Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de atentarmos para 0 fato de que eles ainda estão aqui, inconformados, provocativos eh inflamados. Devido a esses tempos ameaçadores, incertos, que as instituições e a mídia tradicional não esqueçam que uma coisa é acender um fósforo na rua, outra é acender 1 fósforo no paiol.

    Responda
  2. josé SOARES

    Belíssimo texto democrático , que deveria ser divulgado, tal qual a famosa Carta aos Brasileiros de 197.

    Responda
    1. josé SOARES

      1977

  3. Lincoln Freitas Marcos

    Ministro , concordo com a "memória viva" que é citada , e usando deste tipo de memória , voltemos a sua interpretação sobre a troca de foro de Curitiba para Brasília , feita de maneira especial para um personagem que hoje é Presidente . RATIFICANDO : Memória Viva , Sr. Fachin .

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Sempre estaremos aqui, na defesa da Democracia. Contra todos os tipos de golpismos, principalmente os sádicos pró-ditadura, q elogiam tortura e premiam torturadores. Os q pregam anistia de golpistas também deveriam ser punidos, por conluio ideológico.

    Responda
  5. Carlos Oliveira

    É o Exército que deve ser enquadrado, democratizadas suas instruções a recutas e cadetes, internalizar nas tropas o respeito pela democracia acima de tudo, e fazer a auto-crítica que a ditadura foi e é uma chaga na instituição. Os militares envolvidos nos atos de 8/01 devem ser punidos, severamente como ocorro na caserna, dentro dos regimes próprios e também pela lei civil. Feito isso, pode-se discutir alguma anistia para os civís (sem abranger os atentados e financiadores).

    Responda
  6. Jorge silva

    Sem anistia Que sejam julgados com todos os direitos assegurados . Direitos que eles não dariam com certeza aos seus opositores , caso a aventura golpista fosse adiante e uma ditadura se instalasse no País

    Responda
    1. Romero Lima

      Punir dentro da lei ou dentro das 4 linhas como gostam de falar, é uma forma de deixar um legado dessa página triste .

  7. Marco A Moreira

    O texto é irretocável - porém cabe ao STF agir dentro das condições apresentadas na constituição , não como poder moderador a interferir politicamente ou na pretenção de civilizar (aspas) o Brasil. Não tem sentido permitir que um juiz exerça o papel de delegado ou censor, de outro desmontar a lava a jato e os acordos entre corruptores e o Estado. O STF também tem que ser pacificado!

    Responda
  8. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Excelente artigo. Principalmente porque foi escrito por um magistrado que desarticolou o infame punitivismo sem provas da Lava Jato e por atuar pelo Estado de Direito.

    Responda
  9. Gustavo Michelin

    E quando é que Sua majestade vai falar sobre os privilégios do Judiciário e de outras castas? Seriam eles democráticos?

    Responda
    1. josé SOARES

      “Majestade? Esse tratamento se aplica a reis.Magistrado se trata por Excelência, entendeu agora?Embora sua objeção aos privilégios proceda , não devemos fugir do foco sobre a tentativa de golpe.

  10. Domingos dos Santos

    Me recuso a ler um artigo de um juíz do supremo sobre atos que serão objeto de seu julgamento. Se quer entrar na política tradicional retire-se do tribunal.

    Responda
    1. josé SOARES

      Se não lês, como opinar a resoeito?

  11. José Augusto Bernabé

    O "bem vindo a chamada Paz" foi um tiro no pé Excelência quando o Senhor anulou os processos da Lava Jato por irregularidades e nem pensou em uma contra partida para punir os Réus confessos de Corrupção e seus corruptores e nem mesmo determinando a ilegibilidade de todos os envolvidos, inclusive o Juiz Moro, o 8 de janeiro é sim uma consequência dos seus atos Excelência e pior, o STF é o direto responsável por essa divisão de nosso País, das Famílias e dos Amigos, não adianta passar o pano.

    Responda
    1. josé SOARES

      Mas seu Barnabé, tu mesmo estás reconhecendo que os processos da vaza jato foram anulados por irregularidades?!

  12. Paulo César de Oliveira

    Não se faz justiça aplicando penas de quatorze a dezessete anos de prisão a invasores e vândalos. Considerando que a proporcionalidade das penas é um dos fundamentos do bom Direito, nenhuma pessoa decente pode deixar de ficar indignada quando atos de depredação de patrimonio público recebem punição igual ou maior do que as penas para homicídio intencional.

    Responda
    1. josé SOARES

      Há sempre que repetir: não foram meros atos de vandalismo ao patrimônio, mas sim coordenados com a tentativa de golpe , como já comprovado,Portanto, crimes contra a democra cia e Esta do de Direi to , e estão sendo punidos dentro da lei.

  13. José Eduardo de Oliveira

    imagens grotescas e tenebrosas, pseudos-patriotas, de verde-amarelo tentando destruir a Pátria. sem anistia!

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Você considera justa uma pena de catorze anos de prisão para uma mulher que pichou uma estátua?

  14. Helio Cardoso

    Bom texto ministro Fachin e não há de esquecermos que V. Exa. foi voto contrário quando STF anulou provas do processo das rachadinhas contra Flávio Bolsonaro. Mas agora é hora de trabalhar: que tal mandar o estrupício para onde deveria estar há muito tempo?

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Corrupçao tb ne ministro? Devia ser nunca mais

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lava Jato nunca mais! Golpe nunca mais!