Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vexame mesmo eh o da folha , que usando toda potência de sua concessão do meio de divulgação, para destruir lula, vê vários parâmetros econômicos e sociais do governo, ultrapassarem as espectativas (ou desejos) dos especialistas em bola de cristal.

    Responda
  2. Flávio Sasso

    Vc pode vestir sua mensagem de jornalismo. .Temos que aprender a enxergar como se tudo fosse uma mentira até que tudo caia em descrença e morra .

    Responda
  3. neli faria

    Lamentável a subserviência da Meta ao Mais presidente  latino americano , em249anos de vida democrática!  Agora os enrustidos destilarão as suas frustrações nas mídias sociais !  

    Responda
  4. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Não entendi o conteúdo do editorial. Rede social não tem nada a ver com jornalismo, que é objeto de jornais como a Folha de São Paulo ou de TV como Globo, Record, CNN, etc. Fazer essa comparação é confundir os assuntos.

    Responda
  5. Daniel Poço

    Jornalismo , no Brasil, pode até falar a verdade, desde que seja bem remunerado!

    Responda
  6. Jaime Souza

    Jornalismo mesmo é a Folha de São Paulo atual, que só fala de igreja, pastor, jesus e igreja. Em dezembro, um dia contei esses termos oito vezes apenas na capa. Lamentavelmente, não existe mais bom jornalismo impresso no Brasil. Sigo assinando a TIME e The Atlantic. Em veículos sérios, ninguém vê isso.

    Responda
  7. paulo brondi

    E a FSP, que sempre esteve sob o domínio da Faria Lima?

    Responda
  8. José Cardoso

    Sempre houve imprensa mais séria e mais sensacionalista. Os jornais com fotos de crimes na primeira página vendiam bastante, embora gozassem de menos status. Embora não participe das redes, me parece que o X já escolheu o lado marrom. A Meta periga seguir esse caminho. Mas também existe demanda por um bom nível. Se deixar correr muito solto dará campo à concorrência.

    Responda
  9. Julio Moreira

    É importante ressaltar que a FSP também é um canal de disseminação de mentiras, desinformação e manipulação de informações conforme exigências de seus patrocinadores. É o sujo falando do mal lavado.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Falou e disse! Parabéns!

  10. Pedro Cardoso da Costa

    Minha "meta" já há algum tempo é que o concorrente principal da Folha permita comentários aos seus editoriais. Resiliência!

    Responda
  11. Antonio Neto

    Não deveria ser preciso uma rede social se posicionar sobre controle de conteúdo para saber que não é, e nunca foi, jornalismo. É pura tecnologia de conectividade. Não dá para saber se poderia ter sido uma ótima ferramenta de informação, uma vez que a ignorância sempre foi dominante na sociedade. A tecnologia avançou mais que a inteligência. As redes sociais se tornaram o paraíso dos Sabichões que outrora viviam no anonimato.

    Responda
  12. Luan Maciel

    E o que a filha faz por um acaso é jornalismo ? Ou será que seria mais uma assessoria de imprensa para a bandalheira esquerdista ?

    Responda
  13. Henrique Monteiro

    Quando se tornou X e o Musk atacou a soberania nacional, aro continuo, apaguei o APP. Agora vou apagar o Facebook, porque a Meta não me paga nada para ser moderador da plataforma. Tem vida para além das Redes Sociais, e acreditem, é muito boa!

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Exatamente! O 'X' já estava cansativo da bozolândia tanto falar bobagem. Com Musk cancelei e não senti diferença alguma na vida. Só melhorou meu humor. O Facebook já está obsoleto. Só posts patrocinados e filmezinhos de bobagens. Não vai fazer falta. O Instagran sempre foi um app pouco amigável para navegar. É outro que vai pro ostracismo.

  14. Pedro roberto Rezende

    As pessoas sérias não tem como fonte de informação as redes sociais.

    Responda
    1. sergio luiz

      Exatamente aí que está o problema , a maioria não são sérias, são preguiçosas de se informar em várias fontes e formar uma opinião correta dos fatos, se intitulam bem informadas apenas vendo pequenos vídeos e textos nas redes sociais, aí os espertos mal intencionados nadam de braçadas sobre esse preguiçosos.

  15. José Tarcísio Aguilar

    Título acertado. A fsp deveria também entender que jornalismo não é rede social, e parar de pagar vexame.

    Responda
  16. Jorge Rodrigues

    Meta e X estão corretos. A moderação de postagens realizada por empresas terceirizadas demonstrou ser um grande erro. Tais empresas costumam ter viés político e ideológico. Muitas vezes atuam de forma ainda pior pois sucumbiram às imposições do identitarismo, cultura woke e teoria crítica da raça (que são sectários, insensatos, altamente agressivos, paranoicos e algumas vezes anticientíficos). A Folha costuma atuar dessa forma. Um exemplo é a absurda censura a Antonio Risério.

    Responda
  17. Vítor Castro

    A fsp também não é jornalismo

    Responda
  18. luiz matta

    Prefiro eu mesmo avaliar as verdades e mentiras das redes do que me restringir "as supostas verdades enviezadas da FSP.

    Responda
  19. Pedro roberto Rezende

    Acho que aqui no Brasil não deveria-mos estar tão preocupados com estás empresas.

    Responda
  20. João carlos Gonçalves de souza

    A atitude da Meta vai acabar transferindo para a mídia tradicional a checagem de informações. Aí teremos vários interesses entrelaçados.

    Responda
  21. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Esse panfleto de ditadores não tem um pingo de vergonha … assumam logo essa postura Van. Alha de vez . O Brasil não tem jornalismo há muito tempo .

    Responda
  22. Marcus Büneker

    Por quê vcs não pedem pro Grennwald abrir todas as informações da Vaz aja to, que envolveram as combinações que Curitiba tinha com a imprensa? Ai talvez saberemos o qto (i)moral nossa "Grande" mídia é. Digo isso, pois as redes sociais são as moderadoras da imprensa.

    Responda
  23. Matheus Battistoni

    Os jornalistas proclamam ser os donos da verdade quando não passam de mercenários do sistema. A Folha censura comentários contrários às teses que é paga para defender. Acabou a ingenuidade faz tempo.

    Responda
  24. Vinicius Chaves

    Meta e X escolheram um caminho. Apostam num mundo pior e querem lucrar com isso. Para mim este é o começo do fim destas duas Redes

    Responda
  25. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Realmente a atitude desse assessor.do Trump é lamentável, porém, quando FSP abre espaço.oara JMB e TF escreverem em seu jornal, tb é uma forma de alimentar as fake news

    Responda
  26. Luiz Antônio I

    A alegação de que a regulamentação vai contra a liberdade de expressão, soa como conversa de falso maluco, qualquer contestação, " eu vou surtar", conscientemente.

    Responda
  27. Renato Vieira

    Estou sentado aguardando o jornalismo da verdade da FSP.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      E eu aguardando ela parar de censurar de forma arbitrária os comentários.

  28. JACQUES STIFELMAN

    O jornalismo está tendo agora a oportunidade de virar jornalismo e parar de servir a interesses que distanciam seus clientes dos fatos quase sempre enviesados por seja quem for. Há muito tempo ler jornais e ver jornalismo na TV se transformou num suplício. É agora a hora de acordar. As mídias sociais refletem todas espécie de ser humano que anda por aí. A pobreza mental é cultural reina, mas o que justifica a pobreza do nosso jornalismo. Dez minutos de NYT e BBC a pessoa fica com úlcera!

    Responda
  29. Angelica Francesca Maris

    Que a mídia tradicional sobreviva pela principal causa pela qual ainda a consumo: para apresentar todos os lados da moeda da forma mais objetiva possível. O mundo é dominado por grandes corporações que dominam mídia e governos. Mesmo assim, jornalistas individuais fazem a sua parte. Nesse mundo virtual de redes sociais, jogos e animes, onde jovens passam mais tempo em realidades virtuais que na vida dita real, acho que a realidade atual está distópica. Precisamos de um pedacinho de terra firme.

    Responda
  30. Gil Carlos Dias

    Isso é que é uma defesa seca corporativa dos veículos de imprensa comercial. E falar que essa média atua de forma independente é duvidar da inteligência do leitor. Menos, Folha!

    Responda
  31. ANTONIO DE DEUS NETO

    ... na TV e jornais, que se beneficia da desinformação mascarada de verdade. A liberdade de expressão corre perigo quando um pequeno grupo decide o que devemos pensar. Questione, pesquise, e não aceite verdades prontas. A verdadeira democracia exige pluralidade e coragem para desafiar os interesses por trás do controle da opinião pública. Fique atento.

    Responda
  32. Ricardo Sallet

    "Eu vou estar dizendo que o ecossistema das democracias está pouco robusto com vírus agressivos modificando o DNA"

    Responda
  33. ANTONIO DE DEUS NETO

    Você já parou para pensar como a informação que chega até você é controlada? Todos os dias somos bombardeados por narrativas que parecem vir de diferentes fontes, mas que, no fundo estão alinhadas a interesses muito maiores. Quem define o que é verdade? Quem escolhe o que deve ter alcance ou ser silenciado? Existe um sistema que manipula interpretações, direciona opiniões e sufoca vozes contrárias, usando recursos inimagináveis. Esse controle sutil vem de um plantão de falso jornalismo, na TV e

    Responda
  34. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Depois que as "redes sociais" surgiram e ocuparam um espaço tão grande, os meios de comunicação profissionais têm de se esforçar muito mais para se manterem relevantes. E, felizmente, a Folha tem agido assim.

    Responda
  35. Jose Walter Da Mota Matos

    Traduzindo: só querem faturar sem contas nenhuma a prestar. É como a Mãe que carrega e gera o filho nove meses na barriga e depois que a criança nasce, a joga sozinha no mundo e diz ao mundo: toma que o filho é seu, se vira! Mais na hora de gerar o filho e faturar com o conteúdo que ele traz, aí quer, aí pode. Sei.....

    Responda
  36. hernando josé rocha franco

    Nunca vi jornalismo nas redes, mas um monte de memes, muitos deles sem graça, que parece se replicar aleatoriamente. Essa última atitude deste CEO, para mim, apenas reforça a falta de credibilidade e de veracidade daquilo que circula nessas plataformas.

    Responda
  37. Renato Faccioly de Aguiar

    Não aprovo a medida da META. Mas parece como se a FSP nunca tivesse tomado partido de uma determinada vertente política ou econômica no passado né? Que bonitinho defender a regulação agora.

    Responda
    1. Vítor Castro

      No passado não, diariamente

  38. Alexandre Pereira

    Considerando o comportamento da imprensa amestrada (talvez por isso profissional) durante o processo eleitoral americano, onde os robozinhos humanóides repetiram factóides a tordo e a direito, uma quase-coreografia, X e Meta estão se alinhando e não sendo uma exceção. O buraco em que estamos foi cavado com falta de integridade da grande mídia e dos ditos verificadores. Péssimos cirurgiões não podem reclamar de xamãs ao perderem o monopólio da razão.

    Responda
  39. Renato Faccioly de Aguiar

    Não aprovo a medida da META. Mas parece como se a FSP nunca tivesse tomado partido de uma determinada vertente política no passado né? Que bonitinho defender a regulação agora.

    Responda
  40. Carlos Alberto M Castilla

    Estamos em um momento histórico de transição, diante da midia digital, a midia tradicional, acostumada a ocupar o quarto poder, tera que ocupar seu espaco com mais transparência e imparcialidade . O espaço ocupado pela midia digital, deve ter regras claras, mas que nao signifiquem controle da Liberdade de expressao.A mídia tradicional, como este jornal, abandonou sua imparcialidade há muito tempo; talvez este episódio possa permitir que a mídia tradicional volte a ter mais credibilidade!

    Responda
  41. adilson pedroso

    É isso! Antes a Meta moderava o conteúdo para agradar o Biden; agora mudou a política de moderação para agradar o Trump.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      A mídia tradicional faz a mesma coisa, quando não meramente partidária. O choro vem do colapso dos antigos meios de comunicação.

  42. ADONAY ANTHONY EVANS

    Mark Zuckerberg, o Shylock de Shakespeare, estava quieto e feliz, contando dinheiro amealhado aos tolos. Eis que para bajular Trump, entrou no meio do furacão. Sua ideia, copiada ao X, de moderação pelos usuários, me lembra a sentença do Delfim: A melhor maneira de definir o valor do número Pi, não é através de pesquisa de opinião.

    Responda
  43. Joaquim Rosa

    Redes sociais, "noves fora" as "fake news", quase a totalidade do que sobra é li xo só. Uma cala midade.

    Responda
  44. Joaquim Rosa

    Pautar-se por princípios é coisa de pobre, era o "mote de um filme" classe "b" que eu assisti na TV, lá pela década de setenta. Daqueles filmes que passavam na Globo, pelas altas horas da madrugada.

    Responda
  45. Jorge Alberto Wolpert

    Mais que isso. Devem pagar por publicação de matéria de jornais. A Austrália é que está certa, com suas leis mais modernas. Afinal quem gasta muito dinheiro para informar seu público, são os jornais e as TV's entre outros meios de comunicação, e vai outro só copia e cola. É uma discussão longa, que merece debate mundial.

    Responda
  46. jose batista

    A esquerda usa a mentira como arma política, as redes sociais os desmascaram, daí quererem a censura/ regulamentação. Zuck não quer mais ser usado!

    Responda
  47. José Marco Barbizan

    E desde quando as redes sociais são jornalismo?

    Responda
  48. Regina Tavares

    Concordo, é é preciso estudar em que ponto as redes sociais suplantaram o jornalismo. Terá sido com a monetização, com a pre guiça em pensar, com o avanço da idioti zação? O que penso e que éramos s mais felizes e civilizados sem elas...

    Responda
  49. DANIELA FRANCO

    Concordo, so lamento que a grande maioria da populacao usa as redes sociais pra se informar e isso nao mudara. Sou profa e meus alunos me falam que se informam pelo X, falecido twitter ou pelo instagram, quase nenhum le jornal. Infelizmente, é a triste realidade: o mundo caminha para o fim, e a última pá não será de cal, mas de silício!

    Responda
  50. Raymundo Itareru

    honestamente eu nunca vi uma informação ou notícia produzida por usuário de rede social que fosse verdadeira, notícia ou informação verdadeira não dá like e engajamento, precisa ser fake news

    Responda