arrancar o couro do trabalhador a Folha continuará insatisfeita.
-
Paulo César de Oliveira
Lula vive num universo paralelo e parece que não compreendeu a gravidade da crise fiscal. A relação dívida/PIB subiu sete pontos percentuais nos dois primeiros anos de seu mandato e, mesmo assim, ele continua alegremente dando reajuste e abrindo concursos. Ainda não caiu a ficha.
-
Marcelo Magalhães
Que crise prezado Paulo? O Brasil acaba de ser classificado como país de classe média, maior queda no desemprego dos últimos anos, o segundo país que mais recebeu investimentos internacionais, perdendo apenas para os EUA, um dos maiores crescimento do planeta. A única crise que o Brasil tem é de caráter da elite, pois o mercado financeiro, parasita dos recursos públicos, aposta contra, pois não aceita o retorno dos impostos para a classe trabalhadora, que é quem cria riqueza e paga impostos.
-
-
Maria Izabel Costa
Desrespeito da Folha a quem cumpriu 30 anos de serviço e hoje não merece aumento salarial por ser inativo. Chega a ser catastrófica essa opinião.
-
marilza abrahão
E ainda erra ( de propósito é má fé) ao dizer que o servidor se aposentou com os proventos adequados a época omitindo as perdas acumuladas por inúmeros planos econômicos que impediam a remuneração justa para milhares de servidores, inclusive professores universitário, servidores que jamais foram ressarcidos pelo governo de plantão. Assim caro editor não culpe os servidores de carreira. Vcs do poder econômico não podem subir nas costas de quem trabalhou uma vida para a sociedade.
-
-
RICARDO EL RAZI
Para a folha, os aposentados, sejam do setor público ou privado, não devem ter reajuste digno. Devem ser motoristas de Uber para poderem sobreviver, salvo a casta para quem eles laboram!!!!
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
O banqueiro ficou pt da vida. Pro bolso do servidor?! Isso era pra ir pro bolso do banqueiro, sem escala no meio do povo. Agora ele banqueiro vai ter que trabalhar mais pra saquear essa grana transitando na sociedade, sob diversas formas. Que chato, né ?
-
MARIA CECILIA C SILVA
Quando foi que a Folha defendeu aumento do funcionalismo público? Alguma vez entendeu que seria em boa hora? Se depender da mídia, servidor público passa fome.
-
Fabiana Menezes
Discutir e regulamentar o mai desempenho faz todo sentido porém colocar reposição de perdas salariais, em atraso, no mesmo balaio de desequilíbrio fiscal beira à desonestidade. Onde está um Editoral sobre as renúncias de receitas, a evasão fiscal e as boas práticas que aumentam a qualidade do gasto público?
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Renuncia fiscal da urticária no dono da folha.
-
-
JOSE GUILHERME SOARES SILVA
A folha alia má intenção com desconhecimento dos fatos. Não há qualquer aumento acima do arcabouço fiscal, tampouco aumento sequer, mas sim, uma reposição de perdas, que não se configurou, de fato, uma vez que os servidores ficaram quase sete anos sem aumento.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
O medo do liberal eh se essa moda de repor o que foi saqueado do povo retroceda a outras momentos. Veja a história dos índios e dos negros. A elite acambarcou terras, riquezas da terra, sangue negro. Já pensou?
-
-
Galdino Formiga
Não é aumento salarial. É a reposição de perdas.
-
Enrica Souza
A FSP sempre defende a importância da segurança jurídica das relações mercantis, exceto quando se trata de trabalhador aposentado. Para esses, mesmo que aposentados por um certo conjunto de regras, pode mudar (para baixo). Vergonha de tanta hipocrisia para defender as empresas (para essas só pode mudar as regras e os subsídios para melhor).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.