UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Lobo

    Acho que todo bolsonarista, incluindo o comentarista aí, deveria se alistar no exército ucraniano para lutar contra o comunismo de Putin. O Brasil ficaria orgulhoso deles.

    Responda
  2. Deborah Teixeira

    A falta de regulamentação das redes não prejudica somente o debate político. Se fosse só isso, estaríamos no paraíso da normalidade. Mas não, a falta de regulamentação prejudica a saúde das pessoas. Isso por si só deveria ensejar a defesa do controle. As plataformas ganham muuuuito dinheiro com desinformação. E isso é grave e imperdoável! E elas não hajem na inocência.

    Responda
  3. Cláudio José Marabesi

    “…no futuro criará”; no futuro (2026) Lula será reeleito!

    Responda
  4. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Como.responder a esse indivíduo bolsonarista? Difícil sem utilizar palavrões ou textos pretensiosos como o pseudo-intelectual no assola a toda hora na Folha. Voltando a Velha Roma, como cravou o tribuno diante das sandices do notório Catilina. “Até quando, Joel, abusarás da nossa paciência”

    Responda
  5. Sergio Moraes

    Adjetivar como severa a regulação das big techs é licença poética desse colunista. Emissoras de rádio e TV são reguladas. O que esse moço defensor do bolsonarismo moderado não aceita é isonomia. Compreensível, pois ele nasceu das redes sociais. Próxima.

    Responda
  6. PAULO PETRASKI

    Esse dizer da Credibilidade é só mais uma narrativa capim, serve só para alimentar o gado. E não vejo nenhuma relação entre isso e a questão da regulação das redes sociais. É só mais um malabarismo que cumpri várias funções ao mesmo tempo: fala mal do governo atual, faz coro ao dono desse jornal que é contra a regulação e por fim, se omite de assuntos muito mais importantes. Ai me pergunto: quem mesmo está com falta de credibilidade?

    Responda
  7. DANIEL BRANDAO

    Realmente, uma 'fake news' só faz sucesso quando contém uma meia-verdade ou distorção de um fato verdadeiro . Por isso é tão difícil combatê-las.

    Responda
    1. PAULO PETRASKI

      Claro Daniel, a Terra Plana é uma meia verdade, uma distorção de um fato verdadeiro, porque talvez ela seja meia plana meia redonda. A dificuldade em combater uma fake news não está no relato caro amigo, está na cabeça de quem ouve. Leia um pouco sobre seitas religiosas e vai descobrir que o bolsonarismo é identico a uma delas.

  8. Ricardo Knudsen

    Evando, meu argumento não é sobre o q eles queriam, mas sobre o q poderiam. A extrema esquerda q pegou em armas não tinha poder pra implantar uma ditadura nem no quintal da casa deles. Não representavam risco q justificasse um regime de exceção (e nada justifica). Foram usados como desculpa para o golpe e para a radicalização do regime. Qto a vc não me responder, de fato me faz um favor, dada a desonestidade intelectual do q escreve. Mas eu continuarei a expor suas mentiras e difamações.

    Responda
  9. Armando Moura

    este muleque disputa com o tal demetrius quem é mais criticado pelas narrativas non sense, sem pé meio ou cabeça. A ciencias humanas da usp, deve estar oferecendo uma disci plina opcio nal de facis mo, na calada da noite, com pos e mestrado.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Evando e sua lógica bozista seletiva. Também o Bozo, em duas ocasiões (acabei de verificar na BBC), chamou a Cobid de gripezinha. E ao contrário de Varella, não foi um erro de boa fé no início da pandemia, mas já qdo se sabia da sua periculosidade. Então, seja coerente, se pra vc Varella é picareta, o Bozo é muito pior, um picareta criminoso.

    Responda
  11. Evando de Abreu

    Ricardo, desisto de discutir com quem não se atenta à história do Brasil - e é recente. Você acha mesmo que aquela turma que pegou em armas queriam implantar o quê neste país? Não vou te responder mais.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Acho q o Marcelo não entende bem o conceito de “debate”. É apropriado e respeitável q um debatedor tenha o desejo de mudar a opinião de outro debatedor, através de seus argumentos. Parece q se está confundindo o sul com as calças, confunde-se refutar ou desmentir duramente o argumento de alguém, com uma malévola intenção de calar o outro. Não é isso, mas se o outro não tem estofo pra debater e não quer mais fazê-lo, problema dele.

    2. Marcelo Pires Santana

      Evandro, eu discordo de você em tudo que escreve. Mas isso não me dá ao direito de tentar mudar o que você pensa, desde que nunca siga a lógica bozofacista que ama uma tortura, arma, essas coisas estranhas e que fazem mal aos seres vivos. Dito isso, siga com sua lógica e nunca pare de debater. Isso é bacana e saudável pros dois lado e pro lado neutro.

    3. Andre Moraes

      Bravo Ricardo. Conseguiu desestabilizar o Evandro sem R.

    4. Ricardo Knudsen

      Meu argumento não é sobre o q eles queriam, mas sobre o q poderiam. A extrema esquerda q pegou em armas não tinha poder pra implantar uma ditadura nem no quintal da casa deles. Não representavam risco q justificasse um regime de exceção (e nada justifica). Foram usados como desculpa para o golpe e para a radicalização do regime. Qto a vc não me responder, de fato me faz um favor, dada a desonestidade intelectual do q escreve. Mas eu continuarei a expor suas mentiras e difamações.

  12. Ricardo Knudsen

    Evando, o q vc chama de papel do Exército para impedir uma ditadura, foi uma farsa, um crime contra o país. A extrema-esquerda era incipiente, sem qquer poder para ameaçar a democracia, mero bode expiatório para implantar a ditadura. Que é dita militar justamente pelo papel do Exército q vc julga glorioso. Vc redobrou seu “elogio” à ditadura militar, qdo apoiou o Bozo para q trouxesse de volta o regime q sempre defendeu. Comentários como esse se superam na hipocrisia.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    Bom argumento. Não sei se ao governo anterior faltou tempo ou interesse, mas não vi nada contundente em relação à censura. O atual, pelo contrário, parece inconformado com isso. Se é um caso de caudilhismo explícito, ânsia autoritária ou simples ignorância, difícil dizer, mas sem livre discurso não nos livraríamos da ditadura. Sem ele, teríamos um exemplo pálido de democracia, ao sabor dos demagogos do momento. Se não acreditam nas pessoas, se pensam ser a única solução, temos algo bem diferente

    Responda
  14. Evando de Abreu

    Ricardo, o Drásio Varela é quem denominou assim e passou no JN. Você sabe, não seja tão....

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Evando e sua lógica bozista seletiva. Também o Bozo, em duas ocasiões (acabei de verificar na BBC), chamou a Covid de gripezinha. E ao contrário de Varella, não foi um erro de boa fé no início da pandemia, mas já qdo se sabia da sua periculosidade. Então, seja coerente, se pra vc Varella é picareta, o Bozo é muito pior, um picareta criminoso.

  15. Ricardo Knudsen

    Evando de Abreu admitindo q Bozo é um picareta, q chamou a Covid de gripezinha!

    Responda
  16. Eduardo Elói

    Carece de credibilidade mesmo é uma abordagem dessa. Será propaganda explícita do Zuzu? Que parece, parece.

    Responda
  17. Evando de Abreu

    Rives, um cara que sem pesquisar afirma que será uma gripezinha, digamos que não é um falso médico, mas um grande picareta.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Evando admitindo q Bozo é um picareta, q chamou a Covid de gripezinha!

  18. Evando de Abreu

    Maria, acho que você quando não entente do assunto só ri. Deve ser bom ser alienada assim, não me incomoda.

    Responda
  19. Evando de Abreu

    Ricardo, seu fetiche por mim já está me preocupando. Cara, vou explicar novamente, porque não dá para desenhar aqui. Vivenciei a ditadura militar no Brasil e nunca a elogiei. Estou elogiando o papel do exército que a pedido do povo, não deixou que a esquerda implantasse a ditadura do proletariado aqui, nos moldes da Rússia. O próprio Gabeira afirmou isso. Pesquise.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não se julgue tão importante, não dou a mínima pra pessoas como vc, nenhum fetiche. Mas eu vou responder à qquer comentário defendendo o neofascismo bozista q eu julgar importante rechaçar, e vc não vai me intimidar com essa sua conversinha.

    2. Ricardo Knudsen

      Eu li todos os livros do Gabeira, como vc tbém parece ter lido. A diferença é q vc distorce os fatos ali narrados para justificar o q vc chama de ação gloriosa do Exéricito. Ainda por cima fingindo q essa ações não consitistiram no golpe, na implantação da ditadura e na repressão continuada e violenta à todos os q pediam democracia.

    3. Ricardo Knudsen

      Qta hipocrisia, Evando. O q vc chama de papel do Exército para impedir uma ditadura, foi uma farsa, um crime contra o país. A extrema-esquerda era incipiente, sem qquer poder para ameaçar a democracia, mero bode expiatório para implantar a ditadura militar. Que é dita militar justamente pelo papel do Exército q vc julga glorioso. Vc redobrou seu “elogio” à ditadura militar, qdo apoiou o Bozo para q trouxesse de volta o regime q sempre defendeu. Comentários como esse se superam na hipocrisia.

  20. Matheus Lourenço

    Pior: só faltou falar que a culpa das fake news sobre o pix é de responsabilidade de um dos grandes prejudicados por elas, em conjunto com a população atemorizada: o atual governo. Risível.

    Responda
  21. Evando de Abreu

    Luiz Fernando, como disse para o André, nenhuma ditadura é boa. A do Brasil também não foi, nem do Chile, Argentina. No caso destes países, evitou-se a implantação de outra ditadura pior que era a do proletariado, nos moldes da Rússia. O próprio Gabeira afirmou isso. É só pesquisar.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É mentira, o Gabeira nunca disse q a ditadura militar evitou a implantação de uma ditadura do proletariado no Brasil. Pode, qdo muito, ter dito q era a intenção dos grupos de extrema esquerda implantar um regime comunista. Mas em seu livro deixa claro q era pretensões delirantes, completamente fora das possibilidades desses pequenos grupos, q mal tinham recursos pra sustentar suas vidas na clandestinidade.

  22. Matheus Lourenço

    Gente, fraco demais esse colunista! Com ele, qualquer assunto vira uma sopa rala, sempre a mesma ladainha.

    Responda
  23. Evando de Abreu

    Felipe, nenhuma ditadura é boa, inclusive da China e da Rússia e Coreia, apesar disso, seu líder as adora, como também venera as de esquerda, como a de Maduro, Ortega e família Fidel. Foi amigo de Kadafi também, além de outros sanguinários africanos.

    Responda
  24. Evando de Abreu

    Iraia, obrigado pela correção. Lapso.

    Responda
  25. Alberto Melis Bianconi

    Duas razões pelas quais certas fake pegam e utras não. As redes não são um ambiente neutro, se pegar elas aumentam a penetração, fora a massiva utilização de bots replicando mensagens. Não há liberdade de expressão mas redes. Segundo, por mais irrelevante que venha se tornando o jornalismo, aquele de maior penetração, inclusive este que publica o Joelsinho, martelam diuturnamente que este governo não (autocensura). Quando o dado é viciado, o jogo não é de azar.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      muito bem pontuado, Alberto!

    2. Alberto Melis Bianconi

      *se pagar elas aumentam a penetração

  26. Paulo Roberto Taveira

    Excelente artigo! Nota dez Joel! É o governo da mentira e do chororô.

    Responda
  27. Luiz Candido Borges

    Este é um dia piores artigos do Joelzinho - ele conseguiu piorar! Vou me deter no título: quer dizer que a proposta de regulação é para tentar controlar os críticos do governo? O Joelzinho ignora o imenso mal provocado pelas redes sociais nos últimos anos em todo o mundo e especialmente no Brasil, onde havia um "gabinete do ódio" gerando mentiras em massa para apoiar o governo do Bozo, que resultou, dentre outras coisas, em centenas de milhares de mortes pela COVID-19. É disso que se trata!

    Responda
  28. Marcelo Fernandes

    Se usou "draconiana" no argumento, pode acender a luz amarela. Menos no caso de Joelzinho, porque dele não dá pra esperar nada mesmo.

    Responda
  29. Joao Gabriel Albani

    A PEC das Praias sugere a venda dos terrenos que acessam as praias para a iniciativa privada. Não tem na PEC nada que garanta o acesso do cidadão comum a praia, se precisar passar pelo espaço privatizado. Logo, a praia será ocupada somente por quem o proprietário do terreno deixar entrar. Não precisa ser comentarista da Folha pra entender isso...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Recentemente, estive na região próxima a Porto de Galinhas, PE. Ao longo da estrada que é paralela ao litoral, separada deste pela mata nativa, há diversas entradas com anúncios de condomínios e resorts. Entrando nestes, chega-se a aos mencionados condomínios, que vedam completamente o acesso às praias, que são praticamente de uso exclusivo dos condôminos. É possível chegar até estas, se pagar um "day use", que só dá direito ao uso do bar à beira da praia. É a privatização de facto!

  30. marcio branco de assis

    Parabéns, Joel, vc se superou! Conseguiu piorar o seu nível sempre raso e enviesado.

    Responda
  31. JOSE ANTONIO AP FERREIRA

    Parabés pela lucidez dos argumenos e propriedades dos exemplos citados. Daqueles artigos que vale a pena ler e guardar. Quem não concorda com a opinião, resta desmerecer o autor, porque rebater o conteúdo seria imensamente trabalhoso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Acabei de rebater, alguns comentários acima.

    2. Marcelo Fernandes

      Você vai tentar carreira de humorista em 2025? Melhor pensar duas vezes. Não teve graça.

    3. Luiz Candido Borges

      Na verdade, é bem "facinho", você é que não tem condições de elaborar conceitos e ideias.

    4. Andre Moraes

      kkkkkk

  32. Iraia Galindo

    Joelzinho, dessa vez até o papai vai ficar envergonhado de você.

    Responda
  33. Bob Pereira

    É péssimo dar ibope a esse colunista mal intencionado. A questão não é o interesse do governo atual, mas, sim, da sociedade brasileira. Restringir o foco somente ao governo, é coisa de gente duvidosa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Mau caratismo mesmo. Mas não é de todo inútil. Pessoas possuem mesmo as dúvidas que o colunista compra. Se essa pessoa ler uma parte dos comentários pode vir a perceber o que se passa de verdade. As redes sociais não são neutras, então não existe ali liberdade de expressão de fato.

    2. Marcelo Pires Santana

      Nem acho que seja mau caratismo. Burrice é mais apropriado.

    3. Andre Moraes

      Ele é de longe um dos mais mau-caráter do jornalismo brasileiro.

  34. ANTONIO F CARVALHO

    O povo brasileiro gosta de boatos e esses dominam 80% da redes sociais, ou redes das mentiras. Remédio é nunca dar o mínimo crédito a informações que venham das redes, exceto se confirmadas pelo menos por duas fortes oficiais e órgãos de imprensa.

    Responda
  35. Rives Passos

    O trio da FSP, ou Folha F se... Pondé, Demétrio e Joelzinho (filho de Alexandre Schwartsman), ex Bacen. Nada de construtivo sai do trio.. É o velho reacionarismo de sempre, para os dois primeiros.. Suporte do que há de pior no pensamento no Brasil. Joelzinho não está aí. É mais atual. Uma mistura de mbl com "bolsonarismo moderado", se é que isso é possível. Mas, penso que não o é. Apenas, come de faca e garfo!

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Amigo, não é com fake news que se combate fake news. Joel, por incrível que pareça, é filho do excelente Eduardo Giannetti.

    2. Marcelo Pires Santana

      Ele não é filho do Alexandre. Só pra não ter mais fakenews

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Rives. Até pode comer de faca e garfo, mas mastiga de boca aberta, escorrendo baba pelo cantinho dos lábios.

  36. Iraia Galindo

    Joel, sugestão de trabalho: Revista Oeste e Brasil Paralelo.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      A Folha hoje não está muito diferente desse veículos aí não. Ela só "finge" menos

    2. MARIA F LUPORINI

      Jovem Klan, pede para voltar.

  37. Evando de Abreu

    Ricardo, recuso seu fetiche por mim. Vade retro. Não gosto mesmo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não se julgue tão importante, não dou a mínima pra pessoas como vc. Mas eu vou responder à qquer comentário defendendo o neofascismo bozista q eu julgar importante rechaçar. É isso, não se magoe, viu? Se vc fizesse comentários moralmente decentes, sem defender neofascistas e seus golpes, aí eu nem responderia, tvez até desse um like de vez em quando.

  38. Evando de Abreu

    André Moraes, não suportamos ditadores, nem MST, nem terroristas, nem países como Irã. Somos outro nível em outro patamar.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Qual nível? A democracia da Hungria, da Turquia, de Is ra el e da Arábia Saudita? Tem mais democrata aí que a Direita gosta?

  39. Evando de Abreu

    Luiz Gustavo, a esquerda na época daquele filme, queriam implantar um comunismo nos moldes de Cuba. Graças ao antes glorioso exército brasileiro isso não ocorreu. Houveram perda dos dois lados. Agora, seu ídolo esquerdista, apoia ditadores e países como o irã e também terroristas. Não queremos isso aqui. Não queremos urnas sem recibo que só existem em Butão. Queremos eleições livres.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Abreu elogiando a ditadura militar de extrema direita, q torturou e assassinou. O mesmo regime q ele e todos os seguidores do Bozo quiseram trazer de volta, com a intentona promovida por seu movimento neofascista.

    2. Iraia Galindo

      "houve"

    3. Felipe Macedo

      Ou seja, vamos implantar uma ditadura de verdade sob a justificativa de um comunismo de mentira. Que cretinice!

    4. MARIA F LUPORINI

      Kkkkkk só rindo.

  40. Felipe Macedo

    Por que a extrema direita e seus representantes têm tanto medo da regulamentação? É difícil ter um debate sem mentiras né? Basta cada lado mostrar o que já fez pelo país, as políticas públicas e os avanços sociais promovidos. Também podem apresentar projetos. Bem, acho que entendi pq ela tem medo.

    Responda
  41. Evando de Abreu

    Matheus e André, vocês adoram ditadores. É o mal da extrema esquerda, não conseguem conviver com opiniões contrárias. Tudo deveria ser censurado. É uma pena, vocês poderiam aprender muito. Ainda bem que o mundo está mudando. As ditaduras e o esquerdismo desvairado, como era com Biden estão com os dias contatos. Venezuela vai cair em breve. As eleições aqui serão com voto impresso para impedir que este golpe esquerdista se repita.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Luiz, pelo jeito ditadura "boa" são as da direita, segundo a gadaiada

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas eram ditadores de direita, Felipe. Os do Brasil; Strossner do Paraguai; Pinochet do Chile; Videla, Galtieri e outros da Argentina.

    3. Felipe Macedo

      Vcs elegeram um projeto de ditadorzinho que sempre elogiou ditadores. Que viagem é essa?

    4. Andre Moraes

      Evandro sem R. Diante do seu comentário, estou sem palavras.

  42. FRANCISCO TEIXEIRA

    Segundo o Joel, a culpa das fake news é da falta de credibilidade do governo Lula, e não de quem as publica intencionalmente. Beleza!

    Responda
  43. Enrica Souza

    Joel, para te ajudar a entender a questão da necessidade ou não dá regulação pense na seguinte questão: porquê é proibido (Ié também crime) fazer brincadeira (fake news) como gritar "fogo" dentro de um cinema ou teatro ? Pense qual a diferença disso para algumas fake news. Que critério você usou para fazer a diferenciação? Será que algumas fake news não representam um perigo semelhante?

    Responda
    1. Matheus Reis Mattos

      Andrê, isso funciona se os checadores forem honestos e democratas exemplares. Mas eles são burocratas marxistas e ativistas de esquerda. O resultado disso é censura, conformação ideológica da população, perseguição política e omissão de conteúdos que são inconvenientes ao governo ou à ortodoxia. Como você acha que as ditaduras conseguem manter as suas hordas de apoiadores? Eles sempre dizem que estão fazendo isso pela segurança da população.

    2. Andre Moraes

      A resposta é trivial, moderar aquilo que é objetivo e que esteja definido nas políticas das redes e em conformidade com o código penal do país onde opera. O que não for objetivo, poderia seguir outro trâmite. Simples assim. Tem conteúdo que viola claramente a legislação penal brasileira; qual sentido faz a plataforma deixar isso público?

    3. MARIA F LUPORINI

      Vamos exercer nossa liberdade de expressão gritando bomba dentro de um avião lotado?

    4. Matheus Reis Mattos

      Andre, esse é o terrorismo dos ditadores e dos ativistas que querem que você continue apoiando a censura. Quem promove a politização total da vida é a esquerda, politizando as relações entre as pessoas e incluindo ativismo revolucionário em tudo, desde jogos de videogame até dentro da sala de aula. Como é possível alguém ser tão ingênuo a ponto de confiar em checadores anônimos, que não podem ser responsabilizados e que são tão obviamente militantes de esquerda para definir o que é verdadeiro?

    5. Andre Moraes

      Matheus, o conteúdo ser retirado depois de quantos dias? Depois que uma vida for destruída, guerras civis serem fomentadas, mensagens de ódio viralizadas? Me poupe. Vocês estão adoecidos com a política. Eu tenho filhos; que hoje eu ainda consigo mantê-los longe dessa praga, e os pais que não conseguem? Acha correto eles serem exposto a essa ambiente hostil de crimes e ódio? Acordo em quanto ainda há tempo.

    6. Matheus Reis Mattos

      As notícias falsas e os crimes serão sinalizados pelas próprias pessoas e derrubados se forem crimes. A diferença é que a censura não será mais feita previamente por checadores ideologicamente enviesados, que são burocratas marxistas e ativistas de esquerda. As notícias falsas podem ser checadas pelo próprio público. Já os checadores esquerdistas, anônimos, não podem ser checados ou questionados.

  44. Andre Moraes

    O que tem a ver a credibilidade do governo com a questão de regular as redes sociais? São assuntos exclusivos, principalmente em um país com 3 poderes independentes. Se as redes sociais viraram Escritórios do Crime Digitais, os poderes, cada um dentro de suas responsabilidades, tem o dever de proteger a sociedade. O governo por mais que alguns acreditem não ter credibilidade, não o isenta de discutir assuntos importantes. Isso é lógica fundamental.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E q ninguém diga q acusei injustamente o Matheus de alguma coisa. Ele se confessou neofascista bozista aqui abaixo.

    2. Ricardo Knudsen

      Vixi, Matheus entrou em surto ou lhe baixou o Cramunhão. Seria caso de exorcismo ou internação?(Não é q deu rima?).

    3. Matheus Reis Mattos

      Ricardo, já que eu sou um neofascista bozista, você é um militante LGTV4kHD, que aplaude ditador, censura, autoritarismo, revolução bolchevique e satanismo. Vai ser satanista e mudar o sexo das crianças na Venezuela, onde meme nenhum influencia a cotação do dólar, e tudo é culpa do aquecimento global e do imperialismo americano.

    4. Andre Moraes

      Eu não preciso que ninguém me diga em que acreditar. Eu estudei muito sobre redes digitais; conheço toda a história, a vasta lista de destruição de vidas e caos deixadas por elas, quando deliberadamente não moderaram. Tínhamos e ainda temos situações absurdas de monetização de conteúdo criminoso. Quando você comunica o fim da moderação, principalmente em tempos de IA com Deep Fake, temos sim, um grande potencial delas se ampliarem como Escritórios do Crime Digitais.

    5. Ricardo Knudsen

      Matheus continua repetindo a mesma baboseira, mas tirou o têrmo “marxista”. Dava muito na vista q era uma mensagem típica dos neofascistas do Bozo. Perdia a aparência de isenção q querem fazer passar esse bozistas ditos moderados.

    6. Matheus Reis Mattos

      A checagem ideologicamente enviesada gera muito mais desconfiança contra as instituições do que notícias falsas que querem descredibilizar as instituições, e que podem ser devidamente checadas pelo público. Enquanto isso, a censura e a promoção de conformidade ideológica dos checadores não pode ser checada ou questionada. As redes sociais não viraram escritórios de crimes digitais, isso é o que os ativistas da esquerda querem que você acredite para continuar apoiando a censura.

  45. Ricardo Knudsen

    Evando, q se coloca como defensor do movimento neofascista do Bozo, defendendo as ações genocidas e desumanas do Bozo na pandemia. Deve ter achado graça qdo o Bozo imitou um doente de Covid morrendo asfixiado. E não hesita em defender até os crimes contra a saúde pública, previstos no código penal e pelos quais o Bozo será julgado. O desprezo pela vida e pelo sofrimento humanos sempre foram características dos fascistas, sejam neo or old school.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Alexandre se condoeu com o fato de eu criticar o apoio do Evando aos crimes do Bozo durante a pandemia. Deve ser pq ele tbém apoiava as teses bozistas: uso de cloroquina, gente na rua pra se contaminar com a “gripezinha” e q vacina dá Aids. Alex, vc tbém acreditava q quem tome vacina vira jacaré? Vc tomou vacina?

    2. Ricardo Knudsen

      Alexandre, como é óbvio pelos seus comentários, vc é q é do tipo q vê neofascistas no espelho. E q, aliás, reconhece q eu não os vejo no meu espelho. Nem agora, nem daqui a pouco, pq rejeito o tipo de ideologia q vc admira.

    3. Alexandre Pereira

      Tem que tratar essa obsessão, camarada! Daqui a pouco vai ver fascistas no espelho.

  46. jose camargo

    O problema desse desgoverno nunca foi comunicação,mas credibilidade. E esta não se compra em supermercado.É um processo que se constrói a duras penas,através de décadas de muita transparência,honestidade intelectual e fio de bigode. Para construí-la leva-se muito tempo.Para perdê-la, basta uma frase mal colocada,uma atitude impensada ou uma escolha errada. Qual é a fama do PT? "Quem faz a fama deita na cama." Não é isso que ensina o ditado popular?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O governo não tem credibilidade entre os do movimento neofascista do Bozo, o resto votou nele. Já gente como o Camargo nunca se incomodou com a reputação do Bozo, q sempre defendeu crimes como golpe de Estado, tortura , assassinato político, ação de milícias etc. E há muito é acusado de rachadinhas, lavagem de dinheiro, funcionalismo fantasma, além das mais recentes, de contrabando de joias e desvio de patrimônio público. Pra eles, gente como Bozo e filhos tem reputação ilibada.

    2. Felipe Macedo

      Bem, se a falta de credibilidade não é culpa das mentiras sistematicamente espalhadas, não há pq não aprovar a regulamentação, certo?

  47. Evando de Abreu

    José Ricardo Braga, dizer algo? se tentou, por favor, se esforce mais. Ninguém entendeu.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Que trágica deve ser a vida de quem terminou com Jair Bolsonaro como referência. Por que você não faz um circuito em homenagem a ele? Comece cuspindo no busto de Rubens Paiva e termine sendo condecorado com a medalha dos 3 Is.

  48. Evando de Abreu

    Ricardo, vocês da extrema esquerda não gostam de fatos. Quando Bolsonaro no Carnaval quis interrompê-lo a Globo mandou o Dráusio falso médico dizer que não seria nada mais que um gripezinha sem contar a artista da globo que o ameaçou dizendo que queria arrastá-lo no asfalto. Tá no google. Não havia vacina aprovada, todos sabem disso. Ele foi genial e não deixou o Brasil parar. Se fosse governo da esquerda, estaríamos pior do que a Venezuela e outros.

    Responda
    1. Rives Passos

      Evando, Drauzio Varela, falso médico? Parei aí! Osmar Terra e Nise Yamaguchi são médicos verdadeiros? Para mim o são. Agora, politicamente atuaram ou atual (Osmar Twrra) de modo lamentável. Mas, são médicos! Desculpe, mas, suas manifestações estão a casa dia mais insanas. Procure ajuda!, médica. Psiquiatra seria uma boa opção. Fique bem!

    2. Matheus Reis Mattos

      Os censuradores estão nos próprios comentários da FSP. Segundo eles, é lamentável que o jornal não faça um trabalho "proativo de denúncia" contra as pessoas que ousam não ter uma perspectiva esquerdista da realidade. Como foi que esses bolcheviques vieram parar aqui?

    3. Andre Moraes

      Infelizmente o Evandro sem R é um caso perdido. É uma pena que a Folha não faça um trabalho preventivo e proativo de denúncia do que pessoas como ele escrevem. Ele vive flertando com mensagens criminosas. Estou convencido que essa turma cedo ou tarde se encontrarão sob cuidados psiquiátricos ou cadeia.

    4. Ricardo Knudsen

      Vergonhoso, o porta-voz do movimento neofascista do Bozo defendendo as ações genocidas e desumanas do Bozo na pandemia. Deve ter achado graça qdo o Bozo imitou um doente de Covid morrendo asfixiado. E não hesita em defender até os crimes contra a saúde pública, previstos no código penal e pelos quais o Bozo será julgado. O desprezo pela vida e pelo sofrimento humanos sempre foram características dos fascistas, sejam neo or old school.

  49. ERMELINDA SANTANA MATOS

    Caro Joel, peloamordeDeus , você subestima a inteligência do leitor FSP .

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Ele sabe. Ele quer divulgar fake news.

    2. Mauricio Soares

      O que ele faz é superestimar a inteligência própria e dos leitores bolsonáticos da FSP, a qual é por definição nenhuma...

    3. Matheus Reis Mattos

      Dos leitores bolcheviques da FSP, sim, questionamos.

  50. José Cardoso

    É óbvio que o medo dos pequenos sonegadores (quem aluga imóvel por temporada, advogados, médicos, pedreiros etc) é de pagar o IR devido sobre o total de sua renda, hoje muitas vezes escondida. A mentira do "imposto do pix" é daquele tipo do verso do Chico Buarque: "a verdade é que no bucho de toda mentira, verdade tem".

    Responda