Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jair Pereira

    Viva Maduro, amigo de Lula, ídolo dos esquerdistas , exemplo dos intelectuais e professores de ciência social com viés comunista. Me lembro da minha Professora e Estudos Sociais falando da URSS, Bloco Soviético dos países comunistas, me lembro dela falando de Karl Marx , com ideologia de igualdade, era uma época feliz, tinha 17 anos e ficávamos empolgados ouvindo, ela xingava o Presidente João Baptista Figueiredo, Falava de amores de Lenin e Stalin....não é de hoje , PT tem raízes ancestrais.

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Para não dizer que é totalmente inútil e negativo é o fato de servir de exemplo para o mundo conhecer o que é totalmente inútil e negativo.

    Responda
  3. André Silva de Oliveira

    Considerando a classificação da organização V-DEM, estimo que a Venezuela vai-se converter em uma autocracia fechada à semelhança de Cuba e Coreia do Norte. Mas Lula e o PT, todos muy democráticos, ainda tratam o vizinho como se fosse uma democracia eleitoral. Não dá.

    Responda
  4. Leonardo Trindade

    A Venezuela só é notícia porque nosso caro ditadorzinho está sentado sobre uma imensa jazida de petróleo. Seria melhor uma tentativa de intervenção política do Brasil do que intervenção militar americana.

    Responda
  5. Nelson de Paula

    O que torna a questão um feio imbroglio é que nos Brics os poderosos China e Rússia são simpáticos ao governo espúrio da Venezuela. Contudo, o Brasil está passando a mensagem de reprovação a isso que o regime chavista se tornou.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Não está reprovando nada. Está fazendo jogo de cena para não avalizar esse regime que ameaça um banho de sangue hoje! Sabe quem reprovou ontem: Boric, o esquerdista chileno e o disse com todas as letras. E isso é o minino que se espera de um governo que se diz amante da democracia.

  6. Sergio Caldas

    Continuando, eu não defendo Maduro, mas quando leio ofensas para um presidente democraticamente eleito, chanceladas por um jornal que assino a décadas, chego a perder a fé na humanidade!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Maduro não foi eleito democraticamente, houve fraude, daí porque ele se recusa a mostrar as atas das sessões de votação. A soberania popular foi violada. Maduro é um delinquente.

  7. SA amoULO L FARIA

    Anete: Bolsonaro fez na Venezuela o que o Bolsonaro pretendia fazer aqui. Olha que absurdo! Relativizar o massacre de um povo, com a anuência e apoio do PT, com uma suposta pretensão que não se realizou quando aquele foi presidente (contra minha vontade). É por isso que a esquerda cada vez mais, se afasta do povo. Não há verdade, coerência, um mínimo de lógica. Mas continuem assim, sempre do lado errado. A maioria do povo Brasileiro e Venezuelano está do outro lado e vocês acabarão sozinhos.

    Responda
  8. Sergio Caldas

    Só fascistas não são censurados e passam "por moderação"? Revoltante!

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    Outro dia eu defendi que os impostos devem voltar para a população na forma de serviços públicos de qualidade - eu mesmo estudo na USP e o retorno é ótimo - aí o Ivo Broeing veio dizer que o trabalhador que ganha R$ 2,3k não quer pagar imposto e sim contratar saúde, previdência e educação privadas. Em qual mundo você vive para achar que quem ganha isso consegue pagar sistemas privados? Seu privatismo te cega para a realidade.

    Responda
  10. Sergio Caldas

    Várias vezes eu já escrevi opiniões que foram censuradas aqui. Sou declaradamente de esquerda.Por que a folha também não censura as bestas fascistas que escrevem barbaridades? Fica a pergunta que não quer calar.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Só a esquerda autoritária chama os adversários de "bestas fascistas", o que pode levar a outra banda a chamar de volta os oponentes de bestas neocomunistas.

  11. Felipe Araújo Braga

    Ivo Broeing, não adianta nada você falar mal da Venezuela - que eu acabei de condenar como uma ditadura - e votar em Bolsonaro, defender Hungria, Netanyahu e Trump. Você condena as ditaduras de esquerda (errado não está) e fica defendendo as ditaduras ou regimes agressivos de direita. Fica indignado com Rússia, China e Irã, mas acha lindo o que fazem na Hungria, ou a guerra em Gaza e Trump ameaçando Europa, Canadá e América Latina. Menos hipocrisia.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Defendo o direito do aborto e sou defensor ativista no direito do sujeito poder exercer sua sexualidade como bem entender e na defesa da liberdade e igualdade de gênero e racial de forma humanista universalista e não identitária, sou a favor de transferência de renda do mais rico para na forma do imposto de renda negativo proposto por Friedman, dedico boa parte de meu tempo e patrimonio a filantropia e atendimento gratuito a pessoas de baixa renda em sofrimento

    2. Ivo Broeing

      Nobre Felipe, eu não votei no bolsonaro e nem no lula, como também não sou conservador e nem de esquerda, sou liberal e critico ao bolsopetismo, critiquei e cobrei o larapio do Bozo no governo dele e cobro e critico o lula também no governo atual, não defendo nenhum tipo de ditadura ou regime autoritário, você esta muito enganado, provavelmente as pautas que defendo são bem similares a que você defende, porem os meios para os fins acredito que certamente vão divergir

  12. Ivo Broeing

    Nosso presidente safado e corrupto da Brazuela, democrata de meia tigela, luladrao da silva ,já mandou representante da Brazulea a Venezuela para chancelar a fraude da posse do ditador maduro, como sempre Lula e Pt do lado de todas as autocracias, ditaduras, teocracias radicais e todos os demais países fuleiros, anti democráticos e autoritários do mundo conhecidos como eixo do mal, além de grupos terroristas, a nata podre do mundo, e se fala democrata, só abobalhados acreditam

    Responda
    1. Ivo Broeing

      eu não entendo como as pessoas tiram do nada que sou isto ou aquilo ou que defendo isso e passo pano para aquilo, e um mundo binário abobalhado, exatamente igual quando eu cobrava e criticava o governo do Bozo, e era chamado de petista petralha apoiador da ditaduras, bolsopetistas parecem viver na matrix, se você não tomou a pilula vermelha e porque tomou a azul, mas ambos são na maioria autoritários, não democráticos e defendem o uso do estado para perseguir desafetos e opositores

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Senhor Ivo, não vou denunciar seu comentário, por que quero que permaneça, como exemplo da compostura de Extrema Direita, que Macron, com toda razão chama de Internacional Reacionária. Fosse apenas de Direita e Liberal como gostam de ser chamados, radicais de Direita, não fariam ataques pessoais como o seu, mas argumentariam no terreno da Razão. Os EUA apoiam a ditadura da Arábia Saudita, e o senhor não diz nada. Depois reclamam quando chamados de Neo Facistas.

    3. Ivo Broeing

      Marcos democracias que mantem relacoes dom maduro e sao membros da Onu: Brasil, México, Colômbia, Bolívia e Turquia (classificada como "democracia imperfeita" ou "híbrida") , resumindo as democracias mais corruptas do mundo. Regimes Autoritários que apoiam Maduro: Rússia, China, Irã, Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua, e Bielorrússia, so gente da Nata! Regimes Autocráticos: Coreia do Norte, Eritreia, Síria (sob Bashar al-Assad)! resumindo uns 15 paises da onu, diga-se de passagem, so a fuleragem !

    4. Antonio Eustaquio

      Isso é comentario que se publique? Não entendo a políticacda folha!

  13. Wil Leon

    Lule e seu amigo Maduro. Gleise H, a amante ou coxa da lista da Ode, dando apoio com seu PT.

    Responda
  14. Wil Leon

    Cadê o MerCUsur, UE, USA, ONU e os escambau que deixam esse ditador fraudar eleições?

    Responda
  15. Antonio Araújo

    Sempre bom lembrar do apoio entusiasmado da esquerda brasileira ao regime, desde a ascensão de Chavez. Parte considerável do PT e o MST continuam dando toda a força. São esses que se arvoram defensores da democracia.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      No alvo, Araújo. Há um grande ponto em comum entre Maduro e a esquerda brasileira, vale dizer, o desprezo às instituições da chamada democracia liberal.

  16. Anete Araujo Guedes

    Maduro não passa de um gatinho perto do feroz, indomável e potente leão chamado Trump. Este sim poderá causar estragos irreparáveis lá e fora de suas fronteiras. Sem mencionar outros autocratas espalhados mundo a fora, como os que promovem guerras com o intuito de massacrar, de extinguir uma população.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *= entregar

    2. Anete Araujo Guedes

      Não estou dizendo que o Maduro está certo, mas desconfio dos que estão de olho em uma das maiores reservas de petróleo e outros minerais venezuelanos. Lá eles não querem entrar e sofrem duras sanções econômicas. Aqui certos governantes entregam tudo de mão beijada, sem pedir nada em troca.

    3. SA amoULO L FARIA

      Maduro é um gatinho. Que fofo! Procure conhecer as atrocidades que esse ditador comete conta seu povo. Naquele que foi o país mais rico da América Latina e transformado pelo chavismo e madurismo, ambos sempre apoiados pela nossa esquerda amante da democracia e que teve sua economia totalmente destruída, ser povo massacrado, opositores assassinados ou presos sem processo. Mas, convém a essa esquerda carcomida, negar as evidências. Até a prisão da Corina eles negaram, o que mais esperar desse povo

    4. Anete Araujo Guedes

      Por que Maduro é assunto diário, recorrente, permanente? Por que incomoda tanto? Trata-se de um país subdesenvolvido, daí que merece as pedras que jogamos. Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui.

    5. ADONAY ANTHONY EVANS

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Invocar outros delinquente para passar pano em Maduro, não me parece o melhor caminho. Tente de novo. Sei que você pode.

    6. Hernandez Piras

      Que desculpa esfarrapada! Infelizmente, o mandato de Trump é legítimo. E quando se considera que Maduro conseguiu fazer com que mais de cinco milhões de habitantes deixasse o seu país, ele nao fica nada atrás de gente como Netanyahu.

  17. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de esquerda e condeno a ditadura venezuelana, é uma mancha na imagem das esquerdas. Acho muita hipocrisia eu vir aqui condenar Bolsonaro, Netanyahu e apoiar o que acontece na Venezuela. Lula deveria romper com o Regime. Basta de opressão ao povo venezuelano.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      É esse o caminho.

  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Embora pragmática, pelas reservas de petróleo do país, a presença na posse é imoral e endosso ao golpismo de Bolsonaro. Se golpe vale lá, vale cá. Quando o bolchevismo anacrônico do PT vai deixar de errar? Ao que parece, nunca.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      E, por falar em "afronta", que ato do governo Lula poderia se comparar às ofensas que o Procurador-Geral da Venezuela dirigiu contra o Presidente brasileiro? E mesmo assim nossa embaixadora deve assistir a posse de Maduro? Pelo visto, o Brasil na visão dos petistas só não deve se rebaixar a democracias "ocidentais", a caudilhos pretensamente socialistas, tudo bem, né?

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Ao se alinhar ao discurso oportunista de Maduro contra a Extrema Direita, o PT enfraquece a luta verdadeira contra a Internacional Reacionária.

    3. Marcos Benassi

      Todavia, meu caro, abster-se a embaixadora Brazuca de ir a um evento de estado dessa monta, não será desnecessária afronta? Sei não, "romper relações" não me parece mais produtivo do que mantê-las em nível mínimo.

  19. Marcos Benassi

    Brunão, meu caro, confesso minha indigência na compreensão daquilo que pretende nosso desagradável vizinho: escancaradamente ditatorial, tal como seus colegas médio-orientais produtores de hidrocarbonetos, fôra levemente menos afrontoso, era capaz de se dar muito bem com o Chucky de Sam. Como naquele adagio sobre o comportamento de gambás, não era necessário mais do que uma cheiradinha recíproca. Enfim, tal como na existência de fantasmas, eu admito Mistérios; minha ignorância, então...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Por que "desnecessárias", prezado? Meu raciocínio não é acanhado, meu conhecimento, sim, muitas vezes. Há um sem-número de ditaduras perfeitamente abomináveis que não sofrem retaliações político-econômicas por parte do Sobrinho Laranja de Sam. O TrAmp mostra-se um defensor bastante verborrágico do petróleo, donde não vejo incompatibilidade de amarem-se os autoritários antipobre, TrAmp e Maduro.

    2. Antonio Araújo

      Poderia criticar o regime de Maduro e ponto, sem comparações desnecessárias. Ditadura é ditadura. Mas já é um começo.

  20. Raimundo Alvaro Campos de lima

    A Venezuela é um país soberano,os problemas da mesma ,só dizem respeito aos Venezuelanos.O Brasil não tem o direito de ditar ordem no país vizinho

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Exatamente por ser um país soberano é que deveria respeitar a vontade da maioria que votou contra o regime de Maduro. A soberania se assenta na vontade popular, não na apropriação do poder por grupos autoritários que não respeitam as regras do jogo democrático.

    2. Marcos Benassi

      Sem dúvida, prezado Raimundo, "ditar ordens", dita-as o próprio ditador de lá, não é o caso de ninguém de fora fazê-lo. Todavia, como vizinho, que inclusive recebe cidadãos fugidos da barbárie local, não é o caso, creio, de compactuar alegremente com a coisa. Evidente que não precisamos, igualmente, entrar numas de bloqueio comercial ou qualquer coisa assim, já há sofrimento suficiente por aquelas bandas.

  21. Joao Braga

    Ditador responsável pelo sofrimento de milhões de venezuelanos. A ida do embaixador chancela a posse.

    Responda