Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Yoshimoto

    Saneamento básico, água potável e coleta de esgoto, é saúde pública para prevenção de dezenas de doenças de veiculação hídrica, reduzindo a mortalidade infantil e a propagação de epidemias, como o cólera. A adição de flúor na água também é política de saúde pública bucal, para reduzir cáries, alternativa a aplicação tópica em consultórios dentários. Beneficiam toda população, evidentemente, os mais pobres sem acesso a medicina privada. Por isso, saneamento básico deve ser pública e não privada

    Responda
  2. Marco Simões

    Não são mais as telas as culpadas, então? Hãhã…

    Responda
  3. Paulo Raimundo

    FSP descendo ladeira abaixo

    Responda
  4. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Ai que preguiça! Vou escrever para Folha! Macunaíma usou o copia e cola, o Google Translate e a revisão do ChatGPT!

    Responda
  5. Paulo Artaxo

    Folha de São Paulo promovendo fake news. Judiciário precisa atuar contra estes crimes de desinformação.

    Responda
  6. Jaime Cury

    A irresponsabilidade da Folha ao publicar esta matéria é imensurável, pois: 1- Não há ponto de corte de 1,5 ppm F (mg F/L) na agua em termos de beneficio (redução de cárie/risco (neurotoxicidade) do uso de fluoreto pela agua em termos saude publica 2- Todos estudos feitos, independente da concentração de fluoreto na agua, não tem robustez cientifica para gerar evidencia deste corte!

    Responda
  7. VLADMIR ALVIM

    Desde quando halogênio é mineral? Além disso, qual é o objetivo de desinformar o eleitor e, principalmente, o eleitor que paga para ler conteúdo de qualidade? Flúor não é mineral. Favor corrigir isso. Por fim, baixe o artigo e leve para professores dos IQs da USP, Unesp e Unicamp para ter uma opinião técnica sobre a publicação. Seria esse um texto de IA?

    Responda
    1. Jaime Cury

      Claro

  8. Fernando de Paula Souza Junior

    É quetionável o compromisso ético deste jornal ao publicar essa matéria, num país que até pouco tempo tinha um presidente praticando charlatanismo, onde o próprio conselho de medicina defendia práticas obscuras às margens da boa ciência, expor a população que descomhece em sua maioria o funcionamento da metotdologia em pesquisas científicas é no mínimo irresponsável Se agora afolha anda atrás de sensacionalismo, melhor faria se cobrisse a onda de drones misteriosos nos céus americanos

    Responda
    1. Jaime Cury

      Perfeito

  9. Paulo Emmerich

    Publicar algo assim num jornal que pode ter repercussão ao induzir leigos a acreditar em falsa polêmica. Matéria irresponsável. Melhor seria recomendar que crianças até os 6 anos não utilizem cremes dentais com flúor em cidades com água fluoretada pra evitar manchar os dentes. Ou ainda, as pessoas não devem usar cremes dentais bactericidas ou enxaguatórios bactericidas. Exceto se um C. Dentista recomendar / infecção.

    Responda
  10. PAULO CURY

    Prefiro um burrinho com dentes perfeitos

    Responda
  11. MARCIO SOARES

    Sim! Bolsonaro e seus apoiadores golpistas têm um QI abaixo da média, pois praticam grande quantidade de ozonioterapia e apresentam uma excessiva concentração de flúor em seu "trato digestório cerebral"! Esses cloroquiners são uma ameaça a qualquer sistema democrático de direito.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Corretíssimo Márcio, somente faltou o detalhe que os Bozoloides tomam a cloroquina através do método retrofuricular.

  12. Benedito Claudio Pacifico

    Acho que existe coisas que diminui mais o QI infantil e adulto do que o flúor.

    Responda
  13. Joao Massucci

    Não é um estudo, é um meta estudo: compilação de diversos estudos.

    Responda
  14. Flavio Cabral Costa

    Se o estudo é claramente controverso, com métodos questionáveis, não teria sido melhor aguardar uma conclusão mais verdadeira, realmente embasada em estudos bem feitos e praticamente conclusivos? Isso de publicar resultados de estudos sem definição só aumenta a desinformação.

    Responda
  15. Renato Almeida

    Em vez de apenas traduzir a reportagem, o jornal poderia trazer dados do Brasil para comparação. Temos flúor na água que consumimos? Em qual concentração? Cada dia mais fracos os profissionais da imprensa no país

    Responda