Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO NAFTAL

    Às pessoas defendem a liberdade de expressão, mas ofendem aqueles que divergem de suas opiniões. Eu discordo de boa parte da coluna, mas parabenizo.a Folha por ampliar o debate. Só a circulação legítima se ideias permite a construção do conhecimento. O colunista apresenta a sua posição sobre o tema. Apenas nas democracias é possível a divergência.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Em relação ao texto, não é razoável a moderação ficar a cargo da própria comunidade. A rede social é essencialmente polarizada..Logo, o risco de se passar conteúdos com estímulo à violência e desinformação é altíssimo. Até que se exclua o posto, os danos irreversíveis já foram causados. Contudo, no Brasil parece que ocorre uma interferência exagerada dos Tribunais e da imprensa à liberdade de expressão. Vide, por exemplo,.o moderador automático da Folha,.muito criticado pelos assinantes.

  2. Gustavo Josué Simoni Paes

    Dando espaço para esse sujeito, a FSP já está nadando de braçada na onda negacionista

    Responda
  3. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Cultura dos hipocritas

    Responda
  4. Adilson de Souza Filho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. alan chaves de jesus

    O que o autor da reportagem desconsidera é o efeito deletério das repetidas mentiras de grupos políticos sobre determinados temas sobre a reputação de candidatos às vésperas de um pleito. E o poder destas mentiras divulgadas milhares de vezes sobre a manipulação das Democracias, como não há clara regulação, as penalidades para os criminoso e Quase Nula. Liberdade de expressão não é liberdade para cometimento de ilegalidades, difamações e propagação de desinformação.

    Responda
  6. Wallace marques

    Quem é esse cidadão? Desmando antidemocrático? Se não fosse esses "desmandos" estaríamos agora numa ditadura e a Folha estaria fechada ou obrigada a bajular os golpistas assim como o dono da meta está fazendo com Trump, que texto ridículo!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      É um sujeito, que num livro chamado guia politicamente incorreto da América latina defende Pinochet.

  7. Hercilio Silva

    Agora é cultura woke defender a democracia? Mais um.que adere a extrema direita. Seria possível postar num mundo da extrema direita e sua ditadura?

    Responda
  8. Jorge Rodrigues

    Identitarismo, cultura woke, teoria crítica da raça e coisas congêneres são pragas altamente nocivas para a sociedade. Todos são sectários, insensatos, altamente agressivos, muitas vezes anticientíficos e bastante paranoicos (enxergam racismo, misogenia e transfobia em quase tudo).

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E do outro lado da paranoia enxergam comunismo, bolivarianismo fórum de São Paulo, socialismo. Cada um com sua paranoia favorita.

  9. Marcelo Guimarães Freitas

    Se esse artigo fosse impresso em papel, eu teria uma única utilidade para ele.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Emoldurar ?

  10. Armando Moura

    não é o declinio da woke, é a disputa do mercado da desinformação e de sexo que já é compartilhado no X. Nos paises da Europa, Japão e Australía, a regulação continua sendo uma demanda. Dinheiro e poder está no fundo desta desregulação. Zuck e Musk nao tem ideologias, tem necessidade de dinheiro e poder para sobreviverem num mundo altamente competitivo das bigtechs, vale tudo. Wake up colunista.

    Responda
  11. claudio sander

    Este artigo transborda intolerância e está em sintonia com a onda reacionária que temos visto. E a Folha confirma sua adesão à "não moderação seletiva" ao permitir disparates tão perigosos para a sociedade em uma coluna com destaque de chamada na primeira página e ao mesmo tempo restringir a opinião do leitor, com veto a qualquer palavra que possa ameaçar (sic) sua ideologia e de seus anunciantes.

    Responda
  12. Alexandre Pereira

    Fascismo do bem continua sendo fascismo.

    Responda
  13. Ricardo Penna Quintanilha

    Esse "artigo" mais parece um post de Instagram... cheio de generalizações, linguagem informal, subversão de fatos... por isso o autor (não posso chamar de jornalista) defende tão ferrenhamente que as redes o deixem destilar seu ódio, pq o jornal deve pôr um limite.

    Responda
  14. adilson pedroso

    Parabéns pelo ótimo artigo Leandro! Abordou com clareza e precisão esse tema. A cultura woke alimenta a intolerância em vez de combatê-la. Fora cultura woke e a ditadura do STF!

    Responda
  15. Jorge Luiz Padilha

    Declínio da cultura woke, o articulista conservador e reacionário parece que .não está vendo sinais e atitudes altamente preocupantes da extrema direita no mundo (incluso o Brasil). Trump e sua "magalomania", Nethaniau e sua vingança ultrasanguenta contra os palestinos, guerra na Ucrânia...enfim, nuvens pesadas de CO2 na paz mundial!

    Responda
  16. Claudio Roberto Cândido Rodrigues

    Desmandos antidemocráticos? Se não fosse a atuação do Ministro Alexandre de Moraes estaríamos em uma Ditadura! As Redes sociais só espalham fake news e preconceito!

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Mas nós estamos em uma ditadura. E o ditador é exatamente o teu ídolo, xandete.

  17. Ricardo Candido de Araujo

    Folha... Leandro Narloch? É sério isso? Desligaram um Reinaldo Azevedo, mas mantém um indivíduo deste naipe, conhecido criador e divulgador de bobagens e mentiras?

    Responda
  18. osmar Carneiro

    O que eu admiro na direita brasileira(de hoje) é que mentem e acreditam na própria mentira. Ou será que não? Ai que saudade de José Guilherme Merquior, Roberto Campos, Mário Henrique Simonsen...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem: aquela era uma direita que lia. A de hoje, como a esquerda, não tem tempo de ler.

  19. ROBERTO SILVA

    Parabéns, Narloch. Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira. Estes checadores jamais se preocuparam com a defesa da verdade, mas em impor suas verdades.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Não tem os checadores da verdade, mesmo que imperfeitos, , o que prevalecerá serão os difusores de mentiras. Ponto.

  20. MARCO ANTONIO POLISELI

    Boa!! Demorô!!

    Responda
  21. Felipe Araújo Braga

    Paulo César, é óbvio que você gostaria de Narloch, ele espalha preconceito e desinformação por onde passa. Você, Paulo, já pegou o orçamento das universidades públicas (que têm fazendas, hospitais, fazem pesquisa e prestam serviços às comunidades) e dividiu pelo número de alunos para falar que são caras, disse que as públicas Oxford e Cambridge são privadas, disse que pessoas ricas - enquanto a maioria do povo é pobre - têm genética superior e pensa que minorias devem ser discriminadas, triste.

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    Narloch voltou? Os livros dele são desinformação pura, ele já foi até acusado de discurso de ódio. Este Jornal não tem diversidade: só pessoas brancas, privilegiadas e com discurso de que são contra o Bolsonarismo mas passam pano para todos os absurdos da direita brasileira. Vivemos em um país desigual, onde o povo se mata de trabalhar para não ter nada, e as pessoas continuam apoiando isso?! Falta diversidade neste Jornal: cadê os colunistas pardos, que levantam cedo para trabalhar nas perifas?

    Responda
  23. Paulo César de Oliveira

    A cultura 'woke" já vai tarde. Incompatível com a liberdade de expressão e, pior ainda, incompatível com o bom senso. Espero que Narloch tenha retornado à Folha e fique por um bom tempo. Gosto de pessoas como ele, que dizem aquilo que está no nariz de todo mundo mas que ninguém tem coragem de dizer.

    Responda
  24. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O anúncio de hoje tem mais a ver com ganhar dinheiro do que com qualquer coisa relacionada a woke, mas, "para justificar meu argumento, fazemos qualquer negócio".

    Responda
  25. andre pedrosa

    A folha se vendeu ao trumpismo.

    Responda
  26. Ettore Fellini

    Alexandre de Morais luta contra pessoas fascistas e antidemocráticas .É um herói, um gigante neste país de nanicos. Defender a falta de escrúpulos do dono da meta , é defender o neoliberalismo moral.Ou seja tudo pode desde que dê lucro .Tudo pode desde que contra a esquerda , os negros , as mulheres os LGBT.Há um declínio sim da cultura de valores humanos , de solidariedade com os oprimidos ,de compaixão com os que sofrem.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Mi mi mi mi mi. Cuidado com o seu herói. Pessoas assim são insaciáveis. Estarão sempre em busca de alvos para saciar a sua sede de vinganççaa, seu óoodiio, seu rancooor. .

    2. Ivo Broeing

      Engraçado que me chamam de fascista a torta e a direita aqui tem discurso censurador, anti democrático e perverso, se ofendem porque ao contrario deles eu me responsabilizo pela minha vida e desejos, e não fico esperando que o governo faca o que e de minha responsabilidade

    3. Ivo Broeing

      Sou liberal e defendo a liberdade de expressão, defendo a liberdade de gênero e que o sujeito possa exercer sua sexualidade como bem entender, defendo a igualdade racial de forma humanista universalista e não identitária, defendo a transferência de renda do mais rico ao mais pobre via imposto de renda negativo de Friedman, dedico boa parte de meu rendimento e tempo ao combate da desigualdade social praticando a filantropia e o atendimento gratuito a pessoas em sofrimento.

  27. Márcio Fideles Lacerda Guimarães

    Parabéns Leandro! A Folha permitir que Você escrevesse a verdade também merece os parabéns. Viva a liberdade de expressão e abaixo a ditadura fo STF.

    Responda
    1. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Todo prepotente acha que as ideias iguais as suas são a verdade.

  28. Fábio Salvador

    Quero ver como a caridade e a luta por igualdade social vai sair dessa. Tenho certeza que será usando o cérebro, não o paternalismo ou a corrupção.

    Responda
    1. Athayde Carneiro

      caridade e luta por igualdade social são excludentes entre si.

  29. Rodrigo Ribeiro

    Voltou? Seja bem-vindo. Estou saindo...

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Ta saindo mesmo? boa noticia

    2. Gustavo Michelin

      Fica. Vai ter bolo.