Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    O que parecia um esforço para conter pânicos desnecessários revelou-se, na prática, um exercício de complacência intelectual - um retrato do espírito de uma época que confundiu prudência com paralisia. O primeiro erro foi a noção de que o comportamento individual de líderes políticos pode ser reduzido a um perfil psicológico unidimensional. Ao analisar Bolsonaro, muitos se apegaram à sua retórica explosiva e gestos performáticos, ignorando os mecanismos estruturais que integram sua psiquê.

    Responda
  2. Ricardo bento terres

    O mundo precisa mais Hubners

    Responda
  3. José Bernardo

    Excelente, como de costume.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Excelente jurista, uma negação quando fala de política. A democracia não traz segurança, nem aqui nem nos States... Trump é um risco real. A democracia é um mecanismo que busca enfrentar o risco presente (natural e inevitável) em sociedades humanas de grande porte. E ciência política, ou história política, não são política. São disciplinas acadêmicas que elucubram sobre o assunto, muitas vezes fantasiosamente. Eu discutiria os militares hoje, em vez de reescrever uma história velha de 45 anos.

    Responda
  5. DANIEL BRANDAO

    Bolsonaro é golpista desde que tentou explodir uma bomba no quartel. Para ele o princípio da hierarquia só vale quando ele está no comando.

    Responda
  6. Marcus Büneker

    Ja, ja, ja,Herr Hübner, ...o sabichonismo político...pois é..

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Excelente metáfora! Bolsonaro, um adulto infantilizado que não aceita freios, regulamentações, normas e interdições. Daí suas pretensões de transformar o regime democrático em um regime autoritário. Nas tiranias, os tiranos e aliados tem a garantia da liberdade e do poder absoluto. Tudo lhes é permitido, garantido e franqueado.

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    0s absurdos discursos de um deputado obscuro foram devidamente normalizados. Os atos abusivos e autoritários de Moro, foram aplaudidos. 0 retorno dos militares ao poder, se deu pelas mãos golpistas de Temer. As redes antissociais funcionavam como terra uma sem lei. Bastava escutar o clamor de sociedade, incentivada pela mídia, para ver onde chegaríamos. Em 64, os militares apenas serviram de instrumento, para atender os apelos da oposição e da sociedade, na instalação da ditadura civil-militar.

    Responda
  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Já no primeiro ano do governo Bolsonaro, pensei a hipótese de que tínhamos um psicopata no Poder, com a mesma capacidade de perceber e manipular o Mal no coração das pessoas, como O Mutante da trilogia clássica de Isaac Asimov, Fundação. Para confirmar a hipótese,, consultei a Sociedade Americana de Psquiatria, que aponta no seu Caderno 5, os sete sintomas do Psicopata. Jair Bolsonaro gabarita os sete. Falta de empatia, manipulação, mentiroso contumaz, em 4 anos seis mil mentiras apuradas.

    Responda
  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Extrema Direita não é um fenômeno a ser explicado pela Ciência Política, nem mesmo pela Sociologia, mas pela Psicanálise. Em 120 Dias de Sodoma, o Marques de Sade lista todas as aberr ações que 4 nobres cometem contra crianças sequestradas. Simone de Beauvoir atribui a Sade a premonição da Psicanálise. O livro e a Extrema Direita, que Mácron chama de Internacional Reacionária, tem o mesmo Leit Motiv: a coisifica ação e negação do outro, usado para satisfação de seus próprios interesses.

    Responda
  11. José Carlos Rodrigues da Silva Silva

    Realmente você tem razão, um golpe foi dado sim, mas em 2022, para um condenado voltasse ao poder. Com um evento que juntou 1.200 vocês tem mesmo que arrumar história pra contar, os arruaceiros da época estão todos no governo pela lei da anistia. Capitão Bolsonaro em padaria reúne mais gente do que esse desgoverno.

    Responda
  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    No evento de condenação ao 8 de janeiro, ausentes os presidentes da Câmara e Senado, como se as duas casas e o poder que representam não houvessem sido vilipendiadas também. Amuados com o puxão de orelhas das Emendas. Mostraram as costas ao País. E, arreadas as calças, a b à Democracia

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      À Pilatos, lavaram as mãos.

    2. jose carlos toledo junior

      De onde se espera mherdha, mherda sempre virá. Lira e capacho.

  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    O artigo, é ótimos comentários, deveriam ser enviados, como Notificação Extra Judicial, por cartório, ao Clube Militar do Rio de Janeiro, onde se reúnem os velhos e sempre golpistas, confraternizando seus reumatismos e insepulto rancor

    Responda
  14. adenor Dias

    Eu fico pensando como estaria o Brasil hoje, 2 anos após a tentativa de golpe, caso esse tivesse dado certo! Eu cheguei a cumulo do absurdo de torcer pelo êxito do golpe, só para ver netos de velhos cabeça branca no pau de arrara. Percebi que no Brasil, a experiência não traz inteligência, traz ignorância...

    Responda
  15. Fabrício Schweitzer

    Sim, a democracia/vida padece do sabichonismo predominantemente machista e, consequentemente, caquético. Basta olharmos as imagens; as ações gritam.

    Responda
  16. Debora Mazza

    Annalise excelente

    Responda
  17. SIMONS SILVA

    A democracia, no mundo todo, está muito enfraquecida, haja vista, a eleição do tramp (assim mesmo) para a presidência dos Estados Unidos! Aqui em Pindorama, tivemos nosso men drulho moral na presidência de 2019 a 2022. O Brás Cubas com alma de Conde d'Abranhos que pro criou, produziu um general uber (04 estrelas) de vice candidato que está guardado e que representa bem nossos militares. A democracia vai mal e nosso congresso é a prova disso!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      O Congresso não "caiu de paraquedas"; foi eleito pelo povo brasileiro. Aliás, pelos mesmos que elegeram o executivo. Portanto, merece respeito de todos, ou não é democracia?

  18. Helio Cardoso

    Faz mais de cinquenta anos que o homem chegou à Lua, mas em nosso país ainda há pessoas que: 1. acreditam na terra plana; 2. que nunca suspeitaram do destino obscuro das emendas parlamentares; e 3. que nunca cobraram as autoridades para interditarem uma ponte que balançava em risco de queda iminente. Esta nunca recebeu uma emenda!

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Vc tem razão, mas acho que ainda dá tempo: Tarcísio pq vc não fez nada enquanto a ponte balançava e vc era o chefão do dnit?

  19. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Precisa incluir o golpe da descondenação em massa do governo atual nesse artigo para ser isento.

    Responda
  20. Marcelo Magalhães

    Exatamente isso, o sujeito submete todo o planeta a algoritmos com os objetivos ocultos, sem saber quais repercussões eles trarão para cada um e para a coletividade. Ou talvez esteja aí a explicação para essa onda da direita retrógada que tomou o planeta. Com certeza tem participação na configuração de monstros como Trump e Netanyahu. E óbvio que Milei e Bolsonaro são subprodutos dessa orra. Mas o culpado é o Xandão.

    Responda
  21. Alexandre Pereira

    “Quarto, a imensa confusão sobre o conceito de liberdade de expressão…”. Felizmente, ela não se limita ao que o estado permite, ou estaria sendo recalcado em uma cela de 64. Essa liberdade, fora do controle trespoderista, foi o que garantiu o pouco que temos hoje, que nos permite criticar os dois lados da insensatez brasileira. Liberdade tutelada é o que tínhamos, não podemos permitir que volte a acontecer.

    Responda
  22. Luciano Napoleão de Souza

    A velha imprensa deixa claro quando ordenam que todos os militantes de redação iniciem um ataque em massa contra um alvo definido. Chega a ser patético.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Kkkkkk. Falou o napoleão. Café com leite

  23. Antonio Catigero Oliveira

    O absurdo não pára de crescer; pois agora tem gente defendendo abertamente a 'liberdade de expressão' para robô guiado por i.a. ter o 'direito' de espalhar fuxicos e mentiras no intuito de multiplicar o ódio e consequente violência dos adeptos da extrema-direita. É como o coelho defender o direito de ser jantado pela onça...

    Responda
  24. Reinaldo da Silva

    Excelente matéria. Como se diz, um ponto fora da curva em relação a despreparação de grande parte das demais matérias e editorias da Folha.

    Responda
  25. Celso Augusto Coccaro Filho

    Terminada a guerra, promoveu-se à desnazificação da Alemanha. Mas o que funcionou mesmo foi a extinção física e espiritual do militarismo prussiano, que fomentaria ainda muito autoritarismo e radicalismo. É do que precisamos no Brasil, que as Forças Armadas sejam exorcizadas deste espírito salvacionista e de integrantes de uma imaginária magna estratura . Quando os militares entenderem que servem ao Estado e à sociedade, e não a um grêmio próprio e autárquico, o Brasil dará um passo adiante.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Excelentes comentários aqui e mais deve ser banido o STM e tem de ser julgado pelo judiciário popular

    2. Reinaldo da Silva

      Excelente comentário. Faço apenas um acréscimo e acredito que não irá lhe incomodar. Jamais as Forças Armadas entenderão que serve ao Estado e a sociedade se não forem obrigadas e formadas para tal objetivo. É grave e profunda a formação golpista dos militares, porque faz parte intrínseca do autoritarismo que viceja no Brasil a séculos. E para agravar, estamos submersos num modelo de globalização cada vez mais dominada pela extrema direita com recursos financeiros e tecnológicos incomensuráveis.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E sabe quando vão entender? Quando cumprirem pena, cadeia, por qualquer ato que fuja das suas atribuições constitucionais, qualquer um, o mínimo que seja, uma declaração, uma assinatura de uma carta, uma opinião política. Nada pode ser tolerado que extrapole em qualquer nível as suas funções. Para isso são muito bem pagos e com muitas mordomias e privilégios. Não basta?

  26. filipe moura lima

    Tinha que ser o Dias, esse ministrinho.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      E pensar que o ministrinho foi formado na Usp São Francisco, berço de muitos democratas, a exemplo de Ruy Barbosa, Lígia Fagundes Telles, Dalmo de Abreu Dallari, dentre tantos outros.

  27. Marco A Moreira

    Fazem 40 anos que o Brasil voltou a democracia. Quem seria julgado por crime contra a humanidade? Quantos integrantes ou participes do período estão vivos ou em condições para serem julgados? Vamos supor que estivessem , quem faria tal papel - o juiz de todas as causas. Aquele que atropela a constituição em nome da democracia? Um STF que perde confiança até entre eminentes juristas, que foi assunto de importantes jornais no EUA e Europa? Como fica tudo isso?

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor José me auxilie com sua sapiência, por favor! Além do erro elementar o que está errado nos meus questionamentos?

    2. jose carlos toledo junior

      O pobre coitado nem português elementar conhece, mas opina com tanta propriedade. Tenha dó.

    3. Antônio Carlos de Paula

      E depois de apenas quarenta anos a extrema direita alimentada pelo golpista Jair Bolsonaro quase destruiu a nossa democracia. Viva o ministro Alexandre de Moraes.

    4. Abner de Siervo

      Não precisam estar vivos pode condenar como criminoso. Quero poder dizer que os generais usurpadores da presidência sejam classificados como criminosos, que o estado reconheça isto. Idem para o restante dos ver mes vivos ou mor tos.

    5. Rosamaria Silva

      Aquele que atropela a Constituição Constituição ", o faz munindo-se de provas reais (gravações, zaps, documentos, vídeos), rastros deixados pelos próprios golpistas. Não se tratam apenas de "indícios ". Juristas iminentes?!?! Assunto em jornais internacionais? Acredito que sim mas, certamente para reconhecer que, embora temos uma democracia jovem, ela ainda se sustenta por instituições firmes, justas e democráticas. Sem anistia.

    6. Francisco Filho

      O texto não fala em punição agora. Lamenta o fato da não punição oportuna dos militares envolvidos à época. Deus e Moraes (recentemente) escrevem certo por linhas tortas. Esses eminentes juristas e os jornais europeus e dos eua que se danem.

    7. filipe moura lima

      "Faz 40 anos (...)".

  28. Helano Timbó

    Diferente de Uruguai, Chile e Argentina, o Brasil deu seu "jeitinho" com sua lei da anistia aos crimes perpetrados durante a ditadura civil-militar. A rebordosa viceja.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Penso que o problema está na gênese da nossa República, que nasceu a partir de uma quartelada e assim é perpetuada.

    2. Franco Oliveira

      Concordo plenamente. Sempre existe um mal estar dos milicos com o governo. Eles não podem ser criticados na mesma medida e tom que criticam os governantes. Querem ser livres para criticar, mas nunca deram liberdade para serem criticados. Tome AI-5! Gente esquisita.