UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Knudsen

    Inacreditável, com tantos comentários machistas e misógenos, alguns dos quais denunciei, só o da Maria Cristina Sato foi apagado. Aparentemente pq fazia uma piada sobre as apresentadoras serem argentinas, sem nada explícito q pudesse ser considerado ofensivo. Misoginia e machismo não são vistos como censuráveis na FSP, mas ai de quem fizer piadas con nuestros hermanos!

    Responda
  2. JOHANNES VAN LEEUWEN

    JOSÉ TADEU BARROS está certo: “isso tudo está no DNA da mulher”. Por razoes genéticas da espécie humana, as mulheres agem diferentemente dos homens. Mulheres competem fortemente entre si para serem vistas e chamar a atenção. Por razoes biológicas, elas têm muito menos possibilidades de se multiplicar (terem filhos) que os homens. Consequentemente, devem escolher seu parceiro para procriar com muitíssimo cuidado. Isso as faz tão diferentes dos homens. Trata-se de uma necessidade biológica.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Inacreditável ver tal preconceito raso apresentado tão abertamente. É desconcertante ver esse machismo apresentado como tendo alguma base científica, não há nenhuma. É incrivel como o machismo e a misoginia são tolerados na FSP. Os comentários ofensivos, tratando mulheres como seres irracionais, incapazes de agir senão por institnto, são vários. Eu os denunciei, mas não foram apagados. Se comentários similares fossem feitos sobre grupos étnicos, nacionais ou raciais, já teriam sido apagados.

  3. Fátima Pontes

    As moçoilas perderam a chance de apreciar o trabalho de uma grande atriz, comentar sobre o próprio cinema argentino, que é sensacional, enfim... a idiotia de sempre. Nada de novo no front.

    Responda
  4. Andre elias do prado

    Eu acho o texto muito simplório, porque confunde patriarcado, misoginia, algo muito mais complexo e destrutivo ideologicamente, com sentimento de inveja, e que não existe apenas entre mulheres, também homens nutrem esse tipo de recalque quando se sentem inferiores. Tudo se baseia na relação de poder entre seres humanos, e conquistas e vitórias despertam nas pessoas admiração ou inveja.

    Responda
  5. José Tadeu Barros

    Nada a ver com sociedade patriarcal. Que bobagem mais simplista. Na verdade, isso tudo está no DNA da mulher.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Uou, coalhado de gente preconceituosa! Será q este comentário exxtúpido foi gerado por algo no seu DNA ou será q seu machismo é cultural?

    2. Lucia Margarida C Japp

      E o caso Caim contra Abel no "início do mundo" ? Ali foi inventada a inveja.

  6. João Melo

    Achei o texto genérico e desfocado. As apresentadoras argentinas são irrelevantes e continuarão assim, ao menos para o público brasileiro. O maior inimigo das mulheres é a misoginia, principalmente quando descamba para a violência física e o feminicidio, sempre praticado por homens. Comentários jocosos dirigidos entre mulheres também ocorrem entre homens. Não havendo violência física é vida que segue.

    Responda
  7. MONICA BATISTA

    O texto é o mais puro clichê começando pelo título, o que favorece mais uma vez discursos misóginos e estimula homens a dizerem que "mulheres são competitivas entre si, se odeiam, se vestem uma para outra, se ofendem e brigam por homens" e por ai vai, como se nossa sociedade não fosse forjada no patriarcado e nós mulheres fossemos responsáveis por todo ódio que nos cerca. O caso do comentário das argentinas é algo isolado e nem deveria servir de exemplo, aliás ninguém deu moral para isso...

    Responda
    1. Maria Lopes

      Concordo com você, do começo ao fim.

    2. Maria Lopes

      Concordo com você, do começo ao fim.

    3. Ricardo Knudsen

      Perfeito.

  8. MARCELO BENATTI

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Sempre surpreende ver um comentário tão abertamente machista, e mais, misógeno. Revelador vc dizer q lugar onde só tem mulheres se chama Inferno. Que ódio e rejeição às mulheres, não é mesmo? No futuro, caso vc venha a tratar desse seu problema, retorne aqui pra explicar qual foi o trauma q te fez odiar e desprezar tanto as mulheres.

    2. Lucia Margarida C Japp

      Ridículo e errôneo comentário! A inveja foi "inventada" por Caim, com inveja de Abel. Chega, ou quer mais?....

  9. Gerson Marciel de Oliveira

    O cinema argentino é bom e tem excelente atores e atrizes. E algumas se igualam ao talento de Fernanda Torres. Os comentários invejosos e desprezíveis das apresentadoras argentinas, assemelham-se ao desprazer velado das atrizes brasileiras., acerca de Fernanda Torres e igualmente de sua laureada mãe. Ocorre que os argentinos se consideram superiores aos demais povos da América do Sul, e em especial do Brasil. Sintetizando, são preconceituosos e racistas.

    Responda
  10. Regina Fonseca

    Inveja pura, pois a beleza da Fernanda é sim de causar inveja. Mulheres med i o cres que só veem beleza nas plastificadas.

    Responda
  11. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    O sucesso ou o êxito incomoda pessoas medíocres.Não sou fã da atriz, porém, salta aos olhos a inveja latente por seu talento!

    Responda
  12. Maria Cristina Holanda Sato

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Nenhum equívoco, Geraldo, foi só uma piada, como indicado pelo emoji. Mas q talvez de fato revele a razão da crítica das apresentadoras. Que provavelmente tem mais a ver com essa rivalidade Brasil-Argentina (jornais argentinos chamam nossos jogadores de macaquitos) do q pelo fato de uma mulher fazer sucesso.

    2. geraldo yamassaka

      Dois equívocos numa unica frase: "elas não são mulheres, são mulheres argentinas"

  13. Carla C Oliveira

    Para mim, isso não é competição, mas pura inveja.

    Responda
  14. Maria Lopes

    Parece que a colunista não se deu conta de que ela fez exatamente isso, atacou as mulheres. E deu espaço e ocasião para clichês masculinos sobre mulheres aqui. Aliás a coluna é um clichê do começo ao fim.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seus dois comentários foram perfeitos, desde o título o artigo ataca as mulheres. Homens são talvez até mais competitivos entre si, mas passa desapercebido pq foi normalizado em nossa cultura. Os estilos podem até ser diferentes, possivelmente tbém por razões culturais, pelos diferentes valores machistas q nos transmitem desde cedo.

  15. Maria Lopes

    Os homens também competem entre si (e com mulheres quando elas têm poder para tanto); e mulheres também se dão mútuo apoio. E há mais contentes e aplaudindo Fernanda Torres. As argentinas fizeram um comentário tolo e infeliz que nem merece tanto destaque. Quem trabalhou ou trabalha em ambientes majoritariamente masculinos sabem como os homens são fofoqueiros. Só os estilos e motivos variam. Much a do about nothing.

    Responda
  16. Paulo César de Oliveira

    Homens competem entre si pelas mulheres. Mulheres competem entre si pelos homens.

    Responda
  17. CASSIUS CLAY MOREIRA

    Misoginia, competição entre mulheres existem mesmo, porém nesse caso a tradicional inveja dos "hermanos" argentinos prevaleceu. Argentinos, os europeus perdidos na América do Sul, os branquinhos, nunca aceitaram consagração mundial atribuída ao Pelé. Imagine, no caso do Vini, agora...!? Toda essa desunião desgraçada faz parte de um sistema em que os oprimidos são opressores: mulheres que odeiam mulheres, negros que odeiam negros, gays que odeiam gays, etc.

    Responda
  18. ANIBAL CARRION

    Até hoje eu questiono o título da matéria, mulher não vota em mulher, mulher é quem educa os homens machistas e violentos, mulher não é unida, enfim, talvez Freud explique!!!

    Responda
  19. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Só lembrando que patriarcado compreende homens E mulheres.... se ha a opresssão feminina não dá para dizer que mulheres também participam dessa opressão....

    Responda
  20. Wilson Luiz Antonio

    Normalmente eu não sou fã de generalizações. Mas, nesse tema em específico, as generalizações parecem inevitáveis. Minha experiência indica que, em geral, as mulheres sabem desconstruir umas às outras, com maestria não alcançável aos homens. Elas sabem exatamente onde se localiza o ponto nevrálgico da outra, que coincide com o seu, e se empenham em esgrimir tal habilidade ao fustigá-lo. É como se dissessem: o palco da vida é escasso: como ousas brilhar mais do que eu?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Que homem sábio e experiente, conhece tanto as mulheres! Trabalhei décadas em empresas, cansei de ver homens competindo entre si, desconstruindo-se uns aos outros. Sutilmente, na presença do “desconstruìdo”, de forma aberta e truculenta na ausência daquele. A diferença é q normalizamos esse comportamento entre os homens, considera-se simples e sadia competitividade. Qdo envolve mulheres, os machistas ficam chocados por elas não se mostrarem as florzinhas q eles gostariam q fossem.

  21. Paulino Fernandez

    A inveja é um sentimento quase infantil nos tempos de hoje. Os ataques contra a atriz Fernanda Torres são movidos por ódio. As apresentadoras se esconderam no humor e destilaram ódio e ressentimento. Mas o ódio é um veneno que você toma esperando que o outro morra. Resultado: Fernanda não apenas brilha, ofusca.

    Responda
  22. Leandro Eustáquio da Silva

    Que texto engraçado.....kkkk

    Responda
    1. Marcia Alves de Pinho

      Não é engraçado… é muito triste!!

  23. Ricardo Knudsen

    Inacreditável esse título, misógino e mentiroso. Não é pq 3 apresentadoras argentinas desmereceram uma atriz brasileira, q se pode fazer esse tipo de generalização. Essa falácia, aliás, é muito difundida pelos negacionistas dos preconceitos contra as mulheres. Os maiores inimigos das mulheres são todos os machistas e misóginos. Aqueles q usam de violência contra elas, seja física ou psicológica. E são quase sempre homens.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Marcia, creio q algums dos comportamentos q vc descreve são comuns em grupos de pessoas submetidas à discriminação e opressão. Nessas condições estressantes, é comum q muitas pessoas, sejam homens ou mulheres, mostrem lados menos solidários e menos éticos. Mas não é razão para inverter a lógica e culpabilizar as vítimas, como faz o artigo, as mulheres não são suas próprias piores inimigas.

    2. Ricardo Knudsen

      Viram aqui a prova de desconstrução mútua entre homens, envolvendo a mim e ao Sr. Pneu?

    3. Ricardo Knudsen

      Já o Michelin só consegue pagar de mau-caráter. Mas é da natureza dele, não conseguiria fazer diferente.

    4. Gustavo Michelin

      Ricardo não perde uma oportunidade pra pagar de bom moço

    5. Ricardo Knudsen

      Sem sentido o q Wilson disse, não é sobre ciência ou senso comum. A afirmação do título é simplesmente falsa. Não são mulheres q cometem feminicídio e estupro. Não são elas q espancam mulheres ou as intimidam pela força física. Não são elas q cometem assédio sexual. Não são elas q detém a maioria dos postos de poder e frequentemente discriminam mulheres nas atividades profissional e política. Dentro desse quadro, Wilson achou importante discutir as unhas dos pés.

    6. Maria Lopes

      Concordo com vc Ricardo. O mundo do poder ainda é majoritariamente masculino e os direitos que as mulheres vem conquistando despertam reações contrárias A maioria de nós ainda não se vê com possibilidades de mudança mas a mudança já é um fato. Não vamos voltar atrás. São abusadas quando não mortas todos os dias, por homens.

    7. Marcia Alves de Pinho

      Ricardo, infelizmente, parece que são os homens mesmo, porém, nós mulheres desacreditamos as outras… somos a maioria e não elegemos mulheres, não apoiamos, e, quando acontecem às violências, ficamos duvidando das mesmas e até sugerindo que elas provocaram… somos atacadas porque atuamos muitas vezes sozinhas e não, coletivamente…

    8. Wilson Luiz Antonio

      Aqui, a questão não é científica, mas de senso comum. É cediço que mulheres conseguem identificar se uma outra mulher, a vinte metros de distância fez a unha do pé, nos últimos quinze dias. O nível crítico da mulher em relação a si mesmas e a outras mulheres está em outro patamar.

  24. Luciano Napoleão de Souza

    Que explicaçãozinha mais mequetrefe. Não poderia faltar o ataque aos homens.

    Responda
  25. Kenia Cristina Martins Alves

    Subtítulo com erro de concordância

    Responda
  26. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Concorrência.

    Responda
  27. Gustavo Michelin

    É o que é

    Responda
  28. joão moreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Pois é Maria, acho q o machismo corrói a capacidade de raciocínio dos machistas. Todas as estatísticas de violência, em todo o mundo, mostram q ela é perpetrada principalmente por homens. Brigas de bar ou de rua entre homens, frequentemente geram mortes, hospitalizações e sequelas graves. Brigas entre mulheres, raríssimas, dificilmente pedem mais do q tratamento caseiro. Pq essa gente escreve esse tipo de mentira?

    2. Maria Lopes

      Nao? E por isso que morrem mais homens em brigas e as guerras que eles mesmos inventam? Que besteira

  29. Paulo Moraes

    No mito de Eros e Psiquê há essa rivalidade entre as mulheres representada na inveja das irmãs da princesa Psiquê. É algo que sempre observei e que precisa ser a alisado profundamente em suas formações arquetípicas para nos defender da maldade alheia. No momento de celebrar a conquista de uma irmã latino americana, Las Chicas se envenenam com a inveja. Nos resta o consolo de que o final da inveja é trágico, seja para as irmãs de Psiquê ou para as Chicas.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc trouxe o mito errado (até porque os contos de fadas ecoam o mito; era comum mulheres morrerem cedo e os homens arranjarem madrastas, que discriminariam as enteadas. Basta ler os Grimm. O mito pertinente, como lembra uma leitora, é Caim e Abel. Ouviu falar? Interpretar mitos precisa de mais kilometragem. Tente a von Franz.

    2. Ricardo Knudsen

      Machismo na versão freudiana? Lembrando q as teorias de Freud e Lacan oscilam entre o machismo e a misoginia. Lacan até negava q houvesse um arquétipo feminino, só haveria o masculino. A mulher seria definida pela falta de algo (do penis). Na versão Lacaniana, a mulher é o maligno ser castrador q quer mutilar as crianças. Que são salvas por quem mesmo? O pai, o homem, o herói da história, q permite a passagem da criança à maturidade, escapando assim do jugo castrador da mãe.

  30. Rosangela Barbosa

    Falou tudo, Natalia. Pura inveja dessas apresentadoras argentinas.

    Responda
  31. Maria Antonia Di Felippo

    É muito, mais muito doloroso sofrer esse preconceito do próprio gênero.

    Responda
  32. SONIA GUTIERREZ

    Seguramente, aos invés dos holofotes internacionais em entrevistas e qtais, a Fernanda Torres se trancará no hotel chateadíssima. Ah, hermanas, q tonterías!

    Responda
  33. Charles Brown

    Lembra daquela história do marido, preocupado, tarde à noite, pela esposa ainda não ter chegado em casa, liga para todas as amigas, e todas dizem que não a viram... E, numa outra ocasião, é a esposa que fica preocupada e liga para os amigos do marido, e TODOS afirmam que ele está lá, deitado, dormindo. Agora, independente da anedota, é curioso a articulista arranjar um jeito de culpar os homens pela desunião feminina...

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Curioso (repulsivo?) é ela dizer q as mulheres são suas próprias maiores inimigas, qdo quase toda a violência e discriminação contra elas é praticada por homens. Feminicídio, espancamento, estrupro, assédio sexual, humilhações públicas, intimidação física e psicológica, injustiças em contratações e promoções etc. Tudo principalmente por homens, né Charlie?

    2. Aparecida Alves

      Essa, gostei!

    3. geraldo yamassaka

      Valeu, "meu amigo Charles Brown"

  34. Gabo Franca

    E o que é esta coluna senão... uma mulher jornalista atacando outras mulheres por não seguirem a cartilha politicamente correta feminista...

    Responda
    1. Marcia Alves de Pinho

      Sério que você entendeu isso mesmo???

    2. Adriana Justi Monti

      Não entendeu nada...deixa quieto. Não é para você mesmo

    3. Gabo Franca

      Nao perco mais nem um minuto com essa bobagem, leia você quantas vezes quiser, boa sorte!

    4. SONIA GUTIERREZ

      Leia outra vez, leia, outra vez...se nada mudar para vc, paciência.

  35. Gaya Becker

    Concordo. Muito burras!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc se acha burra?

  36. Leila de oliveira

    Quando uma mulher ataca outra, dá tiro no próprio pé.

    Responda
  37. ISAIAS DA SILVA

    Dizem que trancaram um grupo de homens numa sala e mulheres em outra. Quando abriram, na feminina só restou uma. Na masculina estavam todos bêbados, rindo abraçados e falando de futebol.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Essa é a piada, as experiências mostram o oposto. A volência física e o assassinato em prisões femininas é uma fração daquela q ocorre em prisões masculinas.

  38. Galdino Formiga

    Mulher tem inveja de mulher.

    Responda
  39. Wil Leon

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. Aderval Rossetto

    Las chicas sem cérebro usaram mídia. São adeptas de seu presidente que diz que a ditadura lá não matou tanto.

    Responda
  41. Aderval Rossetto

    Las chicas sem cérebro usaram mídia. São adeotas de seu presidente que diz que a ditadura lá não matou tanto.

    Responda