Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Era um momento de desespero. Meu irmão foi internado no primeiro semestre daquele ano e recebeu cloroquina entre outras drogas. No final se salvou, mas talvez se salvasse mesmo ficando em casa quem sabe? Poucos esperavam que vacinas seriam desenvolvidas e disponibilizadas tão rapidamente.

    Responda
  2. MILTON DE MELLO BONANI

    Pelo tipo do sujeito já dava para desconfiar, né.

    Responda
  3. Paulo César de Oliveira

    O artigo "despublicado" foi apenas o primeiro de uma série de vários artigos publicados pela mesma equipe. Houve outros com mais de mil e mais de tres mil pacientes, em em todos eles o uso precoce da hcq com azt reduziu a mortalidade. Curiosamente, ninguém, em nenhum lugar do mundo fez um duplo cego randomizado para confirmar ou refutar as conclusões dos pesquisadores de Marselha.

    Responda
    1. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Deve ser por isso que todos os órgãos públicos de saúde de todos os países e de organizações internacionais possuem esses medicamentos em seus protocolos! Ou seja, esses supostos outros artigos devem ser tão 'bons' quanto o que puxou a fila!

    2. JOAB T P M SIMAO

      Apresente a referência de 3 que possam ser levados a sério.

    3. Paulo César de Oliveira

      sugiro uma pesquisa num buscador com os termos "Early Treatment with Hydroxychloroquine and Azithromycin: A ‘Real-Life’..."primeiro autor M. Million.

  4. Paulo César de Oliveira

    O artigo retirado foi apenas o primeiro de uma série. Ver "Early Treatment with Hydroxychloroquine and Azithromycin: A ‘Real-Life’ Monocentric Retrospective Cohort Study of 30,423 COVID-19 Patients", de 2023, primeiro autor M. Million. Todos os estudos mostraram redução da mortalidade com uso precoce de hidroxicloroquina com azitromicina e nenhum estudo mostrou ineficácia da combinação quando usada nos primeiros dias apos diagnóstico.

    Responda
  5. Paulao Henrique de Mello

    Ainda bem que no Brasil o processo contra Bozo por charlatanismo na pandemia foi desarquivado. Tudo indica que ele será condenado nele também

    Responda
  6. Andre Moraes

    Mas os bolsominions continuam tomando, junto com a Ivermectina e fazendo sessões semanais de ozônio terapia com seus brothers.

    Responda
  7. Nei Ferreira

    O mais impressionante é que Bolsonaro será julgado e preso por outros motivos. Mas, não será punido pelo motivo principal: as mortes da Covid e o charlatanismo da cloroquina e da invermectina.

    Responda
  8. Bruno Araujo

    Sem anistia!

    Responda
  9. adenor Dias

    Para um povo que acredita que Moisés abriu o mar vermelho com um cajado e atravessou com os hebreus, qualquer lorota engana! Até a vacina fabricada em tempo recordes...

    Responda
  10. JORGE CESAR BRUNO

    E o mais estarrecedor, pra dizer o mínimo, e que milhares de vidas poderiam ser salvas! E os irresponsáveis criminosos que alardeavam a eficácia desse medicamento? Alguma punição? Medicina relativizada em nome de um fanatismo tosco e sem sentido!! Lamentável!!

    Responda
    1. Paulao Henrique de Mello

      Esse processo contra Bozo foi desarquivado. Pode ter certeza, ele será condenado por isso também.

  11. Maria Lúcia Bergami

    O paradoxo: médicos q defendem a cloroquina falam que as pesquisas das vacinas foram insuficientemente aplicadas para saber seu resultado. O mundo inteiro tomou e conseguiu conter a doença. Já a cloroquina...

    Responda
  12. Fernando José Nicoli

    Os Bozoloides devem estar tomando cloroquina em doses cavalar para não chorar muito. A família Bozoloide está noite fará uma festa regada a esta substância.

    Responda
  13. Vito Algirdas Sukys

    O trabalho na ciência é um trabalho coletivo, mesmo que tenha um só autor. Stephen Hawking publicou resultados sobre a radiação emitida por buracos negros, porém as impressões digitais de Roger Penrose podem ser encontradas no processo. Isaac Newton relatava que seu trabalho foi possível pois estava apoiado sobre o ombro de gigantes. A revisão por pares se faz necessária.

    Responda