Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Pires Santana

    Esse não se ca za de falar tanta verda na GloboNews que toma bordada dia sim o outro também de todo mundo. Aí aproveita pra escrever todas as vesteiradas que fala na TV.

    Responda
  2. Frederico Goulart

    E o cara ainda aproveita a coluna para tentar colar mais um fake news, de que se não há a taxa pode ser que criem... oh Eduardo Giannetti, faz favor de pegar o Junior pela orelha aqui.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Para o Dalton: "Na onda de críticas, há sim fake news. Mas nem todas as críticas podem ser classificadas assim. Muitos dizem que o governo, embora ainda não tenha criado uma taxa, no futuro criará. E há ainda quem alegue que, com as informações mais abrangentes do Pix, a Receita prepara uma investida contra trabalhadores informais." Foi o que Joel afiançou.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não está dito nem sugerido isso no texto.

    3. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Exatamente. Esse papo de "dizem que vai criar" se não é má fé, é o que?

  3. José Augusto Bernabé

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Hilario Guimaraes

      Barnabé, sua mãe está te chamando pra tomar banho.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Zé Bernabé dá ouvidos a um niilista que ganha a vida em cima de throuxas como ele.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O que o senhor sabe sobre o Butão? Informe-nos, por favor.

    4. MARIA F LUPORINI

      Pondé? Um sujeito arrogante, violento nas ideias, pseudosábio, e, pior, um filósofo que admira fundamentalistas religiosos. Pobre Nietzsche.

    5. Gilmar Maghenzani

      Vai pra lá é o que vc merece a nossa economia melhorou muito e mesmo assim vc não vê e ainda acredita em Pondé

  4. Cassio Vicinal

    É engraçado, mas não. Nós transformamos boas intenções em má-fé, liberdade em campo de batalha de ódio e debates em gritaria. As democracias ocidentais fingem estar funcionando, mas estão se corroendo. As Chinas da vida não perdem tempo com isso!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pq lá não tem os jovens da vida e nem uma imprensa tendenciosa como a nissa

  5. Renato MIneiro Drummond

    As pessoas caem em fake news por preguiça. Quando a "notícia" acarreta grandes impactos na população em geral, e chega de forma repentina, sem ninguém ter ouvido nada a respeito antes, pode apostar que é fake. Daí, é só dar uma pesquisada em fontes de maior credibilidade e checar. Tenho uma amiga que é mestre. Ne passa por Whatsapp cada notícia mais arrepiante. E brinco com ela, você não tem jeito mesmo, repassando essas lorotas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vivo desmentindo no ZAP de amigos e pasme eles ainda acreditam na mentira

  6. Vinicius Pedrada Coutinho

    Obrigado pela sua honestidade, Joel. Faz bem ler um texto sensato sobre o tema.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sabe nada inocente

  7. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Hoje foi a última vez que tentei te levar a sério. Juro que tentei encontrar alguma boa fé nos seus textos, mas esse foi a gota d'água, eu desisto. Não vou ler mais nada que escreve..Lá na TV você passará por constrangimentos proporcionais aos absurdos que disser. Flávia Oliveira, Marcelo Lins ,e eventualmente outros, irão te reeducar para o jornalismo. Há formas corretas de se criticar um governo quando ele erra, mas sem fazer o jogo dos que consideram democracia uma bobagem.

    Responda
    1. Daniel Alvarez Jordon

      A Júlia Dualibi deu algumas lições nna semana passada no garoto ultra liberal.

  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    Joel não é honesto. Honesto seria dizer que numa Democracia tudo pode ser dito, desde que identificado seu autor. Para que em caso de mentira, injúria e difamação possa ser arguido com pedido de indenização na Justiça. Em 6 meses as Fake News acabam. Liberdade sim. Afronta no anonimato covarde, Não.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Renato, nada te impedia de entrar com processo na Justiça, por injúria, difamação ou calúnia, dependendo da natureza do q foi dito. Também vc poderia ter pedido indenização por danos morais. Na próxima vez, te aconselho a buscar um advogado, para entender seus direitos.

    2. Renato MIneiro Drummond

      Quando se é ofendido, caluniado, humilhado em rede social, você não tem como fazer nada contra o ofensor, como processá-na Justiça. Já aconteceu comigo, o cara sem saber nada sobre mim me ofendeu com os piores adjetivos. Na rede, ele foi suspenso um.mês (norma da rede, nada de Justiça). Aí denunciei ao Ministério Público. O procurador me respondeu em ofício que, em se tratando de internet, o MP não podia fazer nada. Está tudo no Marco Civil da Internet, assinado por Dilma.

  9. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Grande foi minha surprêsa ao vê-lo numa bancada da Globo. Peço a esse escriba que defenda esse seu ponto de vista lá. Não? Aqui pode, né?

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Ele defende, aí ensinam ele,mostram o que é verdade. O cara passa vergonha todo santo dia na TV.

    2. Gilmar Maghenzani

      Já vi várias e vezes ele na globonews elogiar o governo lá ele veste a capa de cordeiro aqui ele tira é um cá na lha a

    3. Gustavo von Krüger

      Tambem acho que ele estava melhor na CNN. Alias nem globo eu assisto mais

  10. Raymundo Itareru

    quantas pessoas não perderam a vida por acreditar em fake news, já teve o kit gay, a mamadeira fálica, agora a 'taxação' do pix... esse sujeito foi enviado das trevas para atormentar os leitores, depois dizem que o jornal não é de extrema direita, a regulação na Europa, na Austrália, no Canadá, é falta de credibilidade do governo brasileiro, vai dá meia hora com o relógio parado, ordinário

    Responda
  11. Raymundo Itareru

    sujeitinho mau caráter

    Responda
  12. Raymundo Itareru

    quantas pessoas não perderam a vida por acreditar em fake news, já teve o kit gay, a mamadeira fálica, agora a 'taxação' do pix... esse sujeito foi enviado das trevas para atormentar os leitores, depois dizem que o jornal não é de extrema direita, a regulação na Europa, na Austrália, no Canadá, é falta de credibilidade do governo brasileiro, vai dá meia hora com o relógio parado, ordinário

    Responda
  13. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    Joel , Flávia Oliveira na Globo News já acabou com essa tua baboseira . Agora vens aqui repetir essa groselha pequeno Joel ?

    Responda
  14. Arnaldo Facciotti

    Perfeito, a base da democracia chama-se liberdade de expressão

    Responda
  15. Arnaldo Facciotti

    Perfeito, a base da democracia chama-se liberdade de expressão.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      e quanto mais kit gay, e cobrança de taxa do pix, melhor

  16. Francisco Marra

    Joelzinho passador de pano pra golpista e fack news. Mais uma fack news sua joel dizer que o governo vai taxar lá na frente.

    Responda
  17. victor lag

    Exatamente, muito bem colocado. Criticar o descondenado é anti democrático. Não comente, guarde o ódio do bem para você .

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      essa palavra só existe no dicionário da milícia digital, justamente quem é contra a regulação, são band !dos criminosos que negacionistas e golpistas

  18. Felipe Araújo Braga

    Ou seja, Joel defende fake news!

    Responda
  19. Tito Bernardi

    Como bem disse o articulista, foi no contexto da "taxa da Shoppee" que a própria primeira-dama veio a público garantir que consumidores não pagariam taxa nenhuma, apenas as empresas. "O tempo mostrou que —óbvio!— os consumidores pagam a taxa sim", enfatizou o colunista. Boa parte do que chamam de "fake news" advém da má comunicação do próprio governo e de seus a trap alha dos aliados.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Brilhante texto do colunista descortina a falta de habilidade do governo lule em controlar seus agregados.

    2. Gilmar Maghenzani

      Fake

  20. Iraia Galindo

    Ao invés de regular as redes sociais seria necessário regular a cabeça desse rapaz. É muita indecência intelectual.

    Responda
  21. Thiago dos Molina

    Jolezito ainda está a procura do bolsonarismo sem Bolsonaro e moderado?

    Responda
  22. Felipe Vasconcelos

    De fato, essa é uma percepção realista do debate público, com seus medos, exageros, equívocos e desinformação deliberada. Regular as redes sociais talvez traia a esperança de uma comunicação sem ruído. Haverá democracia sem ruído? Uma das frentes de combate decisivas de um político é a batalha comunicacional. É por isso que as massas são manipuláveis, pois a comunicação de massas ganha em alcance, mas perde em sutileza...

    Responda
  23. Andre Moraes

    Tem que ter estômago pra ler essa cara. Ele deliberadamente prepara seus textos com base naquilo que o bolsonarismo é especialista, ser creti-no. É a velha tática de enumerar intenções absurdas inexistentes, ou seja, mentir, e deixar de fora as discussões reais sobre a necessidade de regular; isso sim obstrui o debate. Esse tipo de comportamento se espera da extrema-direita, mas de jornalistas do mainstream? Isso obviamente não isenta o governo de se comunicar melhor.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Talvez porque a pergunta não faça sentido. O que tem a ver a credibilidade do governo com a questão de regular as redes sociais? São assuntos exclusivos, principalmente em um país com 3 poderes independentes. Se as redes sociais viraram Escritórios do Crime Digitais, os poderes, cada um dentro de suas responsabilidades, tem o dever de proteger a sociedade. O governo por mais que você ou ele achem que não tem credibilidade, não o isenta de discutir assuntos importantes. Isso é lógica básica.

    2. Carlos Amorim

      Li e reli seu comentário atrás de argumentos que não fosse apenas ataque ao jornalista. No fundo, o que ele discute, você não questionou.

  24. JORGE CESAR BRUNO

    A desinformação é causada por delinquentes e irresponsáveis, mas o governo é que tem de ser atacado, segundo o articulista!! Bom, pelo menos não será xingado, como vários jornalistas na época do Bolsonarismo!!

    Responda
  25. JORGE CESAR BRUNO

    Não Joel, pior que as fake News sobre o pix, que de tão tolas e estapafúrdias, prova que os brasileiros infelizmente preferem se informar nas bolhas de watsap e Facebook, do que jornais sérios, o que é lamentáve; foram as mentiras sobre Cloroquina salvar vidas, e vacinados virarem jacarés! 700 mil mortes, muitas delas poderiam ser evitadas! Midias sociais sao "terra de ninguém", e temos que mudar isso!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Faltou eleger um ladrão como Bolsonaro

  26. Fernando Alves

    Olha, o soldadinho do pl veio defender as fake news dos patrões com mais fakes? Bons tempos quando jornal tinha algum tipo de conselho editorial para manter a credibilidade. Agora pensam em caça-clique pra imprimir mais daqueles anúncios de scam que povoam o site. Como sabem que bolsonarista não produz nada, recebe dinheiro de partido pra ficar o dia inteiro comentando, eles enchem de colunistas pra repetir o discurso da famillícia no zap e atrair as moscas ficarem o dia inteiro aqui.

    Responda
  27. Vital Romaneli Penha

    Siderj informa sai como culpado de tudo de ruim do governo,Roberto Campos Neto e entra(a partir de 20/01), Donald Trump. Mudaria o culpado mas continuaria fake news,fake news chapa branca. Fake news chapa branca pode Arnaldo?

    Responda
  28. S Luiz Faria

    E o nefasto orçamento secreto, citado no orçamento anterior como o maior escândalo de corrupção da história, pelo Reinaldo Azevedo? AUMENTOU muito, mas a narrativa de corrupção ainda não foi citada para esse governo. E os 100 anos de sigilo, criado pela Dilma e tão criticado na última campanha? Permanece e está sendo muito usado. Reduz BPC, aumenta impostos e cria déficts. Dolar nas alturas e bolsa de valores caindo. Mas o problema são as redes sociais!!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vai reclamar com os deputados e senadores de Direita, o povo conservador que rou ba dinheiro público.

    2. Gilmar Maghenzani

      Estranho só vi vc dizer que tem taxa Tito

    3. Tito Bernardi

      Quem deseja controlar as redes, quer vencer na marra a "guerra das narrativas". Como bem disse o articulista, foi no contexto da "taxa da Shoppee" que a própria primeira-dama veio a público garantir que consumidores não pagariam taxa nenhuma, apenas as empresas. "O tempo mostrou que —óbvio!— os consumidores pagam a taxa sim", enfatizou o colunista.

  29. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Felipe Macedo

    O colunista ignora, por pura má fé, a questão central do debate, que é o fato de que boa parte da falta de credibilidade do governo é sim em razão da indústria de fake news bolsonarista. Pois não há outros elementos para isso. Praticamente todos índices do governo hoje são melhores do que os do anterior.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Bem melhores.

  31. Ricardo Knudsen

    A falta de credibilidade do governo nada tem a ver com seus defeitos ou modo de agir. Tem a ver com o movimento neofascista q conquistou corações e mentes em proporções inacreditáveis. A Faria Lima é um grande pasto de gado bozista. Sendo gado, não é difícil criar efeito manada, com o gado empurrando o país para o abismo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Parece q o José dos Anjos ou algum amiguinho seu tem influência na moderação da FSP, conseguiu apagar meus comentários respondendo à ele, mesmo qdo sequer citei se nome e sem q houvesse violado a política do site. Ele faz o q pode para defender o movimento bozistas e suas fake news, mas não tem estofo pra ver meus comentários sobre ele publicados aqui. Vamos esperar pra ver se apagam este tbém.

    2. Ricardo Knudsen

      Amoulos, só quem anseia pelo fim deste governo são os elegeram o Bozo e apoiam o movimento neofascista q ele lidera. O povo está muito contente com o mais baixo desemprego da história e o crescimento do PIB muito acima do previsto. E com a volta e ampliação das políticas socials, das políticas contra discriminação por raça e orientação sexual, das políticas contra violência, seja contra as mulheres, seja contra pobres. Vc não vê isso pq provavelmente habita o mundo paralelo do gado da Faria Lima

    3. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Ricardo Knudsen

      Amoulo, a Faria Lima não é o povo, ao contrário, é a elite do bozismo. Assim como os seguidores do movimento neofascista não todo o povo, só parte dele. Mas podem sim empurrar o país pro buraco, como fizeram aqueles q elegeram Adolf, na Alemanha. Incrível como é difícil pra vcs bozistas entenderem um argumento, por mais simples q seja.

    6. S Luiz Faria

      Que governo frágil! E quem empurra o país para o abismo é o povo. Todo governo desde sempre é alvo de críticas justas ou não, mas aqueles que tinham algo significativo para mostrar, conseguem prevalecer. É péssimo para o país que no meio desse mandato, já se esteja ansiando pelo seu fim, pois já está claro que o Dilma 3 é mais um fracasso. Um governo encastelado, longe do povo, apoiando governos autoritários, enquanto tenta criar a narrativa de amante da democracia.

    7. Felipe Macedo

      José, vcs precisam se decidir. O país está quebrado e o povo não tem dinheiro nem pra picanha ou a geral está transferindo mais de 5 mil no pix? as duas coisas são impossíveis

    8. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Fascista, "gópi", banqueiros, Faria Lima, capital estrangeiro, discurso de óddiioo, extrema direita. Sai dessa cara. Muda o disco. A maior de todas as mentiras foi contada nas eleições. Agora a estória da picanha virou metáfora. Se manque.

  32. Ricardo Knudsen

    Esta ostra intelectual achou mais uma vez um modo de culpar a vítima. Segundo ele, os problemas não foram causados pelos criadores de fake news. A culpa é desse governo de “comunistas” mentirosos, em q gente de bem não deve mesmo acreditar. Confiável era o Guedes, né? Esse Joel compartilha o mesmo tipo de ética dos bozistas.

    Responda
  33. Marcelo Magalhães

    Pelo amor de Deus! O governo do Paulo Guedes não estava interessado em tirar dinheiro do povo? Tem certeza? Não reajustaram o imposto de renda, não reajustaram os salários, confiscaram as aposentadorias dos pobres, não pagaram os precatórios, promoveram à insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e a fome de 33 milhões. Qual foi o imposto que o Haddad aumentou? Ele simplesmente está cobrando de milionários que não pagam impostos. Você é louco?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Nenhum deles é louco. São todos maus-caráter e hipócritas.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Sa procure as estatísticas na Rede Penssan. São dados oficiais. Você acha correto as mercadorias entrarem no Brasil, sem pagar impostos e concorrerem com as mercadorias produzidas aqui que pagam impostos? O seu presidente não reajustou o IR e isso incluiu muita gente como contribuinte. O que é o mesmo que criar impostos. E para os pobres. Mas você está certo em relação ao clima criado pela mídia corporativa para o golpe na presidente Dilma. Já estão fazendo o mesmo, mentecaptos acreditam

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Pra alguns colunistas da FSP, milionários não devem pagar o justo imposto, só as classes pobre e média! Patético!!

    4. S Luiz Faria

      "Porque no Brasil tem 25.000.000 milhões de crianças de rua" "A gente ia citando números sem saber a fonte e era aplaudido pelos franceses". Ai o Jaime Lerner... História antiga e muito conhecida contada pelo Lula sobre suas mentiras. Mas ainda há quem fique repetindo absurdos como Taxad cobrando milionários da shopee, 120 milhões, 33 milhões... Será que alguém ainda acredita? Acho que não. Acaba logo governo. O Brasil não merece esse dilma 3. O povo do BPC não aguenta mais.

    5. S Luiz Faria

      Deve ser problema de cognição ideológica! Mais da metade da população brasileira estava com insegurança alimentar??? Mas o bolsa familia era de 600,00 e assim permanece, com preços bem mais elevados. A tabela do IR foi corrigida? Onde??? Só foi afirmado e nem encaminhado a isenção até 5K, que dependo de articulação no congresso, que esse governo não tem. Taxad está cobrando milionários?? Como? Será que são os milionários que compram na shoppe? 33 milhões com fome...Aff...

    6. Ricardo Knudsen

      Não é louco, é mau caráter.