Cotidiano > Jesus foi batizado, será que eu deveria ser?, questionou-se ex-espírita convertido católico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sim! Deve-se Batizar em nome do Pai do filho e do EspÃrito Santo!
No mais, a reportagem é bem fraca.
É um relato pessoal, não uma reportagem...
Mencionou padre Paulo Ricardo, um tal que faz comentários sobre Espiritismo com base em informações espÃritas, mas genéricas! Então, na realidade, ele se baseia em princÃpios católicos para explicar, o que é grande incoerência, não vai chegar a lugar algum.
O espiritismo não inventou nada. Reencarnação, comunicação com mortos, vida fora da Terra, e principalmente Deus ou um Ser Superior e outras msgs ditadas pelos EspÃritos a Kardec através de médiuns ( principalmente jovens) sempre existiu desde que o primeiro ser humano apareceu na Terra. Kardec apenas " codificou" .
Estude o passado da igreja católica, por exemplo INQUI -- SICAO etc......vai ficar de cabelo em pé
Esse cidadão falou um monte de besteira
Eu sou espÃrita kardecista, por que não mostram alguém que se converteu ao espiritismo também? Mesmo porque o Espiritismo é muito racional, tanto que a maioria do povo prefere ser pentecostal, pois não gostam muito de estudar.
Arthur, você ainda é muito jovem para entender o assunto abordado. As religiões são manifestações culturais que muitas vezes se agregam a seres de luz para ganharem autoridade e formatar uma cultura. (Cristo e catolicismo, por exemplo). Todas elas nos impõem dogmas e rituais para manter seus fiéis submissos às suas idiossincrasias. A verdadeira espiritualização não ocorre pelas vias da obediência mas pela qualificação. Cristo como o Espiritismo não nos impõem nada, apenas nos indicam caminho.
Não há evolução sem consciência própria, isto é, ninguém evolui por obedecer seja lá quem for.
A po/rra da FSP só fala de igreja! pqp
Fui batizado quando criança e depois na adolecência fiz a primeira comunhão, ia as missas de vez em quando sem compromisso. Tive uma experiência maravilhosa com Jesus Cristo me batizei e hoje continuo caminhando com Jesus e me guiando no que diz as escrituras.
O recomendável é estudar as 32 obras de Allan Kardec. Os livros editados pelas federativas e afins como Espiritismo, refletem as adulterações cometidas pelos inúmeros traidores, digo, tradutores com ênfase no rustenismo. Estudando Kardec, descobrirás que o Espiritismo é laico!
Esse número de 32 obras eu o desconheço. Namastê!
O Espiritismo possui cinco obras básicas: o Livro dos EspÃritos, (transmitido pelos EspÃritos) o Livro dos Médiuns, o Evangelho Segundo o Espiritismo,o Céu e Inferno e a Gênese. E as Revistas Espiritas. Seguiram-lhes a de Chico Xavier pelos seus respectivos mentores André Luiz e Emanuel, acerca da história do Cristianismo e sobre a vida no Plano Espiritual ou extrafÃsico. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Dizer para alguém ler 32 livros de um só autor pra poder ser espÃrita, além de inexato, é um insulto ao próprio Kardec, que tinha um critério bem minimalista de quem era espÃrita. Ele contava americanos e ingleses, que certamente não o liam ou liam pouco. Kardec era um educador talentoso, ele jamais criaria uma doutrina que exigisse tal coisa.
Todas religiões estão mergulhadas no mesmo açude ou piscina. A água é a mesma, os efeitos diferentes. O capeta caso fosse o mÃnimo inteligente, certamente criaria uma religião ou algo assim... Hoje tenho fé, acredito em Deus, mas pensando em salvar a alma, fujo das religiões.
Quem estuda pode terminar ateu ou teÃsta. São tantas as questões fundamentais não respondidas: o que é a consciência? Por que a existência da sintonia fina das leis fÃsicas fundamentais do Universo de modo a permitir a vida? Matéria e energia escuras? O que existia antes e o que desencadeou o big bang? A existência ou não de multiversos ? qual o limite que nos é dado a conhecer da realidade última? Portanto, todas essas questões e outras exigem de nós humildade.
A fé é um elemento subjetivo que está faz da consciência. A consciência é um componente essencial para a análise e percepção de fenômenos, mas é também uma grande incógnita cientÃfica.
Fé é pessoal, ciência é a curiosidade humana, não se misturam.
Excelente texto e muito feliz por sua conversão.
É de chamar atenção e entristecer se constatar aqui, que vivemos não só em uma sociedade polarizada e despolitizada, que concebeu dois péssimos lÃderes como se revelaram Lula e Bolsonaro, mas fanática no "verso e no anverso", eis que é intolerante por seus religiosos e com os seus religiosos. A esperança é que se "não há bem que sempre dure também não há mal que nunca se acabe". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Cada um acredita no que pode acreditar. Não temos condições ainda de entender a dinâmica da criação, então o nosso conceito de Deus diz mais sobre nós do que sobre Ele. Respeitar a si próprio, aos outros, proteger as crianças e o nosso planeta por enquanto já está de bom tamanho.
complicado .
Parece-me que o articulista Arthur Rezend,e que afirma sua conversão ao catolicismo fundamentada em seus estudos comparativos sobre o Espiritismo e o Catolicismo, foram superficiais, pois do contrário, seu cotejamentos entre as duas doutrinas não redundariam em sua opção ao catolicismo. Realmente não importa a crença religiosa, desde que a pratique segundo os ensinos do Cristo de Deus. Recomendo todavia, que estude um pouco mais, e verá que sua crença o levará de volta à Doutrina EspÃrita.
Penso que poderia haver assuntos mais interessantes pra ocupar o espaço do jornal. Assim como um ex-espÃrita ficou em dúvida com relação a religião e resolveu se tornar católico, alguns ex-católicos também resolveram se tornar espÃritas ou evangélicos ou outras, e estes também podem ter resolvido mudar para outras religiões ou se tornar ateus. Reportagem desncessária, não trouxe nada de novo.
Fé cega, faca amolada...
É ,sem dúvida, um caso rarÃssimo o que se narra aqui, o que estatÃsticamente se comprova é que a "massa" de espÃritas é formada quase que integralmente de ex-catolicos que acresce aos postulados cristãos do cristianismo tradicional a reencarnação consoladora e a vida ativa no pós-morte do Cristianismo Redivivo. Quanto a Jesus, o Cristo, ressalta-se que não batizou ninguém, seu batizado por João foi um de seus tantos gestos de humildade e amor. Namastê!
Alguns espÃritos por reencarnarem na mesma religião sempre, ficam condicionados aos dogmas e convenções daquela religião e apresentam isso na próxima encarnação, se precisarem mudar de religião. Não tem nada de errado, o EspÃritismo oferece outra visão mais ampla da vida, de Deus e do evangelho que por enquanto ele ainda não está em condição de enxergar. Que continue sendo feliz no catolicismo.
Nada que a leitura de Richard Dawkins ou Carl Sagan não resolva....
Olha a Folha botando um ovinho de obscurantismo, matéria desnecessária.
Falam em deus e batem no peito. Qual deus? São tantos. Cada crença tem os seus. Falam em livros sagrados e se agarram neles. Sagrados por que? Todos foram escritos por homens (nunca mulheres). Homens com os preconceitos de sua época, com as crendices de sua época, com a falta de conhecimentos de sua época. Todos com suas vaidades. E até hoje pessoas se matam por isso.
Conforme ele define; na verdade ele era um "EspÃrita do IBGE" e agora buscando conveniência migrou para o catolicismo. Logo mais ele enjoa e muda novamente! Se está bom pra ti fique em paz meu irmão.
Correto Leandro, se ele migrou é porque não entendeu e ,não entendendo, melhor continuar procurando . . . . .
Pois é, eu entrei no catolicismo com desincentivo familiar, mas infância. Aprendi história através dos evangelhos canônicos. No inÃcio da vida adulta percebi que a vertente católica conceitualmente não faz sentido para mim. Continuo navego pelo espiritismo. Se a pessoa quer ser espÃritólica ou manter qualquer outra mistura simples ou complexa não é um problema de fato. O importante é se sentir bem.
Me desculpe, se é para ter como guia um padre ultra ortodoxo com ideias medievais, era melhor ter ficado no Espiritismo.
Deu pra perceber que o entrevistado utiliza como jogo de palavras, e quanto mais complexo o trava-lÃngua, mais ele gosta. Daà ficou na santÃssima trindade, mero joguinho retórico. Afinal, quem é o espÃrito santo?
Na verdade, que estuda as religiões com seriedade termina como ateu.
É por aà mesmo.
O problema do ateÃsmo é sua fragilidade filosófica. Para se afirmar que Deus não existe é preciso seriamente ou logicamente se definir que Deus ou que "perfil" de Deus nega-se a existência e isso o ateÃsmo não faz. Certa concepção de Deus proposta por alguns ateus é negada tanto por deÃsta como por teÃsta,que também se diferem quanto a forma de conceber a divindade.O agnosticismo por ser mais humilde é mais forte filosoficamente.Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus!
Perfeito!
Bingo.
Uma pergunta tão importante quanto quem é mais forte o Hulk ou Superman?
Hehehe, genial.
Bem vindo de volta a sua casa, Arthur.
Talvez não tenha entendido a metafÃsica do espiritismo. No catolicismo não precisa pensar, apenas seguir os dogmas já instituÃdos.
Não há metafÃsica alguma no espiritismo. A doutrina espÃrita é tão dogmática quanto qualquer outra. Ou você acha que reencarnação ou comunicabilidade dos espÃritos não são dogmas?
Deus criou todas as coisas inclusive a metafÃsica, portanto respeite os cristãos!
Parabéns!! E nunca esqueça: não foi a carne ou o sangue que te revelou isto , mas o Pai que está nos céus.
EspÃrita ,sei . Será que leu alguma obra de Do Chico sob o espÃrito de André Luiz, se leu obras de Joana de Angelis vera que foi freira em várias encarnações,ele só trocou de cadeira dentro da mesma sala.
A encarnação da alma (um tipo de energia) fora da matéria e levando consigo a consciência (sabe lá o que é isso materialmente), é uma crença de malucos. Foram péssimos alunos de FÃsica no Segundo Grau.
Jesus foi batizado, será que eu deveria ser? Pergunta sem sentido. Jesus gostava de pão e vinho. Eu não como pão, mas gosto de pizza. Muita gente não bebe alcool.
No fundo, talvez ele tenha sido sempre católico e não sabia! Que bom que se encontrou! Admirador da liturgia própria da Igreja Católica, era um católico perdido dentro do Espiritismo. Talvez, não tenha entendido que a Doutrina EspÃrita , coodificada por Allan Kardec , nasceu no berço do racionalismo, portanto, propõe uma fé raciocinada e uma jornada de profundo autoconhecimento transformador. Zero de liturgia! Se está bem sendo católico, que seja feliz!
Mais, acho que seu problema, é que você quer competir com Kardec! Faz uma mistura maluca, chama Chico Xavier de santo, algo que não existe no Espiritismo, e que Chico sempre rejeitou! Ele nunca se colocou como espÃrito perfeito! Você está prestando um desserviço ao usar este espaço, tentando emplacar mentiras, tal.o medo do Espiritismo, do ucmso da razão que você tem, movido pela ignorância no exercÃcio da fé!
Outra coisa, um dos pilares da Doutrina EspÃrita, é que ela não trabalha com dogmas, na verdade , refuta dogmas! Sua base é trÃplice: ciência, filosofia e moral cristã (ensinamentos de Jesus). Kardec nunca foi o criador da doutrina EspÃrita, ele confrontou com base na Ciência, na razão, as informações que lhe chegavam à s mãos. Informações que tinham caráter universal. Vai estudar, se informar, para não dizer sandices como se fosse o dono da verdade!
Sinto muito, porém, seu desconhecimebto, ignorância mesmo, sobre a doutrina EspÃrita é exponencial! Até aÃ, tudo bem! O problema é que sua pretensão é de magnitude impensável e talvez incurável! Fique na obscuridade, mas, não se meta a fazer comentários insanos sobre temas que desconhece, por exemplo, sobre o Espiritismo! Não sabe o básico, o trabalho do intelectual Kardec como coodificador.
Não seja autoritário e melodramático! Tem medo do que? A sua fé não resiste a um confronto com a razão? Se sua fé cega te basta, fique com ela! E siga em frente! Lenbre-se que não estamos na Idade Média onde só existia uma verdade!
Não existe fé raciocinada. Existe fé. Um sentimento inerente ao ser humano, pessoal, único. Um grande chavão dos espÃritas.
Jane, desculpe, ouço essa prelação há 60 anos e ela não muda. Não existe fé raciocinada. Existe fé, um sentimento inerente a cada pessoa, tão pessoal como afetos, luto, etc. O espiritismo é uma religião como qualquer outra, com seus dogmas (reencarnação, por exemplo), liturgias como passe e água fluida, locais de culto (centros espÃritas), galeria de santos (Chico Xavier, André Luiz, Meimei, etc), Vaticano (FEB). Em tempo: Allan Kardec não "codificou" a doutrina espÃrita. Ele a CRIOU.
Acho cômico que esses tão evidentemente doutrinados pela Igreja sejam os primeiros a gritar contra o que chamam de "doutrinação" nas escolas - lembremos que o Escola sem partido é um movimento fundado por um carola. Também é cômico que essa pessoa se ache "racional" (seja antes, por ser espÃrita, seja agora, por ter virado católico ouvindo Padre Paulo Ricardo).
Foi espÃrita ... quando ? O fato dos pais professarem o Espiritismo à brasileira, não o fez espÃrita! A Doutrina EspÃrita, não é uma religião, antes uma filosofia com consequências éticas e morais profundas. O Espiritismo é laico, não possui dogmas, sacramentos, liturgia ou mesmo penas eternas ... Lamento, mas nunca foi espÃrita no sentido laico, que a filosofia espÃrita oferece. É cada uma ...
Não existe outro espiritismo senão o à brasileira, aliás o único. O espiritismo morreu na Europa. É claro que é uma religião.
Faço parte dos católicos do IBGE.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Jesus foi batizado, será que eu deveria ser?, questionou-se ex-espírita convertido católico Voltar
Comente este texto