Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diogo de Castro Oliveira

    Agora só nos resta saquear os supermercados.

    Responda
  2. valdonir estivalet teixeira

    Até cheira piada.... estouro? Estouro havia nos tempos do maluco 4 anos de abusos em todos os sentidos, gastos bilionários, combustível a preços explosivos, falta $ de universidades, de Sus, de vacinas, salário mínimo sem reajustes, e no geral o básico . E não via nem lia nada por aqui, fazendo crítica que deveria ser dura e implacável.

    Responda
  3. valdonir estivalet teixeira

    Até beira a piada!!! O maluco ficou quatro anos, torrando reservas, explodindo todas asetas, gastos bilionários acima do tal teto, preço de

    Responda
  4. Márcio Ribeiro

    Mas que "estouro", não! Pressão só se for da própria Folha, que insiste na cátedra de que a Argentina sim anda bem das pernas! Descaradamente cínica!

    Responda
  5. Antonio Araújo

    Mas a culpa é sempre dos outros.

    Responda
  6. César A C Sanchez

    Aguardamos que Lula escreva uma "carta ao povo brasileiro" para justificar estouro da inflação após fortes críticas ao Banco Central. Desde o início de seu mandato, presidente tem minimizado a alta dos preços e acusado o BC de sabotar o seu governo com juros altos, uma espécie de "vacina preventiva" para o caso de as coisas desandarem na área fiscal, como de fato está a ocorrer. A parceria nas emendas Lula-Lira gorou as coisas ainda mais. Governo fraco, partido fraco, sem apoio no Parlamento.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Aguarde 72 horas

  7. João Marino Delize

    Procurem saber as dívidas internas do Japão, EUA., Itália, Grécia e Argentina e façam uma comparação com o Brasil. Vocês vão ficar de queixo caído.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Ainda teve a decência de colocar a Argentina no bolo, porque a maioria comete a desonestidade de comparar o Brasil com países desenvolvidos, que já resolveram seus problemas de infraestrutura faz tempo. E ainda assim, sabemos que a Argentina tem uma crise de confiança há anos, o que limita sua capacidade de tomar empréstimo e aumentar sua dívida. Mas coloque aí também o México, que tem dívida de 47% do PIB, muito menor do que a nossa...

    2. Elcio Simielli

      Agora é com o Galipolo.

    3. MARIA F LUPORINI

      Lembrando que a dívida pública subiu devido ao aumento da taxa de juros puxada por atos do sabotador Campos Neto, tchutchuca do mercado financeiro.

  8. André Mendes

    Eu fico impressionado que ninguém aponta o denominador comum de três anos de quebra do teto da inflação. Campos Neto era o responsável por manter a inflação na meta em 21, 22 e 24. Não conseguiu. E ainda saiu louvado como se fosse um grande presidente do BC.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      O instrumento que Campos Neto tinha pra conter a inflação era somente a Selic. Vocês bombardearam todas as decisões de aumento de juros e agora ainda reclamam da inflação que veio acima? Até pra desonestidade, vocês estão se superando.

  9. Marcelo Masiero

    Depois do títulos da Folha, vem o Apocalipse, a invasão zumbi e todos seremos obrigados a fugir para as montanhas a procura de bunkers.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Calma que o Brasil faliu: zero vírgula trinta e três por cento acima da meta. E só superou a meta provocado por Campos Neto, que liderou a especulação contra o real.

  10. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    No governo Bolsonaro ele conseguiu dobrar a meta. A inflação 2021/22 foi de 10,06%.

    Responda
  11. MARIA F LUPORINI

    Olha a inflação no péssimo governo BolsoGuedes. Lembrando que veio com Pib baixíssimo, arrocho nos salários e altíssimo desemprego. Péssimos. E o mercado financeiro não ficou nervoso nenhuma vez.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Demagogia sua. A pandemia teve sim um impacto avassalador na economia Global. Imagine nas regiões mais atrasadas, como o NE brasileiro. Sorte do Brasil que tinha o estado e a cidade de São Paulo, que foram na contramão do bolsonarismo. Sorte que tivemos a Imprensa, para ser a maior oposição e fre te de resistência ao charlatanismo. O PT. Estava ocupado, maquinando estratégias para tirar Lulão da cadeia e fazer um revisionismo do papel dele como articulador do Mensalão e do Petrolão.

    2. MARIA F LUPORINI

      Lembrando que no primeiro ano do Guedes não teve pandemia e ele tinha o apoio do agro, Congresso, grandes empresários e mercado financeiro. Foi horrível mesmo, incompetente.

    3. MARIA F LUPORINI

      Estava tudo péssimo assim antes da pandemia e permaneceu após. O PIB cresceu Um por Cento no primeiro ano do Guedes, com todo o resto ruim. Vocês usam a bengala da pandemia para justificar o quanto Guedes foi péssimo, um showman de quinta categoria.

    4. Gustavo Michelin

      Esqueceu da pandemia moça

  12. MARCIO DIVANIR REGIS

    No gráfico faltou a coluna da previsão da Faria Lima.

    Responda
  13. José Bueno

    Ora, Cardoso, você falou de um ano dos governos Dilma e ignorou os resultados da dezena de anos dos governos Lula e Dilma. Ao mesmo, não comparou com os dados de todos governos liberais. Não dá para levar a sério seu comentário, a equipe séria e responsável do Presidente Lula 3 está levando o país no caminho certo.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O infográfico é claro ao demonstrar a superioridade de todos os indicadores econômicos comparados ao péssimo governo BolsoGuedes: inflação alta, desemprego recorde, salários corroídos, pobreza recorde, PIB baixíssimo e setecentos mil mortos por atraso em comprar vacina.

  14. ARI JOSE ANTONIA

    ...a picanha prometida ficou só no cheirinho em 2024...e ainda falta 2 anos para essa turma ser defenestrada...

    Responda
  15. Edson Badra

    simples fazer a inflação baixar. É só deixr o povo passando fome, como fez a Argentina

    Responda
  16. MARIA F LUPORINI

    Zero Vírgula Trinta e Três por cento acima da meta. Estouro só cabeça da Folha, porta-voz do mercado financeiro.

    Responda
  17. Carlos José

    Folha como sempre apelando ....

    Responda
  18. Amad Ali Hammoud

    Quem imaginaria hahahahah

    Responda
  19. José Cardoso

    A meta é de 3%. Pelo terceiro ano seguido a inflação fica na casa dos 5%. Estamos quase dobrando a meta, como dizia a Dilma. Acho que nesse ano conseguiremos...

    Responda
    1. José Bueno

      Ora, Cardoso, você falou de um ano dos governos Dilma e ignorou os resultados da dezena de anos dos governos Lula e Dilma. Ao mesmo, não comparou com os dados de todos governos liberais. Não dá para levar a sério seu comentário, a equipe séria e responsável do Presidente Lula 3 está levando o país no caminho certo.

  20. José Bueno

    Ao contrário do FED estadunidense, que tem como meta não só o controle da infllação mas também a manutenção da emprego, aqui no Brasil dados frágeis não são suficientemente analisados no conjunto da economia. Estão sendo usados com estardalhaço para cortar mais ainda na carne dos famélicos para garantir o conforto dos abastados.

    Responda
  21. José Luis Oliveira

    Cadê minha picanha...kkkkk Cadê os PT istas da Silva, vamos aos poucos levando o Brasil a bancarrota

    Responda
  22. Sergio Moraes

    Folha: 0,33% acima do teto da meta de inflação é tratado como "estouro". O regime militar como "ditabranda". Precisa dizer mais alguma coisa?

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      José Bueno, como sempre vocês se colocam em posição de superioridade moral e detentores únicos da verdade e da razão. Não à toa, Democracia funciona pra vocês enquanto ficam no poder, alternância nem passa por sua cabeça. É por essas e por outras que o apoio à turma que está há 16 anos no poder cansa cada dia mais e tem cada dia menos apoiadores. Quando Lula se for, vai seu um "tchau Querida" por décadas.

    2. José Bueno

      Ah, Rodrigo, bem se vê que esta enxurrada de bobagens que você está falando nos comentários se deve a sua total desinformação e reflexão.

    3. Rodrigo Andrade

      A Folha já escreveu "ditabranda" em algum lugar ou são somente as vozes da sua cabeça?

  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Dados de agosto passado provam que não chegam a nove milhões de pessoas. Só pesquisar. Se juntar bpc não dá onze.

    Responda
  24. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha e suas manchetes, sempre desmentidas pela própria notícia! Lula é o presidente que melhor controla a inflação, além da maior responsabilidade fiscal.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      O delírio e a passação de pano pro político de estimação atingindo níveis nunca antes vistos por aqui... e olha que a concorrência é forte!

    2. José Luis Oliveira

      Que dorgas é essa q vc usa?

  25. Waldir Roque Maffei

    Estoura a meta para quem quer o pior para o Brasil. Que nada serve. Que está tudo errado Que torce para o caos. Foca o teto de gastos do "verão passado", do inelegível?? Tinha teto?

    Responda
  26. Fernando Palhares

    Com base em matemática, bem menor que os 13% de Bolsonaro e, curioso, com estardalhaço inversamente proporcional. A imprensa e o mercado é uma tragicomédia: imagina o Lula falando em anexar a Guiana Francesa, o Uruguai e o Paraguai. Trump fez coisa real e igual. Mercado nem mexeu.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Fernando Palhares, o "bolsonarista" é sua conta, você se surpreenderia com o número de pessoas que conseguem ser críticos a qualquer político que esteja na cadeira, naquele momento. Aliás, a torcida fanática por qualquer dos dois lados explica muito porque patinamos há 30 anos, sem gente que cobre resultado independente da ideologia, fica muito, muito difícil avançar.

    2. Fernando Palhares

      Bolsonarista reclamar de fake News é cômico e paradoxal.

    3. Rodrigo Andrade

      De onde vem suas informações? O IPCA de 2021 foi de 10,06%, o outro de dois dígitos anterior foi de 10,67% em 2015, sob Dilma. Podemos concluir que um governo do PT consegue ser pior do que o auge de uma pandemia?

  27. Luiz Carlos D Oliveira

    Parece que nosso Brasil não tem jeito, é só melhorar um pouco para a base da pirâmide e a inflação dá as caras, é só comparar: nos anos de crescimento econômico a inflação sobe junto, recessão ela desce, exceto no segundo mandato de Lula

    Responda
  28. César A C Sanchez

    Parece que as palavras doem aos ouvidos de alguns. Seria mais palatável que tivessem utilizado "oscilou"? O fato é que o jornalismo tem suas táticas de tornar as "headlines" mais apelativas. Isso não vai mudar. Seja qual for o governo, a práxis é essa.

    Responda
  29. Evandro Botteon

    O infografico é bem didático. Olha o barulho que os jornaloes fazem nos governos de esquerda. Ignoram todos os avanços sociais, e ajudam na narrativa da catástrofe. E observe o esgarçamento da "meta" no gov bolsonaro. E a complacência com a política econômica.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      È neste período é que tinham otimo lucro. Rendimento top. Estava tudo liberado e estourou tudo. A Folha, CNN e tal segue apoiando os golpistas

  30. João Marino Delize

    A inflação ficou um pouco acima da meta, mas o PIB ficou muito acima do esperado e desemprego despencou e isso o mercado não fala. Melhor que isso impossível.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Agora a bola está com o Galipolo.

    2. MARIA F LUPORINI

      O gasto público cresceu porque o mercado financeiro forçou a alta da dívida pública com o aumento extorsivo dos juros selic.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Dados de agosto passado provam que não chega a nove milhões de pessoas. Só pesquisar. Se juntar bpc não dá onze.

    4. Ivo Broeing

      E o gasto publico cresceu muito acima do Pib, e o gasto publico descontrolado e o principal fator que elevou o PIB, um voo e galinha de uma arapuca para outra, isso ninguem da esquerda fala! Quanto ao desemprego, vender bala no sinal, viver de bolsa familia ou capinar terreno por um prato de comida e emprego pra voce?

    5. Rodrigo Andrade

      54 milhões pendurados no Bolsa Família, tirando esses mundaréu de gente da contabilização, fica fácil falar em baixo desemprego...

  31. edson oliveira silva

    A defesa pelo o idealismo,nunca pela a verdade.

    Responda
  32. edson oliveira silva

    Como tem gente apaixonado por coisas que eles mesmo não conseguem ver.

    Responda
  33. Ivo Broeing

    exato mais 72 horas camaradas que Dirceu e Palloci ja ta vindo salvar e esquerda, viva o bolsopetismo , no final so muda a cor da camisa

    Responda
  34. Marco Ferreira

    Crescimento acima das previsões , desemprego em baixa, arrecadação em alta, e inflação apesar de baixa, um pouco acima do limite superior. Pequenos ajustes para podemos considerar “céu de brigadeiro”! Seria essa a matéria honesta FSP?

    Responda
  35. edson oliveira silva

    Isto não é real,a inflação é muito mais

    Responda
  36. Wlander Kwasniewski

    Como a mídia adotou e se apaixonou pelo termo "estourou", uma terminologia do mercado. Ninguém mais diz "superou", "ultrapassou", "desviou", "ficou acima". O importante é o impacto . Será que é claro para a maioria da população o que significa tudo isso, o que está por trás destes conceitos econômicos?

    Responda
    1. Geilson Silva

      Erosionar o governo democrático para proporcionar a subserviência total ao complexo industrial militar nazista?

    2. César A C Sanchez

      Parece que as palavras doem aos ouvidos de alguns. Seria mais palatável que tivessem utilizado "oscilou"? O fato é que o jornalismo tem suas táticas de tornar as "headlines" mais apelativas. Isso não vai mudar.

  37. Armando Moura

    a ju ros re ais se manti ve ram altos durante todo o ano, osci lando entre cinco a sete por cento acima da inflação. Então nao é a ta xa se lic que contro la a infla ção. Se fo rem os gastos do gover no isto tem que ser resol vido, sobretudo o ralo enor me de congre sis tas para saque ar dinhei ro publico.

    Responda
  38. Marcelo Magalhães

    Arrastão de pobres de direita que jogam contra o Brasil, achando que são estadunidenses.. Estão aí abaixo os subservientes da elite de rapina, os bolsonaristas que adoram sentar no colo dos endinheirados. Bom dia para essa turma de recalcados. Os progressistas seguem.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      klkkkkkkk , respeitado no mundo inteiro? quer que te traga a pesquisa sobre a confianca em lula la fora? menos de 30 porcento meu amigo mesmo em paises da america latrina

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Ivo, tenho certeza que não tem ninguém interessado no que eu faço. Mas vamos ao que interessa, você poderia colocar aqui o nome do seu candidato a presidência da república, o seu partido e seus currículos? Talvez você tenha um nome de um brasileiro com capacidade de ganhar eleições, que já tenha conduzido o país com maestria, que seja respeitado no mundo inteiro? É bem provável que você saiba de algum partido com o mesmo histórico do PT, que tenha representatividade dos trabalhadores.

    3. MARIA F LUPORINI

      E Trump não os quer, são miscigenados. Trump quer ingleses do Canadá e dinamarqueses da Groelândia. Gente cafona.

    4. Ivo Broeing

      Marcelo quanto você já destinou de seu dinheiro e patrimonio para combater a desigualdade social? Quanto do seu tempo você dedica para prestar ajuda as pessoas de baixa renda em sofrimento? Ou so fica esperando que o governo resolva o que e de tua responsabilidade? Quem mais sentou no colo do endinheirados foi o lula, pesquisa o lucros dos bancos rentistas e da bolsa no ultimos 30 anos e vera, o Bozo e outro larapio com certeza, mas isso que falas ai foi justamente o lula

    5. victor lag

      yada yada yada. É o delírio do governo do amor . Não comente, guarde o ódio do bem para você

    6. Geilson Silva

      Abismo da insolvência fiscal. Isso é coisa de thinktanker da faria, não é coisa de gente tochka não

    7. Rodrigo Andrade

      Seguem rumo ao abismo da insolvência fiscal

  39. Felipe Macedo

    Saudade da inflação de dois dígitos né, Folha? Algo que só voltamos a ter nesse país depois do golpe e da direita tomando de assalto o poder.

    Responda
  40. Celso Monteiro

    Mesmo com a manipulação dos dados pelo IBGE do Pochmann, a inflação estourou a meta. Isto mostra duas incompetências: a de manter a inflação sob controle e a de gerar a inflação falsificada, que ainda assim estourou a meta. A verdade aparece sempre que vamos aos supermercados.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Hahaha. Os caras acham que é fácil manipular dados como eles tentam manipular a realidade. Patéticos. Negacionistas irão negar mesmo

    2. Mario Donizete Pelissaro

      Ó mais um aqui com aquele papinho de negacionista. Dizer q o IBGE manipula dados é o mesmo que dizer que as urnas são fraudadas , que cloroquina cura covid ou que a terra é plana. Bem tipico dos arruaceiros golpistas. No mais torço para que esse tipo de gente, independente de suas preferencias politicas, torcesse pro Brasil, só prá variar um pouco.

  41. Maria Aparecida

    Na real, todos esperávamos essa notícia, 2025 pode ser um ano promissor ou não, isso depende de uma série de fatores, mas o principal deles é um corte profundo e destemido na própria carne pelo governo, algo que provavelmente não vai acontecer.

    Responda
    1. José Bueno

      Dados frágeis e não suficientemente analiisados no conjunto da economia estão sendo usados com estardalhaço para cortar mais ainda na carne dos famélicos para garantir o conforto dos abastados.

  42. César A C Sanchez

    Ahhhh, é o mercado, os rentistas, a Faria Lima, Trump, Musk, a Meta, Campos Neto...(alguém pensou no populismo de Lulão?)

    Responda
  43. Elcio Simielli

    Não sei onde tem essa inflação. Meu plano de saúde sobe 20% ao ano, a escola subiu 9%, os alimentos subiram mais de 7%. O que está segurando a inflação, ao estilo Dilma, é o congelamento dos preços de combustíveis e energia.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Sério, Wilson?

    2. Wilson Luiz Antonio

      O IBGE mede a inflação média, e não a tua inflação. Mais alguma dúvida?

  44. SA amoULO L FARIA

    E ainda há quem acredite que o amante da democracia e apoiador do Maduro, já tirou 26.000.000 da pobreza em dois anos e vai tirar os restantes 12.000.000 nos próximos 2 anos. Então, seremos uma Noruega, Suíça, quem sabe.

    Responda
  45. LUCAS STAINSKI DE MARIA

    Triste mais isso é matemática. A Dilma esticou a corda para se conseguir se reeleger em 2014 com o mesmo cenário. Inflação acima da meta, dólar a $6, segurando preço de gasolina, diesel e energia elétrica. Sem ajuste fiscal. Rombo em estatais. Aumento da dívida pública e nos enfiou na pior crise em 100 anos. Mesmo comportamento do Lula3. Triste. Muito triste. Estão afundando nosso país.

    Responda
  46. SA amoULO L FARIA

    Logo, vão atacar a meta, o Campos Neto e a Faria Lima. Bom mesmo é estourar a meta. Mas até que foi pouco, se minha inflação pessoal, estivesse perto desse índice, eu estaria muito feliz. E você?

    Responda
  47. Gilberto Alves

    O mercado interno precisa ficar menos dependente dos combustíveis fósseis. Imagina o impacto das reduções no custo do frete se já tivéssemos uma frota de caminhões e ônibus urbano eletrificada. Se os consumidores em geral gastassem menos com combustível.

    Responda
  48. Marco A Moreira

    Dirão os lulaplanistas: o PIB cresceu , a economia se agiganta, a pobreza foi extinta, Folha fascista, amiga do mercado, dos farialimers(aspas), dos rentistas etc. Enquanto isso o poder de compra despenca junto com a popularidade do governo. Triste Brasil!!!!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato Rodrigo, quem vive de promessa e de mentiras sobre o futuro são os capitalistas da direita. Morreu seco, aquele que trabalhou pelo capitalismo, acreditando que ele produzia riqueza para distribui-la. Mas os que acreditam no progresso, tem hoje emprego, tem comida, tem educação, tem saúde e vai continuar a tê-los até que venha um Milei da vida com a promessa de tempos melhores e coloque 60% do país em condições de miséria e fome. Essa estória de futuro é conversa fiada de rentista.

    2. Rodrigo Andrade

      O Mário faz parte do contingente que ainda não entendeu o truque petista de bombar o presente enquanto rifa o futuro

    3. Mario Donizete Pelissaro

      Uai, Marquim? e com tudo isso que vc falou "Economia que se agiganta" e "pobreza extinta" e ainda acha q o Brasil é "triste"? E tem mais, o desemprego em baixa, produção industrial em alta, aumento da renda do trabalhador e aumento do consumo. Ah vá, convenhamos que não tá tão "triste" assim não, né?

  49. Ivo Broeing

    tic tac

    Responda
    1. Felipe Macedo

      72 horas!