Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alceu Natali

    A magnólia censurou meu comentário. Talvez, eu devesse escrever um texto para ela discursar como primeira dama do camarão na posse do dia 20.

    Responda
  2. Heitor Battaggia

    Ok, mas qual o peso eleitoral desse "típico" no resultado final das eleições? Qual o peso dos pequenos estados (delegados) do meio oeste em comparação com os grandes estados?

    Responda
  3. Sergio Guimaraes

    Este perfil do cidadão típico do interior dos E.U.A., se encaixa perfeitamente, no perfil de milhares de brasileiros que votam na extrema direita.

    Responda
  4. Renan Calegari

    Os tais redneck's também são sem noção de sua importância ao votar?

    Responda
  5. Alcides alcantara

    Sua amiga está correta. Bette Davis? Não vejo nada nessa mulher senão feiura. Virou um mito, a imprensa tem dessas coisas.

    Responda
    1. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

      Foi a primeira mulher a receber um Lifetime Achievement Award ("Prêmio de Contribuição em Vida"), do Instituto Americano de Cinema. Talvez isso signifique alguma coisa.

  6. jose roberto de oliveira

    O homem-laranja vem aí. Deus que nos proteja !

    Responda
  7. Bruno Nascimento

    Na verdade o voto do "Private Idaho" não deveria fazer cócegas ao resto do mundo, mas os Estados Unidos têm poder belicoso e de alta influência. O resto do mundo e em especial os BRICS deveriam colocar os Hetfields, os McCoys e os Rednecks em seu devido lugar pertencente ao século XIX.

    Responda
  8. hernando josé rocha franco

    A descrição do "homem de Idaho" explica o quantitativo trumpista, já que é maioria. Por aqui, tomara que perfil semelhante seja minoria....rsrsrs..

    Responda
  9. Karina Kanazawa Rienzo

    O americano médio é um Homer Simpson: acima do peso, careca, imaturo, sem noção, agressivo, preguiçoso, ignorante, pouco profissional e adora cerveja, junk food e televisão.

    Responda
  10. Galdino Formiga

    Todos os citados estão mortos. A lista ficou fácil de fazer.

    Responda
  11. José Cardoso

    Análise precisa. Acho que esse tipo pode até admirar liberais como Obama, mas certamente não se identificam. O Nixon teria dito uma vez: os americanos amam os Kennedys porque eles são como eles gostariam de ser, e me odeiam porque eu sou como eles.

    Responda
  12. sandoval abreu sader

    E o Frank Sinatra em Ruy? Esqueceu ou não gosta?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Gosto muito e danço com as suas músicas.

  13. jose camargo

    É. Tá difícil. Só pode ser doença.Certamente,não dos americanos.

    Responda
  14. Andre Moraes

    Os EUA estão em uma enrascada pior do que a nossa. Nossos seres primitivos está restritos ao interior de alguns estados do sul do Brasil e do Centro Oeste; é uma turma que bate no peito para falar de meritocracia e de suas conquistas pessoais, no entanto, tem sua vida bem estabilizada financeiramente. Os EUA estão espalhados pelos interiores de quase todo o país, e sofrem em busca de uma América Great Again que não mais se repetirá e possuem extrema dificuldade de aceitar.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Eu sei Jarbas. Conheço. RS, SC, PR, SP (Todos Trevas). Eles não entendem como construímos nossa federação; a lógica envolvida no investimento feito pelo país historicamente na região em que vivem. Eles juram que o resultado da pujança econômica da região se restringe apenas ao mérito deles. Isso faz com que eles desprezem o restante do país. Temos características bem similares aos americanos, mas chegamos caminhando por outros caminhos.

    2. Jarbas Pelodan

      Amigo, você precisa visitar o interior de São Paulo pra ver como é, a descrição é muito parecida com o americano de Idaho, conservadores, brancos, que não leem nada, se informam por rede social, nada de fora da sua bolha tosca e eleitores do bolsonaro.

    3. Hermogenes Moussallem

      Amigo, infelizmente discordo. O bolsonarismo como ideologia está impregnado no país pra muito além do interior e do sul do país. As classes médias lá da região norte e nordeste estão tomadas por essa mentalidade. É preciso entender que o bolsonarista está na classe média, na porta da frente, não lá em SC ou no MT.

  15. Hermogenes Moussallem

    O agravante dos últimos anos é a internet, a amálgama que faltava para aglutinar essas pessoas num grande "partido" que remove o pudor, que as encoraja a colocar suas prioridades alienantes e mesquinhas acima de tudo e de todos. Isso está acontecendo no planeta inteiro. Apertemos os cintos. A internet, se ficar como está, nos colocará a mercê destes grupos por décadas.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Sim, Hermogenes, concordo. E é só o começo desse tempo sombrio...

  16. Teresa Cardoso

    Esse homem de Idaho é pior. Segundo a série Ozark, metade dos norte-americanos tem mais dívida no cartão do que dinheiro na poupança.ÿ 25% não tem poupança nenhuma. E apenas 15% da população se prepara pra bancar pelo menos um ano de aposentadoria.

    Responda
  17. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O pior Ruy é que o mundo irá pagar uma conta muito alta com este próximo governo Trump. Nunca mais pretendo visitar os USA, tamanha minha decepção com o comportamento de um povo que elege, novamente e agora ainda em circunstâncias ainda piores, um cara como o Trump. Imagino a tristeza de um americano informado e sério.

    Responda
  18. João Leite Leite

    Mas os responsáveis por eleger os piores políticos não é dos incultos, é dos letrados que promovem pessoas que não tem nenhum talento para administrar e é transformados em ídolos que se elege para governar um país complexo. Faz péssima administração e consegue se reeleger várias vezes. Pessoas de talento só se envolve na política para financiar e promover políticos que não tem condição de administrar nem uma casa quanto mais um país complexo como EUA e Brasil.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Bolsonaro ou Lula. Do Bolsonaro acredito que já estamos livre.

    2. Hermogenes Moussallem

      Ai quando os capitalistas puro sangue colocam alguém no poder esse alguém é Bolsonaro. RISOS.

    3. ANIBAL CARRION

      João não apenas os letrados, mas o capital e mercadores!!!

  19. Paulo César de Oliveira

    Pela mesma lógica, o Brasil eh o nordestino pobre e com pouca instrução que elegeu o atual presidente.

    Responda
    1. carlos gallego

      Comentário racista, preconceituoso e desnecessário. Mostra, talvez, que a pessoa que o escreveu é que não é "culta", pra dizer o mínimo, e desconhece o próprio país onde vive. Vai dizer que o RS não tem tradições culturais fortíssimas, talvez as mais fortes do país? Que os bolsões de imigrantes que existem no PR e em SC não tem valores culturais altamente relevantes (inclusive na música e na culinária), que afetaram toda a população destes Estados e criaram uma identidade cultural única? Aff...

    2. Mauricio Soares

      O Nordestino é mais pobre mas muito mais culto do que o sulista. Compare a literatura de ambas as regiões. Compare a culinária baiana com a catarinense (é difícil falar em culinária por ali). Compare a música pernambucana com a paranaense (que música há paranaense?). Etc. Não tem comparação...

    3. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      O nordestino tem mais bagagem política do que muitos sulistas com mais instrução. Tipo vo cê.

    4. teotonio nobrega

      Mais um racista de plantão

    5. Paulo Roberto de Oliveira

      Esse comentário só tem um sentido: é preconceituoso. Nada mais!

  20. Enos Mendes

    Nossa: parece piada essa matéria...se não soubesse votar a Camela tinha ganho...

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Piada é o cê.

  21. Carlos Amorim

    O Brasileiro médio é ainda mais ignorante que o americano médio. Faz atrocidades ao votar e elege populistas como Lula e Bolsonaro. Ainda assim, a democracia tem seu lado positivo.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Que outros você sugere? Por que não se candidata?

  22. Lincoln Cristian Machado

    Essa falta de noção ao votar não é exclusividade dos americanos, grande parte do mundo é assim e muitos por conveniência, conivência ou até sobrevivência...

    Responda
  23. NACIB HETTI

    No Brasil não é diferente. Apenas 20% dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso. O resto foi pelo cabresto.

    Responda
  24. Hermes Yaly

    Os EUA são uma grande nação e uma nação grande... Mais da metade de todas as óperas encenadas anualmente em todo o mundo o são nos EUA, mais da metade de todos os cursos universitários de latim e grego antigo no mundo inteiro são ministrados nos EUA. Tem o plantador de batatas inculto e o "scholar" cujo tataravô já era um professor universitário. Infelizmente, como em qualquer outro lugar do mundo, os ignaros superam em muito os sensatos...

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Hermes, é verdade quanto as universidades, são o que há de melhor por lá. Mas são ilhas de cultura cercadas por inanição intelectual por toda parte.

  25. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Democracia é assim. Não importa qual o seu nível cultural nem o quanto você está informado sobre a importância disso ou daquilo. Você tem o direito de votar no candidato que quiser. A solução talvez seja um maior nível de exigência para quem quer se candidatar.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Bom currículo não elege o candidato.

    2. Hermes Yaly

      Foi ao ponto! Vez por outra aparecem propostas de restrição do voto a pessoas com curso superior, como se Paulo Maluf tivesse mais tirocínio do que Carolina de Jesus.

  26. Gilmar Aparecido

    E elegeram um nazista ,Com jagunços faminto por Money.

    Responda
  27. Gaya Becker

    Sua amiga ajudou você a matar a charada Ruy. Conheço vários exatamente com o perfil que você descreveu. No Texas a descrição é essa que você fez. Em outros estados também. Cultura zero. Informações só as triviais do local onde moram. Não conhecem nem a própria história deles. Incrível.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Em 1976, a extinta revista Realidade lançou uma edição só sobre os EUA, que, então, comemoravam o bicentenário da sua independência. Entre as muitas boas matérias, havia a de um jornalista que passou uns dias com uma família WASP (branca, anglo-saxã, protestante). A filha do casal já havia lido "Gabriela, Clove and Cinnamon" mas o chefe da casa, perguntado sobre o que conhecia do Brasil, espremeu os miolos e, após algum esforço, falou: "Brazil? Oh, yeah, Buenos Aires!".

  28. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Fale por você, Ruy! Não curto jazz e nunca fui fã do american way of life. Meu lance é Cartola, Pixinguinha e Gonzagão!

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Alguém já disse que o jazz é um blue que caiu da escada.