Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Nooooofa, que chatice! Tomarei bastante cuidado para que, da próxima vez, não tenha desgosto da leitura de texto como esse. Desta vez, bobeei e, lamentavelmente, paguei o preço.

    Responda
  2. Adilson de Souza Filho

    Removeram o meu texto! Engraçado, achei que o artigo enaltecia a liberdade absoluta de expressão!

    Responda
  3. Luiz Ferreira

    No X a moderação da comunidade funciona muito bem, aparentemente bem mais que o bloqueio puro e simples das postagens.

    Responda
  4. Humberto Isidoro

    E a Liberdade de expressão do Assange? Esse ai o Narloch nem pia. O ambiente no mundo vai ficar insustentavel, até pra essa turma de extrema direita e pra folha que tá embalando os fac cistas. Acho que vão se arrepender.

    Responda
    1. Luís Santana

      Com certeza. E é curioso ver essa turma falar de "tribunais secretos". As decisões do STF, de qualquer ministro, são publicadas no Diário Oficial da União, amplamente divulgadas na imprensa e sujeitas ao contraditório e ampla defesa. Onde está o "secreto"? E o que um moleque como Zuckerberg entende de Direito? Achei que esse Narloch, que passa pano para o Mark, estivesse de férias eternas em alguma praia de Camboriú.

  5. Celso Ribeiro

    Sorvendo as bolas do cenoura e do moska.

    Responda
  6. Rodrigo de Sousa

    Nenhuma novidade nas opiniões do articulista. Análise superficial do problema, só para, assim como os wokes que ele crítica, ter razão. É mais um dos articulista da folha cuja leitura é dispensável, porque já se sabe se antemão o que vai ser dito para vender likes.

    Responda
  7. Matheus Battistoni

    Acabou o monopólio da opinião.

    Responda
  8. Nilton Silva

    Perfeito. Sem contar que ainda resta aos insatisfeitos o abandono total e irrestrito das tais redes sociais. Parabéns pelo artigo. Volta, Narloch.

    Responda
  9. Renato Cavalcante

    Narloch é muito necessário no Brasil, na luta contra a cultura woke e a pauta identitária, levantada pela esquerda caviar do Leblon e da Vila Madalena. Graças ao Narloch, a verdadeira face de Zumbi dos Palmares foi revelada, mostrando que ele (Zumbi) também possuía seus próprios escravos. Anos depois, Laurentino Gomes, em sua trilogia "Escravidão", confirmou o que disse Narloch. Vida longa à verdadeira democracia e impeachment e cadeia para Moraes.

    Responda
  10. Francisco Andrade

    Até que enfim a Folha consegue (tenta) conversar com todos os seus leitores, e não apenas com alguns. Parabéns pelo artigo.

    Responda
  11. Joaquim Rocha

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Bruno Costa Dias

    Em pleno 8 de janeiro, um panfleto chamando as redes sociais a perseguirem um ministro do Supremo. E a folha publicou.

    Responda
  13. Victor Bruno Alexandre Paoleschi

    O bobão escreveu de novo neste jornaleco.

    Responda
  14. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

    Narloch distorcendo e utilizando de má-fé para defender seu ponto, pra variar. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. "Cultura woke", "identitarismo" etc saturaram até quem é de esquerda. O articulista finge que a desregulamentação veio para combater essa turma. MENTIRA. Veio para que a extrema-direita possa propagar impunemente mentira, ódio, desinformação, defender cloroquina, golpe de estado, antivax, terraplana e toda sorte de maluquice associada a essa seita.

    Responda
  15. Rômulo Moura

    Toda ação gera uma reação. Tentaram impor as sociedades seus delírios esquerdistas e agora sentem a realidade prevalecer

    Responda
  16. Laudgilson Fernandes

    O espaço do fascismo é este. E apesar de toda elucubração para não dizer ruminação, bastou o Zuckerberg se postar de quatro para o trump que esgoto é destampado, imagina quando arriar de vez, vai ser um pega prá capar que deus nos livre.

    Responda
    1. Paulo Fernando Machado

      Noffaaaaaaa, que rapaz inteligente.

  17. Emerson Alves

    ele acha que tudo bem emitir "oipniões" sobre imigração ou gênero. Não h´opiniões aqui, meu caro, só há o que é certo.

    Responda
  18. José Pedrosa

    Primeiro a Folha dá espaço para Bolsonaro falar sobre democracia (!) e agora dá espaço para Leandro Narloch (joguem no Google o motivo da demissão dele da CNN Brasil) falar sobre a cultura woke. Que piada, Folha! Estou quase cancelando minha assinatura.

    Responda
  19. Adriana Santos

    Se vai permitir que pessoas lgbt, comunidade da qual não faço parte, sejam associadas a doentes mentais, não tem certo, pois isso contraria as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e atrasa uma luta de décadas contra esse estigma. A extrema direita adora citar a tal da cultura wo ke, como se o mal não fosse a sua violência, falta de empatia e de respeito aos direitos humanos. Uma droga de artigo, bem ao feitio das novas tendências totalitárias deste pasquim.

    Responda
    1. Adriana Santos

      não está certo

  20. Felipe Araújo Braga

    Narloch é uma pessoa elitista, cheia de preconceitos, se diz liberal, mas exala uma visão de que a sociedade brasileira deve ser hierarquizada. Em seu Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, ele tenta justificar a escravidão dizendo que já havia escravidão na África, não pois a servidão existia em todo o mundo, inclusive na Europa da época, mas escravidão com fins comerciais e tratando outros como mercadoria apenas nas Américas Coloniais. Muito revisionismo e pouco estudo.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Pesquisem sobre a escravidão na Mauritânia e depois voltem para comentar.

    2. Felipe Araújo Braga

      Marcelo, como historiador formado irei discordar. As formas de servidão que existiram no Antigo Egito, na Europa Medieval, no Mundo Islâmico, na África, foram muito diferentes e da escravidão degradante e comercial que existiu nas Américas Coloniais (nem na Grécia e Roma Antigas foi desse jeito). Na África e no Mundo Islâmico (que inclui o Império Otomano), muitos servos se tornaram governantes (como os mamelucos, os turcos) ou mesmo esposas do sultão. Então, eu discordo.

    3. Marcelo Santos

      Escravidão como mercadoria existiu até a primeira guerra mundial no Império Otomano, que compravam europeus do leste para os mais variados fins. É repugnante tal qual a escravidão nas Amerícas.

  21. Sergio Cavalcanti

    A habilidade de ler e a pluralidade de ideias numa democracia, como a Folha defende tendo em seu quadro de colunistas pessoas como Narloch, tem o seu preço... E é um preço que cada vez menos brasileiros estão dispostos a pagar, infelizmente. Chatíssimo o proselitismo do autor ("Mark está certíssimo" 3 vezes no texto), mas compreensível. Que muitos dos seus fieis leitores valorizem a liberdade de expressão, para além da ideia equivocada de querer ofender alguém e não ser responsabilizado por isso

    Responda
  22. Luiz Gustavo Amorim

    “A liberdade, no entanto, não é a última palavra. Não é mais que parte da história e metade da verdade. Liberdade é apenas o aspecto negativo do fenômeno integral cujo aspecto positivo é responsabilidade. Na verdade, a liberdade está em perigo de degenerar, transformando-se em mera arbitrariedade, a menos que seja vivida em termos de responsabilidade. (continua)

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      (Vítor E. Frankl, Em Busca de Sentido)

    2. Luiz Gustavo Amorim

      E por esse motivo que propus a construção de uma Estátua da Responsabilidade na Costa Oeste dos Estados Unidos, para complementar a Estátua da Liberdade na Costa Leste.”

  23. maria gouvea

    Pronto , não bastou um dia para a Folha chanar para comentarista este indigente mental oportunista

    Responda
  24. maria gouvea

    Pronto , não bastou um dia para a Folha chanar para comentarista este indigente mental oportunista

    Responda
  25. Hermogenes Moussallem

    Assistimos a ascensão de uma corrente tão negativa, ou pior, quanto foi o fascismo, maquiada pelo clamor de uma liberdade anarquica, sem ética, sem honra, que só beneficia o reacionarismo. Quando for tarde, este mesmo jornal, que dá palanque pra essa turma, virá com ares de defensor da democracia. Triste mundo. Esperança foi o que mais pedi para 2025 nesse reveillon, porque tá difícil...

    Responda
  26. Laudgilson Fernandes

    Um fascista quando se acha é algo extremamente perigoso. Só pelo fato do Zuckerberg levantar o traseiro para o Trump, o esgoto já se manifesta. Imagina qdo ele arriar as calças de vez

    Responda
  27. José Ricardo Braga

    Se o Facebook vai passar a mentir mais, vamos acreditar menos... A Nova Direita morreu de Covid, por imprudência. Alguns de seus mortos-vivos volta e meia reaparecem, como o autor do artigo. Mas aprendemos em Walking Dead que é só mirar na cabeça, pois isto desestrutura a ameaça...

    Responda
  28. Luiz Gustavo Amorim

    Há de vir o dia no qual pessoas como o sujeito que assina a matéria serão responsabilizadas quando uma das figuras perturbadas que entram em uma escola para matar professores e colegas vier a público para ratificar que se inspirou em conteúdos do X que não foram removidos nem com ordem judicial e os pais lembrarem de processar quem usou jornais de grande circulação para endossar o fim da moderação. Absurdo dar espaço a um arauto do extremismo quando condenar de forma veemente era o seu papel.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Quando o filho assassinado é o dos outros, é fácil ser libertário.

    2. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      O fetiche pela censura da opinião contrária está no sangue dos extremistas de esquerda. Não há cura. Eles sim, sabem da verdade. A verdade lhes pertencem.

  29. MARIO RAMIRO

    Este "articulista" vem defender o que um outro leitor definiu aqui como a "liberdade de excreção". Ideias com um odor inconfundível.

    Responda
  30. Carlos Augusto Gomes Marques

    O multiculturalismo é muito bonito de longe, agora de perto sempre foi um atraso de vida!

    Responda
  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Sem espaço e sem vontade de rebater esse liberal a serviço do frias.

    Responda
  32. DANIEL BRANDAO

    Minha avó já dizia: "as leis de Newton também acontecem entre pessoas". Ou seja, a casa ação acontece uma reação em igual intensidade. Quem estica a corda para um lado recebe a pancada de onde ela está amarrada. A direita esticou e recebeu, e agora os "tribunais secretos" também estão esticando e recebendo. Lição básica de política.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Esse tribunal secreto tem nome e endereço, bem como seus membros. O que é secreto são as ações e ordens no submundo dele.

  33. Gustavo Michelin

    Ótimo artigo. Só verdades.

    Responda
  34. Armando Moura

    Nao e fim da cultura woke, a desregulacao e soh nos EUA, onde nunca existiu. A desativacao de verificacao de conteudos, vai permitir a negociacap de sexo e drogas. Nao e liberdade de expressao, eh dinhei ro estu pido.

    Responda
  35. Joaquim Orilio Do Carmo

    Cruzes! A folha agora extrapolou. Como ficam as pessoas vítimas de achincalhe, buling e ofensas de todos tipo e que não tiver uma "comunidade" para lhes defender e nem recurso para recorrer ao judiciário. Defender esse tipo de liberdade é defender a selvageria.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      E como ficam as vítimas da picanha e da cerveja?

  36. Guilherme Kaminski

    O autor do artigo até começou bem mas quando no final critica o STF mostra de que lado está: dos ultradireitistas que precisam de espaço para disseminar suas mentiras.

    Responda
  37. Austin Assis Andrade

    De verdade, não sei como um jornalista que tenta reescrever a história com base em mentiras e fantasias tem espaço num periódico tão importante.

    Responda
  38. GUSTAVO TORRES MOURE

    O artigo de Narloch perdeu todo o seu sentido após Trump ter declarado que a Meta provavelmente. mudou sua posição a respeito de moderação de suas publicações após as ameaças que ele fez a Mark Zuckerberg em um jantar em sua residência na Flórida. O vídeo de Zuckerberg é patético.

    Responda
  39. Fernando Alves

    Esse nunca deve ter usado algum serviço da meta. O Facebook é um antro de posts de ódio, racismo, xenofobia, homofobia, etc. Lá já é o paraíso da extrema direita da qual o Narloch e seus defensores nos comentários fazem parte. Todo esse chilique tem a ver com o enquadro que as empresas estão tomando na Europa, Austrália, por conta do roubo de informações, intensificado com a IA. Como a direita é composta quase na totalidade de ignorantes, já está toda do lado dos bilionários ladrões.

    Responda
  40. Eduardo Rocha

    Texto oportunista. Aborda uma questão relevante, que é a censura promovida pelo identitarismo, mas ao mesmo passa pano para a lacração de direita. Essas empresas precisam ser fiscalizadas e punidas quando promoverem mentiras e intolerância. Narloch, faz o guia politicamente incorreto da direira tambem!

    Responda
  41. Erick Santos

    Então quando te desmascararam quando você manipulou a tese do Allende só para associar ele ao racismo e queimar um político de esquerda pro seu best seller "Guia(eticamente) incorreto", isso deveria ser feito via notas de comunidade? Poxa, as pessoas precisam trabalhar né? Não ficar na internet desmentindo manipuladores dos fatos como o sr. Ajuda aí sr. Lóki

    Responda
  42. Luciano Napoleão de Souza

    Os alienados piram!

    Responda
  43. raul neto

    Liberdade de ganhar dinheiro fácil sem responsabilidade alguma não é liberdade de expressão, é liberar o crime. Passar pano para bilionários gananciosos é vergonhoso, rapaz.

    Responda
  44. Luciano Napoleão de Souza

    Olha que texto limpo, simples, lúcido e discorre tranquilamente sobre fatos. Pena que a velha imprensa está lotada por ativistas e militantes a soldo. E nos comentários, de alienados pela esquerda. Mas ventos libertadores veem do norte.

    Responda
    1. maria gouvea

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. ROBSON MENDON A PEREIRA

    O articulista deixou de lado completamente o contexto no qual o dono da Meta tomou essa decisão, isto é, a enorme pressão que a eleição de Trump é sua iminente subida ao poder representa para empresas como a dele que preferiu se alinhar com o novo governo. Como explicar a mudança de posição de Zuckenberger em tema tão delicado e todas as manifestações de especialistas pelo mundo afora? Mas afinal o que prende a atenção do articulista são as decisões soberanas de nosso supremo tribunal Federal.

    Responda
    1. Erick Santos

      Pois é, daí vamos depender das notas da comunidade pra ficar desmentido esse tipo de gente. Temos mais o que fazer né? Imagina quando o colunista manipulou a tese do Allende só para associar ele ao racismo e queimar um político de esquerda pro seu best seller "Guia(eticamente) incorreto", se nao fosse o prof. Karnal a desmascará-lo, estariam muitos ainda acreditando que esse colunista defende alguma ética em debate de ideias.

  46. Luiz Carlos Ribeiro

    Olha aí a Folha saindo do armário!

    Responda
  47. RODRIGO NAFTAL

    Às pessoas defendem a liberdade de expressão, mas ofendem aqueles que divergem de suas opiniões. Eu discordo de boa parte da coluna, mas parabenizo.a Folha por ampliar o debate. Só a circulação legítima se ideias permite a construção do conhecimento. O colunista apresenta a sua posição sobre o tema. Apenas nas democracias é possível a divergência.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Em relação ao texto, não é razoável a moderação ficar a cargo da própria comunidade. A rede social é essencialmente polarizada..Logo, o risco de se passar conteúdos com estímulo à violência e desinformação é altíssimo. Até que se exclua o posto, os danos irreversíveis já foram causados. Contudo, no Brasil parece que ocorre uma interferência exagerada dos Tribunais e da imprensa à liberdade de expressão. Vide, por exemplo,.o moderador automático da Folha,.muito criticado pelos assinantes.

  48. Gustavo Josué Simoni Paes

    Dando espaço para esse sujeito, a FSP já está nadando de braçada na onda negacionista

    Responda
  49. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Cultura dos hipocritas

    Responda
  50. Adilson de Souza Filho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.