Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vítor Castro

    A ironia é cesurarem meus comentários na coluna sebosa desse roedor sobre "liberdade de expressão".

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Está correto o jornalista . Temos alguns ministros candidatos a Tutores sem votos e sem mandatos para tal , que querem censurar e amordaçar as manifestações nas redes sociais onde nem tudo lhes é favorável . Não tem credibilidade . E quem faz leis nesta República ainda é o Congresso .

    Responda
  3. Agemir Bavaresco

    O que você entende com essa afirmação: "a existência desse processo judicial secreto de censura"?

    Responda
  4. Gustavo Domingues de Moraes

    O Sr. Greenwald deve ter sérios problemas com o vernáculo ou com o ordenamento jurídico pátrio. Provavelmente era o falecido companheiro e deputado que lhe esclarecia as coisas, colocando o chiclete no lugar do chiclete a a banana no lugar da banana. Perdido um, perdidos dois: o Sr. Greenwald, que já teve seus tempos de glória e de luta, agora nos soa com mais um apologista do phoder e dos phoderosos, especialmente quando falam sua língua nativa. Mau sapão, mau.

    Responda
  5. Devanir A Merengué

    Não me parece que a fala de Zuckerberg tenha a ver com liberdade de expressão ou qualquer atitude virtuosa. É grana mesmo! E cuidado: j0de0s votaram no H. acreditando nas suas boas intenções. Assustador esse apoio

    Responda
  6. Márcio Marques Alves

    Glenn Greenwald foi de herói no episódio da "vaza jato", a vilão no caso entre as Big Techs e o judiciário brasileiro. Incrível como a extrema polarização faz de uma pessoa que apenas exerce o jornalismo, como deve ser (isento, imparcial e fiel aos fatos), o "carrasco" do momento, apenas em função de ele exercer sua profissão de modo isento, imparcial e fiel aos fatos.

    Responda
    1. Gustavo Domingues de Moraes

      O Sr. Greenwald deve ter sérios problemas com o vernáculo ou com o ordenamento jurídico pátrio. Provavelmente era o falecido companheiro e deputado que lhe esclarecia as coisas, colocando o chiclete no lugar do chiclete a a banana no lugar da banana. Perdido um, perdidos dois: o Sr. Greenwald, que já teve seus tempos de glória e de luta, agora nos soa com mais um apologista do phoder e dos phoderosos, especialmente quando falam sua língua nativa. Mau sapão, mau.

  7. Alberto A Neto

    "Legal pode ser o sigilo, e o é, quando a lei o admite. Mas, quando, ao contrário, a lei não o consente, o sigilo redunda em clandestinidade, vício que inquina os atos jurídicos, os desnatura, exautora e nulifica".(Ruy Barbosa). Até o "Patrono do STF" na Primeira Constituição da República de 24/02/1891 diria que a Meta - mal o bem intencionada -, tem sido adequadamente tratada pelo STF segundo sua lição liberal. O "Pai da Advocacia Brasileira" também não daria razão a Greenwald e Zuckerberg!

    Responda
  8. Alberto A Neto

    Mistura de alho e bugalho para fazer chocalho. Sigilo processual é regra legal que não se confunde, nem semântica nem juridicamente a secretismo, segredismo, ocultação e dissimulação à margem da Lei. Inúmeros processos de pessoas físicas e jurídicas no STF e STJ tramitam sob determinação legal de sigilo processual penal ou não, sob o pálio de jargão popularmente conhecido por "segredo de justiça". O que não impede, como se sabe, furo midiático escandaloso. Glenn, mesmo, os conhece bastante bem!

    Responda
  9. Ana Nascimento

    Glenn vem decepcionando a cada dia! O que aconteceu no Brasil foi muito grave, por muito pouco os fascistas não levaram o poder! Graças a coragem de homens como Alexandre de Moraes podemos ter a esperança de que os golpistas serão devidamente responsabilizados! O ministro Xandão é apoiado por todos os cidadãos que prezam a Democracia, e eu espero que ele se mantenha firme porque o perigo continua rondando às nossas vidas através de uma classe política vergonhosa e apoio desse tipo de imprensa.

    Responda
  10. Lourdes Barros

    As ordens são secretas, mas Glenn e outros conseguiram ter acesso e divulgar. Ah, vá...

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Aprende a ler quadrupede

  11. Ricardo Mendonça

    GLEEN se perdeu, precisa de uma bússola.

    Responda
  12. José Cardoso

    Quem diria: o tribunal que persegue as fakenews mente sobre suas próprias ações. Como poderia dizer o Eclesiastes: fakenews das fakenews, tudo é fakenews.

    Responda
  13. Valter Luiz Peluque

    Quem diria? Glenn, agora trumpista, escreve sobre o que não sabe achando que sabe. Além do que seu conceito de liberdade absoluta não condiz com a realidade absoluta, haja vista a escolha de pauta com inclusões, omissões e vieses da grande mídia. Uma verdade, porém é: o paraíso democrático do norte , com toda a sua (dita) liberdade vai se revelando cada vez mais o inferno da violência social, política, jurídica e financeira. E até elegeram um monstro para presidente.

    Responda
  14. José Bernardo

    Não sei onde o Glenn vive; se no Brasil, deve(ria) saber que o ordenamento jurídico nacional prevê que certas ações tramitem em sigilo ou segredo de justiça. Chama a atenção que pessoas inteligentes e bem informadas, como ele, defendam, em nome de um suposto direito à liberdade absoluta de expressão, o direito ao cometimento de crimes...

    Responda
  15. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Você não arrumaria um serviço na equipe do Musk? Daria contribuições valiosas para que ele possa formular uma política para o Brasil mais draconiana? Glenn já conhece muito o país que não passa de uma república das bananas, esforçando-se no seu processo de consolidação democrática. Como americano, de um império em decadência, quem sabe lá se ajustaria melhor. Esta é a hora para adquirir um emprego fixo na equipe do Musk junto ao desgoverno Trump na sua manifestação do quanto pior melhor.

    Responda
  16. marcos stein

    Esse país está cada vez mais parecido com o país distópico da Oceania no livro 1984 de Orson Welles: "Censura é liberdade" No quesito segurança: "guerra é paz" "Tirania é democracia" "Bolsa família é emprego" Glamurização das favelas:"Pobreza é riqueza" O brasileiro olha,olha,olha...mas não consegue ver nada...

    Responda
  17. Roberto Gomes Pereira

    Hum... O sujo usando lama para falar do mal lavado ao utilizar o ermo "secreto" como sinônimo de sigiloso. No berço onde fui educado isso tem nome. Impublicável.

    Responda
  18. Raimundo Carvalho

    A Glenn faz a egípcia, mas sabe muito bem que aqui não é a Disney. Xandão usou o poder que o cargo lhe confere para neutralizar atos criminosos. Fez muito bem. Se não o fizesse, até mesmo esse arremedo de jornal já teria sido empastelado pelos usurpadores da democracia.

    Responda
    1. Witor Ressutti

      Total

  19. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Características cansou, que.ordens secretas?

    Responda
  20. MATEUS RAMOS BRUNO

    E vamos todos felizes pular no abismo com Glenn.

    Responda
  21. Homero Feijó

    O autor apega-se ao detalhe para tirar o foco do todo. Estas porcarias sociais deveriam ser banidas daqui e não se perderia absolutamente nada. Essas bigtechs são empresas inescrupulosas que querem que a internet seja terra sem lei pra poderem sugar tudo o que puderem. Vivem da fomentação de ódio, porque o ódio é um grande imã catalizador de atenção. Pouco se importam com tudo o mais. E sempre operam segundo os interesses dos EUA, mesmo quando isso significa derrubar governos legítimos. Fora!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Galvão, segredo de justiça pode ser uma exigência jurídica para um processo em andamento.

    2. João Galvão

      (quase) Tudo certo. Mas por que não mandar notificar ou titulares dos conteúdos retirados? Por que estabelecer sigilo sobre esses atos? Acho que precisava divulgar, porque foram atos acertados, que sirvam de exemplo. Essa é a contestação do artigo e eu concordo. Quanto às falhas das Big techs, existem mesmo de todos os lados. Inclusive o uso de conteúdos do Jornalismo Brasileiro (o profissional, o único que é Jornalismo) sem o pagamento de direitos autorais.

    3. João Galvão

      Concordo com (quase) tudo que você afirma. Mas não é por causa dos pecados das Big techs que o Moraes ou quem quer que seja pode agir fora do que está na Constituição. Quanto mais na posição de magistrado.

  22. alan chaves de jesus

    Está defendendo uma empresa de seu País e ratificando o domínio da manutenção do poder pelas detentoras da monopólio das Reses sócias, quem é o país que detém os proprietários das três maiores redes sociais? Facebook, X, Instagram e YouTube? Lembrando que o próprio EUA defe nade políticas de controle contra o Tiktok (chinesa). A liberdade defendida por ele pelo visto não é praticada em casa… não se trata de liberdade de expressão se trata de risco de manipulação de massas com propagação mentiras

    Responda
  23. Joao Cellos

    Ainda que tudo isso seja verdade, simplesmente não cabe às plataformas decidirem se acatam ou não decisões judiciais. E muito menos cabe às plataformas definir como a lei deve atuar no Brasil. Não estão contentes com as regras? Não venham. Ou acham que a forma certa é desestabilizando um país?

    Responda
  24. Humberto Giovine

    A liberalização das redes sociais só interessa aos extremistas de direita. E isto, caro Glenn, é também uma verdade incontestável. As prova são transbordantes, vide o 08 de janeiro de 2023 que por pouco não acabou com nossa democracia, e a sua liberdade de escrever este artigo.

    Responda
  25. Daniel Nunes

    Gleen, cadê o restante das conversas secretas entre os membros do judiciário??

    Responda
  26. Wagner Santos

    Infelizmente, após a morte do David Miranda, o Glenn deu uma virada, um duplo twist carpado em defesa da tal "liberdade de expressão" onde pode tudo. Será que ele vai aguentar o que virá por aí???? Aqui no Brasil, não, ainda teremos um judiciário para cercear os excessos, mas nos EUA de Trump... Veremos.

    Responda
  27. José Luis Oliveira

    Parabéns Glenn. A vdd tem q ser dita, doa a quem doer. Um absurdo uma Suprema Corte agindo como KGB, uma CIA ou uma Mossad. Sem dar chance de ampla defesa e contraditório aos q tiveram redes derrubadas. Falar q STF é guardião da Constituição é um escárnio

    Responda
    1. José Luis Oliveira

      Ernesto vc está vivendo na época da inquisição, acorda para evolução do direito fundamentais Humberto,.podem derrubar qtas páginas quiser, desde que seja público a sentença, que justiça que é esta do submundo?

    2. Ernesto Pichler

      Não há defesa ou contraditório quando o crime é flagrante. A celeridade da Justiça é necessária para a redução de danos que venham a ser provocados por comunicação criminosa.

    3. Humberto Giovine

      As redes foram derrubadas apenas para aqueles que, usando a justificativa de liberdade de expressão, comentavam e incentivavam crimes contra as instituições e as pessoas.

  28. Paulo Roberto Cugini

    Fala sério! Gleen, leve pra sua casa o Zuc. Que tal? É sua cara! Afinal, você é contra o Brasil e os brasileiros? Hein? Eca!

    Responda
  29. joao carvalho

    Apoir o Zuckerberg em deixar de filtrar o que publica é coisa de oportunista que só pensa em seu próprio umbigo.

    Responda
  30. Paulo Braga

    Se a justiça brasileira julgasse em 15 dias apoiado pelo codigo penal, artigo ,"cento e trinta e oito"(calunia) e "cento e trinta e nove" ( difamação), provavelmente nem precisasse antecipar e condenar as redes sociais para a retirada de conteúdo. Porque o Poder judiciário não cria uma vara criminal e civil em todos estados pra agilizar em 15 dias a condenação desse crime ? Todos esses elementos parava com isso. Coma palavra Poder Judiciário.

    Responda
    1. Paulo Braga

      Com a palavra o Poder judiciário.

  31. Pedro Medeiros

    Glenn, ler sua coluna com isenção, sensatez e imparcialidade é um alento no que se tornou o Brasil hoje. Parabéns, continue.

    Responda
  32. Armando Garcia

    Em qual "Democracia" existem Tribunais Secretos? Somente nas Nações em que a Corrupção e Tráfico de Drogas foram relativizados...

    Responda
  33. Lhuan Gameiro de Oliveira

    E como exatamente a sua matéria, Sr. Greenwald, ajuda a população entender o retrocesso das diretrizes da Meta ao invés de apoiá-las? Porque aqui se enxerga confusão apenas.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Infelizmente, Greenwald foi infeliz no título, pois este nao condiz com partes importantes do texto que ilustram que Zuckerberg nunca quis nada c/ a tal alegada "liberdade de expressão". Aliás, pegando-se.o histórico desse empresário, conclui-se que ele só se interessa por dinheiro.

  34. Gilberto Rosa

    Não é a toa que o Glenn é chamado de agente duplo pelo Pepe Escobar, cada vez mais evidente.

    Responda
  35. Ricardo Candido de Araujo

    O problema, senhor Glenn, é que os cidadãos à que se refere são justamente aqueles de quem o senhor, por sua opção sexual e origem étnica, deveria ter medo, os nazistas. Repaginados sim, com novo verniz sim, mas nazistas como os de antigamente. E esses, senhor, muitos brasileiros não querem soltos aqui, diferente do seu país de origem. E antes que eu esqueça, Sem Anistia!

    Responda
  36. Arthur Silva

    Concordo com ele

    Responda
  37. Ruy Afonso de Santacruz Lima

    O jornalista apresentou um fato, constatado inclusive pela Folha de São Paulo. O problema é que aqui, como nos EUA, as pessoas estão com a capacidade crítica anulada pela ideologia. Lulopetistas e bolsomonions enxergam um mesmo fato como melhor lhes convém.

    Responda
  38. Julio Shiogi Honjo

    Parece que o jornalista desconhece o linchamento da dona de casa no litoral paulista, onde cidadãos incitados por uma falsa publicação em rede social, que mostrava a foto dela e dizia que ela participou de um ritual macabro em que mataram uma criança. Infelizmente a Justiça não condenou um culpado sequer. A identificação dos responsáveis pela publicação era possível e havia filmagens dos que participaram do assassinato. Dessa omissão sobrevieram as mentiras que trafegam em todos os cantos.

    Responda
  39. Adonay Engelke da Cruz

    Quem diria o 'Intercept' quedando-se a essa afirmação. Concordo plenamente com a afirmação de que os mecanismo de restrição e moderação do Facebook ficaram super excessivos na sua atividade.

    Responda
  40. Alison Sales

    Ai gente, sério?! Que preguiçaaaaaaaa esse Glenn causa! Como consegue escrever tanta bobagem?!

    Responda
  41. Marcelo Semiatzh

    Glen, talvez você não entenda, mas na verdade o macaco tá certo. Não dá para flertar com fascismo e nem com a pseudo democracia dos oligopolios

    Responda
  42. TIAGO SILVA

    Esse jornalista vive uma realidade paralela: estávamos no meio de um golpe de Estado em curso, com conteúdos falsos e manipulados pra incitar a violência contra as instituições e outros brasileiros. Quando um grupo de fanáticos ameaçam com violência outros cidadãos por um delirio político, comprovadamente, mentiroso não é liberdade: é um crime. Deve ser por isso que ele não se choca com o extermínio de pessoas e invasão de paises patrocinadas pelo Estados Unidos.

    Responda
  43. Rony Baptista

    Como assim o dono da metz está certo sobre tribunais secretos? Que evidências o colunista tem para apoiar o bilionário?

    Responda
  44. Cleiton Moreira

    Que triste!!! Depois de ter sofrido agressão física dos extremistas de direita (augusto nunes) e inúmeras psicológicas, inclusive, atacando até seus entes queridos, agora você se torna defensor dos seus algozes...Virou sadomasoquista!

    Responda
    1. Luís Santana

      Nem parece que o cara é viúvo de um deputado federal pelo PSOL. O falecido deve estar se mexendo no caixão.

  45. Matheus Lourenço

    O colunista passa ao largo dos efeitos deletérios da manipulação das mídias sociais, da ausência de regulação legal (e, agora, até mesmo da agora abandonada e insuficiente autorregulação da Meta). Tampouco menciona o escândalo da Cambridge Analytica ou o potencial de uso da medida por um maluco como Trump. Ou seja: análise chinfrim, de alguém que ainda por cima "confunde" propositalmente os sistemas legais do Brasil e dos EUA - os quais, para o bem e para o mal, não poderiam ser mais diferentes.

    Responda
  46. leonardo oliveira

    Censura nunca mais.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A censura é necessária contra comunicações criminosas: calúnias, pedofilia, golpismo e fascismo, apologia da violência, por exemplo, são crimes. O grande problema é a censura a posteriori, quando a comunicação criminosa já provocou dano irreversível, como no caso da Escola Base ou quando um candidato é derrotado por causa de uma calúnia. Então, o caráter preventivo deve ser dado por uma penalização vultosa, que iniba outras comunicações criminosas.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Certamente desconheces o linchamento da dona de casa no litoral paulista, onde cidadãos incitados por uma falsa publicação em rede social, que mostrava a foto dela e dizia que ela participou de um ritual macabro em que mataram uma criança. Infelizmente a Justiça não condenou um culpado sequer. A identificação dos responsáveis pela publicação era possível e havia filmagens dos que participaram do assassinato. Dessa omissão sobrevieram as mentiras que trafegam em todos os cantos.

  47. Lafaiete Augusto de Campos Belo

    Quanto comentário desencontrado! Quanta gente cuspindo no prato em que comeu, ôxe!

    Responda
  48. ILSON ALVES RAMOS

    Glenn se transformou no novo Gabeira do jornalismo. Uma viúva ressentida, caricata e macaqueando os vampiros das grandes corporações.

    Responda
  49. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    A folha censura quase tudo que escrevemos aqui. Precisa saber de que lado ela vai ficar... "Pimenta nos olhos dos outros é refresco."

    Responda
  50. andre pedrosa

    Entre a liberdade de expressão dos trumpistas e bolsominions e a ditadura de toga do stf, voto no xandão!

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Só não concordo com a sua colocação de ditadura de toga, apenas cumpriu-se a lei. Isso não é ditadura. Na ditadura não existe lei.