-
Ricardo Knudsen
Como de hábito, o bozista Bebé só tem m pra falar. Vc notou q o filme desmacara o tipo de ditadura q vcs querem implantar, com todos os seus horrores de sequestros, torturas e assassinatos?
-
José Augusto Bernabé
Com certeza o Lula vai falar que esse Troféu ganho foi por causa dele e a Janja vai divulgar que carregou a Fernanda no colo. Aguardem aí.
-
Ricardo Knudsen
Como de hábito, o bozista Bebé só tem m pra falar. Vc notou q o filme desmascara o tipo de ditadura q vcs querem implantar, com todos os seus horrores de sequestros, torturas e assassinatos.
-
-
Ettore Fellini
è patético um país fazer tanto alvoroço por uma premiação dos gringos A síndrome de vira lata é real
-
Paolo Valerio Caporuscio
Patético tb no título "gigante" para iludir e que nao muda nada , Brasil continua decadente.
-
Ricardo Knudsen
Um Ettore que não faz Scola, um Fellini sem a grandeza de un Federico. Vira lata é quem quer implantar uma ditadura neofascista, como vcs bozistas, e trazer de volta os horrores que o filme nos faz recordar.
-
-
Ricardo Knudsen
Há pouco dias, um certo empresário, um júnior herdeiro, esculachou todo o povo brasileiro em artigo neste jornal. Não nos poupou dos piores adjetivos, a começar do título, q dizia não termos vergonha na cara. Como em qquer país, há aqui gente de quem se envergonhar, e no momento me vem à mente o próprio júnior autor do artigo. E muitos de quem se orgulhar, como o trio citado: Torres, Salles e Paiva. Atriz, cineasta e escritor, uma bela combinação de talentos com sabor único brasileiro.
-
Ricardo Knudsen
Além do gde talento, Fernanda é uma pensadora q faz reflexões interessantes sobre nossa cultura, sem as frescuras da academia. Sua coluna era uma das poucas q tinha insights interessantes. Boa parte das outras na FSP, leio só para entender melhor a mediocridade da elite conservadora. Certo, pra quem se apaixonou eternamente pela Vani e associou sua imagem à Fernanda, a figura da intelectual não vem de imediato. Mas basta ler um texto seu para entender pq a associação com Eco é apropriada.
-
Marcus Acquaviva
Quem viu a entrevista da Fernanda Montenegro na Globonews só pode ter ficado muito emocionado. E para quem diminui ou menospreza a conquista espetacular que sua filha alcançou, aqui vai: aceitem que doi menos.
-
Paolo Valerio Caporuscio
Folha exagerando e mera distração popular.
-
Ricardo Knudsen
Bozista em ataque de despeito? Deve ser pq o filme esculacha tortura e assassinato político, q o Bozo sempre defendeu com seu orgulho de neofascista.
-
-
Ricardo Fernandes
Gigante? Só rindo.
-
Ricardo Knudsen
Mais um bozista em ataque de despeito? Deve ser pq o filme esculacha tortura e assassinato político, q o Bozo sempre defendeu com seu orgulho de neofascista.
-
-
ANTONIO F CARVALHO
Empecilhos não há de propagação de nossa cultura em face do idioma, já que também fomos punidos, como todos os povos, pelo episódio da Torre Babel narrado por Moisés no Gênesis. Explico: as Línguas neolatinas: italiano, espanhol e até o francês têm origem no Latim, tendo o Inglês muitas palavras originárias desse idioma. O que nos falta é divulgação massificada de nossa cultura como o fazem USA, China e muitos países da Europa. Quando o cinema brasileiro saiu para o mundo fomos premiados.
-
Felipe Araújo Braga
A Torre de Babel é uma narrativa mitológica. Quem escreveu o livro de Gênesis não foi Moisés, que nem existiu, mas sim a classes intelectual e sacerdotal judaica após o Exílio na Babilônia. O surgimento dos idiomas é natural do ser humano.
-
-
José Cardoso
Esse anseio por uma premiação americana é um pouco provinciano. Claro que para quem recebeu o prêmio, no caso a Fernanda Torres, a alegria faz todo o sentido. Mas para quem não participou da produção do filme? Para esses, o filme ter sido feito aqui e não no Uruguai ou México é só um acaso.
-
Ricardo Knudsen
Vc só admira o chauvinismo do Bozo, do Tarcísio, do Caiado ou do Zema, não é mesmo? Gente qvdesdenha do prêmio, pq não gostou mesmo foi do fime mostrar os horrores q esse grupo defende. Gente q segue o Bozo, defensor de torturadores, mesmo aqueles q torturavam até mulheres grávidas, como ocorreu com Míriam Leitão.
-
José Cardoso
Uma coisa é um russo que lê e aprecia Dostoievski. Para ele, o que outros dizem a respeito pode ser interessante, mas de segunda ordem. Já os que nunca leram nada dele, mas sentem orgulho porque afinal é coisa nossa? Para mim é puro chauvinismo nacionalista.
-
Ricardo Knudsen
Cardoso se superando na lógica bozista. Pelo seu raciocínio, não há pq um brasileiro ter um sentimento particular por uma obra artística q nasce da cultura q reconhece como sua. E q testemunha q essa cultura q ama segue viva, avançando e se renovando. Por essa lógica, devemos achar tolice q em todos os países artistas sejam homenageados com monumentos, nomes de ruas, ciclos de estudos, etc. . Dostoyevsky escrever em russo seria mero incidente, nenhuma razão pra essa idolatria entre os russos.
-
Marcelo Fernandes
Parabés, José. Você disfarçou bem o seu ressentimento de bolsonarista. #sqn
-
-
GERALDELI DA COSTA ROFINO
Precisamos legalizar o comércio da maconha, para, reduzir a violéncia nas comunidades e as mortes. Também, seria, uma vitória para milhões de brasileiros e turistas.
-
Fernando Sergio Magalhães de Aguiar
Escarcéu em torno de um filme excelente não define nada!
-
Ricardo Knudsen
Escarcéu? Qual escarcéu, distinto malumorado?
-
-
Fernando Sergio Magalhães de Aguiar
Vai ter feijoada, vai ter batucada, vai ter carnaval , vai ter carro de bombeiro... vai ter bateria do Salgueiro...
-
Ricardo Knudsen
Êba!
-
-
Alexandre Marcos Pereira
De repente, nas esquinas de nossas ruas e nos bares que ainda resistem ao enfado dos aplicativos de delivery, há um brilho de esperança, pois a estatueta dourada erguida por Fernanda Torres simboliza algo maior do que um prêmio internacional de atuação. Representa um país que, entre tropeços e quedas, ainda se levanta e se percebe capaz de produzir grandeza. Não que precisamos de aprovação externa para validar nossa arte, mas há algo de emocionante em ver o mundo reconhecer nossos talentos.
-
Ricardo Knudsen
A grandeza da arte q recupera a memória da ditadura e nos relembra dos seus horrores. Da tortura, do assassinato de inocentes e do martírio de suas famílias, às quais até o ciclo do luto foi negado. Tudo aquilo q o bolsonarismo quer trazer de volta.
-
-
Felipe Araújo Braga
Precisamos falar de um fato: Fernanda Torres interpretou uma personagem da vida real que teve a vida familiar dilacerada pela Ditadura Militar - que foi e é defendida por um ex-presidente e por seus apoiadores de maneira vergonhosa - e agora muitos dos mesmos defensores estão todo felizes pela premiação que premia o Brasil, contraditório não?
-
Raimundo Carvalho
Quem disse que eles estão felizes? Eles foram em massa, orquestrados, às redes sociais desdenhar do filme e acusar a atriz com as mais sórdidas mentiras. Infelizmente, os brasileiros que se movem pelo ressentimento são muitos e estão bem próximos de cada um de nós que valorizamos a cultura e a arte. Devemos ter cuidado com essa gente, porque não sabemos o que farão com mais essa derrota em pleno solo americano. Eles já mostraram do que são capazes. Sem anistia!
-
-
paul constantinides
Bem, lustrada a autoestima está. Importante se valorizar. Sigamos em frente, q ai vem mais Gente :-)
-
ANIBAL CARRION
Graças aí Lula a cultura tá aí, viva!!! Gratidão aos artistas que são resistência, tentaram, tentaram,tentaram acabar mas essa gente nunca conseguirá. Um filme sobre uma pessoa morta pelo golpe militar é o suco, a lavagem da alma, por pessoas que jamais deveriam ser anistiadas. Bravo Fernanda!! Um país sem cultura é
-
paul constantinides
A cultura nunca morreu. Mas se vc ver pela perspectiva da midia global q tenta sempre massacrar a cultura local, a coisa tá braba.
-
-
Andre elias do prado
Vivemos uma sociedade contraditória, e que justamente pela falta dessa identidade nacional, um vácuo mental criada pela ignorância de um povo sem ter consciência de sua história, não percebe que está em suas mãos a rejeição de qualquer forma de destruição da legitimidade de nossa liberdade, e por mais que haja o alerta e tentativa de conscientizar os perigos do fascismo, como está sendo mostrado pelo excelente filme, ainda sim corremos o perigo de sermos engolidos por mentes tiranas.
-
ANTONIO DA SILVA
Texto brilhante!
-
Joabe Souza
Texto muito bom, mas, ao falar de passagem em 'ter berço' como indicador de legitimidade discursiva, acaba dando um escorregada bem desnecessária.
-
silvana Barini
Que beleza de escrita! Acordar lendo isto é um privilégio!
-
Isabela Azevedo
Que análise fantástica!
-
Jane Medeiros
Excelente reflexão!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.