Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joabe Souza

    Não sou jornalista, mas me parece que um evento que acontece em Caracas não pode ser "reportado" a partir de Buenos Aires, a mais de 7 mil km. Ou se trata de "reportagem" que usa apuração feita por terceiros sem indicar fontes ou de texto de opinião travestido de reportagem (o que justificaria o excesso de adjetivações). De todo modo, é decepcionante que a Folha não tenha feito um esforço de cobertura in loco de um fato jornalístico tão relevante, a ponto de merecer destaque na página inicial.

    Responda
  2. frankklim alencar figueiredo

    Maduro falou que se ele não saisse vitorioso das urnas haveria banho de sangue, frase essa já falada por Bolsonaro e Trump. O FSP se atrevia a chamar Bozo e Trump de Ditadores? FSP de merd....

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Só pesquisar Maria

    2. Maria Ferreira

      Que dia eles falaram isso? Leu isso no grupo de esquerda do whats?

  3. frankklim alencar figueiredo

    Maduro ameaçou anexar a Groelândia? Por que ele é Ditador?

    Responda
  4. frankklim alencar figueiredo

    Maduro ameaçou anexar o Canal do Panamá? Por que ele é Ditador?

    Responda
  5. frankklim alencar figueiredo

    Maduro ameaçou invadir o México? Por que ele é Ditador?

    Responda
  6. Adriana Santos

    Quando for a vez de Trump assumir o inacreditável segundo mandato, este jornal vai adjetiva-lo de condenado, abusador ou fascista? Aguardemos.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    A posse de Maduro legitima mais umas 30 ditaduras ao redor do mundo; todas filiadas à ONU, onde basta pagar a anuidade.

    Responda
  8. José Carlos Tridapalli Junior

    Tem que ser muito cara de pau para tentar defender a eleição fraudulenta do ditador. Extrema direita e extrema esquerda tem em comum a "cara de pau" dos seus militantes.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Cara de pau tem quem votou no Bozo e agora insinua mentirosamente q o nosso governo defende a eleição de Maduro, a qual não reconheceu e cujo governo tem confrontado. Confessa aí, vc nem leu o artigo, não é mesmo?

  9. José Marcelo Moreira

    Estamos Unidos se Venezuela com eleições fraudadas. Que fase.

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Enquanto isso w o trump

    Responda
  11. Luiz Alberto Araujo

    O presidente Ali Babá, está ansioso pra reconhecer Maduro, ainda não o fez, porcausa da pressão Internacional.

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    Enquanto isso o geneocidio do povo palstino continua, cerca de 46 mil mortos, toda a infraestrutura destruida, hospitais, escolas, universidades, comboios de alimento são impedidos de entrar na faixa, bebes morrendo de frio, gente morrendo de fome e o Maduro é manchete.

    Responda
  13. Leopoldo Paulino

    Maduro é o Presidente da República da Venezuela eleito legitimamente. Ditadores foram os generais da ditadura, que a imprensa chamava de " presidentes "

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Tem que ser muito kha nah lha, pra defender um ditador sanguinário que frauda a vontade do povo, prende e mata opositores. Vá reaver os seus conceitos de direitos humanos.

    2. Ab Primo

      Oi? Eleito? Por acaso as atas das urnas apareceram? É por decisões absurdas como essa que a esquerda perde espaço no mundo. Bastaria a diplomacia brasileira reconhecer que Maduro não foi eleito. Ele não é a opção do eleitor venezuelano. Simples assim. E portanto não deveria tomar nova posse. Isso não significa ir para a direita, mas respeitar a democracia. Mas os xiitas não gostam disso...

  14. Dermival Pereira de Macedo

    Ninguém de fora tem o direito de impor a um país soberano sua forma de governo

    Responda
  15. Ernesto Pichler

    A Venezuela luta contra um assédio brutal do Império, que patrocina uma oposição gol pista e ditatorial, com bilhões de dólares alimentando carmonas, corinas, guaidós e gonzalez, que felizmente foi derrotada pela mobilização do povo e pelos militares nacionalistas, ainda que de direita, anticomunistas, representados por Maduro. Lula deveria ser solidário a essa luta, mas apenas mantém relações diplomáticas corretas. Se é um governo autoritário, é por enfrentar essa agressão externa violenta.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Quão kha nah lhauma pessoa tem que ser, pra defender um ditador sanguinário que frauda a vontade do povo, prende e mata opositores. Vá reaver os seus conceitos de direitos humanos, seu khre thi no.

    2. Marina Gutierrez

      Querem colocar uma marionete deles na Venezuela. Tentaram com o Guaidó.

  16. armando vasconcellos salem

    E o Lula nas reuniões do Forum de São Paulo, que reune o que existe de pior na esquerda mundial, em pronunciamentos que revelam seus delírios, cansou de afirmar que na verdade o sonho dele era fazer do Brasil uma gigantesca Venezuela, Nicaragua, ou mais ainda, uma enorme Cuba, seguindo os passou de seus amigos e inspiradores: Fidel Castro, Hugo Chaves, depois Maduro, por fim, Daniel Ortega. Vai dai o papelão da diplomacia brasileira no episódio da recente farsa da eleição venezuelana.

    Responda
  17. Ricardo Ferreira

    O governo brasileiro (diante da realidade) fez o correto. Não foi o presidente, não foi o vice, e nem o ministro das Relações Exteriores. Mas como há relações diplomáticas normais entre os países, por uma questão de cordialidade (ou civilidade) mandou a embaixadora. O recado é muito claro, só os fanáticos bolsominions não entendem, mas destes não se espera nada mesmo.

    Responda
  18. Ernesto Pichler

    A Venezuela luta contra um assédio brutal do Império, que patrocina uma oposição golpista e ditatorial, com bilhões de dólares alimentando Carmonas, corinas, guaidós e gonzalez, que felizmente foi derrotada pela mobilização do povo e pelos militares nacionalistas, ainda que de direita, anticomunistas, representados por Maduro. Lula deveria ser solidário a essa luta, admitindo a Venezuela no BRICS. Se é um governo autoritário, é por enfrentar essa agressão externa violenta.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O Ernesto tá certo; é a nova ordem mundial.

  19. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Choram golpistas, choram imperialistas, choram bolsonaristas ... Respeitem a Venezuela e sua autonomia...

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Ferreira, manter relações diplomáticas não é dar apoio. É necessário.

    2. Ricardo Ferreira

      Um completo equívoco, não diferente do que usa os bolsominions. Falam em democracia, mas qualquer ditadura, por mais vergonhosa que seja, ganha apoio. Não, fora da democracia só existe o arbítrio, e a Venezuela infelizmente vive em um regime autoritário, ditadorial e arbitrário.

    3. Augusto Colombo Junior

      Quão kha nah lhauma pessoa tem que ser, pra defender um ditador sanguinário que frauda a vontade do povo, prende e mata opositores. Vá reaver os seus conceitos de direitos humanos, seu khre thi no.

  20. NACIB HETTI

    Maduro e Trump. Dose cavalar para espaço de somente 10 dias.

    Responda
  21. Jose Carlos Fagnani

    O Lula estava louco de vontade de ir abraçar o seu amigo

    Responda
  22. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Que decadência , a bozolandia emburreceu o povo

    Responda
  23. Ivo Broeing

    Nosso presidente safffado e corrupto da Brazuela, democrata de meia tigela, lula drao da silva ,mandou embaixadora da Brazulea na Venezuela a posse para chancelar a felicitar a o ditador maduro e seu golpe, como sempre Lula e Pt do lado de todas as autocracias, ditaduras, teocracias radicais e todos os demais países fuleiros, anti democráticos e autoritários do mundo conhecidos como eixo do mal, além de grupos terroristas, a nata podre do mundo, e se fala democrata, só abobalhados acreditam

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É isso aí Ricardo, mas não há explicação q seja aceita pelos bozistas motivados unicamente pela politicagem barata.

    2. Ricardo Ferreira

      Creio que o governo brasileiro fez o correto. Não reconheceu até hoje a "vitória" de Maduro, pois até o reino mineral sabe que foi fraudado, mas por outro lado, não faz sentido cortar relações diplomáticas com um vizinho, até porque se fosse cortar relações com todas as ditaduras...

    3. Bob Pereira

      Problema mental? Com toda certeza!

    4. JOSE RADA NETO

      Ivo, esse tipo de comentário só agrada aos grupinhos de fanáticos que vivem no WhatsApp e que são terraplanistas..

    5. Dermival Pereira de Macedo

      O boeng vai ter um treco

    6. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Estado vegetativo terminal

  24. Hudson Neves

    Penso que o artigo do Breno Altman, publicado nesta mesma Folha, dá o tom de como o governo brasileiro deveria agir neste tema.

    Responda
  25. Augusto Colombo Junior

    E nossos "defensores da democracia" estavam lá, defendendo esse ditador sanguinário. Hipócritas

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Se se referiu ao PT e MST, sim, uma vergonha, e pricipalmente o PT, que quer se passar por partido sério. Quanto a mandar embaixadora, é um óbvio recado (leiam meu comentário acima) diplomático.

    2. Augusto Colombo Junior

      Ernesto, velho defensor de corruptos e de ditadores, desde que sejam da esquerda. Lula, o corrupto, mandou um diplomata pra posse. PT e MST também foram. Todos conhecidos "defensores da democracia".

    3. Ernesto Pichler

      Diplomacia não é defesa alguma.

  26. paulo machado

    Felizmente Lula se descola do PT em vários temas. Teve um pouco de sorte é verdade ao tomar um chute de Maduro. . Mesmo assim acerta ao não mandar representante. O PT e o MST e Maduro envergonham a esquerda progressista. Para a alegria da extrema direita.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      claro que tinha representante, ou tava la so pela boca livre? Como ela ja estava la ai monta a narrativa que ele nao mandou? e serio?

  27. ARI JOSE ANTONIA

    ...e o petê foi à posse do ditador ma du ro...certamente levou efusivos abraços do amigão e companheiro Lu le...

    Responda
    1. Ataualpa Sousa Borges

      O do Lula não sei, o meu levaram.

  28. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    No Estadão, a Cantanhede disse que foi "um banho de sangue". Que horror!

    Responda
  29. Alfredo Azevedo

    E é assim que deve ser. Problemas venezuelanos têm que ser enfrentados e se possível resolvidos, pelos venezuelanos. Alguém se lembra do "Guiadó" ? Se há legitimidade para um Trump voltar a presidência, Maduro é uma questão absolutamente menor. Ou a imprensa se esqueceu dos eventos Capitólio e Praça dos Poderes no Brasil? Maduro?... Minudência!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A Giselda Araujo, abaixo, é uma das ( poucas ) defensoras do estado de I. acusado de crime contra a humanidade.

    2. Dermival Pereira de Macedo

      Gisele a Europa enfrenta o mesmo problema

    3. Gisele Araujo

      E os problemas de 600 mil imigrantes venezuelanos nas nossas cidades de fronteira, demandando casa, comida e tratamento médico? Devem ser enfrentados e resolvidos por quem?

  30. Francisco lima ribeiro

    E as ditaduras de países árabes? Lá ninguém fala nada?

    Responda
  31. José Filho

    Enquanto isso "Vice-presidente do PT recebe família Brazão". O amor é lindo!

    Responda
  32. Bob Pereira

    Sinceramente, o governo é os problemas da Venezuela, sao dos venezuelanos, e ponto! Parem de se meter na vida dos vizinhos, cuidem da sua, se for possível, e não encham o saco!

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Bob, arrume um óculos para a sua cegueira, temos venezuelanos espalhados pelo nosso País, pedindo esmola nos sinais de trânsito, e milhares nas cidades fronteiriças, necessitados de serviços de saúde, casa e comida, e prefeituras apavoradas tendo que resolver os problemas com poucos recursos.

    2. Alessandro Fonseca

      Bob, se não te interessa, basta ignorar a seção Mundo do jornal.

  33. Enir Antonio Carradore

    A Venezuela com seu ditador “maduro”, nós aqui temos um projeto de ditador, frustrado e “imaturo” para a empreitada a que se propôs.

    Responda
  34. Joabe Souza

    A correspondente escreveu de Buenos Aires? Se a Folha não consegue enviar reportagem a Caracas, devia reproduzir material de outra mídia ou agência que tenha feito cobertura in loco.

    Responda
  35. Marcos Serra

    E o pet subserviente seque abanando o rabbo para seu dono de estimação. A fraude que é nosso prizidenti adora falar em democracia (relativa no caso venezuelano segundo ele próprio), eleições limpas, liberdade para os cidadãos, ser contra torturadores e outras bobagens que só valem da boca para fora. Nosso aprendiz de feiticeiro, digo, ditadura tem em Maduro seu sonho de consumo. Para tal, envergonhando todos nós, envia uma representante oficial como se a posso fosse legítima. Vergonha, asco.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fale por si, eu não me sinto envergonhada.

    2. Dermival Pereira de Macedo

      Todos nós não, só vc

  36. Ataualpa Sousa Borges

    O Ditador Maduro disse que vai tomar a força o Canal do Panamá e invadir a Groelândia. Cai anexar o Canadá e exterminar o restante dos palestinos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ataualpa Souza Borges, bem lembrado. O governo Biden patrocina o geneocidio palstino e o Maduro e manchete na Folha.

    2. Dermival Pereira de Macedo

      Boa

  37. JOSE RADA NETO

    Eleições fraudadas ou com perseguição à oposição, não são eleições livres, democráticas. Não se trata de ditadura de esquerda ou direita, trata-se de ausência de democracia. Justamente ela, a democracia, que deveria ser um valor primário, fica em segundo plano nas posições daqueles que defendem líderes autoritários. Quanto mais dispostas as pessoas estiverem de aceitar exceções bizarras de políticos, mais sujeitos estamos à ocorrência de golpes; e estes nunca são positivos.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A democracia exige grande liberdade de formação de opinião. Se esta é formada por agentes que recebem bilhões de dólares para promover determinada opinião, a democracia é impossível. No capitalismo, com uma classe dominante de 1%, a democracia é sempre parcial. Von Hayek confirma isso. A direita “americana” investiu bilhões de dólares na promoção da direita entreguista venezuelana. Por isso, é secundário se ela venceu ou não a eleição. O que importa é derrotá-la.

    2. Dermival Pereira de Macedo

      Modelo sem oposição chinês é sucesso

  38. José Filho

    Indicados para o Oscar delinquência dois mil e vinte e cinco: Kim Jo Yun, Putin, Bashar Al Assad, Aiatolás do Iran. Vencedores: Maduro, Lula, Diaz Canel e Daniel Ortega.

    Responda
    1. Dermival Pereira de Macedo

      Esqueceu do Nyahu

  39. leonardo oliveira

    Fora Maduro e quem o apoia . Fraude.

    Responda
  40. leonardo oliveira

    O Lula sempre o apoiou , deve estar muito feliz com o seu ditador no poder. O 8/1 ser comemorado , não passa de uma grande hipocrisia.

    Responda
    1. Dermival Pereira de Macedo

      Estadista sempre acerta

  41. Gilmar Maghenzani

    Agora o bananinha, o rachadinha, o musquito, o zuck e o tupete vão querer interferir?

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Fora Maghenzani , apoiador de ditadura.

  42. MARCIO OLIVEIRA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  43. Paulo Gallo

    Vitória da Venezuela! Derrota do imperialismo ianque!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A Giselda de Araujo apoia o governo genecida do Bibi e ataca o Maduro!

    2. José Filho

      dizem que certas coisas afetam o raciocínio. cuidado

    3. Ernesto Pichler

      Viva el Gallo Rojo!

    4. Paulo Araujo

      Cheirou o quê, moço?

    5. leonardo oliveira

      Fora Lula e Maduro.

    6. leonardo oliveira

      O Gallo apoia ditaduras fraudulentas da América Latina.Fora Maduro

    7. Gisele Araujo

      Vitória das ditaduras, derrota das democracias! Lamentável!

    8. JOSE RADA NETO

      Simplismo profundo..

  44. Gisele Araujo

    Uma vergonha que o Lula tenha mandado representantes a essa farsa.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Qual a sua proposta, cortar relações com a Venezuela? Pois é isso q implica não enviar ao menos um embaixador.

    2. leonardo oliveira

      Fora Lule

    3. Gilmar Maghenzani

      vergonha é esse seu comentário por acaso vc é governante de algum País? não então precisa estudar um pouco e saber que isso são coisas que um governante tem obrigação de fazer

    4. Dermival Pereira de Macedo

      Vergonha é a manchete qualificativa

  45. Dermival Pereira de Macedo

    Eleição é questão interna de cada país

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Vc é um hipócrita esquerdistas.

    2. PATRICIA PORTO DA SILVA

      Exatamente.

  46. José Filho

    "Ditador Maduro assume novo mandato". Petezada em festa. MST em júbilo. Terraplanistas eufóricos. É essa gente que que está na presidência!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  47. Ab Primo

    Erro da diplomacia brasileira. O Itamaraty deveria simplesmente ignorar a posse de quem nao venceu.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Quem provou que ele não venceu?

    2. Dermival Pereira de Macedo

      Prove

    3. Gilmar Maghenzani

      não reconhecer a soberania de um País é o quê?

    4. Gilmar Maghenzani

      isso que vc quer não diplomacia vc quer é declarar guerra contra eles