Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Graça Almeida

    As pessoas evoluem mesmo com uma educação pública ruim, os empregos propagados em mais de 50% são ocupações sem direito a nada e com remunerações que não sustentam o básico, a economia e seus números não condizem com a realidade do povo que diminui o que comer por causa dos preços. A classe média se vê degradada pela injustiça dos impostos, parece que até agora a sensação é de estelionato eleitoral, não há marqueteiro que reverte esse cenário de governo fraco aliado aos ricos e poderosos.

    Responda
  2. jose camargo

    "Problema do governo Lula não é a comunicação." Jura? E a FSP só descobriu agora?

    Responda
  3. Caio Iglésias Bertazzi

    A coisa mais grave aí é a imprevisibilidade do que será o novo governo Americano e o que tudo indica será muito protecionista e com taxas sobre as importações para eles inclusive a tão propalada reciprocidade e como o Brasil taxa muito produtos importados o mesmo deve ocorrer com os produtos exportados para os USA ,é quase certo que isso vai dificultar muito o Brasil ,agora é esperar para ver mas as perspectivas são desanimadoras .

    Responda
  4. MARIA FATIMA VERAS VILLANOVA

    O governo Lula tem culpa nesse cenário por indicar Galípolo ao Banco Central, que defende juros elevados para conter a inflação. Há economistas que condenam esta política e que foram preteridos. Selic elevada encarece o crédito, e os custos de produção, que são repassados aos preços, gerando mais inflação. Não tem como um governo ser bem avaliado. A imprensa, a sociedade, deveriam cobrar corte de gastos nos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, e não o fazem. Todos perdem.

    Responda
  5. Francisca Conceição

    Um exemplo de boa comunicação social é o que João Campos faz em seu Governo. Explica de forma simples e direta o que está fazendo. O governo precisa conversar com as pessoas. Cansado, o povo não quer palestras nem palavras difíceis, quer uma explicação rápida e numa linguagem simples. Não entendo a dificuldade do governo na área de comunicação. Bora conversar, minha gente.

    Responda
    1. Angelo Antônio Silva Lima

      Releia o editorial. Não existe linguagem mais simples e rápida que os preços no supermercado. O problema do governo Lula não é a comunicação.

  6. José Augusto Costa Lopes

    A Folha de São Paulo, afora os raros espasmos de compromisso com a democracia, segue honrando o seu alinhamento com os interesses contrários à maioria da população brasileira.

    Responda
  7. FABIO MARINO

    Traz marqueteiro para o primeiro escalão mas Faria Lima melhor se ….

    Responda
  8. Antonio José Santana

    Tenho certeza que junto com uma safra maior de grãos este ano é a entrega de obras que estavam paradas, Lula irá melhorar sua popularidade. Mesmo com um mercado jogando contra e os veículos de comunicação como a Folha, fazendo o mesmo.

    Responda
  9. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Eficiente são os governos bolsonaristas.. Deixam o legislativo decidir como querem. Lira é o monstro anabolizado pelo grupo bolsonarista que governou o país. Nos governos estaduais e municipais desse grupo a estratégia é a mesma. Deixem o legislativo fazer como querem. Ficamos com uma parte e o povao que pague a conta.

    Responda
  10. Valdir Costa

    Não tem propaganda que esconda o preço da comida caríssimo. E com 40 ministérios, legislativo e executivo aparelhados o país gasta mais do que arrecada .

    Responda
  11. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Sustentação no Congresso? Quem escreve esta matéria não tem a menor noção do perfil nefasto de grande parte do Congresso, ou nem lê a FSP, na qual escreve.

    Responda
  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha sempre obsessiva em expelir críticas paternalistas , sob um manto de sapiência em generalidades, no fundo repete como papagaio as histórias das dificuldades do mundo moderno, para dar a impressão de que se trata exclusivamente de um problema da existência de lula no Br . Eh a única estratégia que ela encontra pra auxiliar os banqueiros em seus desígnios golpistas liberais.

    Responda
  13. José Cardoso

    O Lula pode ter muitos defeitos, mas não há dúvida que é um grande comunicador. Se ele acha que essa área vai mal, isso é uma tremenda autocrítica.

    Responda
  14. adilson pedroso

    Ótimo artigo! Na situação atual do governo, o marqueteiro colocado na comunição tem como objetivo principal tranformar notícias ruins em boas; ludibriar a população carente de cultura.

    Responda
    1. josé SOARES

      “A população carente de cultura” , que tangida por falsos pastores, lideres milicianos , coronéis atrasados , votam em mitos como o agora inelegível , marçais da vida et caterva, ou seja , naqueles que odeiam a cultura.

    2. Romero Lima

      Talvez o maior problema do governo seja esse Congresso que está aí. Cabe portanto ao eleitor, fazer melhor suas escolhas. Os partidos , sobretudo os mais combativos, parece que sumiram.

  15. João Leite Leite

    O melhor meio de promover o governo é ter fartura de grandes obras de desenvolvimento e modernização do país para mostrar. Coisa que em 18 anos de governos petistas é raro. Mostrar ao povo quantos milhões de beneficiados do bolsa família deixaram o programa e hoje estão trabalhando e estão contribuindo para modernizar o país. O que se vê é que a pobreza do país e do povo trabalhador aumentou muito e nada está sendo feito para tirar o país e o povo da pobreza.

    Responda
    1. Valdir Costa

      O que você pingou no leite ? Tá falando da Suiça ?

    2. Mario Donizete Pelissaro

      De onde q vc tirou isso?

  16. José Davi

    O governo conversa mal, principalmente no explicar a nova economia ao país, talvez faltem os intelectuais do passado, muita gente acredita na ideologia vendida por Coach, os tais influecers, supostos jornalistas da grande mídia. Sabemos que dólar alto é especulação de mercado, essa semana já caiu sem a necessidade de intervenção do governo, juros elevados é esperteza para ganhar dinheiro sem esforço, desculpa é controle inflacionário causado pelo consumo das famílias, o que vocês querem?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Querem recessão na marra. Essa era a previsão maciça dos economistas com cadeira cativa para pintar a tragédia nas páginas da Folha.

  17. Guilherme Mondaini

    "Bons números no PIB e no mercado de trabalho nem sempre se refletem na vida cotidiana de todos". Parece piada, mas é só o andar de cima perdendo o sono por conta do aumento do emprego e da renda. Importante mesmo são juros nas alturas e dívida pública bem remunerada. A Folha sendo a Folha.

    Responda
  18. Mauricio de Oliveira e Silva

    Sem dúvida que a comunicação do governo precisa melhorar, mas não a comunicação institucional, esta está ótima, mas aquela que mira a subjetividade da população, igualzinho a que a direita e extrema direita utiliza para atingir o subconsciente da população. Essa precisa melhorar urgentemente. Mas ainda dá tempo. #semanistia

    Responda
    1. José Davi

      Também percebo isso, as esquerdas em geral se comunicam de forma truncada, poucos tem fluidez no discurso, principalmente no que tange à economia, alguns querem ir pelo caminho da lacração como faz à direita, chegando a espalhar mentiras, olha o Boulos, tem necessidade de ir bater papo com Marçal? a Janja que não é ministra, fala como fosse, tem um ar pedante até com o Lula.

  19. edson oliveira silva

    Governo e equipe que só fala do adversário,não tem tempo para trabalhar,e o ibop do rival fica lá encima.

    Responda
  20. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O cara se empenha de corpo e alma para fazer um palanque "defesa da democracia" ,uma festa flopada, quase todos convidados com passagens por conta dos contribuintes mais a turma do pão com salame do mst e cut e mesmo assim não conseguiu juntar 1.200 pessoas.Enquanto isto inflação ,endividamento na casa do absurdo e mais juros nas costas dos manés. Tarcísio vem aí.

    Responda
  21. edson oliveira silva

    O problema de Lula não é a comunicação,e sim tá no governo.

    Responda
  22. Ricardo Andrade

    A quantidade de funcionários da mentira aqui nestes comentários mostra muito bem que o governo precisa melhorar a comunicação para confrontá-los.

    Responda
  23. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Os números do governo Lula que realmente incomodam muitos analistas são os das projeções para as eleições de 2026: Lula vence todos os adversários em todos os cenários

    Responda
  24. MARCO ANTONIO POLISELI

    Esse governo de M tem que parar de tentar se comunicar e começar a trabalhar efetivamente

    Responda
  25. José Bueno

    A Folha distorce ou ignora o quanto o país tem melhorado e se beneficia da fragilidade da comunicação do governo. O problema da Folha, na verdade, é que está aterrorizada com a possibilidade do povo ficar sabendo que o país está no caminho certo.

    Responda
  26. Alexandre Pereira

    Pra que resolver se pode enrolar? Novidade? Hahahahaha!

    Responda
  27. Marco A Moreira

    Até as Emas do palácio do planalto sabem que quem mais se beneficiou no Lula 1 e 2 foram os mais ricos, apesar de que o seu primeiro governo foi bom . No Lula 3 o que vemos é um crescimento (aspas) sem base, basta analisar o aumento dos alimentos e o valor pago a quem recebe o bolsa família. Ou seja, hoje se compra menos do que em 2023. Sem contar que 10 em cada 10 economistas sérios vislumbram uma crise similar a da Presidenta se o governo não conter os gastos.

    Responda
  28. Luiz Ferretti

    Na verdade está na essência: existir.

    Responda
  29. Luiz Henrique Moreira

    Nem o mais fervoroso Bolsonarista, poderia imaginar tanta incompetência e amadorismo desse (des) Governo. A classe media e baixa é a q mais sofre, especialmente qdo vai ao supermercado, abastecer seu automóvel, utilizar transporte coletivo ou necessita buscar atendimento na área da saúde ou educaçã. Enfim, um governo q nem começou, já amarga um final trágico e melancólico!

    Responda
  30. Mario Donizete Pelissaro

    O problema é comunicacao sim. De q outro jeito se explicaria uma avaliacao q apesar de boa, nao atinge os 80% de aprovacao. Estamos falando de um governo q derrubou o desemprego, fez crescer o PIB de forma exuberante, tirou o pais do mapa da fome, diminuiu a pobreza, aumentou a atividade industrial, etc

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Deve se informar com as tias do zapp!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E que está atolando o país em mais dívida e alavancando a inflação.

  31. Evando de Abreu

    Este desgoverno é um péssimo produto. Não tem nada a oferecer. Ministérios ineficientes, sendo a maioria inútil, estatais dando prejuízos, algumas, como os correios, quase em estado de insolvência, o ministério da saúde batendo recorde de dengue e faltando vacinas básicas em mais de 65 por cento dos municípios, além de uma primeira dama que pega 35 milhões e não presta contas, sendo 7 milhões da Itaipu que está com prejuízo de 333 milhões.

    Responda
  32. José Augusto Bernabé

    O "problema" no governo Lula é simples: Ele não é Governo, até aqui o "Governo" emana do Tribunal da Inquisição instalado no STF o qual é o responsável direto da divisão do Brasil em duas metades e não há no horizonte como resolver isso.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Responsáveis pela divisão do país são lula, bozo, e os babões de cada qual.

  33. Eduardo Freitas

    Problema do desgoverno dos ratos é a competência. Em 02 anos ainda não mostrou resultados para o país, somente passando o tempo.

    Responda
    1. Renê José Silva

      2 anos corrigindo coisa errada do incompetente governo anterior. A palavra certa é mesmo "reconstrução toral"

  34. Marcelo Magalhães

    A Folha se apavora diante da ameaça de ver o seu proselitismo político desmascarado. O dia que a população perceber que ela é enganada e conduzida, pela mídia corporativa, a lutar contra si própria, esse modelo engabelador de economia racista, reprodutora de 380 anos de escravidão, estará com seus dias contados. A Folha é uma empresa lobista, cujo dono é um banqueiro, mas tenta passar uma falsa imagem de erudição e episteme.

    Responda
    1. José Bueno

      A Folha distorce ou ignora o que tem sido feito e se beneficia da fragilidade da comunicação do governo. A Folha, na verdade, se aterroriza com a possibilidade do povo ficar sabendo que o país está no caminho certo.

    2. Marcelo Magalhães

      Dalton, vai ver se eu estou na esquina?

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Algo sobre o teor da coluna ?

  35. Antonio Rubio

    Para Lula e todos os presidentes o problema foi, é e será: o supermercado.

    Responda
  36. Ricardo Andrade

    O curioso é que a principal ferramenta da extrema direita e do mercado financeiro é a publicidade, enganosa, e com assessoria da imprensa. Vendem gato por lebre. A privatização da companhia de energia do estado de São Paulo é um exemplo. Existem outros exemplos: a defesa da Imprensa a Campos Neto, outro exemplo. Podem enumerar outros exemplos aqui. São muitos.A indústria da mentira precisa de ser confrontada.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim, a indústria da mentira precisa ser confrontada. Mas não com também mentiras. Por certo que a extrema direita vende gato por lebre. No entanto, a esquerda nem tão extrema vende ratos por lebre.

  37. Edson Badra

    O que a Folha pensa? No Deus Mercado. nas elites e na saudade de ser desprezada e agredida

    Responda
  38. Jorge PAULISTANO

    Faz o L de Ladrão é a única marca da gestão

    Responda
  39. Edson Badra

    Problema do comentarista não é a comunicação. É a alienação

    Responda
  40. Ramiro Loutz

    A velha tese de que a culpa é da comunicação esconde um monte de incompetências.

    Responda
  41. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Folha, todo dia ridícula.

    Responda
  42. Edmilson Oliveira

    Quanta baboseira em tão poucas linhas. No popular a Folha quer nos fazer crer que o brasileiro médio tem domínio de economia o suficiente que lhe permitiria fazer projeções e antecipar cenários ruins, de tal forma que ignoraria os números positivos e focaria em provaveis cenários futuros.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não. O brasileiro médio tem domínio do número final na tela do caixa do supermercado e sabe calcular o quanto sobra de mês no final do dinheiro. Inexiste PIB e pleno emprego capaz de mascarar essa realidade com origem precípua no aumento da dívida pública por desarranjo orçamentário e ausência de confiança na atuação e intentos do governo.

  43. Amad Ali Hammoud

    O governo Lula não têm problema, ELE É O PROBLEMA

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Problemas mesmo tem o Oriente Médio.

    2. Amad Ali Hammoud

      Edson Badra, você quis dizer: DemoNeoCracia?

    3. Edson Badra

      Ele é a soluçao para manter a democracia. Alienado

  44. José Luis Oliveira

    Para q narrativas colem no imaginário do povo, inclusive de pessoas com grau superior, a propaganda é a ARMA do negócio. Os rios de dinheiro despejados em veículos de comunicação e influencers (gabinete da ousadia, lider mor Felipe Neto) não resolvem qdo a população entra no supermercado e vê a inflação nua e crua, ali q o governo é realmente avaliado. População cada dia mais pobre e Lule e Esbanja qdo viajam exterior, suites mais caras do mundo para casal. A imagem do governo só sangra a cada d

    Responda
  45. Alercio Alves Lopes

    Se propaganda fosse o motivo,esse governo estaria no topo,mas temos cargos ocupados por companheiros em vez de técnicos,e por isso que não temos uma gestão profissional, e apesar da maquiagem dos índices feitas pelo IBGE ,o país está sem rumo,a pobreza já é vista em todos os setores,o que se precisa ter que sem ação construtiva em favor do povo nada vai mudar,pois encher o meio artístico de verba nada contribui para melhorar a imagem do governo.

    Responda
  46. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Me sinto um órfão no que diz respeito às análises econômicas. A expectativa de déficit orçamentário em janeiro de 2024 era 0,8% do PIB. Isso gerou grandes especulações do mercado e segundo os analistas, frente a um pacote tímido de cortes, uma enorme fuga de capitais e explosão do preço do dólar. Mentira especulativa? Agora, o ministro anuncia que o déficit foi de fato de 0,1% PIB ou seja vivemos uma mentira endossada pelo BC à serviço do mercado. Os responsáveis precisam ser punidos.

    Responda
  47. Hélio Barbosa

    Interessante essa matéria. Algumas questões: - Se os números atuais não tornam o governo popular, quais números o fariam ? Exemplifiquem, por favor. - Esses 61% de brasileiros insatisfeitos com a economia realmente conhecem o assunto ou são induzidos ? - Não seria mais justo a FSP quando fizer esse tipo de matéria, indicar os caminhos que ela acha correto ? Não ter receio de dizer que o ideal é a inflação e o desemprego em dois dígitos, o País estagnado. A FSP procura o Millei brasileiro.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      A conta do cartão de crédito vai chegar aqui, como chegou lá, Marcelo, não se preocupe. Se tem dúvidas de quem vai pagar, olhe no espelho.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado José Luís, sugiro que você releia o comentário do Hélio. Ele termina falando do sujeito que colocou 60% da população sob a miséria e que goza de apoio superior ao do presidente Lula, que tirou milhões de brasileiros da insegurança alimentar e diminuiu radicalmente a fome. Foi isso que moveu o governo a modificar a sua comunicação. Comentários como o seu demonstra como a mídia corporativa é capaz de subverter a informação, torcendo os fatos em favor de seus financiadores.

    3. José Luis Oliveira

      É mais um q não vai ao supermercado, população não precisa entender de economia, ela precisa sentir a economia no bolso

  48. antonio brito

    Correto. Estamos no rumo errado. Qual é o maior problema? O déficit fiscal. Qual será a contribuição de um marketeiro? Ampliar as despesas. Me engana que eu gosto.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hélio, 37 minispones, um trilhão em dívidas, sugsr estatais para patrocinar propaganda. Bons exemplos?

    2. Hélio Barbosa

      Qual o rumo certo ? O que é déficit público ? Por que e para quê se cobra impostos ? Qual a sua finalidade ? O que é gastar mal ? Repito: FSP está procurando o Millei brasileiro. O Argentino só esqueceu de uma coisa : Acabar também com os impostos. Vamos lá : SEM ESTADO, SEM IMPOSTOS.

  49. Vinicius Chaves

    Um Governo sem uma marca, um grande feito, que passa a impressão de ser refém do Congresso e que está fraco, pois só consegue em parte o que propõe se liberar bilhões em Emendas as vésperas de uma votação. Deveria ter ido para o tudo ou nada, mas preferiu deixar Lira Governar e pautar o País...daqui para puor

    Responda
  50. jose batista

    Lula Biden ficará tranquilo com Dino candidato! Gado vermelho mais ainda!

    Responda