Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Platão convida você a explorar o reino das ideias, sugerindo que a verdadeira realidade está além de nossas experiências sensoriais. Assim, ele dividiu a realidade em dois reinos: o mundo sensorial imperfeito e o mundo perfeito e imutável das Formas. Ele acreditava que o verdadeiro conhecimento e sabedoria vêm da compreensão das Formas, com o mundo material sendo uma mera sombra dessa realidade superior.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Ademais, Platão acreditava que a realidade em que estamos inseridos era um pálido reflexo de uma Realidade Ideal Verdadeira e Perfeita, que não podemos conhecer diretamente, mas podemos reconhecer intuitivamente e falar sobre ela logicamente.

  2. José Roberto Martins Filho

    Muito legal, Marcelo. O problema sobre o que é a realidade é o problema central da filosofia e da vida. Ele é aprofundado por Berkeley, David Hume, Hegel e Kant, e, de fato, o que entendemos por realidade é bem pobre, pois se circunscreve a nós, mortais. E jamais poderemos romper esta esfera, ou ir além da compreensão humana. Quanto mais avançamos na ciência, mais estamos distantes da realidade absoluta, mesmo porque não poderemos nunca superar a condição humana.

    Responda
  3. José Cardoso

    Platão era um mestre no raciocínio por metáforas. Esse método tem a vantagem de por em questão a realidade imediata. Um exemplo é quando argumenta sobre a utilidade de cães de guarda na vigilância de uma casa. Diz que uma fêmea, mesmo mais fraca que um macho, é ainda assim forte o suficiente para espantar os ladrões. E que seria um desperdício restringi-la apenas aos cuidados da prole. Vivendo na Atenas das "Mulheres de Atenas", faz o interlocutor questionar costumes muito enraizados.

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Eratostenes também mediu o diâmetro da Terra usando o ângulo das sombras de varetas fincadas no chão, em cidades diferentes mas que estavam no mesmo meridiano.

    Responda
  5. José Luis Oliveira

    Perfeito Platão e atual, o Lulapetismo são pessoas q só ve as sombras e não acreditam na realidade. E tem mais um prisioneiro escapou e viu a realidade qdo voltou para dizer q o q viam não era real, foi tratado como louco. Mas atual impossível. Mas este tema a turminha do amor venceu não lê

    Responda
    1. José Luis Oliveira

      Amarildo e Felipe, sigo a Bíblia "Não jogo pérolas aos porcos " , se é q me entendem

    2. Amarildo Caetano

      Quem só vê as sombras são os terraplanistas ,falsos cristãos .

    3. filipe moura lima

      Acho que o senhor não leu; se leu, não entendeu. Desculpe, mas essa coluna é para poucos.

  6. Raymundo de Lima Lima

    Em 1784, Kant reforçou a importância d esclarecimento/al:Aufklärung, iluminismo,made in razão. “Vivemos em uma época esclarecida/aufgekärten?A resposta é não. Mas sim vivemos em época de Esclarecimento". Tal como alertava Platão,Alegoria d Caverna, p.Kant apenas poucos conseguem sair da caverna, e reconhecer a realidade/razão q parece melhor d q viver nas sombras/falácias,fake news produzidas por tantos Musks q apostam nas trevas.

    Responda
  7. Maria Antonia Di Felippo

    "Mas, ó cidadãos, talvez o difícil não seja isso: fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte. E agora eu, preguiçoso como sou e velho, fui apanhado pela mais lenta, enquanto os meus acusadores, válidos e leves, foram apanhados pela mais veloz: a maldade." Apologia de Sócrates por Platão, cap. Vinte e sete.

    Responda