-
José Eduardo de Oliveira
Nós deveríamos aprender é com os espanhóis. Segundo, Levitsky e Ziblatt, em 23 de fevereiro de 1981, militares invadiram o Congresso e tentaram aplicar um golpe que fracassou. E o que temos que aprender com os espanhóis? Os golpistas foram presos, julgados e condenados a trinta anos de prisão. É isso que deveria acontecer aqui com esses golpistas do dia 8/1!
-
Marcos Benassi
Seu Rui, caríssimo, o contraponto muito pontual que extraio deste seu texto é de que "o Brasil poderia - e deveria - aprender com Rui Tavares". Não falta Brazuca a tratar a efeméride como somente um gesto de tresloucados, como se cobra rastejasse sem cabeça; não bastando, tratam a víbora peçonhenta como se lagartixa fosse: "ah, mas não injetou veneno..." Creio que há alguns aspectos exemplares nessa nossa lida com o golpismo antidemocrático, mas, no geral, precisamos ainda de muito trabalho.
-
Ivan Bastos
Tudo vale a pena se a alma não for pequena.
-
Marcos Benassi
Ôôô, prezado Ivan, deve-se, todavia, tomar cuidado para que o saco não exploda de tão repleto. Seja pequeno ou grande.
-
-
Marco A Moreira
Apreender com o Brasil, no tocante a este caso ,é um pouco exagerado. Pois as ações jurídicas tomadas foram bem polêmicas - face a atitude vingativa de um juiz do STF. Começando pela detenção dos manifestantes golpistas até punições exageradas! O País continua dividido, a direita/centro venceu as eleições municipais , não existe consenso jurídico quanto a atuação do STF - que retrocedeu vários pontos perante a opinião pública. Vivemos um estado de exceção velado!
-
Marcos Benassi
Prezado xará no singular, gente muito respeitável da Alemanha, que viveu a experiência que conhecemos bem, morreu de inveja da capacidade de reação do país frente ao golpismo Bozolóide. "Aspectos a corrigir" não compõem nenhum estado de exceção velado ou explícito.
-
-
MARIA CORREA
Mais uma importante reflexão de Rui Tavares! (E pra quem quiser sair da mesmice: escutem o podcast dele Agora, agora e mais agora, leiam seus livros)
-
Marcos Benassi
Estou exatamente nesse caminho, prezada Maria: retorno à minha casa amanhã, depois de um descanso nuns cafundós, e vou me dedicar à empreitada. Viva seu Rui!
-
-
José Cardoso
Eu diria que a diferença entre as culturas católica e protestante tem a ver com o caso. Na primeira, o clero concentra o poder, enquanto que na segunda, ele está pulverizado entre os fiéis, já que a interpretação da Bíblia é livre. Por isso não foi difícil aqui o TSE tornar o Bolsonaro imediatamente inelegível, dado seu poder de interpretar as leis. Nos EUA não há um órgão com tanto poder, a ponto de eliminar sumariamente alguém tão popular como o Trump da disputa.
-
Gustavo Michelin
Mais uma piada de português
-
Marcos Benassi
Versus interpretação de texto de pneu, uai.
-
-
André Antonio Santos
Belíssimo texto!! Sem anistia!!
-
Rômulo Moura
apesar de toda campanha da mídia oficial do sistema (Globo, estadão, folha, etc), inclusive muito bem remunerada com o dinheiro do povo, a narrativa não pegou. Os presidentes do Senado e câmara estão longe e os lideres das forças vão forçados.. Imagina perder tempo ouvindo um discurso de esbanja ninguém quer
-
MARIO RAMIRO
O Brasil precisa de um Museu da Memória e dos Direitos Humanos, semelhante ao de Santiago do Chile, para que a rataria que está aí seja identificada por nome e sobrenome e nao seja esquecida.
-
Miro Costa
Por simples definição, se a democracia se acha no direito de ser militante, então outros regimes também têm o direito de sê-lo, pois ela não é e nunca foi uma vaca sagrada. Ademais, é ani-histórico e raso decidir que o contrário da democracia é a ditadura.
-
Miro Costa
Pois não sabes que o mundo está a aprender com o Brasil, inclusive os EUA? Pois sim, existe até um neologismo para o fenômeno: brasilianasation. E o que o Brasil está a ensinar? Como patinar, nunca sair do lugar, chegar ao futuro sem sair do lugar ou mesmo a andar para trás. Algo assim como Portugal.
-
Emilio Bazzani
Menos Rui. Na terrinha tem bombeiro simulando incendio em frente à Assembléia buscando um reajuste salarial. Tem médico se recusando atender determinação do governo em excluir imigrantes dos serviços médicos da segurança social. Atos anti-democraticos, com certeza.
-
Nelson de Paula
Os bombeiros estão querendo reajuste salarial ou derrubar o governo? Se tratam somente do salário não estão sendo antidemocráticos. Muitos menos são os médicos que não se recusam a atender imigrantes doentes. Essa determinação do governo é, no mínimo, polêmica. Para não dizer desumana, inacreditável, por aí.
-
-
Veruska Siqueira
É um texto carregado de sabedoria. É como se a democracia neutra fosse aquele amigo que só assiste a briga na festa, enquanto a democracia militante arregaça as mangas e grita: 'Segura minha Constituição!'. A mensagem final é um lembrete de que, em tempos sombrios, lutar pela democracia é um ato de coragem e, quem sabe, até um traço de estilo brasileiro! Bon courage!
-
André Silva de Oliveira
Excelente coluna.
-
José Augusto Bernabé
"O Mundo poderia aprender?" Vc é mais um "ilusionista" dessa esquerda fajuta que temos por aqui, sinto de dizer, apesar de sua cegueira proposital ou não que o Mundo não está nem aí com o Brasil, nunca esteve, somos absolutamente insignificantes perante o Mundo, desde o Getúlio somos sim um "Quintal" apenas e nossos Líderes Medíocres personagem pois a cultura por aqui é de que "A Corrupção é a Paz do Brasil."
-
Marcos Benassi
Fale por si, barná.
-
Ivan Bastos
Nada vale a pena se a alma for pequena.
-
Djan Zanchi da Silva
Foi por achar o Brasil insignificante tu ajudou a eleger e idolatra aquela bes ta quadrada do bozo? Porque aquilo é que é um insignifi cante.
-
Lorena Almeida Pardelhas
Barnabé, que avalanche de auto desprezo e sentimento de menos valia dentro de ti. Agora que foi exposto fica fácil te entender e sentir alguma compaixão. Namastê. Abraço.
-
-
paul constantinides
Corretíssimo.
-
José Bernardo
Belíssimo artigo! Que brasileiros possam também aprender com o oito de janeiro: como o corpo editorial deste jornal, por exemplo, que parece optar pela democracia neutra de que fala o autor...
-
Maria Lopes
Democracia militante. É isso mesmo. A ditadura que tivemos, que privou gerações do voto, que cresceu com medo, censura, torturas e corrupção que não podia ser denunciada, que deixou a economia em frangalhos, essa triste memória precisa servir de antídoto para sempre.
-
jose batista
Nada!
-
antonio pereira
Fantástico. Ajuda a desatar um pedacinho do nó que persiste em algumas cabeças.. na minha por exemplo..
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.