-
Márcio Marques Alves
Antes de regular as redes sociais, é preciso definir com clareza o conceito de "fake news", que é até um anglicismo neologista para uma prática de contrainformação, usada de modo profissional por governos ao longo da história, de modo institucionalizado, muito antes da internet; e o conceito da manipulação da notícia, muito comum, no meio da imprensa especializada, onde partes de uma notícia podem ser trucadas, atendendo a interesses de uma parte, ou de censura mesmo.
-
Márcio Marques Alves
Corrigindo: "...partes de uma notícia podem ser truncadas..."
-
-
Hilario Guimaraes
Dia sim dia também esse moçoilo leva bordoadas de todos os lados das âncoras que apresentam programas na GloboNews. Suas falas desconexas e seu contorcionismo verborrágico beiram a estupidez. Não sei como esta Folha ainda abre espaço para esse reacionário divulgador de asneiras. O lugar dele é fazendo companhia ao Augusto Nunes e Alexandre Garcia, na Revista Oeste.
-
BRUNO CALDAS
Faltou levar em consideração algo básico: o alcance das notícias falsas é maior; assim como o alcance das análises estapafúrdias fundadas nelas é maior do que o das análises ponderadas baseadas em dados reais. E isso é causado pela lógica algorítmica, que privilegia as notícias falsas, porque elas, naturalmente, geram fúria e furor e, com isso, engajamentos etc. Os algoritmos privilegiam e alimentam a histeria coletiva. Eles devem ser transparentes e regulados.
-
Ricardo Knudsen
Matheus contribuindo com a popularização da mentira dos neofascistas de q regulamentar as redes é censura comunista. Mas é apenas uma defesa da democracia, na qual gente como ele não acredita e cujas fragilidades de auto-defesa querem explorar, para implantar uma ditadura neofascista.
-
Matheus Reis Mattos
A checagem dos fatos será feita pelas próprias pessoas e não por burocratas marxistas e ativistas de esquerda. A checagem ideologicamente enviesada gera muito mais desconfiança contra as instituições do que notícias falsas que querem descredibilizar as instituições, e que podem ser devidamente checadas pelo público. Já a censura e a promoção de conformidade ideológica dos checadores não pode ser checada ou questionada.
-
Ricardo Knudsen
Ótima análise. O argumento hipócrita do colunista escamoteia o fato de q boa parte da população terá lido as fake news, e agido por impulso em função delas, antes de eventualmente saberem de sua falsidade. Se é q um dia chegarão a ler qquer desmentido. Aliás, deve ser esse o mecanismo em uso para especular com o dólar. O gado bozista da Faria Lima acredita nas fakes, e sai comprando dólar. Quem gerou as fakes, provavelmente já comprou antes, a preço mais baixo. Depois, é só vender no fim do dia.
-
-
Marcos labareda
O articulista, afirma que regular as redes sociais é apenas uma manobra para aliviar a falta de credibilidade do governo , e, não contra a intolerância religiosa, ataques racistas, homofóbicos, transfóbicos , etc Disseminar ódio e preconceito contra minorias pelo seu raciocínio é plausível, pois as pessoas afetadas tem que provar o contrário, que contrário ao pensamento que é individual, não há o que provar, a de haver respeito ao indivíduo numa sociedade com o mínimo de civilidade.
-
Hilario Guimaraes
Esse rapazola deveria se assumir de forma clara e retumbante. Saia da lata e desfralde a bandeira reacionária que você está enrolado.
-
Rodrigo Flexa
Falta de credibilidade é a coluna desse senhor, reacionário até a medula, sempre passando o pano para golpistas e traidores da pátria.
-
Julio Rubinstein
Joel leu "Autoengano"? Não é possível. Suas teses são tão frouxas e seu texto mantém o mesmo padrão. Não dá pra levar para levar a sério suas fontes "muitos dizem"/"há quem diga que". Li um pouco mais a partir desses "argumentos" mas desisti.
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
A informação de que a ideia de criar um imposto sobre operações bancárias feitas pela internet "não colou" no ministro Paulo Guedes não é verdadeira. Não colou para quem não estava prestando atenção no que o ministro dizia. E ele dizia que o imposto que pretendia criar "não tinha nada a ver com a CPMF". Só uma das falas ridículas do entao ministro.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
"Regular redes sociais é solução para falta de credibilidade? Se impedir a divulgação de mentiras e a repressão eficaz dessa prática já está de bom tamanho. Pelo menos a credibilidade de A ou B não ficará sujeita a falsidades. Regulação já. Quem a teme são apenas os desonestos.
-
Ricardo Knudsen
Matheus contribuindo com a popularização da mentira dos neofascistas de q a moderação nas redes é censura comunista. Mas é apenas uma defesa da democracia, na qual gente como ele não acredita e cujas fragilidades de auto-defesa querem explorar, para implantarem uma ditadura neofascista.
-
Matheus Reis Mattos
A checagem dos fatos será feita pelas próprias pessoas e não por burocratas marxistas e ativistas de esquerda. A checagem já existe no X e é feita pelas próprias pessoas. Quem teme a censura não são os desonestos e sim todos que ousam não ter uma perspectiva esquerdista da realidade. Vocês querem concentrar o poder de decidir o que é verdadeiro e falso nas mãos de autoritários que sonham ter esse tipo de poder.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Comentei antes de ler o texto. Não mudo nada depois de ler.
-
-
ANIBAL CARRION
É sim Joel tem que regular, do jeito que tá não pode. Vc gostaria que a IA fizesse um vídeo de sua pessoa que é conhecida e nem governo é falando barbaridades sabidamente falsas que afete a vida de milhões de pessoas? Engraçado que a sociedade cobra tanto do governo ações no combate a área de segurança pública e é sabido que o Pix é utilizado por muita gente pra cometimento de crimes, tem ainda as famílias de "bem" com patrimônio incompatível. Isso pode???
-
Geraldo Filho
Enquanto ficamos nessa espiral infinita de será que é isso ou será que é aquilo, as fake news estão ganhando cada vez mais terreno e causando estragos no meio ambiente, na saúde, na segurança e na educação. Sim precisa regular sim, precisa de regulação na medicina, na economia, nos esportes, na vida e até o churrasco do fim de semana tem que ter uma organização. Vamos parar de mimimi.
-
Ricardo Knudsen
Broeing nunca vai admitir q Lula seja um democrata. Isso iria contra o q busca, desde q votou no Bozo, sabendo q ele tentaria um golpe. Os eleitores do Bozo sabiam q ele buscava uma ditadura neofascista, sempre disse q democracia não funciona e defendeu tortura e assassinato político. Em 5 governos de esquerda, nunca houve ameaças à democracia, e a eleição de Lula a salvou. Só resta ao Ivo, e a seus iguais, difamar Lula, pra tentar emplacar outro neofascista nas eleições.
-
Ricardo Knudsen
Esqueci q tbém querem liberdade pra dizer q vacinas causam Aids e fazem as pessoas virarem jacaré. Que cloroquina e ivermectina evitam Covid. Que Covid é uma gripezinha q todo mundo vai contrair, então melhor ir se contaminar logo. Enfim, liberdade para promover um genocídio pandêmico, causar a morte de centenas de milhares de pessoas, enfim, ampla liberdade para atentar contra a saúde pública.
-
Ivo Broeing
Sindicato dos trabalhadores do IBGE divulga carta aberta sobre riscos à 'soberania geoestatística brasileira' Na carta, o sindicato detalha quatro frentes diferentes de consequências da Fundação IBGE+: risco de captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados; risco jurídico; risco à autonomia do IBGE e risco à credibilidade do IBGE. Divulgado ontem dia 13 pela assibge!
-
Ivo Broeing
Ricardo, que politico democrata? o lula que enviou através do Ministério da Defesa do 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela poucos dias antes das eleições para dispersar as manifestações de protesto pelas fraude nas urnas já anunciadas e esperadas? Que em pesquisa feita pelo Pearll Recearch em todos os países da América latina tem a confiança de menos de 30% da população ?
-
Ricardo Knudsen
Tens razão, mas os defensores do estado mínimo rejeitam qquer regulação pela sociedade democrátiza. Liberdade para criar a crise econômica de 08, liberdade para mentiras q justificassem o golpe de estado, liberdade para caluniar políticos democratas, liberdade para criar pânico e manipular o câmbio. É a fantasmagórica mão invisível tentando asfixiar a democracia e aumentar os privilégios dos privilegiados.
-
-
José Fernando Marques
"Cabe ao governo melhorar sua comunicação e sua credibilidade, e não colocar suas esperanças numa regulação draconiana para suprimir vozes contrárias", conclui o colunista. Sim, o governo deve melhorar comunicação e credibilidade. Mas, depois que as notícias falsas se espalham, não é fácil contê-las e remediar o estrago. A regulação não tem de ser draconiana, mas equilibrada. Não se trata de "suprimir vozes contrárias", mas de evitar o efeito nefasto das mentiras.
-
Leonardo Trindade
Essa faixa de comentários está cheio de defensores da "libertinagem de expressão".
-
Renato Scherer
Ótima definição
-
Paulo Lima
Doze de julho de setenta e cinco, a cidade do Recife ficou marcada pelo pânico e desespero do povo com a falsa notícia, espalhada por uma camionete com um homem atrás , gritando que uma barragem próxima à cidade, havia se rompido. Somente à noite a cidade voltou à normalidade. A camionete com o homem foi a midia social da época
-
Paulo Lima
O documentário " O dia que Tapacurá estourou" mostra o efeito nocivo de uma falsa notícia espalhada numa cidade . Não é ficção. Foi real mesmo!
-
-
Ivo Broeing
Sindicato dos trabalhadores do IBGE divulga carta aberta sobre riscos à 'soberania geoestatística brasileira' Na carta, o sindicato detalha quatro frentes diferentes de consequências da Fundação IBGE+: risco de captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados; risco jurídico; risco à autonomia do IBGE e risco à credibilidade do IBGE
-
Ivo Broeing
Divulgado ontem, segunda feira dia 13 pelo assibge Sindicato Nacional dos Trabalhadores do ibge, pode ser conferida facilmente diretamente na própria instituição, quem maquia números, quer censurar quem critica e por isso tem a desconfiava do povo e dos investidores e o governo amigo, não eu.
-
Leonardo Trindade
Essa veio direto do zap. O mesmo IBGE que não conseguiu realizar o Censo no governo anterior por falta de capacidade técnica, né?
-
-
Evando de Abreu
As redes não tem culpa do descrédito das instituições, incluindo stf, tse, forças armadas, congresso. Enfim, tudo que este desgoverno participa não funciona. Eles querem é censurar. Lula adora ditadores e a forma como eles atuam.
-
Evando de Abreu
Como também não adianta trocar o marqueteiro. O produto é ruim demais. Doenças causadas por mosquito já erradicadas há mais de 16 voltaram. 65 por cento dos municípios sem vacinas básicas. Estatais nas mãos de quem não entende nada, voltando a dar prejuízos. Janja recebe 35 milhões para evento e não presta contas. Comunicação ruim sobre o pix. Ministérios desacreditados e inúteis. Escândalos voltando sem punição, como foi o caso da tentativa do arrozão. IBGE manipulando dados sobre inflação.
-
Ricardo Knudsen
Apoiador do bozismo, Evando tomava cloroquina enquanto o Bozo promovia o genocídio durante a pandemia e praticava crimes contra a saúde pública, dizendo q as vacinas causavam Aids e faziam as pessoas virarem jacaré. Agora quer discutir mosquito e reclamar da suposta falta de vacinas, mas naturalmente não sem mentir mais um pouquinho. Chama-se a isso de hipocrisia e irresponsabilidade.
-
José Ricardo Braga
Evando, qual a melhor oferta que você viu para um sofá de três lugares?
-
-
hernando josé rocha franco
O colunista parece misturar um tema mundial importante, a regulação das barbáries das redes, com sua crítica particular ao governo de plantão.
-
José Ricardo Braga
O pix é o pardal (câmera de vigilância) da economia. Todo pix é vinculado a um CPF. Só quem acha que estas câmeras são só pra ver como é bonitinho os carros passando de um lado pra outro tem essa surpresa e esse desespero com a possibilidade do pix ser taxado. Ele foi criado pra isto!
-
José Ricardo Braga
Leonardo, não estou dizendo que vai ser o Haddad que vai taxar o pix, apenas que o pix é o sino que colocaram no pescoço do leão. Reclamar que ele é um badalo eficiente e que com ele percebe-se cada movimento que o leão realiza é ocioso...
-
José Ricardo Braga
Quanto às redes sociais, o que dizer de quem se informa por folhetos de lojas de departamentos?
-
Leonardo Trindade
Está no texto de um articulista de direita que a única pessoa que de fato propôs taxar o pix foi o ex ministro Paulo Guedes... Se não fosse por certos tipos de pessoas, nem precisaria existir fact check.
-
Evando de Abreu
Não mesmo. Bolsonaro e Paulo Guedes diminuíram as taxas, em plena pandemia e guerra. Este adorador de ditador e seu taxad colocou tudo a perder.
-
-
Leonardo Trindade
Cabe lembrar que os órgãos de checagem não são públicos. Não é o governo que te avisa sobre uma fake news.
-
Leonardo Trindade
Apuração de fatos não tem viés ideológico. Órgãos de checagem não emitem opinião...
-
EDUARDO DE ALENCAR
Não precisa. Essas empresas são criadas justamente para atender aos interesses dos seus donos. Por isso que os fatos são "checados' sempre com viés para um único espectro. Quem checa os checadores a final de contas. Por que devemos confiar cegamente neles, mormente quando há diversos exemplos de que eles eram?
-
Evando de Abreu
Mas a maioria tem viés ideológico à esquerda
-
-
ILSON ALVES RAMOS
A narrativa do submundo das redes sociais ganharam as páginas da Foia através do garoto da Jovem Pan!
-
Ricardo bento terres
Esse gajo é o editorial do estadão com má fé
-
MARIA F LUPORINI
Espalhar mentiras não é ter liberdade de expressão. Mas o menino Joel sabe disso, é mais um que cria narrativas para alimentar o gado bolsonarista, que hoje vive bem melhor do que vivia no desgoverno passado, viaja muito mais, ganha muito mais, compra muito mais. O Brasil está imensamente melhor, mas o Joelzinho e a Folha escrevem que não, usando a falsa liberdade de expressão para propagar mentiras.
-
MARIA F LUPORINI
Leonardo Trindade, eu li a análise dos democratas e discordo totalmente. Eles partem do princípio de que o eleitor de Trump é um ser racional que votou nele por causa da economia e o eleitor de Trump é, majoritariamente, um ser irracional, que votou nele por causa do racismo, xenofobia, misoginia e fundamentalismo religioso, incluindo medo de "comunismo" e de um sistema de pedófilos que manda no mundo. É o mesmo aqui com os bolsonaristas.
-
Leonardo Trindade
Aconselho vc a ler sobre a análise que os democratas fizeram da derrota para o Trump, pois cabe o paralelo com nossa situação. Eles identificaram que as melhorias econômicas não eram sentidas pela população e que não adiantou dizer que o país estava melhor se a percepção geral era oposta.
-
-
ALISSON BARBOZA AZEVEDO
Nepo baby de baixíssima qualidade.
-
Francisco de Assis Fernandes de Carvalho
Joel não sabe o que falar. O governo federal como você fez "parecer" é o responsável pelas "roupas da shopee", sério mesmo? Ou os governos estaduais? Sempre criado a pão de ló não tem a mínima ideia de como são as coisas para o cidadão comum, por isso suas "análises" carecem de fato e da realidade.
-
Ricardo Knudsen
Zé dos Capetas e suas mentiras. Finge q não passamos por décadas de censura pela ditadura militar de direita, e q os governos de esquerda pós-democratização jamais aplicaram nenhuma ação censória no país. Nunca houve censura pelo Estado nos governos de Lula ou Dilma. Mas a direita não só censurou, mas invariavelmente tbém assassinou aqueles q censurara, como ocorreu com o jornalista Herzog e o deputado Paiva. Mas ele tem o desplante de dizer q é a esquerda q tem fetiche por censura.
-
JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES
A extrema esquerda tem fetiche por censura.
-
André Lievori
Lucas, bom dia! Se a disciplina das redes sociais existisse você seria obrigado a se retratar e seucomentário retirado. O governo NÃO propôs isenção do IRPF no projeto enviado ao congresso. O governo apresentou uma fake news no discurso do ministro para iludir e desviar o foco de uma reforma que privilegiou os ricos. Nunca foi enviada essa proposta para análise do congresso. De igual forma o governo não comenta sobre a escala de trabalho 4x3, não interessa as empresas e ricos.
-
Lucas Gomes
Ele esqueceu que o mesmo governo que ele tenta desonestamente colar a pecha de taxar o pobre, propôs (sob muitos protesto do "mercado") isenção de IR aos que ganham até R$5 mil.
-
-
Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho
Já era de se esperar. A Folha de São Paulo adora Fake News. O problema agora, é que os grandes jornais não tem mais o monopólio das mentiras.
-
Matheus Reis Mattos
Leiam a coluna e ignorem os bolcheviques da sessão de comentários da FSP. A maioria é militante LGTV4kHD e/ou revolucionário marxista.
-
Matheus Reis Mattos
Luiz, negativo. Funciona com os liberais, que costumavam ser as pessoas que liam a FSP. Só não funciona com os 12% que aprovam o ativismo do STF, ou seja, os bolcheviques que agora comentam por aqui.
-
Mauricio Soares
O que o Joel e seus adoradores bolsomínions não entenderam é que a regulação tem sido imposta às mega-empresas americanas em toda parte. Na Europa e na Austrália, por exemplo. Sempre que batem de frente com Estados, as empresas perdem. Vejam o caso do Musk x Xandão. Musk perdeu feio. O que o Zucker quer fazer se aplica por hora só aos americanos, coitados, que elegeram um fascista e que vão sofrer as conseqüências.
-
Luiz Gustavo Amorim
Revolucionário marxista? Você não tem um pingo de vaidade intelectual, hein patriota? Um argumento desse funciona só com os tios do dominó e ainda assim precisa ser em Copacabana ou Balneário Camboriú, rs.
-
Matheus Reis Mattos
Triste ver essa lavagem cerebral.
-
MARIA F LUPORINI
Muito melhor do que ser conservador cidadão de bem, cristão armado e preconceituoso, a favor de tiro na cabecinha de pretos pobres ao redor do mundo.
-
-
Marcos Benassi
Olha, Joel, eu proponho um título alternativo: "a solução para a falta de profissionalismo no jornalismo é lamber sabão? Ou limpar o Labo?" São duas higiênicas medidas, que podem dar uma melhorada na qualidade do texto.
-
Raimundo Carvalho
Essa Joelma é pior que a ex do Ximbinha.
-
José Roberto Franco Reis
Ô Fonseca, não é suprimir vozes contrárias é combater desinformação e mentira. Deixa de ser raso menino! Seu antipetismo, antilulismo, antigoverno atual etc etc...enviesa demais suas análises. Que os tenha, direito seu, mas não pose de analista isento e equilibrado. Assuma!!! Regular bigtechs é coisa séria, não desse ou daquele governo, mas de certa necessidade democrática, de proteção dos direitos de cidadania, por isso não pode ser levianamente ou partidariamente tratada.
-
Lucas Gomes
Raso não, é desonestidade pura!
-
-
Nelson de Paula
Essa questão de taxar o pix não tem relação com a regulação das redes, como espalha o colunista. Está sendo tratada como problema de comunicação do governo. Trata-se de medida que não aumenta a taxação, mas que certamente visa aumentar a arrecadação via aperto da fiscalização.
-
Lucas Gomes
"E há ainda quem alegue que, com as informações mais abrangentes do Pix, a Receita prepara uma investida contra trabalhadores informais." Joel, isso não é fake news mesmo, mas sim puro charlatanismo a lá Mãe Dinah.
-
WILSON FILHO
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Paulo Santos
Com vocês: Joel, o contorcionista!
-
Marcos Benassi
Hahahahah, digno do cirque du soleil!
-
-
Ricardo Fernandes
Sou contra a censura nas redes sociais. Sempre que há críticas um lado não gostará.
-
Márcia Meireles
Achei a abordagem do texto rasa. O debate sobre a regulação das redes é legítimo, necessário, mundial, um nó a ser desatado diante do avanço da IA e inércia das bigs techs. Politizar o tema como faz o texto obscurece a discussão.
-
henrique martins
A sua desonestidade beira a loucura. É meio incrível
-
Renato Scherer
Regular as redes não é uma pauta de governo, nem um problema sobre liberdades individuais, tem questões que são de ordem social, não a toa tantos países ja tem suas regulações. Não é sobre calar a oposição ou as opiniões de um espectro político, é sobre responsabilização ante cometimento de crimes virtuais, que dificuldade...
-
Luiz Otávio Ferreira
O Pix foi criado no governo Bolsonaro e, na sua forma original, atendeu perfeitamente os interesses daqueles grupos que não querem pagar impostos e precisam lavar dinheiro de origem duvidosa.
-
ULISSES JANUARIO DA SILVA
Tenho que rir dos propagadores de fake News sobre o PIX. Diziam ao serem perguntados o que "coiso" fez de bom em seu governo, que era: o PIX (mesmo não sendo). À ocasião, eu me lembrei da CPMF, que taxava qualquer operação financeira "oficial" . Pensei: esse PIX, com a desculpa de facilitar as operações, acabará com a informalidade do "dinheiro vivo" e fará com que todos os negócios (desde os micro pagamtos) passem pelos bancos, ou seja, possam ser facilmente monitorados. Agora, estão com medo?
-
Angela Percz Pocol
Eu não imaginaria ler um texto assim na FSP. Joel se supera usando a "narrativa" para debater (de forma simplória) temas essenciais, no mínimo, para a segurança e formação de crianças, jovens e adultos. Que pena Joel. Já faz propaganda para Bet legalizada ?
-
Leonardo Trindade
Joel, meu caro, vc esta apenas a jogar tinta nos personagens. A esquerda vai defender intervenção estatal; liberais (o nome já diz) nunca seriam a favor de mais regulação. Logo, a discussão é inócua...
-
Leonardo Trindade
Maria, minha amiga artista, só quis dizer que os personagens agem de acordo com seus papéis, tal qual o judiciário, que deve filtrar tudo pela ótica da lei. Estanho seria se alguém defendesse opinião contrária num momento em que a polarização não permite que ninguém saia do personagem.
-
MARIA F LUPORINI
Vou aí na sua casa jogar tinta no muro para me expressar e você não pode chamar a polícia para fazer "intervenção estatal". Seja liberal.
-
-
Carlos Amorim
Os mecanismos de controle de redes sociais cairão na mão da direita em 2026. Agências de checagem no Texas e não na Califórnia disse Zuck... o pessoal ainda não entendeu.
-
Andre Moraes
Resposta a seu questionamento. O que tem a ver a credibilidade do governo com a questão de regular as redes sociais? São assuntos exclusivos, principalmente em um país com 3 poderes independentes. Se as redes sociais viraram Escritórios do Crime Digitais, os poderes, cada um dentro de suas responsabilidades, tem o dever de proteger a sociedade. O governo por mais que você ou ele achem que não tem credibilidade, não o isenta de discutir assuntos importantes. Isso é lógica básica.
-
-
Alexandre Lemos
Talvez o governo tenha aprendido com o farol da democracia do mundo que nacionalizou o TikTok.
-
DANIEL BRANDAO
A revolução luterana foi feita à base de fake news contra o papado. A Revolução Francesa também foi precedida por uma imensidão de fake news contra a nobreza francesa (inclusive a frase de Maria Antonieta mandando comer brioches é fake - pesquisem). Idem para a revolução russa. Não acho tão má a ideia de regular as redes, desde que isso também sirva para controlar as mentiras históricas da esquerda.
-
Ricardo Knudsen
Segundo o grande historiador e sociólogo Daniel Brandão, Lutero era um perigoso difamador marxista-comunista. Isso, séculos antes do nascimento de Karl! Definitivamente, um homem à frente do seu tempo.
-
MARIA F LUPORINI
A queda dos impérios também ocorreu precedida de fake news. E de líderes pi ra dos como Nero, um Trump que se achava artista. A China só observa a decadência ocidental. Eu espero na torcida.
-
Renato Scherer
Nesses processos históricos havia mentiras (também), mas havia questões objetivas, prblemas sérios, concretos. As mentiras eram a cereja do discurso. Não havia redes sociais, e ainda não sabemos a dimensão disso. Ao contrário dos exemplos, uma mentira pode desencadear processoas à revelia da realidade objetiva.
-
Felipe Araújo Braga
Quem mais estuda História é justamente a esquerda. À direita se especializou em revisionismo histórico, distorcendo a história para seus próprios fins.
-
-
Gabo Franca
Pela logica do Joel, se viralizar uma fake news dizendo que ele recebe grana da extrema direita pra ter esse tipo de opinião tudo bem, já que as pessoas suspeitam que ele receba mesmo, e outros podem vir a receber. A duvida é legítima, talvez não agora mas ele poderia vir a receber grana por opinião depois, deixa a fake news comer solta...
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Não tendo argumento verdadeiro, Joel distorce e compara incomparáveis. O objetivo eh o de sempre na folha, a busca insana da desestabilização de lula. Num trecho diz que o governo passado não queria corromper o voto. Risos. Nem precisa mais que isso , o gado eh simplório, se emociona com pouco.
-
Armando Moura
caro mente ca p to, as redes sociais não são um problema exclusivo do governo brasileiro. É um problema global social, economico e político (brexit, analytica, trump, bolsonaro e outros lixos). O mundo desenvolvido discute isto, a menos dos EUA, cada um pra si e deus para alguns. A regulaçao é por demais necessária, chega de meia verdades ou mentiras inteiras. Chega de caráters virtuais, chega de narrativas como castelo de cartas de baralho. Vai estudar muleque.
-
Marcelo Pires Santana
O problema é que ele estuda....
-
-
Marco Franco
Melhorias tímidas ao povo em Lula 3, mas num Bozo 2 estaríamos num caos total.
-
Márcio Gomes
Onde o UOL foi buscar esse arremedo de jornalista?
-
Claudio Luiz da Cunha
Aqui o colunista parece um leão na TV vira uma lasdie só passa vergonha
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.