Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marisa Coan

    Isso mesmo, rapaz, que os ricos deixem tudo para os seus gatos e cães.

    Responda
  2. Marcus Büneker

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Emerson Alves

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Maria Gonçalves

      Me fez observar o tema sobre um outro ângulo. Muito bom! Às vezes penso que essa obsessão que temos por fazer tudo por nossos filhos é um certo egoísmo, pois pensamos neles como extensão de nós mesmos. Enfim, para os nossos, o céu é o limite, para os outros, a sarjeta.

  3. Aparicio Rezende

    O suor e escolhas do nosso antepassados será justo se deixado prós filhos. o pouco que fiz na vida , espero deixar prós meus filhos. O que farao com a herança , não é problema meu. Deixar pro Estado , seria uma injustiça. O sonho dos comunas é colher sem plantar. Por isso , ficam de olho nas heranças de quem trabalhou e lutou na vida

    Responda
    1. Lucia Coelho

      Sonho dos comunas e dos seus filhos, né? Afinal, também vão colher sem planar, ou será que alguém planta herança?

    2. Emerson Alves

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Joya Fernande Sachs

    Tudo tem um equilíbrio. È essencial transmitir valores.

    Responda
  5. Nelson Maria de França

    Senhores pais ricos, deixem suas heranças para o governo Lula gastar a vontade e o seus filhos que se virem. (Esse texto é em homenagem a música "E que tudo mais vá para o Infern#" de Roberto Carlos)

    Responda
  6. Gabo Franca

    O brasileiro classe media remediada se acha "rico", tamanha a desigualdade. Nao entendem que quando se fala em taxar mais a herança dos ricos de verdade (menos de 1% da população) isso nao tem nada a ver com o taxar o apê dele...

    Responda
    1. Gabo Franca

      Entendi, Gisele, na sua familia respeitam, preferencialmente, os bens das pessoas que os tem. Ja na minha, respeitam as pessoas, diretamente, independente dos seus bens. Diferença de educação mesmo...

    2. Gisele Araujo

      Gabo, eu não ligo de ser classificada como pobre de direita, embora não entenda bem isso, mas parece que o meu pai era, o meu avô era, o meu bisavô, tataravô, todos eram respeitadores dos bens alheios. É coisa de família.

    3. Gabo Franca

      Gisele, se pensa que o imposto sobre quem tem muuuuito dinheiro sobrando em um pais de miseráveis, é simples castigo, talvez você seja o que chamam de "pobre de direita"...

    4. Gisele Araujo

      Gabo F, não é questão de valor, é questão de princípio. Eu não encontro na minha consciência uma justificativa para aprovar tratamento diferenciado do meu para a herança dessa minoria de 1 por cento a que você se refere. Se o meu apê vale menos, azar o meu, ninguém deve ser punido por isso, senão eu mesma.,

  7. Lucas Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Juliano Camargo

      Não existe dilema. O socialismo acabou, foi uma doutrina devastadora. O comunismo causou fome e miséria e a Europa social-democrata perdeu a corrida tecnológica. Esse debate já foi encerrado faz tempo, mas países atrasados vão continuar fingindo que não

  8. Mauro Timo

    Com certeza é melhor que os filhos sejam os herdeiros do que deixar a herança para um estado perdulário, corrupto e incompetente. Quem trabalhou duro para formar um patrimônio tem o direito de deixá-lo para quem for da sua vontade.

    Responda
    1. Emerson Alves

      esqueça o governo. pense na manutenção de desigualdade. herança é uma desgraça. além de altamente injusta. mantém, a desigualdade.

  9. Lucas Gomes

    Num sistema capitalista, podre, onde não se pode contar com o estado e a sociedade é extremamente individualista? É claro que os filhos merecem herança. Podendo, vou eu achar crível deixar meus filhos a mercê dessa sociedade vil e individualista?? De jeito nenhum! Triste realidade, mas nesse mundo de hoje somos obrigados a sermos individualistas para preservar os nossos e a nós mesmos.

    Responda
    1. Juliano Camargo

      Zelar pelo futuro da sua família não é ser individualista e é uma base sólida para uma sociedade funcional. A unidade famíliar é a base de uma sociedade. Qualquer ideologia que foi contra isso cortou suas próprias pernas

    2. Emerson Alves

      heranças devem ser altamente taxadas. é injusto alguém receber só pq nasceu bem. heranças mantém desigualdade.

  10. Gabo Franca

    Como tem "po bre de direita" no Brasil kkk Quando se fala em taxar a fortuna dos RICOS eles não entendem que esta se falando de uma parcela muito pequena da população, menos de 1% dos de cima. Re agem achando que o governo vai pegar aquele apezinho dois quartos e o carro classe media deles...

    Responda
  11. Jair Pereira

    Nunca vi ninguém "queimar dinheiro" quando não se encontra na linha de sucessão o herdeiro legal. Para alguém vai ficar, alguém vai usufruir. Eu estou a anos luz de de ser rico e deixar alguma herança, mas dá a entender que o Estado está de olho nestas fortunas . Aliás não só está como já as tem, pois querem taxar em altíssimos percentuais o valor na hora da repartição. Que assunto mais sem noção que se discute neste país. aff, para tudo , quero descer.

    Responda
  12. Rafael Dayan Escobar Nunes

    E a questão não deveria ser se filhos de rico merecem herança, isso não tem nada a ver com merecimento. A questão que importa é "até que ponto o Estado pode intervir na decisão de um indivíduo sobre o destino que dará aos seus bens?". Se o Estado decide que limitará fortemente essa decisão, o estímulo do indivíduo será por gastar voluptuariamente e não por formar capital. E adivinhe qual dessas decisões contribui mais para gerar riqueza para a sociedade a longo prazo?

    Responda
    1. Emerson Alves

      heranças devem ser altamente taxadas. é injusto alguém receber só pq nasceu bem. heranças mantém desigualdade e devem ser taxadas,.

  13. Rafael Dayan Escobar Nunes

    Um dos problemas de quem já tem uma conclusão antes de estudar o assunto é que passa a colecionar todos os argumentos que lhe apoiem, sem atentar para o fato de que eles possam se contradizer. Ora, ou a baixa natalidade acabará com os herdeiros, ou os herdeiros são incompetentes e desmotivados, ou os herdeiros detêm uma vantagem injusta. Pode-se admitir que cada uma dessas três hipóteses possa ocorrer caso a caso, mas simplesmente não dá para colocar tudo no mesmo saco.

    Responda
  14. José Tarcísio Aguilar

    Me desculpe França, você faz um psicologismo raso acerca da educação pessoal de herdeiros, e uma péssima homenagem à música do Caetano, que é ótima. O assunto é a herança como concentração de renda e fator de aumento da desigualdade. A pessoa amealha a fortuna num lugar, explora recursos naturais e humanos, e a leva pra onde quer, sem retorno social além do aumento da pobreza como herança nefasta, isso é profundamente errado.

    Responda
  15. Regio Lacerda

    ..Ô meu.....vc poderia ter usado o tempo que gastou (gastou, literalmente) pra escrever esse amontoado de coisas preconceituosas pra dar um giro de bike nas vias da USP....herança é herança, seja de rico ou de pobre.....

    Responda
  16. Guilherme Vaso Nunes

    Que piada desgastada, esta coluna. O velho ressentimento e a classica inveja do dinheiro “que eu nao tenho” disfarçados de empatia e militancia pelo “bem”. Muito facil de se ter a vaidade de um robin-hood moderno e pregar a distribuicao da renda que é dos outros. Simplesmente ridiculo. Ridiculo.

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    To doido pra ser prejudicado ganhando uma bela herança, esse colunista é uma gracinha de pessoa

    Responda
  18. Gisele Araujo

    Generalizações absurdas! Quem conquistou riqueza que faça o que quiser com ela, inclusive deixar para os próprios descendentes. Que coisa! Parece que está virando moda isso, cobiçar as coisas alheias e acreditar que tem direito a elas.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Desde tempos imemoriais, o que é do nosso pai é nosso, se ele assim o quiser.

    2. Lucas Gomes

      Quem conquistou, sim. E quem apenas herdou?

  19. Maria Bethania Malato

    Os ricos tem o direito de transmitir sua herança - às vezes constituída a duras penas - aos seus filhos. Aliás nem é um direito, mas uma imposição arbitrária da Lei. A injustiça do sistema sucessório brasileiro reside aí: impede que os ricos e pobres destinem seus bens e dinheiro àqueles a quem realmente preferiria contemplar. No que me tange nenhum parente serpente herdará nada da minha fortuna que será destinada a Folha, a uma instituição de cães ou ao Médico sem Fronteiras.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      50% do patrimônio são de livre disposição, podendo ser deixados em favor de quaisquer outros não herdeiros necessários.

  20. Dalton Matzenbacher Chicon

    Gracinha a generalização do colunista. Em síntese, sugere abolir a propriedade privada ?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro Gabo, essa sua auto atribuída sapiência não lhe é bastante a inferir que injúria ao interlocutor não traz legitimidade àquilo que você almeja ?

    2. Gabo Franca

      Dalton, voce nao passava no ENEM. Leia novamente e vai encontrar a palavra "ricos" Uma porcentagem infima da população, os ricos, teriam uma parcela grande da sua fortuna taxada (como se faz na França, se ignora). Nada a ver com "abolir a propriedade privada". Faltou leitura, dupla pobreza...

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro Gabo, reproduza a parte do texto que apresenta essa sugestão. Não consigo encontrar.

    4. Gabo Franca

      Leia de novo, nao entendeu nada. Ele sugere fazer o mesmo que se faz na Europa ocidental

  21. Fernando Alves

    Me diga um investimento que não traga benefícios coletivos, múmia. Um só. E o autor é herdeiro da Johnson e Johnson para saber como um herdeiro se sente? Cada coisa que a gente tem que ler... Pelo menos o português é razoável. Poderia melhorar o vocabulário.

    Responda
    1. Gabo Franca

      A "mumia" aqui provavelmente é você, com um pensamento tao reacionario. Nao sendo herdeiro, defende os que sao por pura subserviência introjetada. Capacho por vontade própria...

  22. Gabo Franca

    O jornalista está, obviamente, certo. Mas sinto que os brasileiros, especialmente aqueles que trabalham pros ricos continuarem ricos (maioria), não estão preparados mentalmente para tanto avanço social. Basta ver os comentários da FSP...

    Responda
    1. Gabo Franca

      Esse aí vestiu a carapuça do "pobre de direita"...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Diga-me o valor do seu patrimônio e eu lhe direi a razão do seu pensamento.

  23. Sebastião Anderson Garcia Diniz

    Filhos de ricos e filhos de pobres merecem herança. Cada um no seu Quadrado.

    Responda
    1. Emerson Alves

      e mantém-se a desigualdade, correto? kkk

  24. eduardo silva

    Ser herdeiro deve ser ótimo vide o exemplo do Walter Moreira Salles Junior .

    Responda
    1. Marcos Araujo

      Pelo menos faz arte e cultura. E o Dudu Bananinha que só faz m..?

  25. Luiz Mário Vieira Souto Leitão da Cunha

    O colunista parte do pressuposto de que todo herdeiro dilapida o patrimônio herdado, quando, na verdade, há muitos exemplos de herdeiros de empresas que as fizeram prosperar muito mais, com ideias novas. E, afinal, quanto é ser "rico". Podemos partir da ideia de que rico é quem tem um dólar acima das suas necessidades, pois não?

    Responda
    1. joão moreira

      Luiz, voce não entendeu o artigo ou não quer entender?

  26. Sergio Pinto

    Concordo totalmente com a KARIN. Nao tenho nenhuma grande heranca para deixar, porem, se ao longo da vida consegui proporcionar algum conforto para meus descendentes tambem consegui ensinar como lidar com isso e nao vou deixalos comecar do zero so por filosofia. Cada um faca com o que e' seu o que bem entender. Assim como alguns que nao tem quase nada conseguem educar bem seus filhos, alguns que tem muito nao conseguem, mas isso nao e' regra. Muito pelo contrario.

    Responda
  27. Alexandre Pereira

    Hahahahaha! Quer uma boquinha do suor alheio, camarada? Quando reducionismo besta! Concentração de renda já concentrada? Filhinhos de papai temos em todos os níveis, não são exclusividade dos super ricos. A decisão para eles é fácil: sair do país (herança, empresa, capital e tudo), mas, aparentemente não sabe, o estado taxa tudo, inclusive quando nascemos e morremos. Sorte, nesse pais, é morrer sem deixar dívidas. Ninguém produz para manter gatos gordos em brasília.

    Responda
    1. Gabo Franca

      Nao entendeu nada, leia de novo...

  28. KARIN CORREA FOGGIATO

    Faltam estatísticas de fontes idôneas que corroborem as narrativas do colunista sobre o mal que a herança faz sobre descendentes de familias mais abastadas Caso contrário o texto vira mero achismo e com vies ideológico.

    Responda
    1. Gabo Franca

      Nao faltam estatisticas, falta conhecimento da sua parte...

    2. KARIN CORREA FOGGIATO

      Joao Moreira, para responder com tanta animosidade às 7h00 um comentário, parece-me que quem não desgruda das redes sociais é você. Repito, cite também as pesquisas estatisticas que corroborem a argumentação do autor.

    3. joão moreira

      Não faltam estatísticas, Karin! Em todo o mundo civilizado a herança é taxada de forma intensa. Somente no Brasil é diferente. Estamos falando, é bom que se diga, de grandes fortunas. Sugiro que voce leia mais sobre este tema ao inves de ficar o dia todo nas redes sociais.

    4. eduardo silva

      Concordo.

    5. Alexandre Pereira

      É a nova-velha teoria dos iluminados. Grana faz mal, menos no bolso dos caudilhos e asseclas.

  29. João Uchoa

    Taxar as grandes fortunas, sempre com aumentos progressivos, e acabar de vez com as capitanias hereditárias é fundamental. Deixar de ser uma colônia de exploração e, quiçá, começar uma nação. Transferir essas fortunas para os índios e quilombolas. Reparação já!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pode pagar, camarada! Quanto já contribuiu? Hahahaha!!

  30. Caio Carvalho

    Finalmente alguém colocando o dedo na ferida aberta da elite!

    Responda
  31. Paulo César de Oliveira

    E por que razão alguém que já é rico continuaria trabalhando exceto para deixar uma herança para seus filhos, netos e bisnetos? Não há perigo de prejudicar os descendentes com excesso de dinheiro herdado porque isso não altera o DNA. E o DNA, afinal de contas, é o que passa de uma geração para outra.

    Responda
    1. joão moreira

      Paulo, por acaso vocè treina na academia de sua casa para falar tanta as ne i ra assim?

    2. Galdino Formiga

      DNA financeiro não existe.

  32. MARIA CECILIA C SILVA

    Preconceito contra rico.

    Responda
    1. Emerson Alves

      mas é obvio, né? ainda mais num país desigual desses. ricos devem acabar! não devem existir!

    2. joão moreira

      Minha dúvida, Maria: voce é rica ou é ca p a ch o de gente rica?

    3. adenor Dias

      O Chiquinho Scarpa é um exemplo de rico que nunca pregou um prego numa barra de sabão. Os compradores de supérfluo desequilibra o resto da nação.

    4. Alexandre Pereira

      Rico, só do partido ou dos coligados. O resto é capitalista safado! Kkkkk.