-
Fernando Palhares
37 comentários com o meu. Vc se supera a cada dia que passa. Jornalista medíocre. Seu colega Guga Chacra tem razão: vc é medíocre.
-
Fernando Palhares
Em tempo, se a folha não te demitir. Daqui há pouco, serei seu único crítico. E aí te proponho: que tal um debate periódico. Guga Chacra tem razão: vc é ruim de serviço.
-
-
José Ricardo Braga
+
-
José Ricardo Braga
(tit) 1984 e o Ministério da Verdade.
-
José Ricardo Braga
(i) Lendo o livro de George Orwel, mesmo com o cenário sinistro que apresenta, sempre achei bem difícil ser eficaz um Ministério da Verdade. A história ser centrada em dissidentes corrobora esta sensação. Se há quem consegue lutar, o domínio não é total. O domínio existe alí pela violência, não pela opinião, que é instrumento acessório. E a violência não domina todos, vítimas não aderem.
-
José Ricardo Braga
(ii) Orwel não esconde a parcialidade (e até um certo rancor) em outra excelente obra, 'A Revolução dos Bichos'. Nenhuma censura a Orwel sentir este rancor, naquele momento Stalin destruía seus sonhos. Orwel era comunista. Por isto é quase caricata sua solução de porcos virando homens. Nunca acontece assim porque a experiência agrega mudanças, não se chega a igual como antes.
-
José Ricardo Braga
(iii) Acho que Trump acredita mais na eficácia de um Ministério da Verdade que Orwel. Por isso convocou Musk e Zuckerberg para seu projeto. Os últimos, mercadores já decepcionados de idealismo, entram nessa por ser conveniente que Trump acredite, e invista o poder que vai vestir, nesta crença. E ainda vão economizar algum.
-
José Ricardo Braga
(iv) Trump e esta nova direita têm força, mas não têm muita habilidade de moldá-la. A pandemia mostrou isso: a nova direita que sobreviveu foi a que adotou velhos métodos. Os raiz (Trump, Bolsonaro) não apresentaram alternativas de organização, só desdém das existentes.
-
José Ricardo Braga
(v) Talvez porque não tenham aquilo que tinha Orwel e o fez se rebelar - um sonho, um plano organizacional para um mundo superpopuloso. Marx e Engels propuseram um, a direita se contentou em apontar "não vai dar certo" ao que era proposto. Agora que têm o povo ao seu lado, não sabem o que fazer com ele. Por isto este circo que suas estrelas promovem...
-
-
José Cardoso
A analogia com o Pravda é tentadora mas ilusória. O que mais o caracterizava não era ser um veículo oficial, mas não serem permitidos outros veículos não oficiais. Se o Meta e o X se transformarem em veículos chapa branca, isso não privará o público de outras fontes de informação. E eles tenderão a perder público.
-
MILTON DE MELLO BONANI
Antigamente dizíamos que o sujeito dava azia até em caixa de bicarbonato. É o caso desse Demétrio, amado pelos seus pares na GloboNews. ahahahaha
-
Ivo Ferreira
E você lê todas as colunas, imprime, emoldura e pendura na sala. ahahahah
-
Celso Ribeiro
Amado, será ?
-
Marcos Benassi
É amado mêmo, prezado Milton? Não é canal que eu assista por conta própria, então não sei. O Joelzito, já vi levar uns trancos de uma moça com um belo célebro, foi meio humilhante... Hahahahah!
-
-
Felipe Vasconcelos
O que nós realmente queremos saber é se o senhor vai responder à coluna do Gustavo Alonso, que citou seu nome e sobrenome, e que por pouco deixou escapar a citação do seu CPF também. Não nos decepcione...
-
André Silva de Oliveira
Excelente coluna, caro Demétrio, daquelas que realmente iluminam o debate público.
-
Nilton Silva
Muito boa a análise como sempre. Mas não seria "despercebida", Sérgio?
-
Telma Saraiva
Sim, despercebida, o que não invalida o bom texto do Demétrio.
-
-
José Bernardo
Curiosamente, na cruzada empedernida que Demétrio empreende contra o identitarismo não me lembro de ter lido uma única linha de crítica ao identitarismo do supremacismo branco e machista do MAGA e filiais; e a crítica que faz a Moraes recai no terreno da desinformação intencional, pois sabe perfeitamente que há, no ordenamento jurídico nacional, a previsão do sigilo...
-
Marcos Benassi
Mmmmm... Caro Zé Bernardo, não sei se torço pra que essa profunda e dolorosa dedada no'zóio atinja os globos oculares ou se, alternativamente, impacte aquele do qual falava Lobsang Rampa, o responsável pela visão universal (inclusive de fasto). Dou-me a esse trabalho filosófico porque irmano-me convosco na recusa à chatice do articulista em sua quixotesca luta contra o tal "identitarismo". De qualquer forma, sigo adiante, sem olhar pra trás pra conferir qual o dano... Hahahahah!
-
-
Marcos Benassi
Demétrio, Prezado, a este seu bom arrazoado, só faço restrição à sua já habitual crítica à "militância identitária": esteja ela presente ou não na discussão, seja relevante ou desimportante, essencial ou perfeitamente dispensável, lá vêm você com sua ojeriza atávica. Pô, creio firmemente que você, como intelectual público, deveria repensar essa posição quase infantil de repúdio ubíquo e permanente - que, quando ocorre às crianças, a gente chama de birra. Isso tá muito aquém de vossa senhoria.
-
José Ricardo Braga
A montagem do Ministério da Verdade de 1984 ?
-
José Ricardo Braga
P.S: Não procurei o Itareru, mas você e a Anette, só se for em tinta invisível... hahaha
-
José Ricardo Braga
Vê lá, Benassi. Está no finalzinho. Chequei umas duas vezes, mas não tive 'olhos de Rai' pra ver... Se for o que imaginei, acho que é o caso até de agradecer ao Flor - Preparar 'presentes' para o dia seguinte é sinal de amor, né? hahaha
-
Marcos Benassi
Vou até olhar novamente a coluna pra entender a bagaça, meu caro. Mas não duvido da presciência destra, pode haver, por que não? Mesmo não crendo em bruxas... Hahahahah!
-
José Ricardo Braga
Benassi, tenho outra história boa sobre a falta de inteligência artificial. Ontem comentei bastante na coluna da Dora e vi o Rai Giovani reclamar de você, da Anette, do Itareru. Fui então ver o que vocês tinham postado e não tinha nada até então. Estranho, né? O Florentino veio mudar de assunto, tentar salvar o Rai. Será que o Rai é robô dele ou o Rai anda enxergando comentários fantasmas?
-
José Ricardo Braga
Benassi, o robô ficou a noite inteira pressionando o coitado do comentário: 'Cadê o piks? Se tem número tem piks!' Quando ele argumentava que era o livro do George Orwel o robô retrucava: 'Ah! Um piks pro Jorge... Sabia!' Sofreu a noite toda...
-
Marcos Benassi
Hahahahah, excelente lembrança, Zé Ricardo. 'Tadinho do seu comentário, hein? Passou a noite apanhando no porão da folha... De repente, um comentário "de ontem" aparece no meio da página: a folha não tem nem a decência de marcar a data de postagem e de liberação de um comentário enviado para o pau-de-arara. Quer moderar? Vá lá. Mas então exponha com clareza as regras, coisa que não faz, e indique aos leitores que "moderou", que poderão julgar o ridículo da coisa.
-
-
Geraldo Soares
O conceito de Liberdade de Expressão está muito além das posses do colunista, extremamente pretensioso. Que não está a par de que, entre as reformas que Trump planeja fazer, está a proibição de que plataformas façam curadoria de conteúdo, se assim os usuários Então habilitados a decidir optarem. (Vale a pesquisa, por discurso pós-eleitoral do próprio Trump detalhando sua linha sobre o tema, e inclusive sobre a Seção 230).
-
Antonio Evaldo Almeida Barros
O último parágrafo é do terreno da psicanálise individual: o patrimônio é história da Rússia sempre mostrados como algo negativo. Que bobeira, baboseira, ou talvez seja só meninice.
-
Felipe Vasconcelos
O patrimônio e história da Rússia são Tolstói, Tchaikovsky, Dostoiévski, balé de Bolshoi... não Putin, Stalin e os Romanov. Certamente é divertido ler sobre a história de um Czar, mas o mesmo não pode ser dito a respeito de viver sob o regime de um.
-
Hernandez Piras
É difícil imaginar que alguém que preze a liberdade não veja o Pravda e sua história de bajulação e autocensura como algo negativo. Defender um jornal totalmente submisso ao poder sob o argumento de que ele faz parte do patrimônio russo é de uma hipocrisia que beira o ridículo.
-
Marcos Benassi
Antônio, prezado, a mim me parece ser "terreno do sarcasmo": não vi nada de psicanalítico, senão de exposição da incongruência (formal, né? Na prática, coerentíssimo) daquele que representa o cúmulo do blá blá blá anti-soviético. Aliás, o TrAmp é especialista em socialismo: em seus negócios, passou a vida socializando os prejuízos.
-
-
marcio mira
Trump, Zuchenberg e o dono da Tesla são o pior que a humanidade já produziu.
-
Paulo Augusto
Sim Renato, aquele que foi condenado por terrorismo e amotinação no meio militar.
-
Marcos Benassi
Puxa vida, Renato, que pena que você não percebe o absurdo ridículo de sua afirmativa. Mai vamo que vamo, é da vida.
-
RENATO MINEIRO DRUMMOND
Não mesmo. Esse título quem ganha disparado é um certo governante que já esteve preso.
-
-
MARCOS DA SILVA NEVES
Excelente análise do jornalista Demétrio Magnoli.
-
Marcos Benassi
Não deixo de concordar com você, prezado xará, embora com condicionantes de relevo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.