Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RENATO JANINE RIBEIR0

    Para quem conhece o governo, é mto dificil imaginar que um ministro receba um pedido em sua sala, em seu gabinete, sem alguém já ter checado de quem se trata. O episódio com Celso Furtado parece difícil de acreditar.

    Responda
  2. Aderval Rossetto

    Se conversarmos de tradicionais assuntos restritos brasileiros em agricultura, ou biologia, ainda química, garanto que esse escritor não deve saber nada de nada. Seu mundo não é meu mundo!

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    E viva a democracia de gostar, não gostar, conhecer e não conhecer. A arte e a intelectualidade são plurais, concordemos ou não, e nunca dependeram de se aceitarem mutuamente, mas de serem aceitos por quem as aprecia. Fosse assim, tudo já estaria pasteurizado há bastante tempo, como vivem tentando fazer os extremos da equação. Toda arte é válida, assim como toda reflexão e nem toda arte é boa, assim como nem toda reflexão. Deixemos a geração de Codex e enquadramentos no lugar que merecem, o lixo

    Responda
  4. Fernando Alves

    Demétrio quis pagar de cult, porque ele sabe muito bem quem é o cantor. Não duvido que se conheçam até pessoalmente, pois ambos servem ao mesmo senhor no projeto político. Pior do que o fingimento do Demétrio é o colunista querer pintar o Demétrio como social democrata e grande intelectual. Estratégia das tesouras, tanto o cantor, quanto o analista político e o colunista estão abraçados na mesma campanha e querem fingir que são distantes para virem com o discurso de maioria plural mais tarde.

    Responda
  5. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Gustavo Moreira

    Demétrio Magnoli pode se dizer social-democrata. O partido mais tradicional da direita portuguesa se chama assim. Até a velha Arena, quando quis trocar de pele, se tornou o Partido Democrático Social...

    Responda
  7. Rodrigo Flexa

    Uma coluna medíocre defendendo dois sujeitos ainda mais medíocres, todos vocês de mãos dadas com a extrema direita.

    Responda
  8. Rodrigo Flexa

    E eu faço questão de não conhecer nenhum deles.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Simples e preciso!

  9. Ricardo Knudsen

    Demérito, negacionista do genocídio em Gaza e opositor do combate ao racismo através das cotas, um gde intelectual? Não sabia q a coluna tbém fazia textos humorísticos. Mas genocídio e racismo não são bons materiais para humor. Aliás, qual foi mesmo a gde contribuição cultural do geógrafo? Seria aquele livro feito sob medida para vender pra gente racista e direitista, combatendo políticas de mitigação do racismo? Se for isso, acho q intelectual certamente o colunista não é.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não adianta, camarada, não vai ocupar o lugar dele! Kkkkkk.

    2. Ricardo Knudsen

      De resto, Demérito demonstrou sua incompetência para fazer seu trabalho de comentarista político, pois afirma desconhecer uma corrente política cada vez mais influente. Como um comentarista político se dá ao luxo (sabemos q foi arrogância, né) de não saber nada de um sujeito extremamente popular, q acabou de se candidatar a presidente, com enorme barulho na mìdia?

  10. joão moreira

    Completamente descabia a argumentação do missivista! todo mundo tem o direito de não conhecer a ao mesmo tempo não gostar. Eu posso não gostar de um estilo e mesmo conhecendo um de seus representantes mais marcantes, continuar a não gostar. Simples assim. E ainda mais quando um escola da arte tanto se engaja em uma linha política. Ai mesmo é que se pode não gostar do estilo, não querer conhecer o estilo e ainda não querer conhecer seus representantes.

    Responda
  11. Ataualpa Sousa Borges

    Moro em Goiânia e nunca gostei desse tipo de música. A três anos atrás minha esposa veio me contar que a sobrinha da amiga dela trabalhava com o sertanejo ,Gustavo Lima. Eu perguntei e quem é ?. Não tenho idéia de qualquer música que canta. Só sei agora que é bilionário.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      e nem é obrigado a gostar de sertanojo, assim como Demétrio

  12. Marcelo Luiz de Lima

    Me desculpe a cara amarrada,mas os dias eram assim,Gustavo. Não suporto as letras pobres,as melodias mais pobres ainda,as vozes estridentes e as vestes cafonas. Quem está falando é um caipira que adora moda de viola,Almir Sater e Renato Teixeira. Demétrio tem razão. Pena Branca e Xavantinho vivem. Rolando Boldrin vive. O resto...bem...

    Responda
  13. Robson J Oliveira

    Não é tão simples assim... a esquerda sempre luta por igualdade principalmente num pais tão desigual, enquanto os novos sertanejos como este mencionado na matéria e pelo colunista, só quer um cache o mais alto possível sem se importar com a fome e miséria que fica na cidade que os pagam. se liga abajur!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ó santa esquerda!! Tão inocente vestal do prostíbulo chamado Brasil!!!hahahahahah. A única igualdade que querem é entre contas bancárias de corruptos!

  14. Rodrigo Jofré de Camargo

    Seria interessante propor algum cisco de qualidade nas composições, letras e arranjos dos ditos “sertanejos” da nova era. Música popular não precisa ser ruim, nem chula, temos muitos exemplos disso e Gustavo Lima não está entre eles. Fenômeno de vendas, mas artistamente irrelevante. Existem formas mais interessantes de se falar de chifre, bebedeira e diversão. Não é minimamente necessário intelectualizar a musica popular, nem é justo pedir a mediocrização do intelectual.

    Responda
  15. stenio miranda

    Vivemos hoje o inverso da utopia warholliana: todos terão direito a 15 minutos de anonimato

    Responda
  16. niemeyer franco

    Continue assim, intelectual, não está perdendo nada em não conhecer Gustavo Lima. Não acrescenta em nada na inteligência de alguém.

    Responda
  17. stenio miranda

    Quem é Gustavo Alonso?

    Responda
  18. teotonio nobrega

    Melhor continuar como estar Demétrio, não vai te acrescentar nada...

    Responda
  19. Zeno Fonseca

    Ao ler os comentários a coluna de Gustavo Alonso é o atestado concreto da acertiva do articulista. Parabéns. Perfeita abordagem. Negar evidências por gosto pessoal é pouco inteligente. Saúde e paz.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Perfeita bobagem. Pergunte ao Magnoli se ele conhece o Péricles e a Gilmelândia e a resposta provavelmente será a mesma. Talvez diga que Péricles foi o desenhista que criou O Amigo da Onça. Que relevância musical tem o Nivaldo?

  20. Marcos Costa

    Oi? O autor está sugerindo que a gente não ignore a mediocridade reconhecida por ele mesmo? Por que eu faria isso?

    Responda
  21. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    O que não se compreende é a FSP dar espaço para colunistas tão ruins como esse tal alonso. Já não bastavam o tal spyer e o tal joel ! Quanto ao tal cantor, a questão não é de polarização política ou o que seja. É questão de mau gosto musical, de ruindade mesmo! Ninguém é obrigado a aguentar o lixo que esse sujeito diz cantar! Esse lixo só serviria para atormentar os condenados no inferno!

    Responda
    1. BOLIVAR PIRES

      Kkkkkkkk... tens razão Serrgio: "Esse lixo só serviria para atormentar os condenados no inferno." Kkkkkkkkk

  22. ANIBAL CARRION

    Engraçado que o tribunal da internet pode condenar de boa sem filtros e quando um dito "intelectual" diz não conhecer fulano qual o problema e mesmo quando algo queira apresentar se não é o tipo de música que gosta tudo bem. Ah tanta discriminação e ódio atualmente e o povo enche a boca pra falar que é cristão e família é agora?

    Responda
  23. Ettore Fellini

    Festival de besterirol este artigo .Totalmente sem noção .Quer agradar o patrão ou os patrões .A FSP escolhe a dedo os piores e mais servis jornalistas .

    Responda
  24. Nelson de Paula

    Se o músico marca território político, fica marcado. Deixa estabelecido que o sertanejo está para a música assim como o bolsonarismo para a política. Isso não se deve só a Gustavo Lima, mas a todo um grupo de sertanejos que se manifestou apoiando o Traste.

    Responda
  25. Dario Leopoldo

    Também tenho que conhecer, só porque tem 45 milhões de seguidores? A palavra seguidores já diz tudo. Seguidores...

    Responda
  26. Felipe Bustamante

    Me fez pensar, Gustavo. Que texto maneiro. Obrigado!

    Responda
  27. FRANCISCO FARIAS

    A maioria dos breganejos são defensores patriotas do Bozofascismo. Tal fato, para quem tem o mínimo de inteligência: resume tudo!

    Responda
  28. Cida Sepulveda

    Excelente!

    Responda
  29. Pedro Luis S C Rodrigues

    mandou muito bem hoje

    Responda
  30. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Não é apologia à ignorância. O que se vê das gerações X e baby boomers é que eles viveram uma época realmente grandiosa da música em todos os estilos e é bem compreensível que eles não se interessem e nem queiram saber sobre o que se tem atualmente, pois é inquestionável o abismo de qualidade.....resumindo: "gosto não se discute, se lamenta!"

    Responda
  31. JOSE CARLOS ANDRE DOS SANTOS

    O texto estava muito bom. Parei de ler na parte que diz que Demetrio é social democrata. Meus olhos me traíram e ainda alcancei a parte que cita ele ser "injustamente" confundido com direitista.

    Responda
  32. Felipe Araújo Braga

    Demetrio não é um social democrata. Infelizmente a música brasileira popular ou de massas, não tem tanta qualidade cultural assim. E para mim, isso vale para o MPB assim como para o sertanejo e funk - há músicas muito boas entretanto - mas eu digo: a esquerda caviar que ouve MPB e viaja para a Europa é tão tosca quanto os direitistas pentecostais e que ouvem sertanejo.

    Responda
  33. Lincoln Cristian Machado

    Não existe mais pluralidade, e até na música agora temos de conviver com divergências de lado...

    Responda
  34. Leonardo Trindade

    Esses dias mesmo argumentei numa conversa entre haters de música popular que os sub-gêneros do sertanejo, funk e axé, que basicamente consistem em fusões entre estes e outros gêneros musicais, não se distanciaram em nada do que propunha o Manifesto Modernista. É pura invenção brasileira, aqui se reprocessa tudo à nossa maneira. É tolice tentar diminuir o popular.

    Responda
  35. Joao Cellos

    Uai, mas agora as pessoas são obrigadas a saber quem são alguns cantores? Mormente os sertanejos? Eu, por exemplo, não fazia ideia nem sequer que o tal Cristiano Araújo existia. Isso me torna melhor ou pior que alguém? Que bobagem essa matéria. Aliás, que bobagem essa coluna como um todo.

    Responda
    1. celso callegaro

      Pode-se não gostar de Magnoli, mas ele é um grande intelectual.

    2. Celia Moura

      Pois é, duro é ler que Magnoli é um grande (!) intelectual... Celso Lafer, por exemplo , deve estar girando a 100 por hora na sua tumba!

  36. Amauri Ferreira

    A polarização no Brasil é irreversível, até os "especialistas " canhotas já chegaram a essa conclusão.

    Responda
  37. Alberto Henrique

    Gustavo Lima,só fui conhecer agora, Cristiano Araújo só fui conhecer quando morreu,tenho 68 anos, não curto música sertaneja,portanto não conheço cantores desse estilo musical.

    Responda
  38. Fabiana Menezes

    Perfeito o seu artigo. O Brasil profundo está aí , ignorem ou não. E deveria estar tudo bem pra quem gosta de rock e jazz. Acontece que, numericamente, esse Brasil profundo, com seus sertanejos universitários, brega, tecnobrega está em massa, nas redes. Qual é o espírito do tempo ou a trend do momento. A proposta do encontro foi incrível, iria bombar!

    Responda
  39. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Deixou de comentar o inquérito da PF sobre bets

    Responda
    1. Augusto Resende

      Foi arquivado pela juíza do caso por recomendação da procuradoria geral do estado

  40. Hilario Guimaraes

    Gusttavo Lliimmaa? Isso é marca de algum produto pra fazer nascer cabello, ou seria a alguma coisa referente às casas de saliência que tem o seu retrato ao lado das imagens de São Jorge e Cosme Damião, sempre com velas acesas?

    Responda
  41. Roberto Gomes

    E, apenas para constar, o Lorde Vinheteiro já disse tudo o que necessitava ser dito sobre a música sertaneja atual.

    Responda
  42. Roberto Gomes

    Com todo respeito ao articulista, o Brasil precisa de mais intelectuais e não de mais cantores sertanejos. É a minha opinião.

    Responda