Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    Galípolo não culpa, ele responsabiliza...

    Responda
  2. DOMIS VIEIRA LOPES

    Em outras palavras galipolo disse: Pare com a gastanca Lula, porque assim eu não consigo ficar o tempo todo arranjando vocabulário para dizer que seu Governo é Gastão e não volta para real as intenções de fazer uma reforma administrativa que corte na própria carne, envolvendo os altos salários nas três esferas de poder. Com essas ações mostrar que é responsável nas contas públicas e severia de exemplo.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Acho que Galípolo fez questão de insinuar o que todo mundo já sabe: "O mercado não gosta de você, Lula, e vai fazer tudo pra que você, a economia e os pobres se lasquem, até 2026". (--1152

  3. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    O discurso do presidente do BC se assemelha ao de uma certa presidenta: "não vamos estabelecer uma meta, mas quando atingirmos a meta, a gente dobra ela".

    Responda
  4. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    O presidente do BC já começou mal ao tentar esconder o real problema da inflação, ao justificar fatores que nada tem haver com o problema, em uma tentativa de se alinhar ao atual governo, exatamente o que aconteceu com o gestor anterior. O próximo aumento da Selic talvez seja devido aos incêndios de Los Angeles.

    Responda
  5. SERGIO NEVES

    O mundo não dá voltas, capota. O ano nem começou e o presidente do banco central já precisa vir a público explicar ao mercado a incompetência desse desgoverno. A militância já arrumou um culpado, o jornalismo. Já não tem mais Campos Neto para colocar a culpa. Tá faltando Narizinho falar abobrinha também. A direita não precisa abrir a boca, daqui a pouco tem a alta da gasolina também para infernizar a cabeça desse povo. Teremos dois anos de fortes emoções de um governo caducante.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Isso foi combinado pra ela ficar calada kkkkk

    2. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Narizinho está p. da vida com "Seu Mestre". Dessa vez ele a proibiu de ir à posse de Maduro. Mandou a embaixadora, para assegurar seu servilismo.

  6. vitor da Silva

    Resumo livre de 2 frases da carta: o dólar subiu no final do ano passado porque o mercado não gostou do pacote de cortes do governo. E a má vontade do mercado quanto à situação fiscal fez subirem as previsões de inflação e o prêmio de risco.

    Responda
  7. Waldir Roque Maffei

    Quanto mimimimi por uma taxa 'acima da meta'. Vai resolver alguma coisa agora? Não A palavra forte da Folha: estouro. kkk

    Responda
  8. Waldir Roque Maffei

    Quanto mimimimi por uma taxa 'acima da meta'. Vai resolver alguma coisa agora? Não

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    Quem fez esse título deveria tomar vergonha

    Responda
  10. Valter Luiz Peluque

    Da nojo

    Responda
  11. Valter Luiz Peluque

    Observem as palavras do título: culpa, estoura .

    Responda
  12. Valter Luiz Peluque

    O título da matéria é uma aberraçäo jornalística.

    Responda
  13. Valter Luiz Peluque

    A Folha não aceita comentários quando criticamos suas manchetes abusivas

    Responda
  14. Bruno Sebastião Neto

    Que pe cado capital o governo cometeu ? Será os 0.33 acima da meta de inflação ? Será o clima que não tem como controlar ? Será o cambio onde temos uma incerteza no mundo todo ? Será o crescimento extraordinário da economia ? É querer encontrar uma cul pa onde não existe !

    Responda
  15. Evando de Abreu

    E olha que os números reais são bem piores. Estão todos mascarados. Este desgoverno não se olha no espelho

    Responda
  16. Antônio João da da Silva

    A Folha de São Paulo nunca apontou que o principal problema da dívida pública foi causado por campos neto, que elevou a Selic, em 22, a 13 por cento e 75 centessímos, quando não poderia ter ultrapassado de 7 por cento, como fizeram todos os bancos centrais. Cada 1 por cento da Sellic representam 50 bilhões a mais na conta juros, a maior responsável pelo aumento da dívida pública.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Estão certos

    2. SERGIO NEVES

      Vitor vocês tem dois anos para mostrar que estão, mas confesso que não é tarefa fácil.

    3. vitor da Silva

      O BC de Campos Neto aumentava a Selic para prejudicar a economia do país, desqualificar o governo e agradar aos credores da dívida.

    4. SERGIO NEVES

      E viva Bolsonaro que colocou Campos Neto no banco central. Não fosse Campos Neto a desgraça seria ainda maior.

    5. SERGIO NEVES

      Paulo, um povo que acha certo pegar em armas para afrontar o exército durante o regime militar na insana justificativa de democracia vai ter alguma humildade de reconhecer seus erros? Mas nunca que isso vai acontecer! Bando de irresponsáveis colocando o povo na miséria ainda mais. Vai todo mundo comer abóbora.

    6. Paulo César de Oliveira

      Então você acha que o BC aumenta a Selic só para fazer a dívida pública crescer?

    7. vitor da Silva

      O bolsonarista Campos Neto, perdeu a eleição mas continuou trabalhando contra Lula e a favor do mercado financeiro, de dentro do BC. Fêz um estrago nas finanças do país. A população deveria ser melhor informada sobre a transferência de trilhões do dinheiro dela para os ricaços do mercado, amigos do camisa amarela.

    8. César A C Sanchez

      Terceirizar a culpa, hábito do lulopetismo. Foi assim, desde a "herança maldita" de FHC. O que nunca falam, é que o assistencialismo lastreado em commodities que deu a popularidade de "deus" a Lulão do Mensalão e do Petrolão acabou estourando nas mãos de Dilma, que acabou sofrendo o democrático Impeachment, previsto em nosso ordenamento jurídico, e conduzido pelo Parlamento eleito pelo povo brasileiro.

    9. Antônio João da da Silva

      A conta juros atingirá em março deste ano 1 trilhão de reais ano. A desastrosa atuação de campos neto é omitida por todos os analistas do mercado financeiro, inclusive pela Folha de São Paulo. Hoje estamos em armadilha, sem condições de baixar a Selic. Tudo isso criado pelos analistas do mercado financeiro, reproduzidos pela imprensa.

  17. Olavo Cardoso Jr

    A inflação desgarrou mais de cinquenta% do centro da meta. Está fora do controle. E esse governo leniente só sabe cortar em cima dos pobres e dos mais fracos.

    Responda
  18. Felipe Macedo

    Lula e Haddad fizeram milagre com a gestão do Bob Field no BC. A prova de que esse sujeito usou do cargo para ambições pessoais vai vim em breve, quando ele tentar um cargo público pelo PL. Anotem e me cobrem!

    Responda
    1. vitor da Silva

      O Conselho Monetário Nacional (Haddad, Tebet e Neto - Galipolo agora) tem sido omisso: poderia ter definido uma meta de inflação mais realista (uns 3,5 ou 4 porcento) e poderia ter questionado a política monetária do BC, claramente contaminada pelas preferências políticas do falso-técnico Campos Neto.

    2. SERGIO NEVES

      E se Campos Neto se candidatar a algum cargo, vai ganhar fácil com a ajuda de vocês pela incompetência e a falta de humildade em reconhecer os erros. Fez ele muito bem, usar o cargo para ambições pessoais. É mais um para extirpar a esquerda do jogo político. E olha que daqui a pouco ainda tem o Lula que pela idade já avançada vai precisar se afastar da política. Vocês tem mais problemas pela frente do que imaginam.

    3. SERGIO NEVES

      Não fosse Bolsonaro colocar Campos Neto no banco central a desgraça seria maior. Acho bom começarem a se preocupar com o aumento da gasolina por causa da alíquota de ICMS que vai mudar. O preço médio da gasolina hoje só perde para o preço médio do início da pandemia. A dor de cabeça vai ser tão grande que Campos Neto e o banco central serão infinitamente os menores dos problemas.

  19. ANIBAL CARRION

    Quem mais ganha com a inflação é o topo ou o piso? Ah, quantos aos eventos climáticos extremos e perdas de safras quem paga o prejuízo? E o câmbio começou a subir depois da eleição do condenado nos EUA ou não? Tem que desenhar folha

    Responda
  20. neli faria

    Se a economia for fraca ajudaria? Minha defunta mãe, então viva, dizia: se ganha dez, gaste oito e guarde dois para o dia do amanhã.

    Responda
  21. Pery Pedro

    Não tenho pós graduação nem nada mas acredito que, talvez, so talvez, o maior deficit, gastança e emissão de ondas da historia do pais possa ter algo a ver também. Só talvez.

    Responda
  22. JAILSON DE BEZERRA

    A economia forte é o vilão. Impressionante esse título que não se reflete na repôr em si. Será que só eu percebi isso?

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    e o neto , nada ?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Daqui a pouco tem o aumento da gasolina por causa da alíquota do ICMS que vai mudar. Larga o banco central de lado e já procura o próximo culpado pela inflação que vem por aí.

    2. Pery Pedro

      Neto ta em casa morrendo de rir da cara de vocês, que achavam que era ele o culpado e não o maior deficit da historia do pais. Como o deficit não foi embora, vocês tem uma desculpa a menos para passar pano para este desgoverno. Dilma 3 vai mal.

  24. edson vieira nunes

    Desempenho da atividade econômica bem acima das expectativas dele e dos técnicos e mercado de trabalho com desempenho robusto. E o país segue em crise, kkkk. Viva Lula, viva Haddad!!!

    Responda
  25. Marcos Correia

    Essas desculpas deveriam ser dadas pelo presidente anterior. A inflação alta é culpa dele que segurou a taxa de juros antes da eleição

    Responda
  26. Marcos Longaresi Carvalhães

    Eu acho que a culpa é do Chapolim Colorado; da classe média; do Batman; da Faria Lima; do Godzilla e do Pedro Álvarez Cabral, e esse lazarento é o principal culpado quando errou o caminho e veio parar aqui.

    Responda
  27. Nilo Mismetti

    Chegou com a montanha de desculpas típicas do PT.

    Responda
    1. Jorge Maia Filho

      Governo Pinóquio

  28. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Dez dias , são dez dias do novo presidente do banco central , ainmmmmm não serve

    Responda
    1. Pery Pedro

      Tem que esperar mais quanto para ele mandar baixar os juros, a inflação, o dólar e parar de chover nos fds?

  29. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Estão com saudades do inelegível futuro presidiário

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Tá repreendido em nome de Jesus

  30. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Perdeu Mané não amola

    Responda
  31. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Todos dias a falha de Sun paulu tentando acabar com o governo do povo , rentistas perderam vão trabalhar produzir

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Marcelo Magalhaes, qualquer um pode ser melhor do que o atual presidente desde que seja bem assessorado e escolha um bom ministério. O presidente anterior era um homem tosco e de pouco brilho mas tinha um Paulo Guedes no comando da economia. A grande vantagem do atual presidente é que ele é nordestino e já foi pobre e, por isso, leva boa parte dos votos da região onde nasceu.

    2. Paulo César de Oliveira

      Luiz Antonio, entre no site do Tesouro Direto e você verá que o governo está pagando quase oito por cento de juros reais, acima da inflação, para tomar dinheiro emprestado com a venda de títulos do Tesouro. Quanto mais aumenta a dívida publica, menor a confiança dos investidores e, portanto, maior o rendimento que o Tesouro precisa oferecer para vender os seus títulos e tomar dinheiro emprestado para o governo continuar gastando mais do que arrecada.

    3. Marcelo Magalhães

      Ok César, então mande o nome é currículo de um jovem, com o partido que lhe agrade, mas por favor inclua os dados que lhe dão certeza de que ele será superior a presidente Lula? Obrigado. Ficamos no aguardo.

    4. César A C Sanchez

      Marcelo, como vai, caro leitor. Só reproduzo sua afirmação em forma de indagação, perplexo e incrédulo que estou ao tê-la lido: "pessoa respeitada como o líder político mais importante do planeta"? Sinceramente, bolsonaristas delirante e vivem uma realidade paralela. Não queira se parecer a eles. Pés no chão, que o "gigante" já está velhinho e sempre teve pés de barro. Uma liderança mais jovem com certeza não terá doze anos de experiência na Presidência da República, já que nunca foi PR!

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado César, publique aí o nome do seu candidato à presidência da república e o seu partido. Queremos saber a pessoa com capacidade de se eleger, que tenha sensibilidade social, que circule em todas as classes e que seja respeitada como o líder político mais importante do planeta. Que tenha um currículo respeitado e que venha de um partido que não seja legenda de aluguel. Estamos aguardando o nome do substituto do presidente Lula, brilhantemente apontado por você.

    6. César A C Sanchez

      Hum, "trabalhar" como Lula, que passou 30 anos vivendo de "renda" do PT e sindicatos?

  32. DIRCE BUZATO

    Incompetência!!!!! Viva!!!!!!

    Responda
  33. João Leite Leite

    Para combater inflação tem que investir pesado em aumento da produção para baratear os preços através de forte oferta de produtos. Aumentar juros é o mesmo que; se eu tenho uma dívida e não estou conseguindo pagar. Vou ao gerente e digo aumente o juro da minha dívida para ver se eu consigo economizar. Tem que impor ao governo cortes de castos do governo e dos políticos para sobrar dinheiro para investir em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos para o povo.

    Responda
  34. ANDRE BARRETO

    Puxa, de fato, a inflação está fora de controle, afinal subiu 0,33 acima do teto da meta. Tenha a paciência.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      André Barreto e teremos uma inflação basicamente gerada pela elevação do Dólar no próximo ano. Este ano está chovendo, teremos uma boa safra, não deve faltar alimentos e a energia c deve ficar na fase verde.

  35. César A C Sanchez

    Rs, tá vendo só sabujos lulopetistas, o "menino de ouro" do Sr. Mensalão e Petrolão não falou NADA de muito diferente do antecessor, o qualificadíssimo neto do autor de "A Lanterna na popa". Aliás, não sei se adianta muito citar livros a fans de Lula, homem que diz que livros lhe "dão sono".

    Responda
  36. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Então o Brasil nunca poderá ter uma economia forte porque terá inflação? Sempre voo de galinha? Os economistas tem que pensar em outra solução

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      João, este negócio de retirar presidente não é uma saída legal, 2026 as eleições estão aí.

    2. João Leite Leite

      Está faltando é o povo se organizar e ir as ruas massivamente em todo o Brasil pedir o impeachment do governo e dos parlamentares envolvidos em falcatruas.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Claro que poderia , sim , chegar a ter , mas os mega deuses das finanças , que financiam a vida e a morte, não querem. Eh mais prático saquear direto nos juros de uma dívida infinita. Financiar produção eh muito trabalhoso e arriscado para eles.

  37. Raymundo Itareru

    só os terraplanistas do mercado espeulalivo, e do BC 'autônomo' que acham que uma meta de três porcento será alcançada algum dia, só no Brasil que existe essa bizarrice

    Responda
  38. Raymundo Itareru

    só os terraplanistas do mercado espeulalivo, e do BC 'autônomo' que acham que uma meta de três porcento será alcançada algum dia, só no Brasil que existe essa bizarrice

    Responda
  39. Jorge Rodrigues

    Muito estranho um economista como o Galípolo não citar os gastos públicos exagerados do Executivo como fator de fomento à inflação. Parece que o aparelhamento do estado está chegando também ao Banco Central.

    Responda
    1. Marcos Carvalho

      É, a independencia do BC acabou.... Perceberam que daqui pra frente é só para trás?

    2. Raymundo Itareru

      ué, mas o BC não é autônomo?

  40. Rafael Gallina Delatorre

    Ou seja, pra que aumentar os juros? Será que só existe o manual neoliberal pra política de combate a inflação?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não, mas eh o que mais convém aos deuses das finanças.

  41. Giovani Ferreira Vargas

    Inútil como o chefe. Kkkk

    Responda
  42. Jair Pereira

    E o Governo mais atrapalhado e incompetente da história, nem pra combinar o discurso se consegue. Um ministro de Lula disse que é questão climática, presidente BC diz que é economia forte, já perceberam que ele já começou a falar o que Lula mandou? Haddad fiz que é ataque especulativo, eu acho que foi Bolsonaro, Paulo Guedes que deixaram inflação subir. Lula , governo incompetente é desorganizado.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      ja ir, já foi. Sabe nada esse jafoi, a economia cresce mais de 3 por cento, a taxa de desemprego está em 6 por cento, a menor de toda a série histórica, o salário médio do trabalhador está em três mil e trezentos reais o maior da história. Agora vem os bolsonaristas que vivem nas bolhas falando do que não sabem, do que não entendem.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Magda

    3. LORENA PARDELHAS

      É o jair ? Ah, tá.

  43. Eduardo Freitas

    O Calígula aprendeu rapidinho com os ratos a mentir e jogar a culpa nos outros.

    Responda
  44. LORENA PARDELHAS

    " Culpa a economia forte". É risível- eu ri- nonsense. Vou apelar para o lugar comum: em países civilizados economia forte é motivo de festa. Né, não?

    Responda
  45. Vital Romaneli Penha

    Será que o Galípolo vai ter que desenhar para o LU LÁ entender?

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Economia Forte. Acho que Lula é que tem que desenhar para Galipolo.

  46. PAULO CURY

    Mais um para falar besteira junto com haddad

    Responda
    1. HELIO ELIAS BARROS FREIRE

      Herança maldita deixada pelo indicado Roberto Campos de Bozo. Nova administração Bacen , com competência e profissionalismo , trará tempos melhores para a economia.