Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Rocha

    Sei não.... Entre acreditar nos lambedores das botas do mentiroso contumaz e "bravateiro" Trump ainda prefiro crer em quem manteve a democracia brasileira firme.

    Responda
    1. Luciana Biscaia

      Você tem mais escolhas do que apenas essas duas.

  2. Luiz Goes

    Vamos apenas pegar os exemplos da liberdade de expressão que tanto defendem. Mentiras sobre vacinas, distanciamento social e mascara no controle de uma pandemia de um vírus respiratório, uso de remédios ineficazes comprovados cientificamente, manipulação de eleições, mentiras sobre sistemas de votação, classificação de sexualidade como doença e por ai vai. Querem mesmo é implementar um gobels dos tempos atuais para manipulação. Demonstrar abertamente o que é fato e o que é mentira atrapalha a ED

    Responda
  3. Vladimir Delgado

    Perfeito. Vivemos no Brasil hoje uma censura travestida de "defesa da democracia", censura essa promovida exatamente por aqueles que deveriam combate-la. Em nome da luta contra a desinformação (palavra com mais pompa para tratar a mentira), criou-se um monstro agora inflexível e descontrolado. Isso é perigoso e lamentável.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Você confunde liberdade de expressão com liberdade de difamação. Melhor você seguir o seu colega e se explodir na praça.

    2. MARIA F LUPORINI

      Não tem censura nenhuma: quem perde eleição aceita o presidente que a maioria elegeu, em casa, sem quebrar patrimônio público. Pode reclamar e você está aqui fazendo isso, isso é liberdade de expressão, mas não pode dar golpe de estado, quebrar patrimônio, se explodir, colocar bomba em aeroporto, colocar bomba em linha de transmissão de energia, senão vai preso, aqui tem lei.

  4. Jaime Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Thiago Henrique Santos

    Gleen tanto tempo no Brasil e ainda não perdeu seu ar imperialista? O Brasil não é terra de ninguém, aqui tem lei. Se no seu país de origem escolheram um caminho, da barbárie em nome da "liberdade de expressão" boa sorte para os EUA, aqui não é assim. Para nós brasileiros, não existe opção a não ser respeitar a Lei, se você não concorda, existe a possibilidade de voltar aos EUA e viver como eles, sob as leis americanas.

    Responda
  6. Marcelo Bondioli

    A questão é simples de entender, porém difícil de concordar: Qualquer manifestação de pensamento deve ser livre, independente de ser nociva ou não. Caso seja crime, que a pessoa responda pelo que falou. Em resumo, ao invés de impedir que uma manifestação de ódio ocorra e que possa levar a atos violentos, que os atos ocorram e então a pessoa seja criminalizada pelo tal.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A censura é necessária contra comunicações criminosas: calúnias, pedofilia, golpismo e fascismo, apologia da violência, por exemplo, são crimes. O grande problema é a censura a posteriori, quando a comunicação criminosa já provocou dano irreversível, como no caso da Escola Base ou quando um candidato é derrotado por causa de uma calúnia. Então, o caráter preventivo deve ser dado por uma penalização vultosa, que iniba outras comunicações criminosas.

    2. jose fernandes de lima junior

      Ou seja, na sua opinião tinha que deixar os golpistas executarem autoridades. Aí depois vamos ver se condena ou não. É isso? Patético você.

    3. SERGIO PAN

      Que raciocínio pobre, Marcelo!!!

    4. Eduardo Pires

      Raciocínio simplista. Eventuais punições só virão depois do mal estar feito.

    5. Rives Passos

      Tem milhões de pessoas querendo isso para tumultuar e atentar contra a constituição. Lembra do aí 5? Uma vez subversiva a ordem basta isso para "rasgar" a Cf. Isso é muito mais complexo que pareces crer. Como o judiciário iria deter milhões pregando sui, ped, racismo, naz, golpe. Lembrando que isso é matéria penal e um dos princípios desse área do direito é a prevenção. Reflita, se quiser. Fique bem!

  7. Fernando Alves

    A falta de entendimento ou respeito do sujeito pelo país leva ele a escrever um texto equivocado, baseado em uma mistura de leis de diversos países que não fazem sentido algum. No fundo, o Glenn está defendendo o pessoal que queria expulsar ele do país sem base em lei nenhuma. A lacrada para defender empresas que querem agir como criança no mundo, só com direitos e sem deveres, vai custar caro para muitos aí.

    Responda
  8. Rives Passos

    Danem-se os EUA, Glen, Zuck e Musk. Façam o que quiserem lá. Aqui é Brasil, p. E temos CF para ser observada. Aqui, não "Juvenal". Parabéns ao STF, guardião e intérprete último das leis, aqui no Brasil.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Não, caro Dognani, não estão legislando. Estão julgando a constitucionalidade de leis ou da falta da lei.

    2. Dhone Dognani

      Deixou a muito a função de interpretar, agora estão legislando mesmo... usurpação de outro poder a si não concedido pelo povo.. golpe que chama. Estão decidindo matéria de governo (executivo) enfim, nada a comemorar

  9. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    O articulista mostra rumo confuso e muito duvidoso eticamente falando.

    Responda
  10. José Carlos Soares Costa

    Como pode um jornalista de formação, defender fake, quando sabemos que apesar de haver distorção dos fatos pela imprensa, pois é como analise de juiz, cada um tem o seu ponto de vista, naõ pode inventar, ofender ou direcionar sem uma base de verdade. Então apoiar a falsa informação ou aceitar que pela liberdade tudo deve estar liberado.Quando alguem tem sua familia ameaçada, duvido que considere a ameaça uma liberdade.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Dognani, a polícia da verdade é a Justiça, que deve ouvir todos os lados e usar a Ciência. O senso comum é muitas vezes enganado.

    2. Dhone Dognani

      Questão é: quem será a polícia da verdade? Achei democrático a plataforma voltar ao filtro da maioria... o senso comum reina novamente

  11. Antonio Catigero Oliveira

    Os americanos possuem até o 'direito' de atirar contra uma multidão, ou em seus próprios colegas de escola, e nunca li algum jornalista chamar essa aberração sanguinária de 'terrorismo', mas aqui, os juízes estão aprendendo que 'terrorista' não é apenas elementos de outra nacionalidade, outra etnia ou classe social, pois pode ser nosso próprio vizinho bolsonarista, que agora pede 'anistia', como uma criancinha que ainda não aprendeu que deve ser responsabilizado por suas palavras e seus atos.

    Responda
  12. Maria Lopes

    Que decadência! Virou a casaca do modo mais patético e vergonhoso que um profissional possa fazer. Um impostor que finalmente mostrou as cores.

    Responda
  13. Manoel Bolonha

    Este Glenn não deveria escrever na FSP.

    Responda
  14. Carlos Amorim

    Glenn, cadê o resto do vazamento do MoraesGate? Ou você também está sendo censurado? Cade o resto dos 6 Giga...

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O elemento fala em "tribunal secreto", pois não sabe o que é segredo de justiça. Ou sabe, mas finge...

  15. Geraldo Soares

    É a velha máxima da tua terra, meu caro Glenn: "You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you cannot fool all of the people all of the time."

    Responda
  16. FLAVIO CALICHMAN

    Decisão mantida em segredo de justiça, o "sigilo", é coisa normal no cotidiano forense, é decisao disponível apenas para as partes. Completamente diferente é o tal "tribunal secreto" aludido pelo Mack Zuckerberg, no qual por óbvio o próprio órgão julgador é que seria secreto, mantido nas sombras, não identificado. Glenn Greenwald está totalmente errado nesta.

    Responda
  17. Ettore Fellini

    Este é tipico caso de síndrome de estocolmo.ou de total falta de noção.Defender torturador .

    Responda
  18. Joao Braga

    E se nós não acharmos nada contra a pessoa? "Use criatividade " foi a resposta do juiz. Primeiro parece que se acha a pessoa, depois vamos tentar provar alguma coisa contra. Horror!

    Responda
  19. jose camargo

    E por falar em "Twitter Files", o que aconteceu com aqueles 6GB de mensagens trocadas por assessores de Alexandre de Moraes no STF e no TSE? 6GB são muita coisa.Quando,afinal,o povo brasileiro terá ciência do inteiro teor dessas conversas?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Era bobagem pura, o juiz pedindo informações para servidores do judiciário dentro do processo. Tanto que a narrativa não vingou, de tão tola.

  20. Rodrigo Henrique

    Esse não é o Greenwald que conhecemos no passado, triste buraco que ele se enfiou. Está tratando liberdade de expressão da mesma forma que a extrema direita. Ele como um homossexual será que concorda com o Zuckerberg permitindo que pessoas o classifiquem como doente mental? E outra coisa: se não respeitar a legislação brasileira, que seja tudo derrubado e ponto final. Éramos felizes antes dessas redes doentias. Já faz mais de dois anos que não acesso redes sociais e não me faz falta alguma.

    Responda
  21. Marcelo Masiero

    O velho Glenn à procura de holofotes. Certas atitudes nunca mudam. Ou pioram dependendo das pautas que defende. Diria que tem sido uma morte lenta e horrível.

    Responda
  22. Sérgio Sayeg

    Que triste fim para Greenwald, perder o respeito da intelectualidade para tornar-se ídolo do gado.

    Responda
  23. DANIEL BRANDAO

    Não existia checagem de fatos até o início da pandemia, e o mundo não acabou por causa disso. E mesmo com a instauração da checagem de fatos, os democratas perderam e Trump ganhou outra vez. Para que tanto piti com essa decisão?

    Responda
  24. Carlos Aliaga

    esquece o Brasil Gleen, se foca no teu país que está entrando em uma era das trevas com esse sujeito laranja

    Responda
  25. Marenildes Pacheco da Silva

    Vejam o videocast de nome "em detalhe" do dia 06-01-25 para terem ideia do que nos reserva o futuro.

    Responda
  26. MARIA F LUPORINI

    Zuckenberg deixou escreverem hoje no Facebook que pessoas homossexuais são doentes mentais, Glenn, você acha mesmo que ele está certo? Você morou aqui, respeite o Brasil, respeite nosso povo.

    Responda
    1. Eduardo Pires

      Daniel, pessoas que escrevem tal aberração não responderão à justiça. Você tem ideia de quanto trabalho e dinheiro custa para se abrir um processo? E como chegar aos ofensores que se escondem atrás de apelidos e falsos perfis? Pense com mais cuidado sobre esses problemas.

    2. MARIA F LUPORINI

      Dizer que homossexuais são doentes mentais não é liberdade de expressão, senhor Daniel, é uma mentira, uma agressão a milhões de pessoas no mundo. O senhor quer que tudo seja judicializado, que o sujeito escreva uma abominação dessas e a plataforma permita a publicação? Não, não pode, não existe liberdade plena quando se atinge a honra e a integridade de outros.

    3. DANIEL BRANDAO

      A única diferença é que a pessoa que postou responderá perante as leis, sem ser censurada pela plataforma.

  27. alberto bridi

    Bolsonarista dos inferno!

    Responda
    1. Carlos Amorim

      O Bolsonarista que tirou Lula da cadeia.

  28. Antonio Araújo

    Esse é o da Vaza-Jato, né?

    Responda
  29. Marcelo Fernandes

    Mais um texto do sr. Verdevaldo acusando Moraes de não fazer o que os EUA mandam. Como alguém que mal aprendeu a falar português acha que pode dizer para o Brasil o que é certo ou errado? Preguiça infinita dos norte-americanos.

    Responda
  30. MARIA F LUPORINI

    Glenn é mais um americano que sucumbiu ao delírio de Trump, Elon e Mark. Respeite nossa Suprema Corte como você respeita a Suprema Corte do seu país, Glenn. E respeite a memória do seu marido, pai dos seus filhos.

    Responda
  31. João Orlando Santos

    No mundo e no Brasil tudo é igual. O Executivo é tendencioso. O Legislativo é tendencioso. O Judiciário é tendencioso. A Imprensa opinativa e as redes sociais são também tendenciosas. Em comum todos tem um preço, e este preço não é, nunca foi e jamais será o interesse do povo. Povo serve para votar e pagar imposto.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você ainda não entendeu a diferença entre opinião e crime. Volte 10 casas.

  32. Peter Janos Wechsler

    Glenn é um jornalista totalmente engajado com a liberdade de expressão. Pouco lhe importa se o que escreve desagrada direita ou esquerda. No passado, foi muito útil à esquerda que agora o crítica como o criticava a direita. Ele não tem viés, tem princípios nos quais acredita. Como uma minoria dos jornalistas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Fernando Liberdade de expressão não é sinônimo de liberdade para cometer crime. Isto deve ser combatido abertamente dentro da lei. Não em sigilo por um juiz que é delegado, procurador e justiceiro numa única pessoa.

    2. Fernando Alves

      Liberdade para o cometimento de crimes. Brasil tem suas leis, e os bolsonaristas querem cometer crimes e não responder por eles.

    3. Marcelo Pires Santana

      O que é liberdade de expressão para o senhor?

    4. Geraldo Soares

      E que ele saiba que, apesar de todo o enorme e ininterrupto barulho, isso lhe confere o profundo respeito de muitos. Notadamente daqueles que possivelmente ele considera que valha a pena ter.

  33. Priscila Soares

    Morais não é problema do Glenn ou do Zuck. Eles que tratem da "democracia " de seu país. O Brasil não é território americano.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Duvido que tenha mais de 15

  34. João Silva

    Esta errado sr. Jornalista... não existe tribunal secreto... como este princípio esta errado o resto da sua premissa esta errada. Agradeça a nossa democracia e liberdade que lhe permite você escrever tamanho absurdo. Podemos questionar se alguma ação de um Tribunal esta errado, para isso, basta recorrermos judicialmente da ação nos canais normais do poder Judiciário.

    Responda
  35. Jose de Paula

    Este jornalista estrangeiro desconhece o instituto do "segredo de justiça" que pode sim ser aplicado por nosso judiciário. Cabe ao magistrado, de forma discricionária, estabelecer ou não o segredo de justiça. A culpabilidade do infrator não é diminuída por sua setença possuir segredo de justiça.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não são as pessoas que tem de saber que a conta delas foi bloqueada, mas o provedor dos serviços. Ele que informe as pessoas que a conta deles foi bloqueada.

    2. Carlos Amorim

      Segredo de justiça não tem nada que ver com aplicar sanção e não informar ao sancionado o motivo da mesma.

    3. João Garcia

      Mas o segredo de justiça não se aplica ao destinatário e , segundo o artigo, diversas pessoas tiveram suas contas bloqueadas sem saber que se tratava de uma decisão judicial.

  36. Larissa Alves da Silva

    Gringo de esquerda, mas sempre gringo né Glen? Tô nem aí se o perfil Chupetinha e cia ficar fora do ar. A esquerda quer combater essa galera anti democrática com nota de repúdio? "Ah, deputados eleitos foram silenciados", deputados eleitos por urnas que eles dizem ser fraudadas. Que piada esse texto, realmente só um gringo mandaria essa relativização esdrúxula.

    Responda
  37. Conrado LC

    Gleenwald também merece o meu respeito, porque agiu da mesma maneira quanto à conduta de Sérgio Moro e do MPF durante o julgamento dos processos da operação Lava-Jato.

    Responda
  38. Gianfrancesco Orso Cerutti

    Caros, sempre digo que um erro não justifica outro, o fato de ter censura é um erro e não se justifica. Agora essa questão das redes serem intocáveis está errado, quem aqui não quase caiu ou não conhece alguém que passou por um golpe oriundo das redes sociais. Ele lucram e muito com isso então tem que ser responsabilizados sim. Se você abre uma loja ou fabrica um produto você tem que dar garantia. Não é questão de esquerda ou direita. Sem politização

    Responda
  39. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    E daí?! Esse cara sabe que existe o instrumento constitucional legítimo chamado de "segredo de justiça". Eu até acho que pode ser exagerado, e eh usadissimo em vários países. Nunca vi ele reclamar antes. Porque?!

    Responda
  40. Luis Gomes

    Para os defensores do nazismo sim, o dono da META está correto. Quem defende a responsabilidade coletiva vai ser duramente atacado e quem sabe morto.

    Responda
  41. DANIEL BRANDAO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Marco A Moreira

    Excelente texto. Esperamos a continuidade da divulgação das mensagens entre assessores do referido ministro. Não podemos nos calar perante o autoritarismo daqueles que se julgam no direito de agir a revelia da lei, sejam autoridades do STF, militares ou ex-presidentes. Pois o autoritarismo do Supremo também conspira contra o Estado Democrático de Direito. Censura nunca mais!!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Aqui tem justiça e tem Suprema Corte sim, a sua liberdade individual não lhe dá o direito de atacar a liberdade coletiva. Típico de extremistas autoritários.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Gilmar o pouco que publicou foi o suficiente para o juiz citado incluí-lo e a Folha no inquérito sem fim, bem como abrir um inquérito para averiguar como as mensagens foram vazadas - ou seja, se fossem falsas não ocasionariam essas ações. Aliás ,nenhum ministro disse que eram falsas, muito pelo contrário, defenderam a tese de que não havia nada que denegrisse o devido processo legal. Ou seja , eram verdadeiras, muito verdadeiras!!!!

    3. Gilmar Maghenzani

      E vc acreditou nele? o STF como um todo não fez isso e ele nem coloca as provas só fala eu noticiei eu coloquei mas não mostra nada

  43. DANIEL BRANDAO

    "Inimigos do povo", "inimigos da pátria", "inimigos da democracia". Expressões genéricas e abstratas que são faces da mesma moeda utilizada para embasar qualquer perseguição política.

    Responda
  44. MARIA BILCK

    " Eixo do mal" Musk, Zuckerberg e Trump.

    Responda
  45. Waldemar Rodrigues Pereira Filho

    A opinião de um estadunidense claramente alinhado com a visão colonialista e com essa defesa canhestra de uma suposta "democracia" burguesa onde há "liberdade" irrestrita (para quem pode, né?) interessa a quem? A folha ecoa essa bobagem como se fosse algo importante. Jornaleco que vive de joelhos em relação aos poderosos. E reverbera o porta-voz do capital....

    Responda
  46. Carlos Augusto

    Folha golpista !

    Responda
  47. Antonio Catigero Oliveira

    Quando vemos ordens embasadas na soberana Constituição, perpetradas pelo STF, serem criticadas como sendo uma 'vontade própria', individual, do ministro Moraes, já percebe-se a má-fé do crítico. A vontade é da sociedade representada pelo Estado que vive a realidade do dia-a-dia, e não de mentiras, fuxicos e calúnias inventadas para tentativas de Golpe. O que disse o colunista, quando ficou sabendo, pelas investigações divulgadas pela PF, do planejamento de triplo homicídio que quase aconteceu?

    Responda
  48. AILTON SOUZA

    Que nada a Meta está simplesmente atendendo um pedido de Trump e Musk para deixar correr solto a desinformação, fak news, pedofilia, tráfico, pornografia, entre outros nas redes sociais e sem mi-mi-mi.

    Responda
  49. Ataualpa Sousa Borges

    Viva a democracia , viva Xandão.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      É uma ou outro

  50. Rodrigo Cabral

    Inimigo da direita (caso do vazamento das conversas do Moro), inimigo da esquerda (exposição das obviedades do STF). Creio que seja um ótimo jornalista. Pessoal é 8 ou 80. Não percebem que não se trata somente de torcer. Passar pano pra tudo que estiver ajudandoi há ideologia.

    Responda