Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Polarização virou clichê para aqueles que, como o analista, buscam apontar equivalência entre Lula e Bolsonaro. A única polarização que existe, e é positiva, se dá entre a delinquência política do bolsonarismo, que visa a implodir a democracia e, Goste-se ou não, a civilidade do governo de Lula, que joga dentro dela.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Xiiiiii, prezado Igor, no que depender de textos pretensamente equilibrados, "isentos", como esse, só se vai parir neoplasia centrônica, do pior tipo: "de resto, nada diferente do que a esquerda fazia quando era Lula o alvo"? Não "nos" meta nesse tipo de balaio, não só não cabemos como ele se encontra sujo, repleto da porcaria Bozolóide e de restolhos daquilo que, nos antigamente, chamava-se de mau jornalismo. Hoje em dia é simplesmente "jornalismo", ao que parece.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Quando o pt reconhecer que sem Lula ele não é nada, vai ser tarde demais.

    Responda
  4. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Igor Gelo, sua análise é um tapa na cara de todos os brasileiros decentes. A lição do "Ainda estou aqui", não foi suficiente para deixarem de "passar pano" para criminosos? Enquanto a extrema direita não abdicar do projeto do retorno ao mandonismo e à escravidão, a polarização é necessária. Não vamos nos submeter aos ditames dos senhores de engenho, "fazendeiros" de sempre. É a luta entre a casa grande e a senzala que continua por outros meios...Eu, bisneto de escrava, vou lutar...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É nóis, Prezado Luiz Carlos, agradeço por sua paciência de argumentar em um contexto tão agreste como o deste texto, repleto de semi-ideias que malemá param em pé. Agradeço também porque, depois de ler esse curto e lúcido aparte, nem vou adiante: bastou-me.

  5. RONALDO DE SOUSA BRITO JUNIOR

    Brasil não tem saída , sempre refem de golpistas

    Responda
  6. Marcelo Pires Santana

    Poxa, achei que fosse o Joel.

    Responda
  7. Fernando Alves

    Essa argumentação da Folha é a verdadeira politização do judiciário. Quer condicionar a punição dos golpistas e terroristas ao que pesquisas de opinião dizem e ao impacto político que isso pode ter. Ou seja, quer que o país se renda ao crime, como acontecia na Itália dos mafiosos ou na Colômbia dos narcos.

    Responda
  8. Joselito nunes costa

    Que decepção folha. Nada se compara a tentativa de destruir nossa democracia. Sem anistia para tentativa de golpe. Abaixo o fascismo raso.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Vamos ser claros não há "polarização", o que há de fato é "divisão", esses loucos pelo dinheiro depois do Golpe técnico dado com a liquidação da Lava jato e a soltura de Réus confessos, seguiram com a "estratégia" durante a Covid e nas últimas eleições, somos Dois Brasis sim, foi dividida até a Família, os Amigos e até as Crianças, não há saída, podem fazerem a narrativa que quiserem, somente uma Revolução de fato para mudar esse Sistema cancerígeno brasileiro, o Voto foi estuprado e matado.

    Responda
    1. Fernando Alves

      É verdade. Basta olhar para os estados unidos. Quando teve a guerra civil, a parte civilizada do país passou fogo na parte racista, elitista, latifundiária, da bancada do boi, bala e bíblia. Depois disso, o país rumou para ser a maior potência mundial.

  10. Joao Quadros

    Chega de polarização, chega de haters malucos, que soh postam suas frustrações . Chega de chamar um de g4d0 e outro de 45n0. Chega de ofensas. Que haja paz, viva o Brasil, abaixo todas ditaduras, viva a Paz.

    Responda
  11. assis furuno

    Quem lê o texto tem a impressão q a polarização eh soh culpa da direita e trata a manifestação de 08.01. como se tivesse o potencial de provocar uma nova ordem nacional. Gostaria de saber se o colunista teve a mesma opinião qdo hordas de esquerdista invadiram a Esplanada dos Ministérios incendiando prédios e ferindo pessoas exigindo o fim do governo Temer. Agora pergunto por que inocentes( sinônimo de ingênuos) ñ são dignos de anistia, a mesma q beneficiou quem pegou em armas, as saltou bancos

    Responda
  12. niemeyer franco

    Toma vergonha, FSP. Propondo anistia? Pode isso, ombudsman?

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Com certeza não leu o texto.

    2. Raymundo Itareru

      seo Flor é outro golpista, pedido anistia para band !dos ter rohristas que queria ex plo dhir o aeroporto de Brasília

    3. Florentino Fernandes Junior

      Vc leu o texto? Vou desenhar pra vc

  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A covardia do jornalismo da Folha é das coisas mais patéticas que existem. Não se trata de uso seletivo, Folha. É preciso lembrar o 8 de janeiro como um divisor de águas em que ficou claro que não se trata de uso seletivo, mas de uma luta consciente contra as intenções totalitárias dos que, estes sim, querem a polarização. Que vergonha, Folha!

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Outro q nso eu o texto, ou nao sabe interpretar

  14. Anderson Santos

    O quanto os meios de comunicação são responsáveis por fomentar essa polarização? Talvez a folha deveria repensar isso.

    Responda
  15. Raymundo Itareru

    não pode falar que a fsp está pedindo anistia para os ter rhoristas, viu gente?

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Terhor ista era marighella

    2. Florentino Fernandes Junior

      Vc ta falando da perigosa vovó jupira?

  16. Ricardo Fernandes

    É governo do amor!!!

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      que nada, o governo do amor é aquele que band !do bom é Band !do mu erto

  17. jose luiz de castro

    E só para lembrar os canhoteiros, foi Lula quem falou que a democracia é uma coisa relativa, quando estendeu tapete vermelho para o sanguinário Maduro...

    Responda
  18. jose luiz de castro

    E o governo "do povo" já tá preocupado porque não tá conseguindo adesão popular ao ato de amanhã nem pagando (vide UOL)...

    Responda
  19. marcio jose albino

    Sem anistia.

    Responda
  20. Guilherme Torres Godoy

    Deus é o amante apaixonado. O povo é a democracia. Ele ama a democracia, mas sabe que ela não é confiável. O povo prefere os falsos politicos aos verdadeiros, porque os falsos politicos lhe contam mentiras. As mentiras são doces; a verdade é amarga. O 8 de janeiro está ai, de um lado está Deus que está acima de todos - assim diz Bolsonaro e seu fracassado golpe - no outro lado estão os políticos, eles sabem que o povo se enrola com pão e circo, para isso só falta marcar a data

    Responda
  21. Lincoln Cristian Machado

    O brasileiro pobre sonha com um "Salvador da Pátria" que jamais existirá, e nessa onda aparecem de vez em quando oportunistas como Collor e Bolsonaro que interrompem um crescimento pequeno mas consistente de governos medianos e atrapalham o crescimento do país.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Faltou mencionar Lula, o maior oportunista que o Brasil já viu...

  22. ANDRE BARRETO

    A diferença é que a acusação de que a condenação de Lula fora política se confirmou.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Se confirmou onde cara palida, ele nem foi absolvido, o processo foi extinto

  23. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha está relativizando a democracia. Assim, ela própria se torna uma ameaça ao estado de direito.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Bom era o pravda e o gramma né cumpanheiro?

    2. Rodrigo Andrade

      Isso! Vamos fechar a imprensa pra defender a democracia!

  24. Rodrigo Andrade

    O redbanho recorre à pirotecnia pra não admitir que a polarização nasceu em dois mil e pouco, fruto do "nós contra eles" criado pelo descondenado como reação às descobertas da corrupção grossa do governo no episódio do mensalão. Na época, o governo, sem projeto de país que não fosse gastar, gastar e gastar foi salvo pela chuva de dólares do exterior. Bozo só existiu por causa de Lula e o retorno à cena do crime, por causa do Bozo. E assim seguimos nessa tragédia chamada política no Brasil.

    Responda
  25. José Leal

    Sem nada pra comemorar no presente, o governo de Luiz Inácio vive do passado. Em vez de picanha e cerveja, empurra na barriga do brasileiro narrativas requentadas sobre o 8 de janeiro. Mas ninguém esta aceitando esse lero-lero, Luiz Inácio. O povo quer o prometido: picanha, cerveja, gasolina barata, inflação baixa e passagem aérea a 200 reais.

    Responda
  26. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Rodrigo Andrade

      Comprou direitinho o discurso da Crazy Hoffman, hein?

  27. Antônio João da da Silva

    A Folha de São Paulo perdeu o senso do ridículo, ou ainda tenta manipular mentes e corações com os mesmo argumentos do bolsonarismo. Inventa uma falsa polarização, como se a indignação nacional pela tentiva de golpe fosse uma bandeira política do pt.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Quem não reconhece que a polarização nasceu em dois mil e pouco, fruto do "nós contra eles" criado pelo descondenado como reação às descobertas da corrupção grossa do governo no episódio do mensalão é inocente ou mau intencionado. Não tem uma terceira opção.

    2. Raymundo Itareru

      é uma senvergonhice explícita, ontem foi o xoel pião, agora esse

  28. Antônio João da da Silva

    8 de janeiro - o dia da infâmia. Dia que o bolsonarismo golpista fez o ato final de sua insanidade doentia.

    Responda
  29. Wil Leon

    Preciso separar. O que aconteceu na 'invação' a lá MST do Planalto, com selfies e baton e alguma suposta trama nos quarteis ou em reuniões regadas a vinho nos quarteis. Pelo que sabemos, general do GSI do Lule recebeu os 'visitantes' do Planalto, com agua e não foi dado um unico tiro.

    Responda
  30. Marcelo Magalhães

    É triste ler um texto identificado como análise, que coloca em pé de igualdade, um partido de esquerda com, pelo menos, 18 anos de governo de sucesso contra um grupo com seis anos de fracasso absoluto. Enxerga oposição simétrica entre a democracia e a ditadura. Essa colocação só interessa ao extremismo da direita, que enche o peito como são os casos de Tarcísio, Caiado, Marçal e agora, Gustavo Lima. Não me surpreenderia se o autor tivesse citado o último como força de renovação. Um horror!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Fernando Alves, a Folha finalmente publicou todas as referências que embasaram meus comentários. Esperando aqui as suas referências como contraponto, e não valem "vozes da minha cabeça porque eu sou paquito de petista então estou do lado certo da história"

    2. Fernando Alves

      O povo da direita é assim mesmo. Eles tem incapacidade de raciocinar, aceitam qualquer baboseira que postam nos grupos de zap que eles frequentam e repetem aqui, achando que leitores da Folha tem o mesmo baixo QI e alto nível de devoção a político que os colegas dele no grupo de zap.

    3. Rodrigo Andrade

      Trabalhando com a mais recente divulgação do World Economic Outlook do FMI, de abril, segue que, no período FHC, o crescimento brasileiro de 2,4% ao ano foi 0,38 ponto percentual maior do que o do grupo de controle. Para a fase petista, o crescimento médio de 2,3% ao ano foi 1,26 ponto inferior ao do grupo de controle. Ou seja, diante das nossas possibilidades, dadas pelo desempenho do grupo de controle, o desempenho da economia brasileira sob o petismo foi muito ruim.

    4. Rodrigo Andrade

      "Tema caro aos petistas sempre foi a comparação com o governo anterior, os oito anos de FHC, quando o crescimento médio da economia foi de 2,4% ao ano. Nos 14 anos de petismo, já considerando a previsão do Ibre-FGV de recuo de 3,8% em 2016, teremos crescimento médio de 2,3%. Marginalmente pior."

    5. Rodrigo Andrade

      Artigo de Samuel Pessôa nessa mesma FSP de 01/05/2016 com o título "14 anos de petismo". Guardo o recorte impresso pelo valor da informação, sugiro que você se dê o trabalho de procurá-lo e ler pra ver se fica menos apaixonado pelo governante de plantão.

    6. Marcelo Magalhães

      Prezado Rodrigo, fonte? Sua cabeça? Não dá para debater.

    7. Rodrigo Andrade

      18 anos de governo de sucesso? Está fartamente comprovado que o Brasil reduziu menos a desigualdade e cresceu menos do que países comparáveis em governos petistas. Apesar do rio de dólares das commodities dos anos 2000, Lula conseguiu desperdiçar nosso melhor momento com megalomania, incompetência e corrupção. Como se não bastasse, ainda nos legou o desastre Dilma Rousseff, que nos jogou na maior recessão em 100 anos. Até pra reescrever a história existe limite, Marcelo!

  31. Renato Vieira

    A FSP torcendo pro circo pegar fogo.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      o golpe é um ato contínuo, e permanente. não podemos baixar a guarda, a fsp tem o golpismo no DNA, assim como o outro jornalão da avenida engenheiro Caetano Álvares