UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    Tragédia que, a partir de agora, com os novos eleitos, deve se repetir em várias cidades que planejavam seguir os ótimos exemplos de Sobral... rumo ao século 19!

    Responda
  2. Raymundo de Lima Lima

    Formação continuada d professores foi um enorme avanço no Paraná, gov Requião. Diziam q era tão bom q precisa fazer d projeto d governo um Projeto d Estado. Foi aprovado Projeto d Estado, sim. Mas aí veio Beto Richa e calculou como acabar com Formação Continuada d professores. E ainda mandou espancar professores em protestos. Parece q o povo do Paraná adorou ver professores sangrando. Alerta p futuro d Sobral e Partido União.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Raymundo, meu caro, não falta Viramundo contra-educativo a expelir opiniões em favor desse pessoal que não tem a mínima ideia daquilo que seja "educar", senão em sua instância mais simplória, a *instrução*. E óia lá. Às camadas mais relevantes e sofisticadas do processo educacional, pouquíssima atenção é dada, crendo-se que isso é algo que, pela graça de Zeus, ocorre automaticamente na instituição escolar. É bagulho tão triste quanto horripilante.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Agradeço a Priscilla Bacalhau pela crônica q denuncia como nossa educação fica pior. Vejo professores cooptados ou anestesiados por tarcisos-feldes, mendoncinhas, etc

  3. José Cardoso

    Esperemos que a mediocridade não triunfe.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Se esperarmos, triunfará.

  4. Nelson de Paula

    O União Brasil é dos partidos preferidos pelos patriotas (só energúmenos se autodeclaram patriotas). A eleição em Sobral foi acirrada, deu 52,42% para Oscar Rodrigues (União Brasil) contra 47,48% para Isolda Cela (PSB).

    Responda
  5. Alessandra Alvim Teixeira

    Sobral foi às urnas e escolheu. Merece isso e muito mais.

    Responda
  6. S Luiz Faria

    E depois, a manutenção das instalações das escolas, jardinagem, merenda, etc que já foi fartamente demostrando que estava mal, deixa de ser uma preocupação da diretoria que terá tempo para atuar na melhora dos índices educacionais do Estado, que também estão aquém do investimento realizado e daquilo que se espera, do Estado mais rico do Brasil. Mas existe uma forte resistência a qualquer mudança, mesmo que possa significar uma real possibilidade de melhoria.

    Responda
  7. Carlos Bruder

    Ok, mas foi o povo que escolheu; do jeito que estava, parece, não estava agradando a maioria da população de Sobral. Paciência. Eu acredito que educação não é prestigiada pelo povo como gostaríamos de acreditar.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Putz, minha cara Priscilla, quem diria, não, que a pergunta de início de ano fosse "o que sobrará de Sobral? Soçobrará?" O contraste é ainda mais notável quando se observa aquilo que Tarcizão do Cadáver e sua Fedida burocracia educacional estão fazendo com as escolas aqui do Estado: essa história de licitar construção e gestão escolar mesmo considerando que os diretores ali permanecem, com funções apequenadas, vai de encontro a essa lógica de que o pedagógico orienta o financeiro. Vamo que vamo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Muito blá blá blá, Sa: demitir toda gestão educacional *que funciona*, É descabido, contrário a uma política de décadas, eficaz em nível estadual. Quanto ao Tarcizão do Cadáver (humano e Educacional), o processo licitatório contém viéses evidentes, a lógica é contrária à mais básica (será eficaz um *diretor de empresa* abdicar do poder decisório geral? Vira gerente, uai) o gasto é estupendo. Cola não.

    2. S Luiz Faria

      Esse caso de Sobral é muito estranho e precisa ser melhor explicado, o que não foi demostrando na matéria. Que tal ouvir o outro lado e trazer sua justificativas para o que aparenta ser uma uma medida descabida? Quanto ao Tarcísio, a mudança foi muito bem demostrada, trata-se de liberar diretores de funções administrativas e que nada tem a ver com o ensino, para que esses tenham maior dedicação ao que deveria ser seu foco exclusivo.

  9. Flávia Masetti de Oliva

    Que tragédia...

    Responda
  10. Marcos Araujo

    Nenhuma novidade. A destruição da educação pública faz parte do ideário do União Brasil, o partido do prefeito eleito

    Responda
  11. Aleksander Hada Ribeiro

    Esse pessoal aí que nunca saiu da capital.. prefeituras de todos os interiores do Brasil usam as escolas como cabides de emprego, indicando nao só diretores, como professores durante seus mandatos. A FSP tá precisando de colunistas que conheçam o chão da escola

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Parece que o colega Aleksander não deu atenção ao que leu no artigo: Sobral é a antítese disso; ademais parece também que não lê esta coluna com regularidade, ou perceberia que a articulista vem justamente do chão-de-fábrica...

  12. Carla C Oliveira

    Construir uma política eficiente requer visão de longo prazo . Destruir, é só colocar apaniguados no comando. É imediato. Péssimo para todos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Víde o Bozo e seus milhares de milicos enfiados na máquina pública: se houver algum exemplo de melhoria no funcionamento/gestão em algum aspecto, eu realmente gostaria de saber. Pra desmontar, foi muitíssimo eficaz.

  13. Afonso Galvão

    Mais uma vez, a direita de rapina em ação.

    Responda
  14. Maria Lopes

    Destroem com uma penada o que levou anos para construir. A nomeação política de gestores e professores é a praga da educação brasileira. Sobral passa a ser tão medíocre quanto o resto do Brasil. Por que elegeram essa gent/alha? Ah, a grana das emendas, aposto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, minha cara, sua última frase tem altíssima chance de encontrar respaldo na realidade... Sem nunca esquecer dá "mera coronelice", coisa que vigora até em locais com menos tradição na mutretagem.

  15. Hernandez Piras

    As elites políticas municipais detestam o funcionário de carreira e acreditam que qualquer função de chefia e direção deve ser ocupada pela sua clientela. Esta é uma das causas da nossa ineficiência administrativa. O mérito no serviço público de nada vale.

    Responda
  16. Carlos Henrique Pacheco da Silva

    Acredito, que são necessárias legislações, que garantam a continuidade daquilo que, por meio de diversas métricas avaliativas, mantenham o bom desempenho do serviço público.

    Responda
  17. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Olha o partido dele.

    Responda
  18. Gustavo Moreira

    Nenhuma surpresa: o dito prefeito é do partido de Mendonça Filho, ministro da Educação do Temer, defensor fanático do emburrecimento geral da nação via Novo Ensino Médio.

    Responda
  19. GERALDO DOS JUNIOR

    O pior está acontecendo aqui na cidade de São Paulo. O prefeito reeleito, Ricardo Nunes, junto com os vereadores, aprovaram nofinal do ano uma lei que pode fazer com que os gestores sejam tirados das escolas. Além disso, têm um projeto na gaveta para colocar gestão terceirizada nas escolas. Estamos indo de mal a pior, a direita só oferece políticas que visam lucro, nunca a formação do ser humano pleno.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Que tal vivenciar o ensino público em países com alto PISA? Gestão tercerizada nas escolas, é uma enganação ou manipulação da direita e extremismo-direita.

    2. Raul de Jesus Duarte

      Tem q terceirizar mesmo, pena q o ensino nao pode entrar nessa leva. Simples, me diga onde a educação é melhor, na escola privada ou publica? Hoje são cegos (professores) guiando outros cegos (alunos).

  20. ANIBAL CARRION

    Sobral escolheu eles né, apesar do legado educacional. Farão melhor? Terão 4 anos para provar. Não adianta ajoelhar. Viva a democracia

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Viva Ela, mas não os mecanismos perversos que a distorcem.

  21. PAULO CURY

    Não ha nada de tão ruim que não possa piorar O pais não vai nunca atingir um patamar mínimo como nação em desenvolvimento, esta mais facil voltar para sub desenvolvido

    Responda
  22. José Ronaldo Cassiano de Castro

    Oscar Rodrigues: Direita burra em ação...

    Responda